Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá Leticia_c!

O sobre voo as Linhas de Nasca tem duracao de 30 a 40 minutos, o custo e de U.S.$ 40.00 dólares.

Pode fazer durante o trajeto vindo do Puno/Cusco/Arequipa/NASCA ou Lima/Ica/NASCA/Arequipa/Cusco/Puno.

Titán.

• Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Ola Titan e Leticia_c

Eu só não fui pra Nazca por falta de tempo, pois minha viagem iria ficar muito corrida e cansativa, o que não valeria a pena.

Mas em 30 dias vc terá a chance de fazer muita coisa que eu não consegui fazer, como fazer passeio para escalar um vulcão...

Abraços

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oi Magno,

Esta quase tudo certo para minha ida no dia 26/01... vou fazer o seu roteiro, com alguns passeios a mais... mas ainda estou cheia de duvidas e precisando de ajuda.

Li e re-li seu relato e achei muito bom, mas gostaria de mais algumas informacoes.

1 - Em copacabana vi alguns relatos de pessoas que dormiram na ilha do sol. Vc sabe como funciona? Tem que fechar o hotel, levar a mochila e ai, como funciona a volta para copa?

Vi no seu relato que vc chegou a noite lá em copa, fez o passeio o dia todo foi no outro dia para Puno... é qto tempo de viagem para puno? qdo saiu de capacabana disse que comprou a passagem copa-puno-cusco, mas ai fez passeio em puno, a que horas vc pegou o onibus pra cusco?

2 - Em cusco, o passeio do vale sagrado é feito em 1 dia? Eu queria fazer o rafting em Urumbamba... vc sabe como devo fazer para dormir no vale sagrado? Queria conhecer Ollamtaitambo e chinchero tbem...

3 - Em cusco vc disse que o pessoal do hotel foi te buscar na rodoviaria... entao vc fez a reserva a partir do brasil? Como vc fez?

4 - Sei que em fevereiro a trilha tradicional fecha para manutencao, mas vc sabe se tem alguma trilha alternativa. O trem continua funcionando, certo?

5 - Qtos dias é preciso ficar em San Pedro do Atacama para fazer os passeios no deserto? Vc nao especificou isto, nem colocou o preco dos passeios do salar do atacama, vale da lua, etc. Vc só colocou o preco e tempo do Uyuni... queria saber qtos dias vou ficar la em San Pedro...

6 - Vcs levaram somente uma mochila cada um? O que é muito essencial levar? Fico apavorada ao pensar em levar tudo em 1 mochila... preciso de dicas...

7 - Vc levou todo o dinheiro em dolares trocados no brasil? Nao é muito perigoso ficar andando com mais de USD1000,00 no bolso?

Bom, me desculpe pelo tanto de perguntas... mas preciso mesmo de dicas, pois resolvemos, eu e meu noivo viajar em cima da hora... e nao podemos perder a oportunidade, pois nao é sempre que conseguimos umas ferias com tantos dias...

Abraco,

Leticia.

• Membros
Postado

Ola Leticia,

Falta pouco para a sua viagem hein... daqui a pouco começa dar aquele friozinho na barriga. Antes de responder, lembro que os preços que tem no meu relato são do mês de setembro (inicio da baixa temporada...), ok? Ahhh... não esqueça de tomar a vacina da febre amarela !!! Não esqueça de levar a caderneta da vacina amarela com vc nesta viagem !!!

Bom, com relação as suas duvida, vamos tentar ajuda-la!

1 - Em copacabana vi alguns relatos de pessoas que dormiram na ilha do sol. Vc sabe como funciona? Tem que fechar o hotel, levar a mochila e ai, como funciona a volta para copa?

Vi no seu relato que vc chegou a noite lá em copa, fez o passeio o dia todo foi no outro dia para Puno... é qto tempo de viagem para puno? qdo saiu de capacabana disse que comprou a passagem copa-puno-cusco, mas ai fez passeio em puno, a que horas vc pegou o onibus pra cusco?

RESPOSTA: Na ilha tem diversas pousadas, sendo todas elas rusticas!!! O pessoal que encontrei (e dormiu na ilha) fez da seguinte forma: Eles pegaram um barco que sai na parte da tarde de Copacabana (pelo que me lembro tem saídas às 8:15h da manhã e as 13:30h para a ilha do Sol) e como era época de baixa estação conseguiram pousadas de forma bem tranquila na ilha. Este barco para na parte Sul da ilha, onde ficam as pousadas. Chegando na ilha há uma escadaria de pedra muito íngreme, chamada escalera del inca !! O pessoal contrata uns burrinhos para levar a mochila para a parte de cima da ilha. Sem eles, fica muito dificil mesmo !! (eu penei pra descer sem mochila, imagina subir aquilo com mochila nas costas... impossivel !!)

Com relação ao passeio na trilha desta ilha o pessoal acordou bem cedinho no dia seguinte e andou pra caramba, pois foram da parte Sul até as ruinas que ficam na parte Norte e voltaram para a parte Sul para pegar o barco pra Copacabana, que saí lá pelas 16:00h. Mas eles andaram pra caramba !!! tem que ter pernas, pois além das subidas, há o ar que é meio rarefeito !! eles haviam deixado a mochila na pousada para fazer esta trilha, a paisagem vale muito a pena, mas vc tem que andar pra caramba !

Com relação a ida para Puno, eu comprei a passagem para Cusco, com parada em Puno. Foi dentro do ônibus, no meio do caminho para Puno, que fechei tanto o passeio às ilhas de Uros (aquelas ilhas flotantes) e a estadia no hotel em Cusco!! Pode parecer estranho e até achei que ia tomar um golpe, pois eu tive que fazer o pagamento antecipado, mas deu tudo certo !!! O ônibus sai de Copacabana lá pelas 13:00h e chega em Puno lá pelas 15:30h. Daí a pessoa que me vendeu o pacote nos colocou em uma Van que te leva até o porto para pegar o barco até as ilhas flotante. Fizemos o passeio e voltamos para a rodoviária de Puno lá pelas 19:00h. Deu para jantar na rodoviária e daí pegamos o ônibus para Cusco lá pelas 22:00h. Neste meio tempo ficamos conversando com uns moleques que engraxavam sapatos, para treinar o Portunhol... Este ônibus chegou na rodoviária de Cusco lá pelas 5:00 da madrugada. Um pessoal que não tinha reservado o hostel ficou dormindo no próprio ônibus, esperando o dia amanhecer. O pacote que fechei contemplava o transporte da rodoviária de Cusco até o Hostel, então não precisei esperaro no ônibus, pois para a minha felicidade, logo na saída da Rodoviária estava o dono da Pousada me esperando, conforme o combinado !!! No meu relato há o contato desta pousada em Cusco. Lembro a vc para ter cuidado com a empresa Pony !!! O pacote que fechei em Copacabana era muito abaixo do que eu havia planejado, porém tive uma dor de cabeça por causa dela conforme meu relato.

Há uma alternativa, talvez um pouco mais barata para ir de Copacabana para Puno. O pessoal pega uma Van na pracinha de Copacabana e esta te leva até Puno. Na Rodoviária de Puno eles contratam o passeio às Ilhas Flotantes, assim como as passagens para Cusco...não sei te informar se isso realmente vale a Pena, pois na Bolivia as coisas são baratas e se vc achar que está economizando muito em Bolivianos (moeda local), vc pode na verdade estar economizando apenas uns R$3,00...

Sugiro que vc de uma olhada no site www.titicacabolivia.com Este site é o que está impresso no ticket do barco que peguei em Copacabana - Ilha do Sol. Dei uma olhada e tem muitas informações úteis !!

2 - Em cusco, o passeio do vale sagrado é feito em 1 dia? Eu queria fazer o rafting em Urumbamba... vc sabe como devo fazer para dormir no vale sagrado? Queria conhecer Ollamtaitambo e chinchero tbem...

RESPOSTA: O passei ao Vale Sagrado é feito em 1 dia e inclui os povoados de Pisac, Ollantaytambo e Chinchero. Ele dura 1 dia, pois as localidades são distantes umas das outras. Eu comprei este pacote e começamos por Pisac, onde há uma feirinha de artesanato, e depois fomos para Ollanta. Em Ollanta nós pegamos o ultimo trem do dia para Machu Picchu, ou seja, eu não fui pra Chinchero. A vantagem de pegar o trem para Machu Picchu a partir de OIllanta é que a passagem é um pouco mais barato !! Antigamente era bem mais barato. Para dormir nestas cidades há diversos hostels, principalmente em Ollantaytambo.

Quanto ao Rafting, eu não tenho informações, mas na Plaza de Armas de Cusco há uma infinidade de agencias de turismo que fazem diversos passeios !! Há perto da Plaza de Armas uma agencia oficial do governo que presta informações aos Turistas também .

O passeio para Machu Picchu fiz por conta, sem agência ! Comprei a passagem de Ollantaytambo para Machu Picchu na sede da Cia de trem, localizada em Cusco, mas vc também pode compra-la em Ollanta. Mas por precaução...

O passeio do Vale Sagrado eu contratei no próprio hostel que fiquei hospedado.

3 - Em cusco vc disse que o pessoal do hotel foi te buscar na rodoviaria... entao vc fez a reserva a partir do brasil? Como vc fez?

RESPOSTA: Vide a resposta da pergunta 1. Eu fechei o pacote no ônibus, com uma pessoa que representava o hostel... corri o risco, mas deu certo.

4 - Sei que em fevereiro a trilha tradicional fecha para manutencao, mas vc sabe se tem alguma trilha alternativa. O trem continua funcionando, certo?

Putz, esta informação eu não tenho, mas acredito que o trem nunca para ! Dá uma olhada no site da empresa de trem, ok?

5 - Qtos dias é preciso ficar em San Pedro do Atacama para fazer os passeios no deserto? Vc nao especificou isto, nem colocou o preco dos passeios do salar do atacama, vale da lua, etc. Vc só colocou o preco e tempo do Uyuni... queria saber qtos dias vou ficar la em San Pedro...

RESPOSTA: Em San Pedro fiquei 4 noites, uma a mais do que o previsto em função da fronteira com a Bolivia estar fechada por causa de uma nevasca. Acredito que 3 noites (significa 3 dias inteiros) é mais do que o suficiente.

Com relação aos passeios segue:

Salar de Atacama + Toconao (que é uma cidadezinha proxima a Atacama): O por do sol e nascer da lua cheia ocorreu simultaneamente e foi uma das paisagens mais espetaculares da minha vida !!! tive sorte de pegar Lua Cheia ! Este passeio saiu por 5000 Pesos por pessoa.

Valle de la Luna + Valle de la Muerte: 4000 Pesos por pessoa. Há um passeio pra praticar Sandboard no Valle de la Muerte, mas não sei o preço.

Tour Astronômico: 10000 Pesos por pessoa.

Não fiz o passeio ao Geysers del Tatio pois a estrada até lá estava bloqueada pela neve.

6 - Vcs levaram somente uma mochila cada um? O que é muito essencial levar? Fico apavorada ao pensar em levar tudo em 1 mochila... preciso de dicas...

RESPOSTA: Na verdade levamos duas mochilas grandes cada uma, mais uma outra mochilinha pequena para carregar água, bolacha, óculos escuros, etc, para carregar durante nossos passeios/caminhadas.

Acho que levei carga demais, pois cada mochila estava pesando uns 14kg...Acho que em termos de calçados, apenas 1 tenis apropriado e 1 chinelo seja o suficiente. Com relação a calça/bermuda, sugiro levar aquela calça que se tranforma em bermuda, bastando que vc abra o zíper que fica na altura do joelho.. Daí vc economiza espaço. Eu também levei um saco de dormir para utilizar na travessia de SP Atacama para Uyuni, pois na época estava muito frio. Se não me engano o pessoal da agencia também aluga isso, se necessário. Com relação a camiseta, comprei aquelas nylon, que são utilizadas pra praticar corridas, pois secam com muita facilidade... Oculos escuro, protetor solar, baton de cacau e hidratante são fundamentais !!!

Caso falte alguma coisa, vc poderá comprar na Bolívia que é muito, mas muito, mas muito mesmo barato !! hehehe

7 - Vc levou todo o dinheiro em dolares trocados no brasil? Nao é muito perigoso ficar andando com mais de USD1000,00 no bolso?

RESPOSTA:Eu levei dólares em espécie !! Levei junto ao corpo, naquelas pochetizinhas fininhas, sempre amarrado na cintura. Carregava o dinheiro, documentos e cartões de credito nela. Pelo que vi, a maioria fazia isso. Quanto ao perigo, depende de cada um. Há diversas historias de falsos policiais na Bolívia, mas eu não vi nenhum (mas dizem que existe)... além do mais, na maior parte do tempo vc estará junto com alguns outros turistas... Sempre é perigoso andar com dinheiro, seja na Bolívia, seja no Brasil. Em alguns hostel havia cofre na recepção, mas pra confiar neste serviço é difícil... Eu dividia o dinheiro com minha namorada...cada um carregava um pouco de dinheiro na pochete e um cartão de crédito. (levamos dois cartões).

Bom, acho que é isso... vou ver se acho minha planilha de planejamento pra te enviar... mas esta planilha não está atualizada com os valores, horários, empresas que realizamos os passeios, imprevistos, etc.. é apenas a de planejamento...

Não se esqueça ao planejar a sua viagem, de que em cada cidade vc precisará de um tempo para negociar pacotes, localizar onde vc e as atrações estão, comprar passagem para a próxima cidade, etc...Se as coisas ficarem muito corridas, vc acabará se cansando, se estressando com toda essa questão de logistica...e acabará não aproveitando muito as atrações.

Não sei se ficou confuso o texto, mas qualquer duvida, estou por aqui !!

Abraços mochileiros

• Membros
Postado

Muito obrigada pelas dicas.

Nao esta nada confuso...esta tudo super claro.

Estou tentando planejar bem a viagem pra nao me estressar mesmo durante ela... apesar de que queremos deixar rolar um pouco a questao de qtos dias em cada lugar.

Já que "folguei" mesmo nas perguntas, ai vao mais umas...

- Vc acha importante fazer aquele seguro saude internacional? vcs fizeram?

- Como funciona a travessia do Uyuni? Sao 3 dias e 2 noites? Onde a gente dorme?

- No passeio em Puno, as mochilas ficam na rodoviaria?

- qdo foi de Ollanta par MP vc levou as mochilas ou deixou no hotel?

Mais uma vez, obrigada pelas informacoes.

Abraco,

Leticia.

• Membros
Postado

Oi Leticia

Pode perguntar a vontade ! no que eu conseguir responder, pode contar comigo !

Vamos lá:

- Vc acha importante fazer aquele seguro saude internacional? vcs fizeram?

Eu não fiz este seguro internacional. Decidi correr o risco, mas se vc preferir não correr este risco, acho bom verificar se a empresa tem cobertura e atendimento nas cidades que vc vai.

- Como funciona a travessia do Uyuni? Sao 3 dias e 2 noites? Onde a gente dorme?

A travessia sai de SP Atacama e vai até Uyuni (ou no sentido contrário). Dura 3 dias e 2 noites. Caso vc queira voltar a cidade de origem, vc paga um pouco a mais e dai a volta se dá no mesmo dia da chegada a cidade de destino. Esta volta a origem deve durar umas 10 horas. A gente dorme em uns refugios que existem no caminho, ou seja uns casarões, com diversos quartos coletivos (não tem outra opção), de tijolos, bem construidos, com cama de solteiro, cobertores, etc. A alimentação já estava incluso no pacote e a agua era por sua conta. Levando uns 5 litros dá tranquilamente. Nestes refugios o pessoal vende alguma coisinha para comer e também água... então é bom vc trocar um pouco de dinheiro Boliviano em SP Atacama...

Na primeira noite, ficamos em um refugio que tinha um banheiro sem agua corrente. Dai vc tem que escovar os dentes com agua mineral. Não dá pra tomar banho neste dia... No segundo dia ficamos em um outro refugio, também no mesmo estilo. Este fica bem na entrada do Salar. Este também tinha quartos coletivos e banheiro no quarto com agua corrente. Dai nesta deu pra tomar banho sossegado !

- No passeio em Puno, as mochilas ficam na rodoviaria?

Exato ! As mochilas ficam nos guiches da cia.

- qdo foi de Ollanta par MP vc levou as mochilas ou deixou no hotel?

Levei apenas uma mochila com roupas e outras coisas suficiente para duas noites. A outra mochila ficou no hostel. Para Machu Picchu leve repelente !!

Acho que é isso, se tiver mais duvidas, é só mandar. Em algum lugar do meu relato há um link que contem algumas fotos da viagem. Infelizmente as melhores fotos que tirei foram furtadas juntamente com uma mochila minha em Oruro... Os Geysers da Bolivia, que vc irá ver na travessia de SP Atacama para Uyuni são surreais !! Ë inacreditável o que vc vê !! Agua bobulhando, vapor pra tudo que é lado, saindo debaixo do seus pés. Há historias reais de turistas que cairam nos Geysers em função de terem se aproximado muito das crateras. Mas o local é seguro, basta não vacilar mas estas fotos, infelizmente foram furtadas... se vc for, por favor, tire umas fotos pra mim deste local !! hehehe

Abraços

• Membros
Postado

Valeu novamente pelas informacoes.

Eu tentei entrar no link das fotos, mas nao deu certo... a pagina nao carregou...

Pode deixar que se eu chegar lá, vou tirar muitas fotos e ai eu te mando!!!

• Membros
Postado

Mais uma coisa em relacao a dinheiro... dá pra usar bem o cartao de credito (visa internacional) por lá? Vc levou um destes ou aquele visa especial para saque em moeda local? Qto mais ou menos vc levou em dolar na sua mao?

valeu de novo.

• Membros
Postado

Ola Leticia

Eu preferi levar tudo em dinheiro. Dessa forma eu andava com uns USD1900,00 na minha pochete, amarrada na cintura, dentro da calça. O dinheiro local que eu usava para gastar na cidade, ficava em uma outra carteira. Isso era pra evitar ao máximo expor a pochete.

Eu preferi desta forma pois tinha receio da disponibilidade de caixas eletronicos para sacar dinheiro. Dessa forma, nem fui atras desta informação, mas acho que não são todas as cidades que vc conseguirá sacar o dinheiro. Entre em contato com a sua operadora de cartão de crédito, que eles devem ter a relação das cidades. Outro motivo pelo qual eu evitei de usar o cartão era o medo da desvalorização cambial.

Os cartões que levei eram de crédito, desses que utilizamos normalmente.

Sei que deve estar muito pensativa a respeito, pois é um montante consideravel para levar junto ao corpo. Se não me engano, no tópico de dicas bolivianas ou chilenas há um topico de discussão sobre isso... de uma olhada por lá também, ok? Há a opção dos travelers, que são um pouco mais seguros em função do contrato prever um seguro contra roubos, mas mesmo assim, neste caso é melhor consultar o banco para ver se há agencias que façam o ressarcimento, em caso de roubo, nas cidades que vc passará...

Bom, acho que é isso...

Qualquer duvida, estou a disposição !

Abraços

• Membros
Postado

Eu aqui de novo... tentando fechar tudo pra viagem... a passagem já esta comprada e o roteiro esquematizado...

Vc reservou o hotel de la paz daqui do brasil? Ou qdo chegou lá.

É que vou chegar a noite... por volta das 21hs... acho melhor reservar né?

Qdo retornou a la paz vc nao fez o passeio do chacaltaya?

Abraco,

Leticia.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...