Ir para conteúdo

França - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

[info][align=justify]Este tópico é um Guia da França que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.[/align][/info]

 

 

 

[align=justify][t1]França[/t1]

[picturethis=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/franca/imagens/bandeira.gif 150 100 Bandeira]A França está localizada na porção ocidental da Europa, fazendo parte da União Européia. É uma república presidencialista cujos princípios estão na Declaração de Direitos Humanos, documento criado na Revolução Francesa.[/picturethis]

[picturethis2=http://www.worldatlas.com/webimage/countrys/europe/symbols/frsymbol.gif 160 93 Emblema]As cores vermelho, branco e azul da bandeira representam os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa. O azul e o vermelho também são as cores da cidade de Paris, enquanto o branco é a cor da Casa Real de Bourbon. O emblema oficial do governo da república francesa apresenta a figura de Marianne, que simboliza o triunfo da República. O hino da França é “La Marseillaise”, um dos mais famosos e inspiradores hinos nacionais do mundo.[/picturethis2]

A França é um dos destinos turísticos mais populares do mundo e tem uma grande diversidade de atrativos que vão desde a arte e romance da capital Paris até sua famosa culinária e vinhos, passando pelos castelos reais, belas paisagens naturais e pequenas cidades restauradas. São pontos turísticos conhecidos ao redor do mundo bem como paisagens escondidas conhecidas por poucos.

 

[t3]Informações[/t3]

Capital – Paris

Língua official – Francês

Área total – 674,843 Km2

Área da França Metropolitana – 551,695 Km2

População Total – 65,073,482 habitantes

Moeda – Euro

Fuso Horário – UTC +1

Código Telefônico – +33

 

Embaixada brasileira na França:

34, cours Albert 1er

75008 Paris

01 45 61 63 00

Fax : 01 42 89 03 45 / 01 53 75 05 46

Para ligações do exterior, substituir o 01 inicial por 00xx331

www.bresil.org

 

Consulado Geral do Brasil em Paris:

65, avenue Franklin Roosevelt, 75008

Fax: 01.45 61 19 82

E-mail: consulat@cgbresil.org

www.consulat-bresil.org/

 

Mêtro:

Saint Philippe du Roule - n˚ 9

Franklin Roosevelt - n˚ 1 ou 9

Bus:

n˚ 80, 83 ou 93[/align]

  • Membros de Honra
Postado

[align=justify][t1]Geografia[/t1]

freu.giffrnewzz.giffrance-map.jpg

 

A França estende-se desde o Mar Mediterrâneo até o Canal da Mancha e o Mar do Norte. Faz fronteira com a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça, Itália, Monaco, Espanha e Andorra. A França também possui territórios fora da Europa, conhecidos como França Ultramarina, sendo um deles a Guiana Francesa, na América do Sul, logo a França faz fronteira também com o Brasil.

 

 

[t3]Clima[/t3]

A França fica na zona de clima temperado do hemisfério norte, que prevalece nas regiões norte e noroeste. No sul o clima é Mediterrâneo. No oeste o clima é predominantemente oceânico, com muitas chuvas, inverno ameno e verão de fresco a quente. No interior do país o clima é mais continental, com verões quentes e tempestuosos e invernos frios e secos. Nos Alpes e outras regiões montanhosas a cobertura de neve dura pelo menos 6 meses.

 

 

[t3]Terreno[/t3]

As regiões norte e oeste são formadas principalmente por planícies e colinas suaves. O restante do território é montanhoso, principalmente nos Pirineus ao sul e nos Alpes no leste.[/align]

  • Membros de Honra
Postado

[align=justify][t1]História[/t1]

 

Prise_de_la_Bastille.jpg755px-Eug%C3%A8ne_Delacroix_-_La_libert%C3%A9_guidant_le_peuple.jpg

 

Os francos foram uma tribo germânica, provavelmente originária da Panônia, uma região do território onde hoje se situa a Hungria, e que mais tarde se mudaram para o oeste, para ocupar a região da Frísia, onde atualmente estão os Países Baixos. Em meados do século IV da nossa era, na época da decadência do Império Romano, o imperador Juliano, para pacificar estas tribos, lhes cedeu a Gália, e os francos se incorporaram ao império como um aliado federado.

Na época do seu apogeu, o reino dos francos abarcou a maior parte do atual território da França e parte do que hoje é a Alemanha (Francônia). Este povo germânico uniu-se aos povoadores celtas do lugar, os gauleses, e ambos os grupos indo-europeus constituíram a origem do que séculos mais tarde seria a nação francesa.

No entanto, os francos deixaram uma marca mais forte que a dos gauleses, pelo menos no nome do país: etimologicamente, França significa ´terra dos francos´.

As fronteiras da França moderna são muito semelhantes às fronteiras da antiga Gália, território habitado pelos gauleses, de origem celta. A Gália foi conquistada pelos Romanos no século I a.C., e os gauleses acabaram por adotar a cultura e a língua latinas.

O Cristianismo instalou-se durante os séculos II e III. As fronteiras do leste da Gália ao longo do rio Reno foram atravessadas por tribos germânicas - principalmente os Francos, dos quais o antigo nome "Francie" vem - durante o século IV.

Apesar de a monarquia francesa ser muitas vezes datada do século V, a existência contínua da França como uma entidade separada começa com a divisão do império franco de Carlos Magno em uma parte leste e uma parte oeste. A parte do leste pode ser considerada como o começo do que é a atual Alemanha, a parte oeste como a França.

Os sucessores de Carlos Magno dirigiram a França até 987, quando Hugo Capeto, Duque de França e conde de Paris, foi coroado Rei da França. Seus sucessores, a dinastia dos Capetos, dirigiram a França até 1789, quando a Revolução Francesa instalou uma República, em uma época de mudanças radicais que começou em 1789.

Após diversas mudanças, a França chegou ao século XX como um país em transição política constante, passando, diversas vezes, por diferentes regimes políticos, piorando sua imagem no mundo (sendo que não possuía tantas colônias como a Inglaterra, que tinha um vasto império que agregava 1/4 do mundo). Com eclosão da II Guerra Mundial (1939-1945), em 1940 a Alemanha declarou guerra à França e invadiu o país. Após apenas 43 dias de combates, os franceses se renderam e precisaram da ajuda dos aliados (em destaque, o Reino Unido e os EUA) para sua libertação (iniciada no Dia D, 6 de Junho de 1944).

Apesar disso, no final da guerra, a França obteve o estatuto de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, conseguiu entrar no restrito clube de potências nucleares e foi, juntamente com a Alemanha, o principal incentivador da criação da Comunidade Europeia.

A França atual, país de língua latina, ocupa a maior parte das antigas tribos gaulesas célticas, conquistada por Júlio César, mas que leva seu nome dos francos uma tribo germânica, cujo nome significa "homens livres", que foi formada tardiamente e instalada em uma parte do terreno do Império Romano.

 

Imagens: Queda da Bastilha, de Jean-Pierre Houël, e A Liberdade Guia o Povo, de Eugène Delacroix.

 

 

[creditos]Wikipedia[/creditos][/align]

  • Membros de Honra
Postado

[align=justify][t1]Regiões[/t1]

 

A França é dividida em 22 regiões administrativas. Apresentamos abaixo uma divisão em 9 áreas que agrupam regiões semelhantes, destacando seus principais atrativos turísticos.

 

 

[t3]Ile de France[/t3]

Engloba a capital Paris e cidades próximas

 

[picturethis=http://creativeartholidays.com/photos/big/ile-de-france-auvers-sur-oise-eglise-dauvers.jpg Auvers-sur-Oise 360 270]Paris – A Cidade Luz. Leia mais sobre Paris no tópico Paris – Guia de Informações

 

Versalhes – Lá fica localizado o famoso Chateau de Luís XIV. Leia mais no tópico Versalhes – Guia de Informações

 

Euro Disneyland – Parque de diversões. Acesso pelo RER linha C, saindo da Gare Montparnasse, estação “Saint-Quentin-em-Yvelines”. Mais informações no tópico Euro Disney – Perguntas e Respostas

 

Auvers-sur-Oise – Van Gogh passou seus últimos 70 dias e está enterrado em Auvers-sur-Oise. A casa onde ele morou foi restaurada e transformada em um interessante museu, La Maison de van Gogh. A cidade é facilmente acessível por trem saindo de Paris.

 

Fontainebleau – Nesta cidade está o Chateau Fontainebleau, que abriga um museu dedicado a Napoleão. Acesso por trem saindo da Gare de Lyon, estação “Fontainebleau Avon”

 

Foto: A Igreja de Auvers-sur-Oise, pintada por van Gogh, Creative Arts Holidays[/picturethis]

 

 

[t3]Norte (Nord-Pas de Calais e Picardie)[/t3]

Destaque pela história relacionada à Segunda Guerra Mundial

 

[picturethis2=http://farm4.static.flickr.com/3231/2732941627_14c4fc4eef.jpg 500 378 Somme]Lille – Cidade média localizada próximo da fronteira com a Bélgica. Possui um centro histórico interessante conhecido como Vieux Lille, além de belas praças, dentre elas a Place Du Général-de-Gaulle, em homenagem a Charles de Gaulle que nasceu em Lille. Também são de interesse a catedral em estilo gótico e a Bolsa de Valores do século XVII.

 

Amiens – Possui a maior catedral gótica da França, que também é uma das mais belas. Outros atrativos são o Museu de Jules Verne, situado em sua antiga casa, além de outras construções históricas e parques.

 

Somme – Os campos de batalha de Somme estão entre os mais visitados da Primeira Guerra Mundial, localizando-se na região entre as cidades de Amiens e Lille. Ainda é possível encontrar trincheiras intactas. Nas proximidades também é possível encontrar campos de batalhas medievais.

 

Foto: Sailly Saillisel, cemitério de guerra britânico em Somme, por milliped em Flickr[/picturethis2]

 

 

[t3]Leste (Alsace, Lorryaine, Champagne-Ardenne, Burgundy e Frayynche-Comté)[/t3]

Interseção cultural germânica e francesa

 

[picturethis=http://www.euratlas.com/Atlas/france_nord/strasbourg.jpg 460 345 Strasbourg]Reims – A cidade é tida como a capital do champagne, e muitos de seus grandes produtores estão em Reims, onde oferecem degustações e tours. Lá fica também uma das construções mais belas da Idade Média européia, a Catedral de Notre-Dame, onde a maioria dos reis franceses foi coroada. Destaque também para o Palace de Tau e a Basílica Saint Remi. Epernay é outra cidade próxima que tem grande quantidade de vinícolas.

 

Strasburgo – A cidade de sede de várias entidaes européias, sendo a mais famosa delas o Parlamento Europeu. É uma cidade grande de influência germânica. Seu centro histórico, conhecido como Grand Île é patrimônio cultural da UNESCO e abriga várias construções de arquitetura típica. A Catedral de Notre Dame também vale a visita.

 

Nancy – Apresenta arquitetura típica do século XVIII na região ao redor da Place Stanislas, principal ponto turístico da cidade. Também valem a visita o Museu de Belas Artes, o Palácio Ducal e a Catedral de Nancy.

 

Metz – Chama a atenção em Metz o centro histórico construído com um tipo de calcário de tom amarelo conhecido como “pierre de Jaumont”. Destaque para a Catedral de Saint-Etienne.

 

Foto: Strasbourg, Euratlas[/picturethis][/align]

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

EM CONSTRUÇÃO, AGUARDE

 

 

[align=justify][t3]Oeste (Brittany, Basse-Normandie, e Pays de la Loire)[/t3]

Cultura influenciada principalmente pelos Celtas

 

 

[t3]Centro (Centre-Val de Loire, Poitou-Charentes, Limousin, e Auvergne)[/t3]

Região agricultural, com destaque para a vinicultura, vales de rios, castelos e cidades históricas

 

 

[t3]Sudoeste (Aquitaine e Midi-Pyrenees)[/t3]

Vinho, praia agradáveis no Atlântico e picos montanhosos próximos à fronteira com a Espanha

 

[picturethis=http://farm1.static.flickr.com/154/406629322_d126a4e4da.jpg 400 300 Carcassone]Bordeaux – A cidade tem renome mundial por seus vinhos, considerados entre os melhores do mundo. Bordeaux é a maior área produtora de vinho do mundo. Além disso, Bordeaux possui a maior área urbana considerada como patrimônio histórico da UNESCO do mundo. Dentre as principais atrações da ciddae estão o Palais de la Bourse, o Grand-Theatre, o Grosse Cloche, a Catedral Saint Andre, a Basílica Saint Michel, a Porte Cailhau e o distrito de Saint Pierre, que inclui construções medievais contrastando com arquitetura do século XVIII.

 

Biarritz – Cidade de praias na costa do Atlântico, porém sem os excessos da Riviera Francesa, atrai visitantes principalmente por seu charme antigo. A praia mais movimentada é a Grand Plage, de localização central na cidade.

 

Toulouse – Também conhecida como “La Ville Rose” (A Cidade Rosa) devido a suas construções em tijolo. As principais atrações da cidade são a Basílica Saint-Sernin, o Capitole e o anfiteatro romano. Toulouse também concentra a maior quantidade de mansões renascentistas da França. Além disso a cidade tem um grande parque de diversões com temática espacial chamado Cité de l’Espace.

 

Carcassone – É a única cidade medieval fortificada européia ainda habitada até hoje, e é também um patrimônio histórico da UNESCO. A cidade possui ruelas estreitas, castelos e muralhas, além de muitas igrejas.

 

Foto: Carcassone, por mercè comamala em Flickr[/picturethis]

 

 

[t3]Sudeste (Rhône-Alpes, Languedoc-Roussillon, Provence-Alpes-Côte d'Azur e a ilha mediterrânea de Corsega)[/t3]

Principal região turística da França depois de Paris, clima quente e mar azul contrastando com os Alpes Franceses[/align]

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...