Ir para conteúdo

Roald Amundsen torna-se o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: Renascença

http://www.rr.pt/informacao_nestedia.aspx?fid=103&did=82984

 

[align=Justify]O norueguês Roald Amundsen (1872–1928) queria ser o primeiro homem a chegar ao Pólo Norte. Mas o norte-americano Robert Peary chegou lá primeiro, em 1909. Quando Amundsen descobriu que já não seria o primeiro a chegar ao Árctico, apostou no Pólo Sul. E, a 14 de Dezembro de 1911, torna-se o primeiro homem a lá chegar.

 

“A águia branca da Noruega”, como ficou conhecido, saiu da Noruega em Junho de 1910. Instalou uma base cerca de 95 quilómetros mais próximo do pólo do que Robert Falcon Scott, outro explorador com o mesmo objectivo. Amundsen, com quatro outros exploradores, 52 cães e quatro trenós, chegou com 35 dias de avanço sobre a equipa de Scott ao ambicionado Pólo Sul.

 

A expedição trouxe valiosa informação científica e geológica sobre a Antárctida.

 

Amundsen chegou a pensar ser médico, mas dedicou a sua vida à investigação polar, trabalhando como marinheiro.

 

Já antes deste feito, Amundsen tinha garantido um lugar na história da exploração polar: em Agosto de 1906, atravessou a Passagem do Noroeste, um corredor que ligava a Europa à Ásia, a bordo do Gjøa, um barco de 45 toneladas. Nunca nenhum barco tinha conseguido navegar em todo o seu cumprimento.

 

Em 1926, Amundsen volta a fazer história: ele e outros 14 exploradores foram os primeiros a voar sobre o Pólo Norte.

 

A 18 de Junho de 1928, parte para o Círculo Árctico, com cinco companheiros, à procura de Umberto Nobile e da tripulação, que, um mês antes, tinham desaparecido a bordo de um dirigível.

 

Três horas depois da descolagem, Amundsen enviou um sinal de rotina ao resto da equipa de resgate. Nunca mais se soube nada do hidroavião em que tinha partido.

 

Amundsen terá morrido por essa altura, aos 55 anos. O seu corpo nunca foi encontrado, apesar de algumas tentativas - uma delas em Agosto deste ano.[/align]

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

é bem possível que peary tenha mentido ao afirmar ter chegado ao pólo norte.

 

é bem provável que quem chegou priemiro ao pólo norte tenha sido frederick Cook, em abril de 1908, um ano antes da data afirmada por peary.

 

peary também descreveu terras que apenas ele viu, nunca confirmadas, muito menos depois do mapeamento por satélite.

 

uma boa leitura sobre o assunto - e sobre a possível, provável grande injustiça cometida contra cook - está no livro "norte verdadeiro", do pesquisador americano bruce henderson. saiu no brasil pela editora objetiva. a leitura é boa, e o livro é bem documentado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...