Ir para conteúdo

O que fazer se estiver perdido na trilha

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Para aqueles que resolvem trilhar apenas com o mapa e assim como eu já se perderam(e feio, rsrs) nas trilhas, seguem algumas dicas que deram certo pra mim, talvez dê certo pra você também, kkkk.

- Estou perdido, e agora?

- Ok, pare, respire fundo e se acalme. É normal ficar com medo, mas lembre-se de que um caminho desconhecido não é obrigatoriamente mais perigoso que um caminho conhecido. O pânico faz você tomar decisões erradas

- Agora que você está calmo e controlado, sente-se e pense:

- A quanto tempo está perdido?

- Mentalmente, tente voltar ao último ponto conhecido

- Em que direção andei desde lá?

- Tente se lembrar de algum ponto de referência e veja se deixou marcas e pegadas

Se mesmo assim você continua perdido, e a situação parece desanimadora, então:

- É melhor parar e esperar pelo resgate

Para ajudar a localizá-lo, faça o seguinte:

- Crie um sinal físico. Se for possível abra uma clareira onde está para ficar mais visível. Escreva no chão SOS ou simplesmente X; 

- Crie um sinal sonoro. O sinal universal de pedido de socorro é qualquer tipo de som repetido três vezes sem intervalos freqüentes.

- Faça uma fogueira, mesmo que seja dia. A fumaça é um ótimo sinal. Mas prepare-a com cuidado. Você não quer que a floresta inteira pegue fogo enquanto você está lá perdido; 

Economize comida e água e não se movimente mais do que precisa

- Guarde seus recursos. Você não sabe ao certo quantos dias vai durar. Economizar energia e manter a mente saudável ajudará você a atingir a meta final.

- Espere até que os seus suprimentos estejam quase acabando antes de circular mais um pouco

Suas prioridades são, nesta ordem: estar seco, estar aquecido, e estar hidratado:

- Você pode ficar vários dias sem beber, e mais ainda sem comer, mas estando molhado e com frio, estará vulnerável a ter uma hipotermia. Se você duvidar de que possa ser encontrado antes de anoitecer, procure algum lugar protegido do vento e da chuva.

Lembre-se:

Nunca entre em desespero, procure ter pensamentos positivos, lembrando das pessoas que você ama e de coisas que são legais pra você. Estar perdido nem sempre significa estar no lugar mais perigoso.

Talvez você precise passar uma ou mais noites na trilha, portanto seguem algumas dicas que todo mochileiro deveria seguir:

- Informe-se sobre o percurso: Para conhecer a dificuldade, distância e tempo de atividade e tenha uma regularidade de treinamento.

- Avise a alguém onde está indo: Procura avisar sobre o dia que vai chegar e o roteiro da trilha;

- Leve saco plástico para proteger o material da mochila e para guardar seu lixo;

- Leve alimentos práticos e nutritivos e procure sempre se hidratar;

- Mantenha um ritmo na caminhada;

- Faça alongamento antes e depois da caminhada: Torna a caminhada mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras. Prepara os músculos e as articulações para o exercício e melhoram a circulação sanguínea. Também devem ser realizados logo depois da caminhada porque eles ajudam a retirar o excesso de ácido lático dos músculos, diminuindo a dor que pode surgir após o esforço físico;

- Cuidado com os pés: É fundamental que o calçado seja confortável e quando comprar o calçado use antes para amaciar;

- Utilize roupa adequada para cada clima;

- Esteja sempre atento a todos os detalhes: Nunca deixa de observar o que está acontecendo ao seu redor, animais venenosos podem acabar com tudo que planejou e quedas de galhos de árvores podem causar sérios problemas;

- Mantenha sempre bons pensamentos: Quando sair para caminhar, deixe suas preocupações de lado. Tente cultivar bons pensamentos e utilizar a caminhada para relaxar.

• Membros
Postado

Muito bom mesmo, cara!

Destaque para a questão do psicológico, quem não consegue controlá-lo pode se complicar bastante, já que a auto estima vai lá embaixo, pensamentos negativos tomando conta e em função dessas coisas vem o pior: de tudo as decisões erradas!

• Membros
Postado
Verdade armorines, a mente positiva é o segredo!!!

Ainda bem que nunca me aconteceu isso, não deve ser fácil manter o otimismo dependendo da situação!

Mais uma vez parabéns pelas excelentes dicas! ::cool:::'>

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado

Po irmão quase acontece comigo.. Na acaminho pra cachoeira do elefante.. A trilha fico estreita e fechou.. Melhor alternativa retornar a trilha ainda reconhecida[emoji15]

• Membros
Postado

Nunca me perdi a ponto de me preocupar.

Mas nunca saio para uma caminhada, pedalada ou viagem de moto sem meu canivete e um cobertor de emergencia.

• 4 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Isso ai brother. O segredo é manter a calma e pensar no que fazer!!!

Po irmão quase acontece comigo.. Na acaminho pra cachoeira do elefante.. A trilha fico estreita e fechou.. Melhor alternativa retornar a trilha ainda reconhecida[emoji15]
  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...