Membros PedrãodoBrasil Postado Maio 31, 2016 Membros Postado Maio 31, 2016 Tudo começou com aquela vontade de fazer um trekking e de repente veio a minha cabeça, porque não os Lençóis maranhenses? Na verdade resolvi escolher aquele lugar devido ser diferente de tudo que temos no Brasil. Uma porque ele é gigante, com mais de 150 mil hectares de área, outra porque caminhar em meio a dunas não parece uma tarefa lá muito fácil. gosto mais de conhecer os lugares tentando fugir dos pontos mais turísticos e vivenciar mais a realidade local, além de curtir e ter alguma experiência em trekkings, pensei: o jeito perfeito de conhecer os lençóis será este, caminhando. Achei importante fazer o relato desta viagem pois as contribuições dos mochileiros sempre me ajudaram muito no planejamento das minhas viagens e gostaria de retribuir a ajuda com informações atuais deste trekking maravilhoso. 12/0/2016 Sai de Vitória (ES) e pretendia me encontrar com Alê Batista (Conhecido pelo Mochileiros.com) e que também pretendia fazer este Trekking . Ele é de São Paulo. Chegamos em São Luiz e nos encontramos no Aeroporto por volta das 17:00 h, pegamos um ônibus para Barreirinhas as 19:30 h e por volta das 00:00 chegamos no destino (Barreirinhas) Aconselho pegar o taxi Privativo que leva quatro pessoas por 240,00 e sai ao custo de 240,00 a lotada , ou seja 60,00 por pessoa. O ônibus é muito ruim, passa por várias cidades e para tornando a viagem mais longa e cansativa. Pousada Atairu (Av Beira rio) 13/5/2016 Acordamos cedo e logo providenciamos o transfer via barco (Voadeira), pois queríamos conhecer os atrativos até Atins via Rio Preguiças. Tem também uns 4x4 que fazem o percurso mas leva 2 horas até atins e não se vê nada. O Guia Patrício (https://www.facebook.com/patricio.zelarayan.3?fref=ts) já estava nos aguardando no Pier no Porto em Barreirinhas. Recomendo este guia pela sua experiência , pois nasceu em barreirinhas e foi criado nas dunas. Conhece como ninguém aquelas bandas, sem ele estaríamos perdidos rsrsrrsrs Saímos as 08:30 h de Barreirinhas e levamos 40 minutos até Vassouras (Pequenos lençóis) Um legar maneiro repleto de dunas a beiro do rio. Ficamos ali e logo tivemos uma mostra de como iria ser a travessia. Ficamos ali por cerca de 1 hora e logo em seguida partimos de voadeira para mandacaru onde fica o Farol de onde se avista os lençóis ao longe. Lugar espetacular para se provar uma Tiquira (Cachaça feita de mandioca) e saborear um peixe fresquinho. Fomos ao farol e logo em seguida fomos para Caburé, que fica entre o rio preguiças e o Mar. Local maneiro, pois pode-se almoçar frutos do mar e beber aquela gelada (Para quem aprecia). Ficamos por ali até as 13:00 h e fomos para Atíns que era na verdade nosso destino, ou seja onde iriamos passar a noite. Fiquei na Pousada Mirage, uma pousada aconchegante e com preços acessíveis. http://www.booking.com/hotel/br/pousada-mirage-atins. 14/05/2016 Neste dia acordamos cedo e ficamos em Atins para conhecer suas praia ruas e dunas, afinal o lugar é composto de ruas de Areias . Simplesmente Fantástico. Neste dia já vi um pouco do que conheceria melhor nos próximos dias, lindas dunas e lagoas de água doce, no meio do nada, sem ninguém por perto, o pôr do sol belíssimo. Perto desta beleza, a praia de lá ficou até meio sem graça. A tarde fomos também ver a revoada dos Guarás Entre Caburé e atins, que foi uma coisa de outro mundo, os guarás na sua tonalidade avermelhada fizeram uma festa a parte. Foi muito legal. A tarde nos preparamos e partimos para canto de Atins. Uma caminhada de 2 horas e 7 km. Saímos as 15:00 e chegamos lá pelas 17:00 h já anoitecendo, pois iriamos acordar as 02:00 da madruga para então finalmente iniciar o trekking o qual já aguardávamos ansiosos. Jantamos o tradicional camarão grelhado do Sr Antonio que por sinal foi uns dos melhores que já comi. É lógico acompanhado de uma boa tequila que levai para os 4 dias nas dunas. Distância até acanto de Atins: 7 Km Tempo gasto: 02:00 h. Pernoite: Casa do Sr Antonio 15/05/2016 Acordamos as 02:00 h tomamos o nosso café e iniciamos exatamente as 03:00 h o trekking tão esperado. Caminhamos ao lado da praia no escuro durante umas 4 horas, quando começou a amanhecer foi muito legal, vimos que realmente estávamos entre o mar e as dunas , uma paisagem deslumbrante que jamais tinha visto. Logo veio o Sol para nos agraciar. Chegamos em um abrigo feito para os pescadores, pois no entorno não tem nada. Foi ai que começamos a adentrar nas dunas e logo o mar já não dava para ver. E sim um imenso mar de areia no infinito. Entre dunas e lagoas é lógico que teve aquelas paradas para tomar um banhos naquelas lagoas de águas cristalinas. E assim caminhando chegamos a baixa grande Um Oasis no meio do Deserto. Após 07:30 de caminhada chegamos na casa do Srº Moacir e da Srª Odete, pessoas simples , porem com um compromisso com os turistas, logo perguntaram se queriamos almoçar frango, peixe ou cabrito. Lógico que eu escolhi o frango, ainda mais que eram criados com comida dali mesmo sem hormônio ou coisa assim, depois de 25 km, qualquer um come o que tiver pela frente. Distância de Atins até baixa Grande: 25 Km Tempo gasto: 07:30 h. Pernoite: Casa do Sr Moacir e Dona maria 16/05/2016 Neste dia acordamos as 05:00h , pois iriamos da baixa Grande até a Queimada dos Brítos, outro Oasis, que por sinal é bem maior do que o outro. Saímos as 06:15 h e logo de cara víamos um monte de Cabritos e porcos que vivem nas dunas e nas partes mais baixas onde é abundante a água e uma vegetação que não passa de 30 cm. Paramos em várias lagoas para nos refrescar e durante o trajeto podíamos ver a vegetação da Queimada dos Britos. Logo chegamos foi uma caminhada meio difícil, apesar da baixa quilometragem, mas o cansaço e as pernas já estavam um pouco doloridos, mas não desistimos e seguimos em frente. Fomos recebido pelo Srº Bagardo e Srª Maria, que nos receberam com uma galinhada. Foi muito bom. Distância Baixa Grande até Queimada dos Britos: 10 Km Tempo gasto: 04:30:00 h. Pernoite: Casa do Sr Bagardo 17/05/2016 Neste dia foi o mais cansativo para mim. Pernas doendo e muita vontade de caminhar para ver o que nos esperava pela frente. Acordamos as 02:00 h da Madrugada e tomamos um bom café e partimos as 03:00 rm direção a Betânia um lugar tranquilo e aconchegante,. Ao sair da Queimada dos Britos, andamos até a Queimada dos Paulos, as ruas que são de areia estavam todas cheias de água até o joelho, foi muito maneiro e diferente. Andamos na água por +- 1,5 horas . E logo amanheceu e retornamos as dunas de areia. Andamos podíamos ver a imensidão que são os Lençóis, subimos na maior duna doa parque, podíamos ver a vegetação da cidade de Santo Amaro. Paramos diversas vezes para nos refrescar nas lagoas que estavam ainda mais claras e selvagens. Chegamos a Betânia por volta das 10:30 h. O Guia atravessou o rio nadando e pegou o bote de madeira para nos atravessar até o outro lado, pois o rio é fundo. Almoçamos no restaurante Canto da Felicidade na figura da Dona Chagas. E pernoitamos no mesmo local. A tarde fomos ver o por do sol em uma duna Próxima. Local exelente para descansar e passar a noite. Distância de Queimada do Britos até Betânias: 20 Km Tempo gasto: 07:00 h. Pernoite: Casa da Srª Chagas (Restaurante Canto da Felicidade) 18/05/2016 Levantamos as 05:00 h, pois naquele dia iria ser bem mais Light e foi, apesar do cansaço. Saímos as 06:00 h e chegamos em santo amaro as 10:30 h . Fomos para o restaurante Almoçamos e pegamos o Transfer que é feito em veículos 4x4 para Sangue. Uma cidade próxima, leva umas 2 horas o trajeto que é todo de areia. Sai de hora marcada e tem o custo de 25,00 por pessoa. Chegamos em sangue ás 14:30 h, pois tem uma Van que leva a galera para São Luiz. O meu camarada Alê Batista foi para São Luiz e eu resolvi ficar em Barreirinhas e ir para São Luiz No dia seguinte. 19/05/2016 Ida para São Luiz e volta para Casa. Dados: -Guia Especializado e habilitado: Patricio https://www.facebook.com/patricio.zelarayan.3?fref=ts -Lancha Barreirinhas x Atins: 50,00 -Transfer Santo Amaro Sangue : Hora certa todos os dias. Valor 25,00. -Trasnfer Sangue x Barreirinhas (Ônibus, Van e Carro) 25,00. -Trasnfer Barreirinhas x São Luiz (Coopcart) 98-3349-1511 / 3258-9239. (Luan Rangel) 240,00 lotada. Citar
Membros LucianaBertoso Postado Agosto 31, 2016 Membros Postado Agosto 31, 2016 Muito interessante seu relato Pedro Eu estou planejando ir para os Lençóis em dezembro com meu namorado e estamos pensando em fazer a travessia também. Você poderia informar quanto gastou com o guia, hospedagem e alimentação? Obrigada! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.