Ir para conteúdo

Problemas de Segurança de brasileiros em Santa Cruz

RU_gente

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fonte : Folha de São Paulo

link http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u662482.shtml

Gangue de falsos taxistas ataca estudantes brasileiros na Bolívia

Em um táxi clandestino e com o rosto coberto por máscaras cirúrgicas, três homens armados com revólveres agrediram e roubaram o paranaense Kenny Choptian, 23, e outros cinco amigos brasileiros.

O assalto aconteceu horas depois de terem chegado a Santa Cruz de la Sierra para iniciar o atual semestre na faculdade de medicina da Udabol, onde estudam 2.500 brasileiros.

Além de levarem coronhadas e chutes, os estudantes tiveram roubados os documentos, dinheiro, joias e calçados.

"Pensei em desistir e voltar [para o Brasil] na hora. Nós [brasileiros] sentimos que nos tornamos alvo preferencial por, supostamente, ter mais dinheiro", diz Choptian, que é de Campo Mourão (PR).

A experiência que o paranaense teve em seu primeiro dia na cidade é semelhante às vividas por nove estudantes ouvidos pela Folha. Em outro caso, um falso taxista raptou uma estudante acriana por três dias.

Machucada, com o cabelo picado e as roupas rasgadas, ela foi jogada no meio da rua depois de ser estuprada. "Por 15 dias, ela se trancou no quarto e só saía para comer. Esperou o semestre acabar e voltou para o Acre", diz a ex-vizinha Priscila Lora Silva, 21, de São Luís (MA), que já sofreu três assaltos em 15 meses.

O carioca Rodrigo Lima, 29, viu um de seus companheiros de apartamento desistir do curso depois de um assalto. Ele afirma ter ao menos cinco amigos próximos que já foram assaltados próximo aos campi.

"Não tenho dúvida ao dizer que me sinto mais seguro no Rio de Janeiro, de onde vim, do que aqui. Uso um celular de terceira qualidade, pois sei que logo posso perdê-lo", diz.

Helena Santana, 50, também do Rio de Janeiro, é médica formada na Bolívia e trabalha em Santa Cruz. Ela conta que socorreu um garoto brasileiro de 13 anos baleado na porta de sua casa, em setembro.

"Por algum acerto de contas, passaram atirando contra a casa onde estava o irmão mais velho dele e o acertaram na perna", afirma a médica.

• Membros de Honra
Postado

Amigos,

Não acho que Santa Cruz seja mais ou menos violenta que muitas cidades brasileiras.

Quanto à escolha de brasileiros como alvo dos bandidos, a minha visão particular é que os brasileiros que vivem na cidade, ostentam algumas posses, mas, acho isso normal tendo em vista o câmbio favorável do real frente ao boliviano.

Um exmplo de brasileiro ostentando, basta ir nos domingos no final da tarde começo de noite no bairro Equipetrol, onde os jovens se reunem e param os carros e fazem disputa de som, tocando música brasileira no último volume.

Mas como sempre é escrito aqui, prudência é necessário em qualquer lugar do mundo. E cuidado com taxistas clandestinos é essencial.

Maria Emilia

• Membros
Postado

Agora fiquei preocupado, estou indo dia 25/12 para Santa Cruz,

gostaria de saber se tem alguma maneira de se prevenir de falsos taxistas, tem algum jeito de saber se o taxi é confiável ou não??

Chegarei de madrugada no aeroporto e de lá pegarei um taxi para o hostel. TensoOo

:|

Abraço

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...