Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, fiz uma agradável viagem de moto neste mês de março. A idéia foi seguir este roteiro até a cidade de Casa Branca, São Paulo, sempre próximo da divisa com Minas Gerais. depois atravessar a fronteira e finalmente cruzar para o estado do Rio na região do vale do Paraíba.

O nome do tópico veio da incrível velocidade de cruzeiro da CRF250L que é de 80 km/h !!! Pyndn.gif

No primeiros dois dias eu tive a companhia de um amigo em sua XT660, mas depois segui sozinho até o interior do RJ. Tive um problema mecânico e precisei deixar a moto por lá e voltar de avião. Na semana santa fui buscá-la e voltei para Brasília.

Abraços, Linhares

• Membros
Postado (editado)

O primeiro dia foi excelente! Tivemos sorte de não pegar nem uma gota de chuva. Em Araguari choveu pouco antes de nós chegarmos.

De manhã foi preciso ficar atento ao GPS para não errar o caminho de Luziânia para Buritizinho e depois Pires do Rio. A estrada estava ótima! Em alguns trechos estávamos a toda velocidade! O que pra minha moto significa 120 km/h :lol:

Pegamos uma hora de asfalto até Ipameri e voltamos para terra. A estrada ficou um pouco mais travada, mas ainda bem tranquila porque estava seca. Alguns locais pareciam ficar bem escorregadios quando chove!

De Goiandira para Anhanguera estava asfaltado, mas o asfalto era 10% vagabundo! Várias crateras! Chegamos no rio Paranaíba e a balsa estava do lado de Minas Gerais. Acho que o rapaz estava esperando chegar mais alguém para poder valer a viagem, pois quando chegou mais um carro ele resolveu vir para o nosso lado e fizemos a travessia.

No último trecho de terra encontramos uma Cascavel atravessando a estrada. Meu amigo ficou doido (ele é biólogo!) e tirou várias fotos da serpente.

Depois rodamos os últimos quilômetros de asfalto até Araguari.

IMG_1463-L.jpg

Aguardando no posto de gasolina

IMG_1500-L.jpg

Três Vendas na GO-010

IMG_1464-L.jpg

Após Luziânia-GO pegamos estrada de terra

IMG_1466-L.jpg

Posto de gasolina em Buritizinho-GO

IMG_1501-L.jpg

Estradão de terra

IMG_1468-L.jpg

IMG_1472-L.jpg

Rio Piracanjuba

IMG_1477-L.jpg

Ipameri-GO

IMG_1482-L.jpg

Goiandira-GO

IMG_1487-L.jpg

Aguardando a balsa para atravessar de Goiás para Minas

IMG_1505-L.jpg

Balsa no rio Paranaíba

IMG_1493-L.jpg

Cobra cascavel atravessando a estrada

IMG_1497-L.jpg

Araguari-MG

Abraços, Linhares

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Com certeza, Tiago!

Teve um dia que eu dormi em Pouso Alegre aí perto da sua cidade. Gostei muito da estrada para Cristina - visual incrível! ::otemo::

Abraços, Linhares

• Membros
Postado

Depois de um primeiro dia longo que havia sido programado com antecedência, resolvemos explorar a região sem muito compromisso.

Saímos de Araguari por uma estrada de terra que passa próximo à cachoeira das freiras. Uma estrada de fazenda leva à parte de cima da cascata. A altura da queda impressiona!

Em seguida, procuramos um caminho de terra que nos levasse à próxima cidade do roteiro improvisado que era Cascalho Rico. Este trecho não estava no GPS e foi preciso perguntar várias vezes. Inclusive um rapaz de moto nos guiou por alguns quilômetros. Estas serras próximas de represas têm um visual lindo! Chegamos na cidade já na hora do almoço e fizemos uma boquinha no único local aberto.

De lá pra frente as estradas constavam do GPS, o que adiantou bastante pois não faltavam bifurcações. O trecho de serra continuou até próximo de Estrela do Sul onde pegamos um estradão de terra batida. Aqui até os carros andavam em alta velocidade e a poeira bateu recorde!

No trevo da rodovia eu peguei sentido Uberaba enquanto meu amigo foi para Paracatu.

Segui por asfalto passando pela represa de Nova Ponte e resolvi pegar mais um pouco de terra depois da cidade. Adentrei uma plantação de cana-de-açúcar gigante onde a estrada estava bastante batida, mas esburacada. Lá no meio passei pela Usina Uberaba e voltei para o asfalto pouco depois de tirar foto de uma antiga estação de trem da ferrovia mogiana.

IMG_1514-L.jpg

IMG_1516-L.jpg

Próximo à cachoeira das freiras

IMG_1520-L.jpg

IMG_1518-L.jpg

IMG_1521-L.jpg

Pedindo informações. O rapaz da moto nos guiou por algum tempo.

IMG_1522-L.jpg

The long and winding road

IMG_1523-L.jpg

Represa Emborcação ao fundo

IMG_1526-L.jpg

IMG_1527-L.jpg

IMG_1528-L.jpg

IMG_1531-L.jpg

Fotos no mapillary

IMG_1534-L.jpg

Represa de Nova Ponte

IMG_1535-L.jpg

IMG_1536-L.jpg

IMG_1541-L.jpg

Canavial ao norte de Uberaba

IMG_1545-L.jpg

IMG_1549-L.jpg

Estação de Itiquapira

IMG_1550-L.jpg

Uberaba

IMG_1552-L.jpg

Parque do Zebu

IMG_1553-L.jpg

IMG_1555-L.jpg

IMG_1556-L.jpg

IMG_1559-L.jpg

Praça central

Abraços, Linhares

• Membros
Postado

Cara, essa CRF250L é um tesão de moto!!! Se ainda existisse 0km compraria fácil.

Mas não entendi essa velocidade de cruzeiro, só 80km/h? a tzinha vai a 100km/h ao infinito e além kkkk

Qual problema mecânico que ela te deu?

E quando voltar aqui no vale, dá um toque, te levo nuns lugares top por aqui.

• Membros
Postado

Opa, o problema mecânico vai aparecer mais pra frente na história! Foi um retentor da bomba d'água que vazou. A dificuldade foi encontrar um da CRF250L!

Quanto à velocidade de cruzeiro, ela perde feio para a Té250, pois tem uma relação de marchas mais reduzida. Ano passado eu viajei com três amigos de Ténéré. Vide relato no ADVrider!

Abraços, Linhares

• Membros
Postado

Saí de Uberaba para o leste na BR262 e logo peguei uma estrada municipal que cortava fazendas para o sul. Segundo o GPS era sem saída, mas ao final me deparei com uma plantação que havia sido colhida e pude visualizar o asfalto.

Logo cheguei no Rio Grande, divisa entre Minas Gerais e São Paulo.

Passei por algumas cidades e, num ponto onde o GPS mandava dar uma grande volta, perguntei se não havia um caminho por estrada de terra para Capivari da Mata. Peguei informações num posto de gasolina e consegui achar um atalho para essa pequena vila. De lá fui para a cidade de Ituverava onde almocei um prato feito bem caprichado!

Segui em direção a Franca. Tentei cortar por nos canaviais, mas estava um labirinto e escorregadio. Voltei para o asfalto e passei pela cidade de Ribeirão Corrente. Fiquei surpreso como a cidadezinha é bem conservada! A estrada até Franca é asfaltada mas com curvas bem divertidas e cercada de plantações de café.

Visitei o Museu Histórico Municipal (entrei com toda a minha vestimenta!) e peguei a rodovia Rio Negro e Solimões em direção a Batatais. No começo era um estradão, mas depois do rio Sapucaí mudou bastante. Começou a ficar estreita, com muitas valas e pedras soltas. O pior é que estava bem deserta. Um grande problema para quem viaja sozinho... Quando encontrei um pessoal em frente a uma chácara peguei dica da saída para o asfalto e "vazei na braquiara"! :wink:

IMG_1560-L.jpg

Arrumando o bagageiro improvisado

IMG_1564-L.jpg

IMG_1570-L.jpg

IMG_1572-L.jpg

Fim da estrada? Não, o asfalto estava logo ali!

IMG_1574-L.jpg

Ponte sobre o Rio Grande, divisa entre Minas e São Paulo. Do outro lado está a cidade de Igarapava

IMG_1576-L.jpg

IMG_1577-L.jpg

Pés de Café

IMG_1578-L.jpg

IMG_1579-L.jpg

Tempo querendo mudar

IMG_1581-L.jpg

Capivari da Mata

IMG_1583-L.jpg

Igreja de 1820 em Ituverava. Recuperada em 1985 pelo prefeito e seus funcionários pedreiros, segundo a placa abaixo

IMG_1582-L.jpg

IMG_1584-L.jpg

Ribeirão Corrente

IMG_1585-L.jpg

Fogão antigo no museu de Franca

IMG_1586-L.jpg

Rodovia Rio Negro e Solimões (SP-336)

IMG_1587-L.jpg

IMG_1589-L.jpg

IMG_1590-L.jpg

IMG_1591-L.jpg

Centro Cultural em Batatais

Abraços, Linhares

• Membros
Postado

IMG_1598-L.jpg

IMG_1599-L.jpg

IMG_1600-L.jpg

IMG_1601-L.jpg

IMG_1604-L.jpg

IMG_1605-L.jpg

IMG_1606-L.jpg

IMG_1609-L.jpg

Caminho da Fé

No caminho da da fé a pista estava boa, apenas um pouco escorregadia. Só que o GPS me mandou por um caminho de fazenda que era só lama! Depois que eu vi o carro atolado, eu entendi aquilo como um sinal e fiz meia volta!

IMG_1611-L.jpg

IMG_1612-L.jpg

Caminho errado

IMG_1613-L.jpg

IMG_1614-L.jpg

IMG_1615-L.jpg

Observem o detalhe da roda: serviu de molde pra lama!

IMG_1616-L.jpg

IMG_1617-L.jpg

IMG_1618-L.jpg

A minha roda também não estava lá essas coisas... mas voltando para a estrada de chão batido, logo ele ficou limpa!

IMG_1619-L.jpg

IMG_1620-L.jpg

IMG_1622-L.jpg

Casa Branca - SP

IMG_1627-L.jpg

Minas Gerais no horizonte

IMG_1629-L.jpg

São João da Boa Vista, ainda em SP

IMG_1630-L.jpg

IMG_1631-L.jpg

Abraços, Linhares

• Membros
Postado

Neste dia eu atravessei de São Paulo para Minas Gerais.

IMG_1638-L.jpg

Águas da Prata

IMG_1640-L.jpg

Subindo a serra entre Águas da Prata-SP e Andradas-MG. Um pouco mais à frente parei nesta pequena queda d'água chamada "ponte de pedra":

IMG_1643-L.jpg

IMG_1644-L.jpg

IMG_1646-L.jpg

IMG_1645-L.jpg

IMG_1647-L.jpg

IMG_1650-L.jpg

Este primeiro trecho foi tranquilo. Depois que a estrada chega próxima do asfalto e volta para o interior, começaram algumas descidas muito íngremes. A relação de marchas da CRF ajuda bastante, pois a primeira é bem travada.

De Andradas para Ouro Fino, o caminho da fé passa por dois vilarejos. Imaginei que seriam estradas de terra normais que ligam as vilas, mas o caminho seguiu por uma tal estrada do calixto que depois eu soube que nem os peregrinos estão passando nesta época! :shock:

IMG_1652-L.jpg

IMG_1653-L.jpg

Senhoras peregrinando pelo caminho da fé. No total dá mais de 300 km!

Depois do encontro com a peregrinas, eu peguei o pior trecho da viagem! Começou com algumas descidas bem íngremes acrescentadas de várias valas. Em seguida rolou um subida daquelas! O tempo todo de primeira. Por sorte eu passei de uma vez!

Tenso! Lá em cima havia uma pequena queda para se refrescar:

IMG_1654-L.jpg

IMG_1655-L.jpg

Do segundo povoado até Ouro Fino, eu fui por asfalto!

::mmm:

IMG_1656-L.jpg

"Toda vez que eu viajava pela estrada de Ouro Fino..."

Abraços, Linhares

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...