Membros TetySelene Postado Novembro 15, 2009 Membros Postado Novembro 15, 2009 Olá! Esse é meu primeiro post no Fórum, o visito há um tempo já e é um dos mais bonitos e bem organizados que já vi. Desculpem se o tópico é repetido, não achei nenhum assim. Mas enfim, meu "problema" é o seguinte: sempre quis viajar mochilando, mas não faço absolutamente a menor idéia de como começar. Queria saber se alguém tem alguma dica para começar do 0 mesmo, sem nenhum conhecido que já viaje, como montar rotas de viagens, conhecer os lugares para onde se vai, saber andar por eles...enfim, qualquer coisa seria útil, pretendo começar daqui a um tempo ainda mas quero ir acumulando o máximo de conhecimento prévio possível. Obrigada, espero aprender muito ainda com o fórum e em breve compartilhar experiências também =) Beijos! Citar
Membros Simone Sousa Postado Novembro 15, 2009 Membros Postado Novembro 15, 2009 Olá Tety! Eu posso te dizer que viajar mochilando é uma das melhores coisas da vida... vc além de conhecer vários locais, pessoas e culturas diferentes, pode aprender muito com a experiência...que é única! Cada viagem é uma pequena lição de vida e, só quem pratica é que pode sentir essa sensação, que não tem palavras! Por isso, vá em frente e procure começando a conhecer seu estado, as cidades próximas de onde vc mora, para depois conhecer o restante do país. Antes, há alguns anos atrás, eu achava que seria muito mais interessante conhecer outros países, achava que deveria começar mochilando saindo do Brasil...isso é um grande erro...a princípio. Como alguém pode querer conhecer outras culturas, outros climas, outros idiomas, outras paisagens, se não conhece o que tem de BOM aqui dentro do próprio país que nasceu?? Um país cheio de diversidade, climas diferentes, sotaques, praias lindas, serras, o sertão, Pantanal...tudo isso merece ser conhecido, ser provado e testado! Então, vá em frente e não se preocupe que as companhias para viagens, elas vão aparecendo, vão surgindo naturalmente... tudo irá conspirar a seu favor! A princípio, procure aqui mesmo no site, nos tópicos companhias para viagens...que dá certo. Hoje, por exemplo, tenho grandes amigos que conheci em viagens e que se tornaram pessoas importantes em minha vida. Por isso, vá em frente e bem-vinda a tribo! Bjos Citar
Membros marcioebc Postado Novembro 15, 2009 Membros Postado Novembro 15, 2009 Tety, Primeiramente parabéns pela iniciativa !!! Você deu o primeiro e grande passo de muitos Agora vamos ao que interessa, responder a sua pergunta: Você pode planejar a sua trip de mais várias formas e com vários níveis de detalhamento. Existem mochileiros que apenas definem o roteiro, as atrações, reservam o dinheiro e caem na estrada. Esse modelo pode ser legal porque leva bem menos tempo de preparação e você com certeza irá contar com alguns "imprevistos" que renderão boas estórias nas rodinhas de amigos, mas, por desconhecimento pode não conhecer outras atrações próximas ao local em que esteve, ou mesmo ir a lugares perigosos por desconhecimento, ser assaltada, sua viagem ficar mais cara, etc. Outros, como eu, detalham tudo, o roteiro, meios de transporte com respectivos horários de saída e chegada (empresa aérea, taxi, transfers, bus) , o que levar, o que comprar, onde comer, onde se hospedar, quais os custos, quais as obrigações em cada país (vacinas, vistos, seguros, etc..), pois acredito eu são detalhes que podem fazer a diferença entre uma viagem boa e ruim e de nada estraga a sua viagem por conhecer esses detalhes. Também acho que o processo de estudar / planejar a sua viagem é tão excitante quanto a própria viagem, afinal, você vai ficar apenas alguns dias no seu destino e o planejamento da viagem pode durar meses, então aproveite !!! Para montar o planejamento da sua viagem, os principais passos são: 1) Defina as principais atrações e locais / cidades que gostaria de conhecer, como: Machu Pichu, Torre Eifel, Veneza, Vulcões Chilenos, etc.. Com a principal (ou principais) você irá definir as subsequentes, como ex: Eu gostaria de conhecer Machu Pichu, entretanto, eu também poderia conhecer a cidade de Cuzco, Linhas de Nazca, etc, pois estas atrações ficam bem perto uma da outra. Logo, abuse da pesquisa. O mochileiros.com é um excelente começo. Vá em destinos-f334.html, selecione o continente / países que gostaria de conhecer, e faça as primeiras pesquisas. Assim sendo, monte o seu roteiro. 2) Defina os meios de transporte. Se o destino é longe, o recomendado é você pegar um vôo e ir próximo ao seu destino principal e de lá conhecer os destinos subseguentes de ônibus, taxi ou mesmo por meio de outros vôos. Depende do orçamento de cada um. Levante todos os custos. Nada impede também de você sair de ônibus da rodoviária da sua casa e ir parar lá em Machu Pichu, mas e como eu disse, depende do orçamento e principalmente do tempo que tem disponível. 3) Defina os lugares em que irá se hospedar. Quais hotéis, hostals, camping, ônibus (viajando a noite para economizar um troco) . Tenha várias opções em uma mesma cidade, pois se um der errado você parte para o outro. 4) Identifique o que precisa levar de roupa, utilidades, etc.. De acordo com a quantidade de dias e clima da região, monte a sua trouxa e coloque dentro da mochila. Se você não tiver tudo, uma possibilidade é comprar no seu detino, pois na maioria das vezes comprar no Brasil pode sair bem mais caro. Logo, você pode deixar para comprar no exterior aquela mochila trip invocada a um bom preço, aquele cachecol lilás que ficaria muito gata, perfumes e de quebra se diverte correndo atrás dessas coisas. 5) Conheça o clima da região em que irá visitar e esteja preparada, pois em regiões muito frias pode ser necessário gorros, luvas, roupas em camadas, botas, etc.. Uma boa pedida é comprar no próprio destino. No site http://br.weather.com/ você pode ver a média da temperatura em várias cidades do mundo. 6) Documentos. Muito importante, pesquise se o seu destino exige passaporte, vistos, cartão de vacina internacional e quais são as regras adicionais para entrada no país. Ex: No chile você não pode entrar com comida perecível, somente industrializada, sob pena de multa. Na europa você precisa ter um seguro obrigatório. Saiba antes as regras de entrada em cada país e evite coisas desagradáveis. 7) Levante os custos de tudo. Entrada para ver as atrações, hospedagens, transporte, refeições, baladas, seguros e taxas, etc. Reserve suas passagens com antecedência, pois na maioria das vezes é bem mais barato. Tety, Como pode ver, existe uma boa diferença entre turista e mochileiro. Ser turista é bem mais fácil, basta você ir a uma agência, comprar um pacote e eles cuidam de tudo para você. Ser mochileiro é um estado de espírito, dá muito trabalho planejar tudo, mas se o seu espírito é mochileiro (como acredito que o seu seja pelo post) então você tem que correr atrás de tudo e de nada será um sacrifício, é uma etapa muito legal. Aqui no mochileiros tem uma seção só para iniciantes, comece por aqui: guia-do-mochileiro-de-1-viagem-f95.html Dá uma pesquisada nas passagens pela Decolar: http://www.decolar.com. Lembrando que, muitas agências cobrem os preços da Decolar, então use de base para montar o seu orçamento inicial. Isso se você tiver a fim de ir de avião até o destino como eu falei. Recomendo você a comprar o Guia Criativo Para o Viajante Independente na América do Sul que é bem bacana, foi escrito por brasileiros para brasileiros que viajam pelo mundo e complementa em muito suas pesquisas. Tenho ele e recomendo. Outro ponto é o que a Simone falou, se preferir comece viajando pelo Brasil que realmente tem muita coisa para conhecer e depois se quiser vá para uma viagem fora do país. Quando você pega os macetes, viajar para outros países da América do Sul pode ficar quase o mesmo preço que viajar pelo Brasil, pois lá existem maiores opções de hostals (hotéis mais em conta), transportes costumam ser mais baratos, desvalorização da moeda local frente ao real, dividir a passagem aérea em 5x sem juros no cartão, ficar na casa de amigos, etc.. Vários fatores que pode baratear em muito a sua viagem internacional. Então você pode ficar perambulando pelo Brasil e fazer uma trip internacional uma vez no ano. Eu faço assim. Nos feriados viajo pelo Brasil e nas férias faço uma viagem internacional. Bom, os primeiros passos são esses. Se tiver dúvidas posta aí. Bjos. Márcio. Citar
Colaboradores Alex Santos Postado Novembro 15, 2009 Colaboradores Postado Novembro 15, 2009 TetySelene, Acho que todos já respodenram nos tópicos acima, mas vou falar como planejo minhas viagens: Mais ou menos uns 3 meses antes das minhas férias eu decido viajar: 1 - Decido quais cidades eu pretendo visitar, ou pelo menos algumas cidades já deve servir como base para o resto da viagem; 2 - Após decidir as cidades e países, vou pesquisando lugares para me hospedar, eu sempre viajo com os albergues reservados, isso dá mais segurança para o resto da viagem; 3 - Após definido cidades e hospedagem, vou cuidar da logísitica da viagem, transposte como trens, avião e bus são pesquisados até chegar a um ponto final até o momento da compra. 4 - Depois é só pesquisar os detalhes da viagem em cada cidade, como metrô, atrações a serem visitadas, restaurante e etc... O Importante é tem um bom planejamento, o resto acontece naturamente. Palavra de quem já foi 2 vezes para Europa sem falar quase nada de inglês. Abraços Alex Santos Citar
Membros de Honra leocaetano Postado Novembro 15, 2009 Membros de Honra Postado Novembro 15, 2009 Tety, Já deu uma lida no Guia do Mochileiro de 1ª Viagem? Lá tem muitas dicas e gente ajudando os iniciantes na arte! Bjs Citar
Membros Talles e Sofia Postado Julho 15, 2010 Membros Postado Julho 15, 2010 na verdade... acredito que tem q se jogar. Meu primeiro acampamento passei fome e frio, hoje em dia acampo em lugares inóspitos e me sinto bastante confortavel. a natureza vai lhe mostrando como agir é so ter disponibilidade de aprender com ela. Citar
Membros Bruna_spc Postado Outubro 25, 2010 Membros Postado Outubro 25, 2010 Eu comecei pela parte de juntar dinheiro... pra não ficar só nos sonhos! Uma boa ideia é aproveitar encontros, congressos de faculdades, ficando em alojamentos, com transporte da universidade, etc. Isso se vc for estudante! Mas acho que viajar ficando em albergues é ainda melhor. Além do pessoal ser mais diversificado, é mais confortável que alojamento, sem o preço de um hotel! Citar
Membros Fui!!! Postado Novembro 2, 2010 Membros Postado Novembro 2, 2010 juntar dinheiro... hmmm.... ja fez o mais dificil ! rsrs Citar
Membros Felipeh Santos Postado Novembro 29, 2010 Membros Postado Novembro 29, 2010 Tety, Brigadão pelo Post, era exatamente a minha dúvida. Galera, vou seguir o conselho, conhecer primeiro a cultura do meu País p/ depois fazer aquela Trip da minha vida... mais enquanto viajo nesse Basil afora vou planejando a viagem Bolivia - Chile - Perú (dicas e sugestões são bem vindas) Pero ainda me resta uma dúvida, em La Paz encontro mochila cargueira por um preço melhor?? Desde já muito Obrigado. Abraços. Felipe. Citar
Colaboradores EstradaseTrilhas Postado Fevereiro 4, 2011 Colaboradores Postado Fevereiro 4, 2011 Bem.. Como você vai começar do zero, te aconselho algumas dicas aqui.. 1º Juntar Dinheiro (Alguns saem sem dinheiro né, mais já são profissionais da estrada hehehe) 1º Traçar Seu Destino, Imprima um mapa dele, com as cidades por onde vai passar, pois assim será mais fácil sair perguntando caso ncessário, e dificilmente irá se perder. 2º Levar roupas de frio, nunca se sabe o que a natureza vai mostrar ne.. 3º Não estar com toda grana na mochila/carteira. (Deposite a maior parte, e divida sua grana entre bolsos e na mochila, infelizmente no mundo de hoje não podemos vacilar) 4º Aproveite, Queira cnhecre tudo, conheça as culturas de cada região, converse com pessoas da cidade, coma em lugares diversificados, vá para as baladas do local, tente tirar tudo de positivo que puder. 5º Tire bastante fotos, leve o que puder de lembranças da sua viagem, pois quando estiver na sua rotina novamente, e ver todas aquelas lembranças, vai bater uma coisa muito boa em você, e o espirito de viajar, renascerá! Basicamente é isso. APROVEITE e não tenha medo! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.