Membros de Honra LiCo Postado Novembro 26, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 26, 2009 Paulo, todas as minhas fotos das Islas Ballestas ficaram assim, com o céu branco. Fiquei cabreiro quando ví, decepcionado! E era justamente uma nesse estilo que eu ia postar. Citar
Membros de Honra Adam Tavares Postado Novembro 26, 2009 Autor Membros de Honra Postado Novembro 26, 2009 Paulo, legal cara?... então vamos la.. vou dar alguns pitacos OK?.... Eu acho que vc poderia ter jogado uma abertura ainda menor que F11... algo como F22 por exemplo.... e baixado mais a velocidade... para fazer o veu na cachoeira... mas isso não vem ao caso rs.. não é essa a pergunta rs.... vamos falar do céu.... na verdade pelo que me parece o céu não ficou sem cor.... e sim Super Exposto.. ou seja... estourou demais o ceu.... isso é questão de fotometria... pode ver que a agua da cachoeira tambem esta um pouco estourada.... vou te falar pq o céu ficou desta cor... temos uma diferença tonal muito grande nesta cena... ai entramos num papo de latitude... algumas cameras... possuem uma melhor latitude do que outros... isso quer dizer que ela consegue visualizar mais tonalidades na cena.. o que aconteceu no caso da sua fotografia... é que o sol estava mto forte...então o ceu devia estar bem claro... assim como a agua da cachoeira.... porem... a cachoeira esta dentro de um canyon.. uma fenda.. algo parecido... e nessa região... tudo é mais escuro.... ai numa situação dessa não tem muito o que fazer mesmo não... vc teria 3 opções.... esperar o sol abaixar... mudar de posição para fotografar... ou então fazer o que vc fez... mostrar a cachoeira mas estourando o ceu... ou fazer o contrário... deixandoa parte da cachoeira mais escura... e deixando o ceu na cor correta.... você poderia ter usado um Filtro Polarizador tambem.. ele ajuda a acentuar o azul do ceu... mas ao meu ver você poderia ter diminuido um pouco mais a abertura... não iria prejudicar tanto a vegetação... e traria mais detalhes do ceu... abração Citar
Membros de Honra DaniloDassi Postado Novembro 26, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 26, 2009 Já passei por situações semelhantes... normalmente tento tirar duas fotos: Uma estourando o ceu e outra escurecendo o objeto. Depois no photoshop a mágica acontece. Se tiver no tripé não tem erro! Na mão é um pouco mais difícil. Abraços Citar
Membros de Honra Adam Tavares Postado Novembro 26, 2009 Autor Membros de Honra Postado Novembro 26, 2009 Verdade... da para resolver da forma que o Danilo falou também... essa tecnica se chama HDR... o mais correto é você tirar foto com 3 exposições diferentes... ai no Photoshop... vc junta as fotos... e esta feita a mágica rs... e recomendo sempre que possivel tirar a foto no formato RAW... é incrivel como da para salvar mta coisa assim.... abço Citar
Membros Danilo Santista Postado Novembro 26, 2009 Membros Postado Novembro 26, 2009 É, ser tiver RAW na câmera use ele sem dúvidas nessa situação. Tu pode até fazer um HDR com uma única foto (dependendo da situação) configurando 3 exposições diferentes. Eu particularmente odeio HDR. Ainda mais aqueles forçadões, mas pra salvar depois uma foto nessa situação é uma boa. Como o xará disse, o ideal é fazer 2 ou 3 fotos exatamente iguais no tripé. Abraços Citar
Membros de Honra Adam Tavares Postado Novembro 26, 2009 Autor Membros de Honra Postado Novembro 26, 2009 Danilo... mas no caso... não rolaria de fazer HDR da mesma foto nesse caso.... estamos falando de HDR para salvar a imagem e não HDR artistico.... Explicando de forma mais clara o que acontece.... você tirando uma foto fazendo a fotometria no céu.... não se importando de como vai ficar a parte inferior da foto.. pense só no ceu... acrtou a cor que queria?... ótimo... tire outra foto identica.... mas agora fazendo a fotometria na mata e cachoeira..... depois pelo PS(photoshop)... vc sobre por uma foto na outra.... e tera o resultado que esperava.... Citar
Membros de Honra DaniloDassi Postado Novembro 26, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 26, 2009 É isso ai mesmo Adam! Chará, alguns HDRs são tristes mesmo... mas eu acho o efeito (artístico) bem bacana :'> Abraços Citar
Membros Danilo Santista Postado Novembro 26, 2009 Membros Postado Novembro 26, 2009 Fala Adam, Eu entendi... comentei no caso de rolar uma outra situação dessa. E como disse, prever um HDR já imaginando o problema de latitude de exposição - sendo com uma em RAW ou mais fotos, dependendo do contraste de informações, EU acho uma bela saída, agora um já pensando em fazer o que andam fazendo por ai EU não curto. Aprecio o claro, o escuro e tudo entre eles... Mas é aquela velha história dos gostos e tudo mais. hehe Abraços Citar
Membros Danilo Santista Postado Novembro 26, 2009 Membros Postado Novembro 26, 2009 Chará, alguns HDRs são tristes mesmo... mas eu acho o efeito (artístico) bem bacana :'> Abraços Fala xará! Isso mesmo, nestes casos, fora o do All Star (gosto pessoal) eu acho bem legal, uma coisa leve suave... Os dois últimos eu achei muito legais. É que quando tem novidade (já nem é tanto assim) parece que sempre começamos pelo extremo para depois ir descendo para o equilíbrio. Me incluo nisso! rs Valeu, abraços. Citar
Membros de Honra PauloMotta Postado Novembro 27, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 27, 2009 Ae galera, valeu pelas criticas. BOm saber que a culpa não foi so do fotografo. Essas coisas de HDR, salvar em RAW pra mim são complicadas porque meu interesse é so tirar umas fotos legais mesmo e se possível com um pouco de técnica, mas não tenho paciencia pra ficar fazendo grandes efeitos no photoshop... Mas mesmo asism valeu a dica. :'> Será que tratando no photoshop daria para recuperar o céu e quem sabe melhorar a foto como um todo?? Ah, e nessa foto eu tentei justamente reduzir a velocidade do obturador pra fazer o efeito de véu, a partir de quanto ele começa a surtir efeito?? Abraços, Paulo Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.