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12 dias em Cuba - Viagem com gastos para 4 pessoas - Havana, Viñales, Trinidad, Remedios, Cayo Santa Maria, Varadero.


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Depois de tanto protelar, venci a preguiça e vim postar o relato da viagem que fiz à Cuba em fevereiro de 2016 com minha irmã e dois amigos, sendo que um deles conhecemos apenas no aeroporto de Havana.

Como estão brotando relatos sobre Cuba, vou tentar apenas acrescentar informações, pro relato não ficar muito grande.

 

Acho que de um modo geral, esse relato valerá mais pras pessoas que vão em grupo de três ou quatro pessoas, porque nossos deslocamentos foram feitos somente com o uso de táxis, já que o valor dividido era bem mais em conta que se cada um pagasse passagens de ônibus.

 

Nosso roteiro foi o seguinte:

- 10/fev: saída do RJ às 13h30. Conexão de 2h no Panamá. Chegada no aeroporto de Havana, por volta das 21h30;

- 11, 12 e 13/fev: Havana;

- 14/fev: viagem e chegada em Viñales;

- 15/fev: viagem e chegada em Trinidad;

- 16/fev: Playa Ancon;

- 17/fev: viagem a Remedios, com parada em Santa Clara;

- 18/fev: Cayo Santa Maria;

- 19/fev: Varadero e retorno à Havana;

- 20, 21 e 22/fev: Havana;

- 23/fev: Saída de Havana às 5h, conexão de 12h no Panamá;

- 24: chegada às 7h30 no RJ.

 

PASSAGENS

-Pagamos R$ 1.100,00 ida e volta com saída do RJ, em uma promoção da Copa Airlines.

-Aconselho a cadastrarem o seu e-mail no site deles, pois foi assim que fiquei sabendo da promoção.

 

VISTO

-Compramos no portão do nosso embarque com o pessoal da Copa. Custou U$20.

-Eu não tenho certeza, mas disseram que eles não dão troco, então preferimos comprar alguma coisa no duty free pra levar o dinheiro já trocadinho.

-Acho que é meio evidente, mas guarde a metade da sua Tarjeta. Você precisará apresentá-la em sua saída do país.

 

ATESTADO DE VACINA INTERNACIONAL E SEGURO SAÚDE

-Não nos pediram isso em nenhum momento da viagem.

 

DINHEIRO E CÂMBIO

-Levei $750 euros , o que deu por volta de $812 CUC e foi o suficiente pra minha viagem e ainda sobrou uma quantia considerável.

-Quando você chegar em Havana, existem Cadecas do lado de fora do aeroporto. Fui informada que elas funcionam até a 1h e voltam a abrir às 3h.

-Aconselho a pedir para as atendentes recontarem a quantia quantas vezes você achar necessário, porque eu acho, frise-se, ACHO, que me voltaram quantia a menos. De qualquer forma, é bom ter atenção.

-Na volta, você só poderá trocar os seus CUC's depois que você passar pela imigração. A Cadeca fica no mesmo local da lanchonete e próximo aos portões de embarque.

-Procure ficar apenas com notas de CUC, pois a atendente da Cadeca se negou a trocar as minhas moedas. Resultado: mesmo comprando café, água e um monte de coisa na lanchonete, voltei com $2 CUC de recordação.

-Dentro da cidade de Havana é fácil encontrar Cadecas pelas ruas. Já nas outras cidades eu não tenho conhecimento, porque troquei todo meu dinheiro no primeiro dia, só usando as Cadecas pra trocar CUC por CUP.

-Troquei uns $15 CUC por CUP pra comprar comida de rua.

-Não usei CUP pra dar as famosas propinas, para isso, usei centavos de CUC. Fiz isso porque as pessoas ficavam me olhando com cara de reprovação quando dava CUP e eu me sentia mal :(

 

AEROPORTO

-Sim, é bem diferente. Na chegada você vai enfrentar uma fila bem estranha pra passar pela imigração.

-Procure os guichês da esquerda. Parece que os da direita são para pessoas que participam de cruzeiro, ou algo do tipo.

-Depois da imigração terão médicas da vigilância sanitária que poderão, ou não, te abordar. Se elas te abordarem, você precisará preencher um formulário comunicando o seu estado de saúde e o local em que você se hospedará. Ou seja, você deverá ter o endereço certinho de onde você ficará (obs: todos os endereços de lá são dados com o nome da calle, nº e entre quais calles o local fica).

- Você poderá esperar horas para pegar a sua mala na esteira. Nós demoramos cerca de 2h pra pegar as malas de todo mundo.

- Na volta você perceberá mais claramente a diferença do aeroporto de Havana pra qualquer outro do mundo. As lojas de marcas desejadas são substituídas por lojas de souvenir que você encontra em qualquer esquina de Havana e eu não encontrei um lugar pra tomar café enquanto aguardava liberar o check in :/

 

VESTUÁRIO

-É surpreendente, mas leve umas duas calças e dois casaquinhos ou blusa pra Cuba. Quando fomos, uma massa de ar fria estava sobre a ilha, então passamos um pouco de frio quando chegamos. Graças a Deus não durou muito, mas percebi que independente dessas viradas de tempo, a noite em Cuba pode ser bem fresquinha.

 

COMIDA

A alimentação deles é bem parecida com a nossa, mas com algumas diferenças.

O feijão deles, por exemplo, é preto e já vem junto com o arroz, sem aquele caldinho grossinho de que tanto gosto :(

Eles também são apaixonados por inhame e banana verde fritos. Me apaixonei também <3

 

Durante toda a viagem, preferimos tomar café em cada uma das casas, pular o almoço, fazer um lanchinho a tarde e depois jantar. Não sofri nada com essa estratégia e economizei bastante!!

Escolhemos restaurantes na calle obispo ou então os próximos à Catedral.

Só jantamos um dia em uma casa recomendada pelo Oscar, nosso anfitrião em Havana e confesso que foi o melhor jantar da viagem... chegamos e já nos ofereceram um drink, teve entrada que parecia o jantar, com berinjela recheada com pescado, inhame frito e mais uma coisa que eu não me lembro embebido em mel. Prato principal com carneiro, arroz, feijão com caldinho (delícia) e uma saladona!!

Depois veio a sobremesa, com flan, sorvetes e geléias caseiras.

Quando achamos que tinha terminado, ela veio com um café delicioso (cuba tem uma grande plantação de café arábico) pra despertar.

Aí, pra arrematar, deu um licor maravilhoso pra mim e pra minha irmã e rum pro nosso amigo e pro Oscar, com direito a charutos pra quem quisesse relaxar mais um pouco.

Isso tudo por uma bagatela de $8 CUC por pessoa... gostamos tanto que resolvemos dar um pouco mais pra ela, porque o jantar foi mesmo espetacular.

Se ficar no Oscar, peça pra ele te recomendar onde comer, o café em Vedado também foi muito bom. A entrada no local é de $10 CUC. Entretanto, seu consumo tá dentro desse valor. Ou seja, se você consumir até $10 CUC, não paga nada a mais. Minha conta deu isso e eu comi um Hambúrguer tamanho, gostosura e estilo Madero, bebi um Mojito e pedi sobremesa.

 

Afora esse jantar na casa recomendada pelo Oscar, o segundo melhor jantar em linha sucessória foi o que comemos na estrada entre Remedios e Santa Marta (sim, comemos em restaurante de beira de estrada em Cuba e não passamos mal). O melhor camarão da viagem!!

Depois vem o que comemos em Viñales, mas acho que na memória ele não ficou tão bom por conta a cobrança dos sucos e sobremesas por fora :/

 

-Não tenha medo de comer na rua, mas não seja inconsequente. Comemos frango frito com banana verde, biscoitinhos, sanduíche e suco, todos vendidos na boulevard que fica na rua de cima da casa do Oscar e não passamos mal. Mas se você ver algo meio suspeito, não coma. Mas acho que isso vale pra qualquer comida de rua em qualquer lugar no mundo.

 

SOUVENIR

Não compre na calle obispo e muito menos em outras cidades, o melhor local que encontramos pra comprar lembrancinhas foi no Mercado de San José. É um barracão enorme, que fica bem longe do Parque Central, em Havana Vieja (dica: pegue o Paseo del Prado até o Malecón, lá você vai encontrar uma placa com a localização de vários pontos turísticos, entre eles, esse Mercado).

Ele tem grande quantidade de artesanato, desde pinturas, até figuras entalhadas em madeira, chaveiros, caixinhas pra guardar o puro camisetas e tudo o mais. Chegamos a comprar 33 chaveiros por $10 CUC, 12 carrinhos/aviões/taxi coco por $12 CUC, entre outras coisas. Acho que ali você só não encontra charutos e rum, de resto, pode comprar todas as lembrancinhas por ali mesmo.

 

CHARUTOS E BEBIDAS

Para charutos, falem com o Oscar, ele saberá o que recomendar :3

Já para as bebidas, vá até uma loja que fica em uma portinha ao lado da Floridita, compramos 4 garrafas de rum por menos de $25 CUC.

 

HOSPEDAGEM

-Prefira sempre se hospedar em casa de particulares. Essa é uma dica que eu não me canso de repetir. A experiência é outra!!

 

Dadas as dicas, vou contar um pouco de casa cidade e sobre as casas em que ficamos.

 

HAVANA

Não fizemos muita coisa. Na verdade, foi uma vergonha, não visitamos quase nada de museus, mas sabe aquela impressão de que você aproveitou bem??

Apesar de não ter ido em muitos lugares, recomendo os que fui...

 

- Palacio de Los Capitanes Generales: irá te tomar umas 2h, sendo um museu bem bonito e tendo vários itens em exposição. Não sei se isso é frequente, mas duas das guias nos explicaram algumas coisas, mesmo que não tenhamos pago pelo trabalho delas.

 

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- Plaza de La Revolución: na verdade, eles chamam de outro nome essa praça. Andamos muito até descobrir que estávamos perguntando de um lugar, achando que era outro. Infelizmente não lembro o nome pelo qual chamam essa praça, mas é só dizer que é onde tem o monumento a José Martí e os murais do Che e do Fidel que eles saberão qual é.

Vão durante o dia nessa praça, sério!

Fomos a noite e ela não tem nenhum atrativo. De verdade, o mural não fica tão legal a noite. Ficamos cerca de 30 min. lá e foi muito. Parece que durante o dia dá pra subir no monumento do José Martí. Infelizmente não pudemos comprovar.

 

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- Teatro Alicia Alonso: não confunda o Teatro Nacional de Cuba (próximo à praça com os murais e o monumento) com o Teatro Alicia Alonso, que fica do lado do Capitólio. Esse teatro tem uma arquitetura maravilhosa e a sala de espetáculos é linda. Fiz o passeio guiado durante o dia, parece que tem valores diferentes pra ser acompanhado por uma guia, mas eu paguei a entrada normal e ganhei a visita guiada da mesma forma. Pra mim valeu a pena.

Pelo que eu entendi, na sala principal só tem espetáculo de dança. Quando fui, estava tendo uma série de apresentações com o ballet nacional, só que custava $30 CUC e eu não estava em condições.

Então descobri que também estava tendo um concerto.

Apesar da sala apertada, foi maravilhoso!!

Era homenagem de uma maestra e teve apresentação de vários tenores. Aconselho a procurarem esses programas alternativos do teatro, pois também valem a pena.

 

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- Museu da Revolução: se você não gosta de ler, nem perca seu tempo, o museu é cheio de notícias e tendo um item ou outro ligado a Revolução.

Acho que dá pra reservar umas 3h pra poder ver o museu com cuidado, mas sem se demorar muito. Uma coisa que eu gostei bastante, além de todo aquele nacionalismo revolucionário, é claro, foram das salas e salões vazios, recriando o estilo europeu e tudo com um ar meio bucólico. Fiquei imaginando quais eventos eram sediados ali.

Enfim, como uma interessada em história, recomendo muito esse museu!!

 

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- Museu Nacional de Belas Artes: só vimos o de arte cubana, porque o de arte universal estava fechado. Uma pena.

Esse museu com certeza é daqueles que eu recomendo para qualquer um. De verdade, acho que foi o museu que eu mais gostei!!

Você vê os variados estilos, alguns com clara influência européia, mas alguns bem diferenciados. Também havia exposição de fotos e algumas mostras bem interessantes.

Uma dica importante é que você comece pelo terceiro andar, pois é nesse andar que você ficará mais tempo. Eu comecei pelo segundo e não deu tempo de ver o terceiro com a tranquilidade que eu queria. Além disso, quando estava indo embora, descobri que deixei de ver uma galeria inteira :/

Por causa disso, eu digo pra você reservar umas 5h pra ver o museu de cabo a rabo. E não é exagero!!

Ahhh... o museu só abre às 10h.

 

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- Casa do Che: na verdade eles conhecem esse museu como o quartel general do Che e fica do outro lado da Baía. Não tem muita coisa pra ver, mas é imperdível pra quem se interessa pela Revolução. É meio louco você pensar que tá no mesmo lugar em que o Che estava, onde ele traçava estratégias para auxiliar na revolta na Bolívia. Cara, é uma outra atmosfera... além de ter a maior compilação de fotos sorridentes do Che!!

Além disso, fica perto do Cristo de Havana, onde tem a melhor vista da cidade. Nem do Castillo era tão boa!!

Por lá ficam alguns outros museus e exposições, mas não entrei nesses.

 

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- Fortaleza de San Carlos de la Cabaña: fica próximo à Casa do Che, mas nem tanto. Em geral, eu gostei. Uma vista muito bonita, vários canhões e alguns cômodos bem estranhos e até claustrofóbicos.

Pra mim valeu a pena, já minha irmã não gostou muito.

 

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- Plaza de la Catedral: uma praça bem lindinha, com uma igreja maravilhosa e restaurantes por perto. Tivemos sorte de pegar a celebração de uma missa, com todos os rituais inclusos. Uma coisa sem igual!!

Vale uma passadinha e talvez até um jantar em um dos restaurantes que tem por ali.

 

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- Plaza Vieja: gostei mais dessa praça do que a da Catedral, principalmente por conta do café Escorial, adorava ir lá, tomar um café, comer alguma coisa e ficar olhando aquela escultura de uma mulher nua, sentada nas costas de um galo, com um garfo na mão... wtf(?) sério, aguém sabe porque a França deu aquela escultura de presente pra Cuba?

De qualquer forma, era um lugar que virava e mexia eu tava passando, se tornou um dos meus lugares favoritos na cidade, junto com o Malecón. Tanto o é que nem perdia tempo tirando fotos, não tenho foto nem do monumento do galo hahahahahaha

 

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- Calle Obispo: grande concentração de turistas, restaurantes, lojas de souvenir, livrarias e sebos. Recomendo que passe boas horas ali, andando pra cima e pra baixo até encontrar um restaurante ou café agradável, que tenha boa música, ou então que que vá aos sebos ou nas bancas dos ambulantes, onde você encontrará jornais históricos, broches e todo o tipo de lembrança. Só não recomendo que compre souvenir por ali, porque são mais caros que na feira de que eu falei.

Se você é igual eu e gosta de comprar livros em cada lugar que visita, a dica é que compre nas livraria do Estado. Tem duas delas no início da Obispo, perto da Floridita. O preço não é tão convidativo quanto eu pensava, mas eu preferi comprar lá do que dos ambulantes.

 

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- Paseo del Prado: ruazinha charmosa, que liga o parque central ao malecón. Adorei caminhar por ali, com os piá andando de skate ou jogando bola, ambulantes mais tranquilos e pessoas simplesmente caminhando despreocupadas.

 

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- Malecón: ponto obrigatório pra apreciar um pôr do sol. É a orla maravilhosa de Havana, onde carros antigos, músicos e um farol fazem você desacreditar que está em Havana e vendo tudo aquilo.

Uma coisa meio chata é que se você for mulher e estiver desacompanhada, não terá muito tempo de paz pra apreciar aquilo. Parece que é o ponto principal de "paquera" hahahahahha

 

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Passamos por outros lugares, mas esses são os mais pontuais.

Todo o tempo que ficamos em Havana, nos hospedamos na casa do Oscar, que é engenheiro elétrico e já trabalhou para o governo. Oscar é muito gente boa e nossa viagem não teria sido tão boa sem ele.

Foi o Oscar quem nos ajudou a montar o roteiro da viagem, quem reservou as casas em cada cidade e também os táxis de cada trecho. Ele viajou com a gente pro Cayo Santa Maria; nos ensinou a andar de taxi coletivo; nos levou pra assistir um dos melhores espetáculos de jazz que já vi, num café bem estranho no Vedado; e por fim, recomendou e foi jantar com a gente no que foi o melhor jantar de toda a viagem!!!

Além disso tudo, o Oscar é um cara super politizado, meio que alugamos ele pra perguntar sobre a realidade de Cuba, tanto na política, quanto na cultura. Enfim... recomendo e com certeza, se voltasse pra Havana, ficaria na casa dele.

Ahhh... quem for ficar na casa dele, fala comigo depois. O Oscar disse que lá eles tem um grande problema pra encontrar resistência pra chuveiro, como ele é engenheiro elétrico, até consegue dar jeito. Daí eu tirei algumas fotos pra quem for, levar pra ele, que ele paga!!

 

A localização da casa é muito boa. Próximo ao Capitólio, Teatro, Paseo del Prado, Calle Obispo,...

 

email: oscarpa@nauta.cu

 

Valor da diária por quarto: $25 CUC para duas pessoas e $30 CUC para três.

Café da manhã: $3 CUC.

 

No total, foram esses os gastos que tivemos em Havana:

 

Táxi do aeroporto de aeroporto para a casa do Oscar: $25 CUC dividido em 3;

Diária: $25 CUC quarto para duas, $30 CUC quarto para 3;

Café da manhã: $3CUC;

Entrada para o Palacio dos Capitanes Generales: $3 CUC;

Táxi para a Praça da Revolução: $14 CUC, dividido em 3, ida e volta;

Visita teatro: $5 CUC;

Concerto: $10 CUC;

Táxi para o Museu da Revolução: $14 CUC, dividido em 3, ida e volta;

Entrada para o Museu da Revolução: $8 CUC;

Entrada para Museu de Belas Artes: $5 CUC;

Livro Alejo Carpentier: $10 CUC

Livro Leonardo Padura: $25 CUC;

Jantares: não passaram dos $15 CUC;

Lembrancinhas: $50 CUC.

 

 

Aqui vou colocar mais algumas fotos de lá.

 

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Pra não ficar muito grande, vou postar separado cada uma das cidades!!

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VIÑALES

 

Saímos de Havana lá pelas 8h e chegamos ainda de manhã em Viñales. Fomos recebidos por Juan e Magalys e logo arrumamos um passeio a cavalo pra fazer, sorte que eles tinham alguns chapéus e bonés pra nos emprestar, porque o sol tava impossível!!

O nosso guia era o Papito, um cara muito gente boa e cheio das malandragens hahahahah

os cavalos dele, como ele afirmava, eram todos "semi-automáticos", incrível como eles sabiam o caminho, o nosso único trabalho era pedir a Deus que não caíssemos hahahaha

 

Primeiro fomos até uma fazenda de tabaco.

 

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Um lugar lindíssimo!!

Um dos donos veio nos explicar o processo de produção de um charuto, desde a plantação. Não nego que metade daquilo tudo não prestei atenção, isso porque o charuto de cortesia e o mojito que compramos já estavam fazendo efeito! hahahahahah

Um importante conselho é NÃO TRAGUEM O CHARUTO! Um dos meninos tragou e a próxima cena que eu me lembro é dele com a cabeça sendo lavada dentro do tanque hahahahahah

Nessa fazenda nós compramos mojitos, um rolo com 20 charutos e cada um de nós, além do charuto que apreciamos ali, ganhamos um outro.

 

Depois nós fomos até uma fazenda de café. Eles plantam no alto das montanhas, porque o café arábico precisa de altitude pra poder crescer. Por mais interessante que seja a questão de se plantar e colher no alto de uma montanha, o principal foram os moradores da fazenda.

 

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Pedimos um café e bebemos conversando com eles. Ficamos um tempão falando sobre futebol!!

Os caras são umas figuraças. Se chegarem a passar por lá, fiquem conversando com eles por um tempo, vocês não vão mais querer sair de lá!!

Ficamos um tempo, bebemos café, compramos mais um pouco em pó pra trazer pra casa e então partimos para os nossos cavalos "semi-automáticos"!

 

Cavalgamos então até uma caverna, não me lembro o nome dela, mas pra quem gosta de espeleologia, ela é um prato cheio. Quem faz esse passeio é um guia diferente, que nos mostra as várias formações rochosas, as colunas formadas pelo encontro de estalactites e estalagmites e onde o rio passa quando é época de chuvas.

 

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No fim da caverna, no teto, o guia mostrou uma formação rochosa que parecia a cidade de Havana de cabeça pra baixo. O passei foi por pouco tempo, mas vale a pena.

 

Indo para o fim da viagem, fomos para uma lagoa.

 

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É possível entrar nela e descansar por um tempo, pra depois retomar a cavalgada até retornar à cidade.

 

De volta à casa de Juan e Magalys, nos despedimos de Papito e pedimos a direção do Parque que foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco.

 

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Dá uma caminhada boa até o parque, que tem proprietário. Esse proprietário fica em uma vendinha que é caminho até a Cueva de la Vaca, uma caverna que fica quase no topo de umas das montanhas e que tem uma espécie de mirador, com a melhor vista da cidade. Apesar de o proprietário dizer que não é obrigatória a compra, ficamos meio envergonhados de não comprar nada. E foi até bom, afinal, precisávamos de água pra conseguir chegar até lá em cima.

 

Voltando pra casa de Juan e Magalys, nós só tínhamos forças pra jantar e ir dormir, afinal de contas, estávamos exaustos e no outro dia iríamos fazer uma viagens de cerca de 8h para Trinidad.

 

Como eu disse, ficamos na casa de Juan e Magalys, que são uma amorzinho de casal. A noite, quando fomos dormir, espiamos e os dois estavam assistindo juntos a novela, cada um em sua respectiva cadeira de balanço <3

Também conhecemos a nora deles, um amor de pessoa, que gosta de interagir com os hóspedes.

Apesar de eles terem cobrado os sucos e sobremesas a parte, sem ter avisado, eu gostei bastante dessa casa, do passeio, da cidade, de tudo!!

 

o e-mail deles é: juancarlos.acosta@nauta.cu

A diária era de $25 CUC o quarto.

 

Esses foram os nossos gastos:

Viagem à Viñales: $92 CUC, dividido em 4 pessoas;

Diária: $25 CUC o quarto para dois;

Café da manhã: $4 CUC;

Passeio a cavalo com guia: $20 CUC cada um;

Charutos: $80 CUC, 20 charutos;

Café: $2 CUC;

Pó de café: $7 CUC;

Passeio na Caverna: $6 CUC

Jantar na casa: $15 CUC;

Água: 1 CUC;

Jarras de suco e sobremesa: não anotei :(

 

Mais algumas fotos de Viñales:

 

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TRINIDAD

 

De Viñales até Trinidad foram umas 8h. Primeiro pegamos uma van, que dividimos com uns 14 outros viajantes.

No primeiro ponto de parada nós trocamos de carro e pegamos um táxi coletivo que cabiam 7 pessoas tirando o motorista :o

 

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Depois fizemos mais uma parada pra comer e lá pelas 17h chegamos em Trinidad.

Fomos recebidos pela Teresa e pela ajudante dela, de quem eu não me lembro o nome, mas que foi uma das melhores pessoas da cidade. Ela era muito engraçada e atenciosa!! Sabe aquelas cenas que a pessoa vai passando na rua e vai cumprimentando todo mundo? Ela era assim, ia cumprimentando com acenos, com beijinhos, aperto de mão e sempre virando pra gente e falando "esse é pintor", "esse é taxista"... hahahahaha, adorei ela!!

Nós ficamos divididos, eu e minha irmã na casa da teresa e os meninos na casa da prima dela. A noite fomos jantar na casa dela e depois saímos para a Casa de la Musica, que não era tudo o que dizem... tomamos um mojito e quando deu 23h, fomos para o Disco Ayala, a balada na Caverna.

Acho que o problema é que fomos na segunda-feira, mas só tinha gringo!! Ao menos foi engraçado, porque ninguém sabia dançar, tirando os dançarinos que estavam lá pra não deixar a balada morrer hahahahahah

 

No outro dia fomos para o Museu Municipal.

 

Trinidad foi uma cidade super importante por causa do seu litoral, sendo atacada por piratas e sendo importante pra Revolução. Dá pra subir uma escadaria meio perigosa e admirar a vista da cidade.

 

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Depois disso, fomos até a Playa Ancon. Única praia banhada pelo mar do caribe onde fomos.

Realmente, a água é quentinha e calma, não tinha uma onda!!

Mas não achei tão bonita quanto as outras em que passamos.

 

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Uma coisa que percebi é que achei Trinidad totalmente dispensável. Eu poderia tê-la substituído por Matanzas, por exemplo, uma cidade pela qual passamos e achamos linda!!

 

Ficamos na casa de Teresa, que é uma mulher beeeem geniosa. Um hóspede ficou reclamando muito sobre a falta de água quente e ela soltou logo um "não me amole"! hahahahahha

Mas ela é bem legal, assisti novela com ela e depois ela preparou chá pra minha irmã, que não estava se sentindo muito bem.

Fora isso, foi o melhor café da manhã que já comi, com muitas frutas, bolos, biscoitos, torrada com manteiga (sério, Cuba tem a melhor manteiga que já comi).

 

O e-mail dela é yisel.89@nauta.cu

A diária era de $25 CUC, um quarto para duas pessoas.

 

No fim, esses foram nossos gastos:

Viagem de Viñales até Trinidad: $120 CUC, dividido em 4 pessoas;

Diária: $25 CUC para duas pessoas;

Café da manhã: $5 CUC;

Jantar: $8 CUC;

Mojito na casa de la musica: $3 CUC;

Entrada no Disco Ayala: $5 CUC, com direito a uma bebida;

Entrada no museu: $4 CUC;

Táxi para Playa Ancon: 20 CUC, dividido em 4 pessoas, ida e volta;

Água: $1 CUC.

 

Mais algumas fotos:

 

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SANTA CLARA/REMEDIOS

 

De Trinidad nós fomos para Remedios, mas antes, com uma parada em Santa Clara. Nos disseram que 1h era suficiente pra ver o museu, o monumento e o mausoléu.

Não acreditem nisso!! Acho que só faríamos tudo com 2h30.

O monumento é inspirador, com estátua, frases e a carta de adeus do Che toda transcrita.

 

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O Mausoléu é lindo e conservado, lá são enterrados todos os revolucionários que moravam em Santa Clara, com exceção de alguns que tinham família em outras cidades.

Conversei com os senhores que fazem a manutenção do local e eles foram tão atenciosos, me explicaram as marcações em cada lápide, me mostraram o último revolucionário que foi levado pra lá e eles falaram tudo com tanto amor... eles realmente fazem o serviço dele com orgulho. É como se eles zelassem pelo bem-estar de heróis de guerra!

 

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Por conta do tempo curto, não cheguei a ficar 10min dentro do museu e já tivemos que voltar para o carro. A entrada do museu não é paga e não pode entrar com nenhum tipo de bolsa.

 

Mais algum tempo e chegamos a Remedios, a cidade mais lindinha do nosso roteiro. Passeamos pelas suas ruas, compramos doces de um senhor que improvisou uma vendinha na porta de sua casa (uma delícia!! Se encontrar, comprem o doce de leite com goiabada e o pé de moleque)

Fomos até a igreja e em uma galeria de arte que tinha quadros lindíssimos e que fica ali ao lado.

 

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Depois do passeio fomos nos arrumar para jantar.

 

No outro dia, partimos para o Cayo Santa Maria, praia mais linda de todas pela qual passamos!!

Pra chegar nela nós pegamos um táxi, junto com o Oscar e a "chica" dele :3 huhuhu

Para chegar lá, temos que passar por uma ponte enorme, que na verdade não é uma ponte. Na verdade eles dividiram o mar no meio com essa estrada. Ela é tão gigante que depois da 40ª ponte, desisti de contar!

 

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Pra chegar na praia você tem que pagar entrada e seguir uma trilha, até isso aqui:

 

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Uma hora você tá desviando de galhos, outra hora você dá de cara com esse marzão azul!!

O Cayo Santa Maria é a opção mais barata para se conhecer um cayo (ilhota) em Cuba, porque para as outras, é necessário pegar um avião.

O atrativo de lá é que tinham pouquíssimas pessoas. Eram tão poucas que alguns ficavam sem pudores e sem roupas hahahahahah... pra quem não curte naturismo, é só não andar para os cantos mais afastado, pois será grande a possibilidade de você encontrar alguém peladão, curtindo uma brisa! hahahahah

 

Depois de ficarmos naquela de entra no mar, sai do mar, vai pro sol, queima no sol, volta pro mar, sai do mar,... rumamos de volta pra Remedios, pegar nossas malas, nos despedirmos de Elsie e rumarmos pra Varadero.

 

Em Remedios nós ficamos na casa da Elsie, que foi uma das melhores anfitriãs.

Chegamos lá e ela nos recebeu com a sobrinha dela, que é um amorzinho. Elas nos receberam com um suco (cortesia) maravilhoso, com 365mil frutas diferentes, que ela entregou no nosso quarto, que foi o melhor e mais cheiroso da nossa viagem!

Depois de tirarmos uma soneca, nos sentamos e ficamos durante horas conversando com ela. A Elsie é farmacêutica e trabalhou durante uns 2 anos na Venezuela em programa humanitário, o marido dela é doutor em literatura e foi pra algum país na África ser voluntário, dando aula pra crianças carentes. Quando ela contou sobre seus anos na Venezuela, perguntei se isso de ajudar outras nações era ensinado pelas escolas ou algo do tipo. Foi aí que ela me deu uma resposta que quase me fez chorar, ela disse: o internacionalismo é algo que aprendemos com o Che :'(

 

Como eu tava pensando em jantar em algum lugar lá perto, pra economizar, perguntei se ela tinha recomendações. Depois que voltamos do passeio pela cidade ela disse que era pra eu jantar com a família dela, que ela não iria me cobrar, porque não queria que eu jantasse sozinha. Quase chorei de novo :'(

Jantei com eles, comentamos sobre política e literatura e conheci a filha dela, que é maravilhosamente linda e inteligente!!

No outro dia, quando fomos pra praia, ela preparou uma sacola com lanches e sucos pra gente. Ela só cobrou os lanches :)

Na saída pra continuar a viagem, ela nos fez jurar que iríamos mandar e-mails pra nossa "mãe cubana", porque no fim das contas, ela foi como uma pra gente.

Acho que deixei bem claro o quão imperdível é a casa da Elsie, né? hahahahaha...

No fim pagamos a mais pra ela, por conta da janta e dos lanches, mas na verdade ela merecia bem mais do que recebeu!!

 

e-mail para contato: hostalelremediano@nauta.cu

 

Gastos da viagem:

Viagem de Trinidad para Remedios: $95 CUC, dividido em 4 pessoas;

Diária + café + lanches: $37 CUC;

Doces: $30 CUP;

Entrada no Cayo: $4 CUC (ahhhh, uma coisa importante, pra entrar no Cayo, o turista tem que apresentar o seu passaporte).

 

Mais algumas fotos de Remedios e do Cayo:

 

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VARADERO

 

Saímos de Remedios lá pelas 18h e chegamos beeem tarde em Santa Marta, cidade próxima de Varadero.

Como já estava tarde, fomos dormir pra acordar no outro dia cedo e já ir pra praia.

 

Acordamos, tomamos café e nos arrumamos pra ir pra praia.

Varadero é uma praia linda, mas muito pop e tem um mar muito violento pro meu gosto.

 

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Saindo da praia, ouvimos ao fundo audioslave e fomos procurar de onde tava vindo... demos de cara com o bar do Beatles, um lugar bem legal que nos deu vontade de ficar mais tempo na cidade :(

 

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Depois disso, voltamos para Havana pelo caminho mais lindo de todos!!

 

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Ficamos em uma casa que eu não me lembro de quem, porque arrumamos em cima da hora, já que o Oscar não tinha conseguido reservar antes.

 

Gastos:

Viagem de Remedios até Santa Marta: $140 CUC, dividido em 4 pessoas;

Diária: $30 CUC, dividido em 4 pessoas;

Café da manhã: $5 CUC;

Táxi para Varadero: $30 CUC, dividido em 4 pessoas, ida e volta;

Táxi de Santa Marta pra Havana: $70 CUC, dividido em 4 pessoas;

 

É isso gente, qualquer dúvida, podem me perguntar :)

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A ajudante da Teresa chama Aleida!! Além de ser uma graça, ela faz o melhor peixe que já comi na vida!! Ah, que saudades de Cuba! <3

 

Issooo... Aleida!! hahahahah

Não comi peixe enquanto estive lá, mas deu pra perceber que ela cozinha muito bem!!

Cada vez que ela subia na varanda carregando um prato diferente, era uma alegria sem fim!! hahahah

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