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O negócio está pegando feio por lá.

Tem dono de bhatti que tem que pagar 300 rupias por mes pra "operar" numa boa. Os sherpas que levam mantimentos de uma vila à outra, dependendo do seu destino são obrigados a "ceder" parte da carga.

A noite nos alojamentos escutei coisas de arrepiar o cabelo sobre a guerrilha.

O povo se sente engaiolado. De um lado o governo oficial e do outro o poder paralelo, sendo que nenhum dos dois ajuda-os em nada.

 

Viu alguém com AMS?

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Pois, eh, Vinicius. Maior sacanagem quando neguinho ta tao cego com seus ideias, que perde nocao da realidade e nem pensa que talvez o vizinho nao possua os mesmos ideais e, logo, ele, o idealista, nao tem direito algum de forcar seu ideal sobre o cara.

 

O grosso da grana voa pra Lukla. Aqueles grupos ricos, com trocentos carregadores e duzentos sherpas. Acho que se 1/10 deles fizessem Jiri-Lukla, a situacao dos locais melhoraria bastante. A coisa nessa parte da trilha ta decadente mesmo. So os lodges maiores eh que tao sobrevivendo e prosperando. O resto nao tem nem chance, ainda mais que os guias dos grupos ja tem esquematizado de inicio onde vai colocar o turista. Mesmo sendo independente, em cada lodge a gente recebia recomendacao pra ficar em tal ou tal lodge em tal ou tal aldeia. Nunca ficamos.

 

Ai chega maoista com suas atitudes estupidas e suas "doacoes" absurdas. Quem tava em duvida de fazer o trek de Jiri acaba nao fazendo.

 

Tambem ouvimos historias cabeludas nos lodges, do tipo deles ficarem entrando e olhando quem tava dentro ou ficar bebendo e baguncando. Em Deurali, onde dormimos, la pelas 20h tava rolando bate-boca do lado de fora e o dono fechou tudo e pediu pra ficarmos quietos. E teve essa historia doida das suicas onde os pirralhos ficaram apontando os trabucos pra elas.

 

Mal pro turismo, muito mal. Pricipalmente pro turismo rico, aquele que da 100 rupias num pacotinho de biscoito de coco sem nem sequer piscar o olho.

 

----------------

 

Sim, encontramos muita gente com AMS, embora nenhum, aparentemente, em estados terminais de edema cerebral ou pulmonar. Eu mesmo tive minha parte e meu irmao tambem.

 

Eu tive ja na subida pra Sete. Nessa altura ainda estava achando que podia e devia seguir o guia LP a risca. Como bom paraibano, sou cabra-da-peste e estavamos nos matando na subida pra chegar em Sete. Chegamos, mas eu tava acabado. Tava exausto (exaustao e altitude NAO combinam), com dor-de-cabeca, tonto e enjoado. Achei que era do sol forte que pegamos durante todo o dia. Ai dormimos e no dia seguinte tava melhor, mas ainda faltava chegar no passe Lanjura, que o guia LP falava ser possivel fazer antes do meio-dia.

 

So sei que deu 15h e ainda nao estavamos no passe. Eu tava um caco que nao podia dar 5 passos sem precisar parar pra descansa. Quando chegamos nos alojamentos antes do passe, desabei. Disse que nao dava mais e pegamos um quarto ali mesmo. Dormi das 15.3h ate 6h do dia seguinte. Depois disso enterrei meu orgulho bem fundo e andei a passo de yak. Levamos 9 dias pra chegar em Namche.

 

Meu irmao ficou com dor-de-cabeca no maxilar (SIC!), tontura, nausea e insonia em Dingboche. Tomou diamox e paracetanol, os sitomas relaxaram um pouco e ele dormiu e acordou melhor. Pelo sim, pelo, nao, ficamos 1 noite extra la. Fizemos uma puta caminhada de aclimatizacao de Dingboche ate os dois picos Chokung e voltamos.

 

O resto do trek nao deu nada, tirando a falta de ar nas subidas e tosse seca que peguei na subida do Gokyo ri e que me acompanharia ate chegar em Lukla, onde virou gripe, que estou curtindo ate agora.

 

Fora nos e como disse, vi muita gente mal pelos lodges, seja tossindo, seja ca*ando agua (nesse caso, ouvi), seja gemendo pelos cantos dos refeitorios, se queixado de insonia, falta de apetite, nausea, dor-de-cabeca, etc.

 

O barbaro foi ver um casal la, ja na casa dos 50 (muita gente nessa idade e mais, ne?), com um saco enorme de remedios, cheios de sintomas e falando com o guia: "amanha vamos pra Gorak Shep, entao pro Kala Pattar, dormimos la e vamos ao campo base e voltamos, ou sera melhor ir e fazer tudo em um dia?"

 

Putz, tinham acabado de chegar em Lobuche, tavam acabados com AMS e ia puxar pra cima!

 

E na descida de Gokyo, quando dormimos em Dole, tiha um casal de espanhois que eram os unicos restantes de um grupo de 6. Como tavam de ferias contadas pra 3 semanas, chegaram em Kathmandu num dia, no outro partiram pra Lukla, subiram batidos pra Kunjung, depois pra Tengboche, onde 4 arriaram e tiveram de desistir geral, voltando pra Lukla. O tal casal tava mais ou menos, voltaram pra Namche e tavam agora vendo se puxavam pra Gokyo.

 

Por incrivel que pareca, os menos preparados pra seguir pra proxima etapa eram os grupos organizados. Nos independentes era raro ver gente doente, tirando um brasileiro que conhecemos na trilha e que, por estar se sentindo bem no inicio, foi subindo sem aclimatizar ate Lobuche.

 

Ah, encontramos um polones chamado Paul em Jiri, que disse que tinha caminhado com voce. O dono do lodge la tambem disse que se lembrava de voce.

 

[]'s

 

Hendrik

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Catzo! Cruzaram com o Paul! Esse cara é muito gente boa. E doido de pedra também. Viu o tamanho da mochila? Todo mundo achava que ele ia escalar alguma coisa ilegamente. Até porque ele já tinha acompanhado expedições de escalada na India.

Mas pela data que vocês o encontraram, não escalou nada não. Em compensação foi e voltou de Jiri, oque convenhamos é uma empreitada ímpar.

Cruzei pela primeira vez com ele em Jumbesi, depois mais uma vez em Kari Khola, e ai só na volta, em Lobuche.

 

A subida de Kenja à Sete é o bicho! Pirambeira pra gente grande. Não tive nada parecido com o mal estar de vocês, exceto a bendita falta de ar. Aliás perrengue mesmo, só um momo estragado que comi antes de ir pra Tyngboche e que me deixou achando que ia ter uma síncope no final da tarde.

Depois de uma investida ao banheiro nos 0ºC da noite nepali, resolvi minha AMS imaginária.

 

Mas vi gente ficar bem mal... ...tinha uma garota francesa que estava tendo alucinações auditivas!

 

E ai oque vai fazer com o resto dos dias em Kathmandu? Passar a noite enchendo a cara de Tuborg no Funky Bhuda?

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Que bom que minha mensagem foi postada. Ontem a Net aqui tava pior que eu na subida de Deurali. A pagina de confirmacao nao carregou e fiquei na duvida se a mensagem tinha sido postada ou nao.

 

Cara, o Paul voltou por Jiri? eu fiquei com a impressao que nao, que tinha pegado aviao de Lukla, pois ele tinha me dito que tinha chegado no dia anterior ao nosso em Jiri de busao tambem. Ele tinha la o resto da mochilona dele. Disse que comecou com 35kg mas cedo se deu conta da impossibilidade da empreitada, voltou pra Jiri e deixou 20kg no "storage" do alojamento.

 

Eu achando que estava com uns 22 no maximo e ai, no fim de tudo e ja em Lukla, tiro quase tudo que comprei localmente pra doar a associacao de porters, despejo a agua (4l), tiro a comida (2.5kg)e vou pesar a mochila e da 17kg! Nao quero nem saber quantos quilos andei arrastando pela trilha...

 

Ce fez o Cho la? como foi? quando e onde poderemos ver suas fotos?

 

Cara, tirando o cansaco e falta de ar a partir dos 4500m, nao tive nada (fora Lanjura, 3400m). Para desespero de nossas financas e ao contrario de 90% dos trekkers e turistas que encontramos, nosso apetite era voraz. Um dos parametros na escolha do alojamento era haver repeteco de dhal. Nao sei se era alguma giardia ou era consequencia natural de boa aclimatizacao, mas estavamos comendo feito yetis famintos. Pra voce ter uma ideia, no comeco do trek o jantar era so uma sopinha e o cafe-da-manha era chazinho com uma panquequinha. Depois o jantar era indistinquivel do almoco e cafe-da-manha era cha, porridge, sanduiche, omelete, etc. Em Gokyo o cafe-da-manha ja era sopa, momo, arroz, batata...

 

E ficavamos escandalizados com os bichos nos alojamentos deixando parte ou quase tudo da comida ou entao pedindo biscoito e eixando 3 bolachas la dentro.

 

---------------------

 

Meu, ate agora minha atividade em Kathmandu foi curtir minha gripe. Corize, tosse, dor-de-cabeca e de garganta pra ninguem botar defeito. Hoje deu pra levantar sem sentir o mundo rodando a minha volta e vou ver se compro umas lembrancas la pra casa. Detesto negociar por aqui. Eh quase impossivel "so olhar" sem se ver envolvido numa barganha sem fim.

 

[]'s

 

Hendrik

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Estou fazendo as contas aqui e definitivamente tem algo errado. Se voces cruzaram com ele (Paul) em Jiri, so' pode ter sido na volta. Eu encontrei o Paul pela primeira vez em Jumbesi, e ele estava a tres dias por la', esperando o tempo melhorar. Depois encontrei com ele mais algumas vezes ao longo do caminho, mas por conta do monstro que ele carregava ele acabou ficando bem para tras. Na minha volta para Namche, encontrei-o em Lobuche, desesperado com o preco dos lodges acima dos 4000.

 

Quanto as fotos... ...tem umas duas ou tres aqui no meu album do mochileiros.com .No ultimo final de semana fiz uma apresentacao para alguns amigos, entao selecionei 800, mais ou menos a metade, mas que me permitem contar a estoria toda. Estou desenvolvendo um projeto maior, e as fotos fazem parte disso. Portanto so' devo colocar um preview das mesmas na net la' pelo meio de dezembro.

 

Quanto as lembrancas... ...as negociacoes foram uma das partes mais divertidas da minha viagem. Parece tragedia grega. E tudo sai por 10, 20% do preco inicial. Tem que ser persistente, claro. Isso para estatuetas, e adornos em geral.

 

Nas camisetas da' pra tirar um bom desconto se estiver levando mais de tres. Mas cuidado! Principalmente com as bordadas (a maior parte!), escolha com cuidado as cores. Comprei uma vinho que na primeira lavada soltou tanta tinta que TUDO que estava junto, inclusive o bordado e a etiqueta ficaram impregnados com uma nevoa cor-de-rosa.

 

Nao economiza nas lembrancas se tiver pra quem levar. Eu estava muito duro na volta e me arrependi de nao ter trazido mais coisas.

Sai do Nepal literalmente com setenta rupias na carteira. Quase me ferrei no aeroporto para pagar a taxa de saida.

 

Se voces quiserem um pouco de vida mansa, considerem Chitwan. E' meio escroque se juntar aquela turistada, e muito caro se comparado aos dias que passou nas montanhas. Mas ainda assim, curti ficar de bobeira no calor, tomando varias Everest, e dando um monte de role de elefante.

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Olha, Vinícius, eu posso ter entendido mal o Paul. Meu ingrês é macarr6onico. Mas eu tenho a forte impressão essa parte que ele tinha voltado prá despejar parte da mochila em Jiri eu entendi certo. Enfim, não é nada importante.

 

Pegamos umas nuvens bestas a aprtir de Namche, que teimavam em tapar o céu a partir do meio-dia. Mas não era sempre. Chuva só pegamos em Namche.

 

É... os preços dos alojamentos superiores do EBC Trek não são brincadeira não. E parece que que a qualidade cai numa proporcão inversa e igual à medida que os preços subiam. Dzongla, Dongla e Lobuche ganharam as medalhas na corrida pra ver quem cobra mais e serve pior os patos, digo, nós, os trekkers famintos e cansados.

 

Botei umas 20 fotos no álbum daqui. Dá uma conferida lá. Não são grande coisa, mas dá pra ter uma idéia do quanto sou ruim na máquina e pelo que passamos.

 

Pôxa, Vinícius, comprei umas 5 daquelas camisetas bordadas pras minhas irmãs no Brasil. Vou dar o toque prá elas terem cuidado nas lavagens. Valeu pela advertência!

 

Compramos um monte de outras bugingangas também. Quero só ver como meu irmão vai fazer prá levar tanta coisa pro Brasil...

 

Com TODAS as negociações eu botava metade do preço que o cara pedia e pronto. Se ele não quisesse eu ia embora. Não tinha nem negociação.

 

Mandamos bordar uma daquelas estampas de costurar na mochila. Achei melhor que comprar uma daquelas já feitas. Ficou: "Trek in Nepal / Jiri-EBC-Gokyo / 2005" em 3 linhas. Fora isso trouxe as politicamente incorretas pedrinhas de todos os picos que fizemos (7) e EBC. São meu tesouro, mais valiosas que qualquer pashinima, máscara ou singing ball.

 

Meu, a tal taxa de serviço do aeroporto em Kathmandu é de f*der! como podem cobrar 20 doletas pra SAIR do país? que exploração! Como se não bastasse, TODOS nossos vôos atrasaram HORAS. Foram umas 26 horas de avião e aeroporto. Que saco!

 

Como erá nas fotos finais, fomos fazer Bungee Jump. Tirando isso dediquei 90% do meu tempo em Kathmandu em curtir uma gripe que pegou um monte de gente por lá.

 

O pulo foi incrível. Tava morrendo de medo e achei que quando chegasse na plataforma ia pensar duas vezes e amarelaria.

 

O problema é que cheguei na plataforma e a cabeça desligou. Sem cabeça, não dava pra pensar. Sem pensamento, não tinha como reconsiderar e amarelar. Sem reconsideração e amarelação, eu pulei assim que o cara me soltou.

 

Nem esperei ele contar e mandar pular. A cabeça só deu reboot quando a corda começou a amortecer a queda. Aí sim, comecei a gritar, gesticular, olhar pra todo canto, etc.

 

[]'s

 

Hendrik

 

 

 

 

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Tranquilo Hendrik?

Vou checar as tuas fotos por aqui.

Tem umas fotos da trip no Orkut tambem, so' acessar o perfil (Vinicius Matarazzo).

Mas a maior parte so' vai pro ar quando terminar de organizar o material.

 

As vinte doletas sao matadoras nao?

O pior e' que eu ainda tinha que passar um dia morgando em Paris. E cheguei ali sem dinheiro pra tomar um cafe que fosse.

Como nessas horas o azar e' soberano, o primeiro ATM que eu vi nao funcionou. O segundo tambem nao... ...e assim foi por quase quarenta minutos, e uma boa quilometragem pelos corredores do CDG. Ate' que em um equipamento socado la' no final de um Terminal, o cartao deu o ar da graca e consegui uns trocos para passar um dia de trekking "urbano".

 

Quanto as nuvens. Comigo foi uma relacao de amor/odio. Houveram dias em que eu agradeci pelo "teto branco", afinal me poupava um pouco do sol. Mas convenhamos, e' um lugar que alem da cultura impar, e singular pelas suas paisagens. E ai com nuvem nao da' ne'.

De uma forma geral sofri com o tempo na primeira semana, e a partir de Namche, tive "ceu de brigadeiro".

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É... o calorzão de Jiri-Lukla não foi mole não...

 

Em Paris, quando estava na fila prá pegar bilhete pro trem, falei com uma francesa que tinha ido por EBC pouco depois de mim e ela disse que um boy morreu num lodge de Gorak Shep, no mesmo lodge que ficamos, o primeiro. Disse que ele era parte de um grupo de independentes, que o resto tinha voltado de Dingboche, acho, por terem adoecido, mas que ele queria porque queria ver o EBC e puxou prá cima.

 

Trekking lá é complicado. Vi muita gente indo lá com os dias contados. Tá certo que se você só tem aquilo, é com aquilo que deve se virar, mas acho que deveriam também estar preparadas prá desistir caso algo ocorra, como adoecer. Ao invés disso, ficam forçando. Má idéia.

 

Em Gokyo, assim que chegamos no lodge, tinha um grupo de japoneses nas margens do lago, com seus pacotoes empilhados num canto e todos lá, cliente, guias e carregadores. O que estão fazendo ali? ficamos olhando, tomando hot lemom... Não é que daí uns minutos um baita dum helicóptero russo chega prá pousar lá? o cômico foi ver as hélices do bicho fazendo os sacos da "expedição"rolarem para dentro do lago, os sherpas correndo atrás só para serem eles mesmos lançados à água. Depois de tudo estar lá dentro, clientes sequinhos e sherpas/bagagem molhadinhos, o piloto faz o vôo rasteiro pelo lago, coisa prá turista ver. Mais tarde chegavam os trekkers reclamando do ato, que varia óculos e chapéus de quem estava na trilha.

 

[]'s

 

Hendrik

 

[]'s

 

Hendirk

  • 2 semanas depois...
  • Membros
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Falem,

To aqui na INDIA!!

O Trekking no Nepal foi IRADISSIMO!! Perfeito...a coisa mais linda e mais dificil tb ( heheh) que ja fiz na vida!! Caracas...nao deu tempo de eu ler o relato de voces ( Stinkfoot e Hendrik) mas eu espero que tenha sido tao emocionante quanto foi o meu!!

Depois mand detlahes sobre Annapurna region e neve! muita neve!!

Enfim, agora to na India!!

muito bom tb!!

ZEBA, vem para ca cara!! isso aqui eh muita experiencia. muita cultura e muito facil tb!! Esssa historia que a India eh doidera e maluquice eh tudo errado!!! Vale muito a pena...o pais eh INCRIVEL!!

Quando voltar escrevo contanod detalhes...no momento to em Dharamshala, na terra do Dalai LAMA!! Sem palavras...to me sentindo de volta oa Nepal ja que to rodeado por tibetanos e montanhas e neve!!

Enfim...escrevo mais!!

ABRACOS>>>>Andre

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Postado

Risos... mais um que sucumbiu ao Nepal... dizem que vicia...

 

Então o trek foi tranquilo, né, André? muito massa. Não esqueça as fotos.

 

[]'s

 

Hendrik

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