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Viagem à Machu Picchu, ida e volta por via terrestre. Eu, Jurema, aos 52 anos, e Agostinho, meu marido, 53, fizemos esta aventura que há muito pensávamos em fazer, no estilo "mochileiros". Carregando nossas mochilas nas costas, foram 16 dias entre ida e volta, na mais pura aventura, com direito ao lendário "Trem da Morte" enfrentando todas as dificuldades, das mais variadas, entre elas, alimentação, água, idioma, cultura, necessidades fisiológicas, temperatura fria, clima seco, altitude, policiamento ostensivo, burocracia nas fronteiras, entre outras coisas..... Mas valeu a experiência.

 

Custos: mais ou menos U$ 1.100,00 - (2 pessoas) -

 

Dia 23-04-2005 - Sábado - S.Paulo / Puerto Quijarro - Saída pela Empresa de Ônibus Andorinha às 11:00 hs.

Passagem: R$ 312,00 - (2 pessoas) -

Viagem cansativa, e ônibus pouco confortável. Mas o amanhecer no Pantanal, pela janelinha do ônibus, já valeu à pena !!!

 

Dia 24 - Chegada à Puerto Quijarro às 07:45 hs.

Táxi do lado boliviano para o Terminal Ferroviário: varia de 5 a 8 bolivianos. Mas pode pagar em Reais.

Hotel: 40 bolivianos (2 pessoas)

Passagem do trem: 230,00 Bol. - (2 pessoas)

Saída do trem às 17:30 hs

 

De São Paulo à Puerto Quijarro, foram 21 hs de viagem, passando pelo lindo amanhecer, no Pantanal. O ônibus nos deixa do lado boliviano, em Arroyo Assuncion. Era uma confusão só... gente oferecendo os táxis, gente oferecendo troca de moeda....um calor infernal !!! De lá pegamos um táxi, deixamos as mochilas num hotelzinho, (se é que se pode chamar de hotelzinho) e fomos direto comprar a passagem do "Trem da Morte", vagão Super Pullman. Ficamos numa filona, e toda hora os cambistas, passavam à nossa frente, furavam a fila, e compravam bilhetes para outras pessoas. Eles ficam oferecendo passagem, e dizendo que nas bilheterias já acabaram. Mas não acredite. Fique na fila. O calor era imenso. Voltamos à Corumbá para carimbar os passaportes. O que não havia necessidade. Ai já começou nossa peregrinação. Ficamos das 10:00 hs até por volta das 13:00 hs, em Corumbá, esperando na porta da Policia Federal, e sem necessidade. Não precisa carimbar o passaporte na saída do Brasil !! Quando voltamos à fronteira boliviana, a imigração já havia fechado. Tivemos que esperar a vontade do funcionário vir carimbar os passaportes. Eu já havia reclamado com o policial da fronteira, que iria perder o trem !!! A fila estava enorme. Já eram mais de 16:00 hs. quando conseguimos carimbar os passaportes, e isso porque éramos o primeiro da fila. Por fim voltamos à pousada, que ficava em frente a estação do trem, onde tínhamos deixado as mochilas. Como o trem partia às 17:00 hs, não tivemos tempo nem pra tomar banho.

 

Dia 25 - Segunda-feira - Chegada à Santa Cruz, às 10:00 hs.

Hotel: 35 Bolivianos

Táxi: por volta de 8 Bs, cada viagem

Saída de Sta Cruz às 17:00 hs,

Preço da passagem: 140,00 Bolivianos

 

Foram 16:30 hs de viagem, dentro do Trem da Morte. Em Sta Cruz, o terminal ferroviário é junto com o rodoviário. Assim que descemos, já compramos a passagem do ônibus pra La Paz. Ficamos num hotel em frente a estação para facilitar nosso embarque mais tarde. Fomos almoçar no centro e fazer uma pequena caminhada. Sta Cruz não tem muita coisa pra ver. Fazia muito frio, e ventava bastante !!

 

Dia 26- terça-feira - Chegada à La Paz às 08:00 hs.

Hotel Torino - 80 Bolivianos diária / casal

Foram 15 hs de viagem. Até que o ônibus era bem confortável, mas... as paradas que dava, eram lugares desérticos, sujos, as pessoas faziam a comida diretamente nas calçadas, no meio da estrada, pouca iluminação, e sujeira pra todo lado. As pessoas são mal cheirosas e levavam comida dentro de um saco plástico, pra dentro do ônibus, e comiam com as mãos. Não conseguimos comer nada !!! Não dava coragem de comer aquelas "pollos, assaditos" !!! Havia lugares em que o ônibus parava, e nem banheiro tinha. Faziam xixi na rua mesmo, encostados nas paredes das casas ou em volta do próprio onibus. Ainda tinha o problema da altitude. O ônibus sobe....sobe..... a náusea vai aumentando, a dor de cabeça é insuportável, a gente passa mal. Até vomitei. Quando chegamos em La Paz, descemos do ônibus, olhamos para um lado, olhamos para o outro, lugar diferente, estranho, todo aquele transito caótico, decidimos ir a pé até o hotel. Pensei que passaria muito mal, mas conseguimos chegar ao hotel depois de alguns quilômetros caminhando. As subidas são muitas, e não podemos falar e caminhar ao mesmo tempo. A falta de ar é grande. Mas até ai, tudo bem. Chegamos ao hotel Torino !!

 

Dia 27- quarta-feira -

Ida e volta à Tiahuanaco. - Custos 28,00 Bolivianos (2 pessoas ida e volta) Entrada nas ruinas e museu- 160 Bolivianos (2 pessoas) ou U$10,00

Saimos do hotel, e pegamos um táxi, claro, negociamos o preço, ele nos levou até um lugar chamado cemitério, e lá pegamos uma van que nos levou até as ruínas. Tem que procurar as que fazem melhores preços. E veja as condições do transporte. Tem alguns caindo aos pedaços. A van foi bem cheia. Os bolivianos são mal cheirosos, (felizmente nem todos), o meu marido com o nariz pra fora da janelinha pra não sentir o cheiro. Mas é assim mesmo. São culturas diferentes, e isso é que é interessante. Chegamos depois de 01:30 hs, às ruínas. É um passeio interessante, num lugar inóspito e seco.

 

Dia 28- quinta-feira -

Tour pelo Chacaltaya e Valle del Luna - das 7:30, às 15:00 hs.

Custo 160,00 Bolivianos - (2 pessoas)

Comprei este tour na agencia do hostelling, dentro do hotel Torino.

Saímos por volta das 07:30 hs, uma van veio nos pegar no hotel, conforme o combinado. O Chacaltaya, é um enorme pico nevado, com 5.300 metros de altitude. É a maior pista de esqui do mundo. Tudo bem. A paisagem até lá é seca, muito seca, mas lindíssima. Do alto, avista-se as lagoas de águas bem verdes !! E sobe, e sobe, por um caminho de terra, e a montanha é toda de pedregulho, caminhos muito estreiros, curvas perigosas, mas muito lindo. Bom, minha cabeça começou a doer. A pressão é muito grande. Chegando na cabana, que é estação de esqui, descemos da van, e os turistas subiram por mais uns 30 metros a pé, juntamente com o guia, para ter uma visão melhor de toda a montanha. Eu não consegui subir. Fiquei na cabana esperando o pessoal descer. Tomei chá de coca, o Agostinho também não subiu. A cabeça doía muito, passei muito mal, vomitei, não conseguia respirar...os olhos pareciam inchados, uma sensação ruim. Ventava e fazia muito frio, apesar do dia ensolarado. Mas valeu a pena. É um lugar lindíssimo. Depois do Chacaltaya, fomos para a parte sul do pais, visitar o Valle de La Luna. É impressionante a formação rochosa de aspecto lunático formada há milhões de anos. Esta parte da cidade é muito bonita.

 

 

Dia 29- sexta-feira -

La Paz a Copacabana. 07:30 hs - às 11:30 hs

Bus turismo, 60,00 Bolivianos (2p) - comprado na agencia dentro do hotel Torino.

O ônibus veio nos pegar no hotel. Foram quatro hs de viagem, cortando as montanhas secas, e atravessando de barco, o gelado Lago Titicaca. A gente deixa as mochilas dentro do ônibus, que atravessa numa enorme balsa, e as pessoas vão num barco. Do outro lado a gente retorna ao ônibus.

Hotel Brisas do Titicaca - (80,00 Bolivianos- 2p) com vista para o lago. Uma beleza.

 

- Copacabana é uma cidadezinha bem pequena, e não há transportes, também nem precisa. O transporta lá, só os ônibus de viagem e os carros que estão a passeio. Táxi, é uma espécie de triciclo, e leva gente atrás. A alimentação e o artesanato, é um pouco mais caro que La Paz.

 

Dia 30 - sábado -

Copacabana / Puno, no Peru - Custo 40,00 Bolivianos- 2p.

Saída de Copacabana às 14:00 hs, chegando à Puno às 16:00 hs. (horário local- 1 hora de atraso).

Puno: Hotel das Islas - 35,00 Soles-2p

A viagem durou 3 horas.

Lindas paisagens, margeando todo lago por quase todo o tempo.

A travessia da fronteira sempre é feita a pé, e deve-se passar pela imigrção dos dois lados.

Já no ônibus o auxiliar do motorista, vinha nos oferecendo um hotel, com um bom preço. E van já veio nos buscar, assim que chegamos ao terminal terrestre. O hotel não era lá grande coisa, mas deu pra ficar !! O gerente do hotel, quis me vender, a todo custo, uma passagem para Puno, para o dia seguinte, pelo valor de 25 bolivianos, cada passagem. Foi quando eu soube por um brasileiro que lá se encontrava, que ele já lhe havia vendido a mesma passagem, por 40 bs. Então desconfiei que ele estava nos enganando, e depois de algumas perguntas, eu recusei. Fui até ao terminal e comprei a passagem lá mais barato, e tive certeza que o homem quis mesmo me enganar, pelas conversas dele. Gostei de Puno, não fui às ilhas, mas o centro da cidadezinha é bem aconchegante, e tem umas pizzas bem gostosas!!

 

Dia 01-05 - Domingo - Puno / Cusco - Passagem 40,00 Soles -2p - mais 20,00 Soles, para pegar o outro bus.

Saída de Puno às 08:00 hs, e chegada à Cusco às 17:00 hs.

 

Foram 9 horas de uma cansativa viagem, e cheia de aventura !

Bem, saímos num ônibus confortabilíssimo, andar de cima, poltronas à beira da escadaria... beleza. Depois de umas 4 horas de viagem, no meio do nada, o ônibus quebra. Acho que foi praga do gerente do hotel !! heheh.

Ficamos parados por mais ou menos uma hora. Quando vejo todas as pessoas pegarem suas mochilas e entrar num outro ônibus que vinha passando, nós fomos também. Foi uma correria só ! Mas não havia lugar para todos, e foi uma confusão danada. Era gente por toda parte, em pé e sentado nas escadarias, gente comendo frango com as mãos, gente mal cheirosas..... e um entra-e-sai de passageiros, e a gente preocupados com as mochilas no porta malas do busão... faltava mais ou menos umas 5 horas para chegar à Cusco, mas até que consegui dois lugares e fomos até Cusco, sentados. Chegando lá, fomos procurar hospedagem. Procura e procura.... Tudo caro. Cobram somente em dólares. Queríamos ficar perto da praça, é claro, e encontramos uma única pousada, que cobrava em Soles. Beleza, ficamos lá. Era boa, e bem localizada. Hostal Santa Maria, na rua Santa Catalina, e fazia parte do Mosteiro do mesmo nome. Já era bem tarde, e faltava pouco para escurecer.

 

Dia -02 / 05 - Segunda-feira - Fomos passear por ali, comprar o tour para o dia seguinte, e descansar. Cusco é belíssima, e me lembrou muito a Espanha, por suas grandiosas construções. Mas tudo é caro !!!

 

Dia 03 -Terça-feira -

Machu Picchu - Tour de U$ 250,00- (2 pessoas ida/volta).

Saída de Cusco às 07:00 hs, retorno às 20:00 hs.

Bus de Cusco à Olamtaytambo - 07:00 às 08:30 hs.

Trem de Olamtaytambo á Águas Calientes - 09:00 às 11:00 hs.

Micro bus de Águas Calientes à M.Picchu - 15 minutos.

Volta: Trem - das 16:20 às 17:50 hs

Bus - das 18:10 às 20:00 hs

O funcionário da agência de turismo, PERUVIANTREK, na rua Santa Catalina, veio nos pegar na pousada, e nos levou até onde se encontrava o ônibus. A viagem foi maravilhosa. Cortando as montanhas secas, por entre os pequenos pueblos, onde tudo parecia esquecido. Na chegada a Ollamtaytambo, deixamos o bus, e perdemos o guia. Ou melhor, ele falou qualquer coisa, e nos deixou. Não o vimos mais até chegar em Águas Calientes. Embarcamos no trem. Por cerca de 2 horas, cortamos um vão entre duas montanhas, muitas delas geladas, ao fundo, e um rio à margem esquerda, acompanhava-nos. Esta região é densa mata, uma floresta verde e quente. Chegando à Águas Calientes, ficamos sem saber o que fazer, pois não víamos o nosso guia. Ficamos irritados, e o pessoal do nosso ônibus, começou a se agrupar, mas ninguem falava a língua do outro, e por gestos e sinais tentamos nos comunicar. Então com a maior cara de pau, chega o guia. Não gostamos da atitude dele, mas enfim, em outros país não podemos fazer nada !! Pegamos um micro ônibus e por estradinhas muito estreitas e muita alta, nos levou até Machu Picchu. Lá fizemos o tour por entre as ruínas, e depois o guia nos dispensou a todos, para que voltássemos sozinhos. Retornamos no micro ônibus até Águas Calientes, que é um pueblo, encravado num vale, rodeado de altas montanhas, e cortada pelo mesmo rio que nos acompanhou por toda a viagem do trem. Muito comércio de souvinires, restaurantes, e artesanatos típicos, é a maior movimentação de Águas. Tomamos o trem, e voltamos à Ollamtaytambo. Como já estava escuro, quando chegamos à Ollamtaytambo, não conseguimos localizar nosso ônibus, eram tantos estacionados por lá, que ficamos perdidos. Não fosse dois chineses a nos chamar e mostrar nosso bus, ficaríamos um tempo até embarcar. Claro que o motorista do ônibus, contou o número de passageiros, e qualquer coisa ele não sairia do local. Chegamos à Cusco às 20:00 horas. Machu Picchu é magnífico !!

 

Dia 4 - Quarta-feira -

Cusco / La Paz - Saída de Cusco às 22:00 hs.

Custo do hotel Sta Maria em Cusco - 200 Soles- 4 diárias.

Custo das passagens até La Paz, compradas na agencia de turismo, (PERUVIANTREK) - Cia Bus LITORAL -

100,00 Soles (2p)

Dois dias antes, quando compramos o tour para Machu Picchu, havíamos reservado as passagens de volta à La Paz, pela companhia LITORAL. Pedimos para ver o álbum de fotos do onibus, marcamos os assentos, e ainda escolhemos o piso superior. Tudo uma beleza... ônibus bonito, bem conservado, semi leito.... a viagem seria ótima !!! SERIA !!!!!

Na hora marcada o funcionário veio nos buscar na pousada, como havia sido combinado, e nos levou até ao terminal terrestre, fez os tramites necessários, até comprou pipoca pra mim, e se mostrou muito solícito. Na hora de embarcar, nos despedimos e passamos na roleta. Qual não foi nossa surpresa, minha e do meu marido, ao ver o ônibus que nos levaria à La Paz !!!!!!! O ônibus não era nada daquilo que havíamos visto nas fotos !!! Não tinha dois andares, não era conservado, e o pior, não tinha poltrona semi-leito. Fazer o quê ???? NADA !!!!

O funcionário, já havia se retirado do terminal !!! A viagem foi ruim.... longa.... interminável !!! Pra rechear ainda mais nossa decepção, na fronteira do Peru, entrando na Bolívia, fomos abordados pela policia fronteiriça peruana, que nos levou pra dentro de um quartinho, primeiro meu marido, e depois eu. Revistaram tudo, até o porta dólar, contou todo nosso dinheiro, perguntou se carregávamos "bagulho", imagina só, eu e meu marido, dois meio idosos !!! hehehehe !!!! Mas não fizeram nada, ainda bem !!! Ficamos constrangidos, mas enfim.... Demorou para o ônibus ser liberado para passar a fronteira, e tivemos que ficar ali, numa cansável espera. Até que chegamos em La Paz, pelo começo da tarde do dia 5 !!!

 

 

Dia 5 - Quinta-feira

Chegada á La Paz, às 12:30 hs, horário local ( 1 hora adiantada). Foram 13:30 hs de viagem.

Saída de La Paz à Cochabamba às 13:30 hs - Passagem- 30 Bolivianos - 2p.

Chegada à Cochabamba às 20:30 hs - Foram 7 hs de viagem.

Saída para Santa Cruz de La Sierra às 22:00 hs - Passagem 80,00 Bolivianos- 2p.

 

Havíamos pensado em ficar em La Paz, mas as decepções foram tantas, que decidimos pegar o próximo ônibus para Cochabamba, que sairia dentro de 1 hora.

Chegamos à Cochabamba por volta das 20:30 hs, e já embarcamos num outro bus pra Sta Cruz, em menos de 2 horas. O terminal rodoviário de Cochabamba é muito grande, e um movimento de dar inveja à rodoviária de S.Paulo !!!

 

Dia 6 - Sexta-feira

Chegada à Santa Cruz de La Sierra às 07:30 hs. Foram 9:30 hs de viagem.

Saida de Sta Cruz à P. Quijarro às 18:00 hs - Passagem do trem 230,00 Bolivianos- 2p.

 

Chegando pela manhã em Sta Cruz, já compramos a passagem do trem para Puerto Quijarro. Como o trem sairia à tarde, fomos nos hospedar num hotel em frente ao terminal, em Sta Cruz, para descansar, tomar banho, e almoçar no centro da cidade. Na hora marcada embarcamos. Este dia estava muitíssimo calor !!

 

Dia 7 - Sábado -

Chegada à Puerto Quijarro às 12:00 hs - Foram 18:00 hs de viagem.

Saída de Corumbá-MS, às 18:00 hs.

Preço da passagem: Corumbá -S.Paulo -

R$ 316,00 - (2 pessoas)

A viagem no Trem da Morte, foi ótima. Mas não fiz nenhuma refeição dentro do trem. Nem na ida nem na volta.

Chegamos à Puerto Quijarro, e no desespero das pessoas em tomar um táxi, eles cobram o quanto querem. Nós não utilizamos os táxis, e fomos a pé até a fronteira. Por volta de 3 quilometros, carregando as mochilas, chegamos ao posto de imigração. Carimbados os passaportes, tivemos que pagar aquela famosa "taxazinha" de 10 bolivianos, não sei por quê !! Já do lado brasileiro, tomamos um táxi, que depois de muito pechinchar, pagamos 20,00 Reais, e nos deixou na rodoviária. Compramos a passagem pela Andorinha, para às 18:00 hs. Deixamos nossa bagagem no guarda volumes, sem problemas, e tivemos tempo de sobra para caminhar por Corumbá, almoçar uma comida pra lá de gostosa, e ainda quase tirar um cochilo na rodoviária que é bem pequenininha. Este dia parecia que ia nevar em Corumbá, de tanto frio !!!!

Embarcamos no horário, num ônibus mal conservado, em que o ar condicionado fazia um barulhão danado.

 

 

Dia 8 - Chegada à S.Paulo às 16:00 hs - Foram 21 hs de viagem desde Corumbá até a estação rodoviária da Barra Funda.

Viagem mal dormida, mas tranqüila !!!

 

Equipamento:

Mochila: Curtlo 45 litros

Mochilinha de 10 litros, que carregava na frente com documentos, máquina fotográfica, algum alimento para comer nas longas viagens noturnas, entre outras coisas.

- 3 camisetas

- 2 calças que viram bermudas

- um conjunto de flecce

- um anorak - (corta vento)

- luva, gorro

- uma leg

- uma toalha fralda

- material de higiene

- remédios

- saco de dormir (usava para me cobrir, nas viagens noturnas - fazia frio)

- uma papete

- óculos escuros, boné

- 3 meias, e 3 peças intimas

 

Dicas:

- cuidado com as promessas. Eles sempre querem nos enganar !

- sempre negocie os preços de onibus, van, tours, táxi ... tudo

- o clima é seco, os olhos ardem, o nariz resseca, por isso é sempre bom um colírio.

- água só tomei mineral, e de preferência com gás. Até para a higiene dental, usei água mineral. Não tive diarréia.

- Tome muito mate de coca. Alivia o soroche.

- Não fique deixe faltar papel higiênico na sua bagagem !!!!

- Viagem no trem Super Pullman- é mais caro, mas tranqüilo.

- calculei uns 100 bolivianos para as refeições do dia / casal.

 

http://jgmiguel11.multiply.com/photos

 

 

 

BOA VIAGEM !!!!!

[:I]

  • Membros de Honra
Postado

E aí Jurema!

 

já tinha visto sua peregrinação à Santiago, e agora acabei de ler esse relato... eu pretendo fzer uma viagem parecido (só que mais demorada e com amsi lugares), porém seu relato vai me ajduar mto!

 

parabens pela viagem e valeu pelo relato, as fotos tbm estão muito legais mesmo! (a de machu picchu foi vc que tirou? a que está na capa é digna de uma fotografa profissional!)

 

Abraços,

Gabriel

  • Membros
Postado

Ae, Gabriel, só agora eu pude terminar de escrever o meu roteiro, e por isso demorei a colocá-lo no fórum.

Vou colocar o roteiro de Santiago, tbm, apesar de já fazer mais de um ano. Mas sempre ajuda, n ??!!!!

Qto 'as fotos, fui eu quem fez, sim !!!

As de Machu Picchu, fiz com uma digital- Canon A-85.

 

Se eu puder ajudar, é só chamar !!!

 

 

 

 

 

quote:Originally posted by Gabriel_lost

 

E aí Jurema!

 

já tinha visto sua peregrinação à Santiago, e agora acabei de ler esse relato... eu pretendo fzer uma viagem parecido (só que mais demorada e com amsi lugares), porém seu relato vai me ajduar mto!

 

parabens pela viagem e valeu pelo relato, as fotos tbm estão muito legais mesmo! (a de machu picchu foi vc que tirou? a que está na capa é digna de uma fotografa profissional!)

 

Abraços,

Gabriel


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id="quote">[:I]
  • 5 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá Jurema,

 

Li seu relato, e em primeiro lugar gostaria de agradece los pela riquesa de informações, estou planejando fazer basicamente o mesmo roteito q vc com saida em dez.

 

Estou tendo problemas em saber exatamente como funcionamento o esquema de agendamento pra entrar na trilha a inca classica, eu sei q vc foi de trem, mas me diga, vc viu por lah algo a respeito disso? ou sabe algo com certeza??

 

Tenho mtas informaçoes desencontradas, umas dizem q tem q agendar entrada na trilha com 45 dias de antecedencia, outras q da pra agendar em cusco 3 dias antes..

 

Outra pergunta, em q mes vcs fizeram a viagem???

 

mto obrigado mais uma vez!!!

 

[]´s

  • Membros
Postado

Olá Tom, qto ao agendamento, aqui mesmo neste fórum, alguém poderá te indicar a MARISOL, que é a pessoa quem agenda as trilhas a pé. Vejo mta gente fazer com ela. Mas parece que é necessário mesmo mais de um mes de antecedencia.

A que eu fiz, de um dia só, fiz lá mesmo em Cusco. Esta não tem problema algum.

Eu fui em abril e voltei no começo de maio / 2005.

 

Qquer problema é só escrever!!

 

 

 

 

 

quote:Originally posted by thgodoy

 

Olá Jurema,

 

Li seu relato, e em primeiro lugar gostaria de agradece los pela riquesa de informações, estou planejando fazer basicamente o mesmo roteito q vc com saida em dez.

 

Estou tendo problemas em saber exatamente como funcionamento o esquema de agendamento pra entrar na trilha a inca classica, eu sei q vc foi de trem, mas me diga, vc viu por lah algo a respeito disso? ou sabe algo com certeza??

 

Tenho mtas informaçoes desencontradas, umas dizem q tem q agendar entrada na trilha com 45 dias de antecedencia, outras q da pra agendar em cusco 3 dias antes..

 

Outra pergunta, em q mes vcs fizeram a viagem???

 

mto obrigado mais uma vez!!!

 

[]´s


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[:I]

  • 4 meses depois...
  • Membros
Postado

deve ter sido uma viaje e tanto essa em?

Só de ler o relado paresse que viajamos junto com vc.

Creio eu que no começo do ano eu possa ir pra machu pichu.

Valeu pelo o relato de sua viaje.

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