Membros Felipe Montanhista Postado Abril 9, 2016 Membros Postado Abril 9, 2016 Ola Mochileiros, gostaria de saber qual o melhor sentido para ser fazer a trilha entre o Pico Caratuva e o Taipabuçu na Serra do Ibitiraquire no Paraná? Eu já estive no cume do Caratuva e sei que há um trilha por baixo para o Taipabuçu. Sei também que há essa trilha entre os dois cumes seguindo uma crista. Então; - Saindo do Caratuva a trilha desce rumo ao Taipabuçu. - Saindo do Taipabuçu a trilha sobe para o Caratuva. Pretendo fazer uma trilha circular passando pelos dois cumes mas estou na duvida sobre que sentido seria melhor fazer esse trecho da trilha. Desde já obrigado por qualquer informação. Abraços e boas trilhas. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 11, 2016 Membros de Honra Postado Abril 11, 2016 Já subi o Caratuva e o Taipa, mas nunca fiz esta trilha entre os dois. Pela lógica, seria melhor subir o Caratuva e descer pro Taipa. A subida pro Caratuva é puxadinha, mas depois é só descida. Sei que tem um trecho meio ruim nesta trilha, um perdido numas pedras, se informe melhor. Quem conhece o trecho é o Divanei e o Getúlio, aqui do fórum. Citar
Membros Felipe Montanhista Postado Abril 12, 2016 Autor Membros Postado Abril 12, 2016 Obrigado Otávio, pois é já andei dando umas pesquisadas e descobri mesmo que há uma rocha no caminho, mais ou menos no meio da trilha entre o Taipa e o Caratuva, por onde é necessário se espremer para passar, até mesmo tirando a mochila cargueira. Minha duvida na verdade vem do fato de saber que a face noroeste do Caratuva tem um desnível significativo. No intuito de evitar um sky bunda pela mata até o Saci (trilha inédita e mortal) comecei a matutar se não seria melhor pegar a trilha vindo do Taipa para o Caratuva pois assim eu estaria subindo a face do Caratuva. Quando eu fiz a trilha da conquista (Caratuva-PP) eu vi que havia a cabeça da trilha para o Taipa mas foi ai que surgiu a duvida. Se a trilha entre os cumes for como a trilha da conquistas tranquilo mas se a trilha tiver um trecho como a face leste do Tucum seria melhor subi-la ou descer-la? Sou novo ao forum e nunca participei de forum algum logo não sei bem como encontrar e me comunicar com o Divanei e o Getúlio. Não os conheço em pessoa mas quem sabe um dia, seria um prazer. Valeu pela atenção Otávio. Já li muito dos seu relatos e suas respostas aqui no forum muito legal o trabalho que você está fazendo. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 12, 2016 Membros de Honra Postado Abril 12, 2016 Conheço a trilha leste do Tucum, que liga ele ao Cerro Verde, já fiz descendo e subindo, mas sem cargueira, e é feroz. Pior que ela (das que conheço) só a do Ciririca pros Agudos. Das que não conheço a pior de todas deve ser a do Tupipiá... Mas pelo que vi do Taipa em direção ao Caratuva não me parece nada asombroso, trilha íngreme mas totalmente viável. E o perdido é esse mesmo, então tranquilo. Pra falar com esse pessoal é só mandar uma MP pra eles. Pessoal bacana e sempre disposto a ajudar. O Getúlio anda meio afastado do fórum, pode demorar mas ele responde. Citar
Membros Felipe Montanhista Postado Abril 14, 2016 Autor Membros Postado Abril 14, 2016 Valeu Otávio, belo relato comparando as seções íngremes da região. Já havia ouvido falar sobre todas que você descreveu e mais a do Ciririca vindo da fazenda da Bolinha. Ainda não estive no Ciririca mas quando estive na fazenda da Bolinha (para ir ao Camapuã e Tucum) o Bento (Proprietário) me informou que ele quase se lascou na subida para o Ciririca e que com cargueira é mais complicado ainda. Ele não mencionou a seção entre o Ciririca e o Agudos. Será que eu confundi qual lado do Ciririca ele se referia? Ou serão os dois lados do Ciririca que requerem cautela? Quanto a do Tupipiá o Papael descreveu essa seção e relatou que até sofreu um queda de uns 2 a 3 metros mas por sorte não sofreu um acidente (http://rafakoz.blogspot.com.br/2012/03/tupipia-uma-montanha-para-poucos.html) Citar
Membros Felipe Montanhista Postado Abril 14, 2016 Autor Membros Postado Abril 14, 2016 Otávio agora que percebi que na minha primeira resposta acima esqueci de dar credito a quem merece Luciana Gomes Moro e Tiago Korb (http://www.trekkingrs.com/2-dia-de-uma-das-mais-dificeis-travessias-do-brasil/) sobre onde encontrei a informação sobre a rocha na trilha entre o Taipabuçu-Caratuva por onde é necessário se espremer retirando a cargueira das costas. Eu também indiquei acima que essa Pedra da Faca deve ficar mais ou menos no meio da trilha por uma analise que fiz observando fotos e mapas. Pretendo confirmar isso em breve. Segundo o relato da Luciana essa rocha é chamada de "Pedra da Faca".Nesse relato ela também indica que há "um trecho um pouco mais técnico":"canaleta no final da subida para o Caratuva" que bate com a minha observação do cume do Caratuva e analise de mapas com curvas de nível. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Abril 14, 2016 Membros de Honra Postado Abril 14, 2016 A trilha pro Ciririca sobe pela face norte do mesmo, a que vai pros Agudos desce a face sul, beeem mais íngreme. A subida pela face norte tem apenas um trecho ruim, uma laje de pedra inclinada e exposta, que molhada fica lisa. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.