Membros Raene Postado Novembro 26, 2009 Membros Postado Novembro 26, 2009 Oi, meu nome é Raene e há muito tempo sou leitor dos mochileiros e resolvi agora começar a escrever e relatar as minhas viagens . Moro aqui no sul em Poa, e viajo seguidamente, principalmente por toda a América do Sul. Estive no último final de semana de novembro 2009, em Montevideo-Uruguay cidade que conheço bem. Ao contrário do divulgado pela imprensa internacional o novo aeroporto ainda não está funcionando, então utilizamos o bom e o velho CARRASCO. Desta vez loquei um carro e fui diretamente para Punta Del Este que é bem sinalizado o caminho por toda MDV. Para dirigir não existe muita diferença das cidades brasileiras, e fluxo de carros é mais ou menos como Porto ALegre ou Curitiba. Outra minha surpresa foi que o Uruguai já está com a frota bem renovada, vendo-se poucos carros velhos como se via a pouco tempo. Bem o trajeto até as praias uruguais é feita pela rota interbalneária, com 03 pedágios. São 75 km até Punta. É um trajeto reto, estrada em bom estado de conservação. Nota-se carros potentes e caros indo pela rota, porém nada que assuste a nos brasileiros. Tem muitos argentinos. NOtei que a Polícia Federal Uruguaia (carabineros) que lá são de cor branca, olham bastante para os carros, e se notam a placa do Brasil, param o veículo prontamente. Vi dois carros com placas brasileira parados. Perto de Punta tentei conhecer o aeroporto porém ele é privado, e fechado pois desce somente vôos fretados e de aviões pequenos e de médio porte particulares. A propósito, acho, que é o aeroporto na AMérica do Sul com maior número de aviões particulares. Como se fosse uma marina para barcos. É tão exclusivo que não é permitido a entrada nele sem identificação e dizer o que se vai fazer nele. Não aceitam visitas. Dizem que é por segurança. A cidade é calma, ficando em uma ponta de terra com uma sensação de funil. Porém isto só se nota quando se sobe nos aclives e nos morros que cercam a cidade. Nada muito alto, são pequenos relevos. Bem as prais tem para todos os gostos; desde agitada para surfe, calma para crianças e para curtição. A água é clara, a areia é escura em alguns lugares, e em outros é clara e fininha tipo farinha, porém foi colocado pelos condomínios segundo me informaram os nativos locais. Tive a sensação de que as águas são profundas e um pouco geladas. O clima é muito parecido aqui do Rio Grande do Sul, porém não estranhei muito. Tem também uma praia para banhistas nus chamada Hiachua, onde passei tb. Lá ficam alguns carros e alguns michês, esperando clientes. Entrando na praia que é livre, se observar pessoas nuas, algumas fazendo sexo e algo mais. Não vi nenhuma mulher, somente homens. Achei perigoso. Não existe casas pertos, e é escondida pela vegetação. Dizem que no período forte do verão Dezembro-Janeiro, aquela praia pega fogo, inclusive com a presença de celebridades Argentinas e BRasileiras como assíduos frequentadores. No mais se observa alguns edifícios luxuosos (tipo da Barra da Tijuca no Rio), e os outros já em decadência. As casas realmente muito bonitas, mas não vi nenhuma que poderia dizer que fosse espetacular. A Av. Gorlero que é o point da cidade, não é nada espetacular. É uma avenida pequena, praiana, com um centrinho. Ali, tem algumas lojas de grifes, e o que difere, é que no passado recente se tinha um desfile de pessoas bonitas e famosas veraneando ali. A proximidade com Buenos Aires, torna punta com ares argentino. A famosa mão de Deus, que sai das areias, cada dedo é colocado em placas de aço, desfigurando toda a escultura. Indo para Punta Ballena, que é a região dos bares noturnos, cerca de 4 km do centro de Punta, se passa por uma aréa de mata nativa e ali fica moças e travestis se prostituindo. Alguns fazendo sexo a céu aberto. É um pouco chocante para quem vai com crianças e espera glamour total de Punta. Na volta se volta pela mesma rota interbalneária e entrei na praia de PIriapólis. Ali é uma mistura de água de rio com o mar, porém com as águas claras, um povo acolhedor e um clima ameno, apesar do sol estar brilhando o tempo todo. Ali tem um hotel-cassino chamado "Grande Hotel Argentino", que lembra o Quintandinha em Petrópolis no estado do RJ. Vale a pena conhecer. Pernoitei em Montevidéu, e fiquei no hotel "Grande HOtel das Américas". O resultado não foi bom, pois a recepção é mais ou menos e os quartos são uns verdadeiros pulgueiros, onde até o frigobar estava desligado e o ar condicionado só funcionava no quente. Lamentavelmente Montevidéu, está perigosa, pois está povoada de viciados em uma droga chamada PASTA BASE, que acho que é pior que o craque, pois as pessoas, quando entram em surto, correm atrás das outras para roubar e agredir. Obviamente que assisti isto pela noite e na madrugad, mas sempre de carro. O índíce de homicídio no Uruguai está crescendo bastante. Na zona do centro velho é impossível ficar, por segurança e após o Palácio Salvo, na 18 de julho onde era o centro do Uruguai, está muito perigoso, não há mais nada de interessante. Tive muita dificuldade para telefonar para o Brasil, pois não existe praticamente postos telefônicos (locutórios), somente em shoppings center, que ficam longe desta região. A comida é realmente diferenciada, com boa qualidade, e o preço, no cambio, achei pouca coisa menos que o Brasil. Mesmo assim, o Uruguai para quem nunca foi é um dos passeios mais interessantes que se pode fazer aqui na América do Sul, e o povo gosta muito dos brasileiros. Porém não espere sutilezas, se não poder pagar. Tudo é cobrado. Bem creio que para meu primeiro relato acho que já está bom, se precisarem de alguma informação é so me pedir. Um abraço a todos, de Raene. Citar
Membros markera Postado Junho 27, 2010 Membros Postado Junho 27, 2010 olá Raene, muito bom seu tópico. fui a Montévideu exatamente há 2 anos atrás e, nos poucos dias que lá fiquei, tive a impressão de que a cidade já havia sido muito rica, bonita e movimentada, mas que estava passando por fortes períodos de decadência. no mais, voltei aqui sobretudo pelo seu relato de Punta. estou planejando um Mochilão com alguns amigos e estávamos pensando em começar pelo Uruguai, passando o reveion em Punta. O que acha? Será que encontraremos bons lugares? A questão do preço, pelo real estar valorizado ultimamente, acharíamos lugares, bebidas, moradia, etc acessíveos?? muito obrigado. Citar
Membros marcyestrella Postado Abril 19, 2011 Membros Postado Abril 19, 2011 realmente a av. gorlero é ok, nd demais msm. aliás punta só deve ser uma grande coisa pra quem fica em la barra, no fasano, pq é uma cidade bem normal. nights mt caras, mas no centrinho dá pra mulher entrar sem pagar. o q valeu a pena no uruguai foi cabo polonio, um lugar lindoooo demais! montevideo é ok, com preços mais acessíveis q punta. o prado é bonito. comer no mercado central, fora dos restaurantes cheios de turistas brasileiros é legal e mais barato, mas tem uns lugares meio sinistrinhos. Citar
Membros agabriellaferreira Postado Janeiro 2, 2012 Membros Postado Janeiro 2, 2012 Desculpa, Raene... Mas o que vi em Montevideo e Punta é completamente diferente do que relatou. Ao contrário do que disse, Montevideo é muito segura... pode-se caminhar pela orla a noite, ir até a ciudade vieja para passear...tranquilamente!! Em Punta, a Av. Gorjero não é lá grandes coisas mesmo, mas se vê muuuita gente bonita aos redores e cafeterias deliciosas, lojinhas para comprar "lembrancinhas"...tudo bem digno!! A escultura "La Mano" não está com placas de aço e sim com o material original chamado de "mamposteria"... Quanto a prostituição, sexo a céu aberto e usuários de droga.. não vi nenhuuuum! rs... e olha que andei durante o dia, durante a noite, madrugada... nenhum sinal de gente "estranha"... O que posso dizer é que são cidades liiindas, interessantes, charmosíssimas que vale MUITO a pena conhecer. Posso dizer que saimos de lá maravilhados!! Citar
Membros Kleisson Soares Postado Março 24, 2012 Membros Postado Março 24, 2012 Alguem pode me dar dicas para Punta de dia e a noite? (boate bares.. praias) estou indo em abril Citar
Membros Kleisson Soares Postado Abril 17, 2012 Membros Postado Abril 17, 2012 GALERA ESTOU INDO PARA URUGUAI E ESOU VEGETARIANO... GOSTARIA DE SABER SOBRE A REFEICAO DE LA.... ELES COMEM ARROZ, FEIJAO, MACARRAO (essas coisas mais basicas na comida), para almoco e jantar? gostaria de pedir coisas com queijo e batata frita ja que n como carne. Citar
Membros RicardoTurati Postado Janeiro 3, 2015 Membros Postado Janeiro 3, 2015 Pessoal, boa tarde. Sou novo aqui no site. Estarei indo a Montevidéu/ punta del este em abril, porem ja estou verificando hoteis para orçamento de valores e possíveis reservas. Gostaria de saber qual "melhor / mais seguro" bairro de montevidéu: Pocitos ou Centro? Quais deles possui melhor estrutura e locais turísticos proximos? desde ja agradeço! abraços Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.