Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 Oi, Thaty! Estou devendo a continuação do relato mesmo... =/ Não imaginava que seria tão difícil, pq a correria do dia-a-dia vai fazendo a gente adiar e adiar... rs... Mas vou continuar agora. Bom, respondendo à sua pergunta, eu acho que ficando em albergues dá para economizar mais, sim. Nessa viagem nós gastamos 15 mil (incluindo tudo, tudo, tudo, até souvenires). Não sei se dá pra chegar nos R$10.500, porque chega num ponto que fica difícil cortar mais gastos. Mas eu recomendo pesquisar, pesquisar e pesquisar mais um pouquinho. A primeira economia significativa é a passagem de avião, então fique monitorando os preços todos os dias (foi o que eu fiz). Depois de compradas as passagens, você começa a monitorar os preços das passagens de trem. Se vc não for andar muito pelas cidades vizinhas às que vc comentou, as passagens avulsas valem mais a pena que os passes, então entre nos sites das cias de trem e pesquise bastante também. Acho importante comprar as passagens antes de reservar os albergues, pq vc pode conseguir descontos significativos mudando as datas e horários (simule todas as situações possíveis). Ao mesmo tempo, vc já vai dando uma olhada nos albergues. O site Trip Advisor (http://www.tripadvisor.com) foi meu maior aliado nessa tarefa. Os comentários dos usuários ajudam bastante, achei hotéis muito baratos e todos bem limpos, com staff simpático, etc. Para economizar mais ainda, pesquise passeios gratuitos. Em Londres, praticamente todos os museus são "0800"... rs... E são maravilhosos, de babar mesmo. Já as igrejas cobram, e cobram caro. Então deixe pra ver igrejas quando for a Roma, pq é lá que está a Basílica de São Pedro mesmo, e depois de vê-la vc não vai achar graça em nenhuma outra... hehehehehehe... Brincadeira, nem tanto, mas eu não tive coragem de desembolsar 15 ou 16 libras para entrar na Abadia de Westminster, nem na Catedral de São Paulo! Na alimentação, só lanches! Se for entrar em restaurantes nessas cidades que vc escolheu, o custo da sua viagem vai aumentar bastante. Na Itália ainda encontramos comida boa e barata, nos outros países é mais complicado... Mas a notícia boa é que os lanches podem ser maravilhosos, especialmente em Paris, onde os pães e queijos são (muito) acima da média (na qualidade). A fórmula dos mochileiros: queijo e outros "acessórios" no supermercado + baguete rende sanduíches maravilhosos e bem baratos. Essas são minhas dicas, se quiser saber mais alguma coisa, é só perguntar! Beijos e bom planejamento! =) Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 Chegamos de manhã a Paris e "meras" duas horas depois achamos o nosso hotel. Explicação: chegamos em Bercy e nosso hotel era o Ibis Paris Berthier Porte de Clichy, no extremo oposto da cidade. Queríamos pegar o metrô em Bercy e só tinha uma maquininha que só aceitava moedas. Adivinha se tínhamos moedas??? rs... Sem falar uma palavra em francês, fomos tentar trocar o dinheiro, depois enfrentar a fila para comprar os tíquetes para o metrô, nos localizarmos no mapa... Isso é meio punk depois de uma noite no trem noturno, então acho que uma boa dica se vc for chegar em uma cidade por uma estação e sair por outra, o melhor e tentar se hospedar perto da estação de chegada. Tínhamos até pensado nisso, mas o preço que achamos foi irresistível: 55 euros a diária no Ibis (ou seja, cama boa e com banheiro dentro do quarto). Nesse caso abrimos uma exceção e acho que valeu a pena. Bom... Paris é Paris, né gente?! Curtimos tudo e mais um pouco. No primeiro dia, conhecemos Notre Dame e La Défense. Dica de jantar delicioso e muito barato: no supermercado, compre queijo gouda e emental, salaminho e presunto de parma. Numa panificadora, uma bela baguette. Bebida, você escolhe. Não fomos muito franceses e escolhemos Coca... hehehehehe... Depois, dormir, né, pq a nossa última noite tinha sido no trem, e ninguém é de ferro... =) No dia seguinte, depois do café (croissant e leite com "chocolá"... kkkkkkkk), fomos à torre! Subimos até o segundo plano, pois o terceiro tinha ficado uma parte da manhã fechado por mau tempo e por isso a fila estava quilométrica. Me disseram que não faz muita falta subir até o último nível: a vista é a mesma e as vertigens, bem piores... rs Demos muita sorte, pois o dia estava maravilhoso. Muuuuuuuito lindo! Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 O ingresso para a torre até o segundo andar custou 8 euros, acho que até o terceiro custa 12. Depois da torre, fomos pelo Campo de Marte até o Hotel dos Inválidos, entramos, vimos a tumba de Napoleão I, o museu do exército. Bem legal. A parte sobre as guerras mundiais, especialmente a segunda, é muito interessante. Ah, aqui vão minhas duas principais dicas de Paris: primeira, se for ficar 5 dias ou mais, compre o Paris Museum Pass. Você vai conhecer muito mais coisas e ter aquela ótima impressão de que não está pagando... rs... Sem contar a vantagem de sempre: furar várias filas. Como ficamos 5 dias, compramos o passe válido por 4 dias, por 48 euros cada. De tudo o que visitamos em Paris, ele só não valia para a torre e a Eurodisney. Não fomos à Sacre-Coeur, mas acho que ele não vale pra lá também. Mas com ele conhecemos: Louvre (9,50 euros), Hotel dos Inválidos e Museu do Exército (8,50 euros), Versailles (15 euros), Arco do Triunfo (8,00 euros para subir), Museu Rodin (6 euros), Georges Pompidou (12 euros), Sainte-Chapelle e Concergerie (8 euros) e Museu d’Orsay (8 euros). Já seriam 75 euros... Claro que se não tivéssemos comprado o passe, íamos deixar de ir em alguns lugares, de menor interesse para nós. Mas eu recomendo, até mesmo por isso: acabamos conhecendo mais lugares. E mais uma coisa: você não vai ter que pagar para usar banheiros públicos. Qualquer coisa, entre no primeiro museu! A segunda dica é fazer muitas simulações antes de comprar o Paris Visite. Mais cuidado ainda antes de comprar aquele que vale para todas as zonas. Fica muito caro, principalmente para quem só vai sair da zona mais central para ir a Versailles e Eurodisney (nosso caso). Desta forma, não valia a pena. Escolhemos comprar 10 tíquetes de cada vez, porque tem um desconto: um tíquete custava 1,60 e dez, 11,60. Mas o passe só valeria a pena mesmo se fôssemos utilizar bem mais o metrô. Continuando... Depois do Hotel dos Inválidos, fomos ao Museu Rodin. Vale a pena se você comprar o Paris Museum Pass e/ou for muito fã de Rodin. Do contrário, tem-se a opção de ir só à parte de livre acesso, que tem o que mais interessa: o Pensador. Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 Tu achas que, sozinha, gasto quanto? Não sou de compras, nem de restaurantes bons... museus é o meu forte! Tenho 50 anos... to começando a muchilar. Fui a Cuba, minha primeira muchila. Não deixe de ir.. e vá antes que Fidel morra. Simmm.... contando com passagem e tudo... Beijos! Olá, Maria Alzenira! Desculpe, não tinha visto sua pergunta. Bom, acho que para fazer o mesmo roteiro sozinha, você gastaria mais ou menos a mesma quantia: uns 7.500 reais. Isso pq vc poderia economizar em algumas coisas, mas acabaria gastando mais em outras. Por exemplo, talvez gastasse menos com hospedagem se ficasse em albergues, mas iria gastar mais com alimentação, pq não ia ter alguém para dividir, etc... Mas é difícil estimar com uma melhor precisão, a dica é pesquisar muito mesmo, e sempre! =) Tenho muita vontade de conhecer Cuba! Então quando chegar a hora, já sei a quem pedir dicas! =) Abraços. Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 (editado) Continuando... Depois do Museu Rodin, fomos ao Centre Georges Pompidou, que é muuuuuuuuito legal! Nós o definimos como "shopping de cultura"... hehehehehe... Tem cinema, biblioteca, museu, exposições temporárias, muito legal mesmo. O melhor foi ver a biblioteca lotada! Detalhe: domingo à noite. O_O A parte do museu de arte moderna ocupa os últimos andares e é muito interessante. Acreditem se puderem, tinha uma obra de arte muito maluca que era tipo um rosto bem narigudo cantarolando Lambada... kkkkkkkkk... Não acreditei quando ouvi, mas estava escrito na plaquinha explicativa e era a própria: "Chorando se foi", lembram?? O artista era Boris Achour e o que deu na cabeça dele, eu não sei... rsrs No dia seguinte, fomos ao Louvre! É tudo o que eu pensava e mais um pouco! Imagino que para quem entende de arte é o paraíso. Para mim, que não entendo nada, já foi o máximo! =) Ver a Mona Lisa (claro, a primeira), Vênus de Milo, Esfinge, Código de Hamurábi, Vitória de Samotrácia, os apartamentos de Napoleão, entre muuuuuuuuitas outras coisas, devia ser direito humano fundamental! A quantidade de pessoas em frente à Mona Lisa, ignorando o quadro gigantesco que fica na parede oposta, é um espetáculo à parte! rs Depois de muitas horas no Louvre, passamos pelo Arco do Triunfo do Carrossel (em frente ao Louvre) e andamos pelo Jardin des Tuilleries. Depois fomos à Sainte-Chapelle e Concergerie. O Paris Museum Pass não ajudou muito na fila da Sainte-Chapelle, que estava quilométrica. Isso porque a fila é para passar pelo detector de metais; depois é que se compra o ingresso, ou, quem já tem o passe, começa a visita. E sinceramente, não achei isso tudo... É bonita, diferente, mas não sei se vale duas horas de fila. Se o ingresso não estivesse incluso no passe, eu teria achado que foi um dinheiro mal gasto. =/ Mais tarde, fomos para a Champs-Elysées e para o Arco do Triunfo. A avenida é realmente muito charmosa. O problema é que faz a gente se sentir muito pobre. Muitas lojas e cafés chiquérrimos, as árvores que ladeiam a avenida também são lindas, a gente vê Ferraris com uma frequência muito acima do normal. Vimos até uma batida com uma delas! Ai que dó! Quando chegamos ao Arco do Triunfo, subimos e de lá vimos o pôr-do-sol e o acendimento das luzes da Torre. Muito bonito! Editado Fevereiro 28, 2010 por Visitante Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 (editado) 11º dia Acordamos bem mais tarde do que gostaríamos (culpa do frio... rs) e fomos para a Eurodisney. Linda! Tudo muito bonito e bem feito, brinquedos maravilhosos para todas as idades. Acreditem, eu sei que parece uma perda de tempo tirar um dia de Paris para ira à Eurodisney. Eu sei pq eu tb torci o nariz para essa ideia! Mas no final eu amei! É um dia de muita descontração, eu achei que vale a pena. Até para quebrar o clima "sério" da viagem, pq a gente sofre overdose de museus, igrejas e afins na Europa... rsrs Algumas dicas e observações: comprar pela internet com antecedência é mais barato e evita a fila. No dia que eu fui não tinha fila, mas se for alta temporada, pode ser um inferno. Comprei o ingresso que valia para o parque e para os estúdios, mas não vi muita graça nos estúdios... Não tive coragem de ir naquele brinquedo que é um elevador que "despenca"... rsrs... E acho que ele era um dos mais interessantes. O outro era o do Nemo, mas não estava funcionando. Então, a parte dos estúdios eu não recomendo. Talvez esses dois brinquedos valham a pena, então quem tiver interesse, procure saber de quem conheceu. Outra coisa: na entrada, vc recebe dois cartões que te dão direito a furar a fila em dois brinquedos, ao longo do dia. Isso é uma dica preciosa, para não perder tempo nos brinquedos mais concorridos, onde a fila pode durar mais de uma hora facilmente, até em baixa temporada. Minha intimidade com a língua francesa fez com que eu desperdiçasse essa oportunidade... hehehehehe... Por último, digo que para quem conhece a Disney dos Estados Unidos, acredito que não verá muita graça na versão europeia. Pelo que me disseram, é bem menor e com menos opções de brinquedos. Como eu não conheço, achei o máximo... =) 12º dia Último dia em Paris... =( Fomos para Versailles. O castelo é muito bonito, os jardins mais ainda. Pena que nesse dia não demos muita sorte com o tempo, estava chovendo bastante. Mas valeu a pena mesmo assim. Editado Fevereiro 28, 2010 por Visitante Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 11, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 11, 2010 Depois de Versailles, fomos para o Museu d’Orsay. Muito interessante, com quadros de Monet, Manet, Renoir, Van Gogh e muitos outros. A edificação que abriga o museu é uma antiga estação ferroviária, o que torna o museu um pouco diferente dos demais. Tem uma galeria bem aberta, que dá uma visão geral logo de cara; não é aquele esquema de labirintos, mais comum em museus... rs Saindo do Museu d'Orsay, fomos novamente ao Jardin des Tuileries e depois a La Défense, tentando aproveitar as últimas horinhas em Paris. Ah, uma dica para quem tem saudade de comida de "verdade" e se cansa de tanto lanche: restaurantes chineses. Tem em todo lugar, não é muito caro e a gente mata a saudade do arroz nosso de cada dia. Quero deixar claro que eu sou a favor de provar as comidas típicas dos lugares. Só que da França pra cima eu achei isso meio complicado, pq é bem caro comer em restaurantes. Quem tiver condições $$, desconsidere a dica! =) Lembrei dessa dica pq no último dia jantamos num restaurante chinês num shopping em La Défense. Fomos para o hotel descansar, pq no dia seguinte seria a vez de... Londres! Já volto com os próximos capítulos! =) Citar
Membros Robertausf Postado Fevereiro 16, 2010 Membros Postado Fevereiro 16, 2010 Olá Lilizinha!!! Estou adorando seu relato e já aproveito para tirar umas dúvidas: estarei em Paris em junho e tenho de 5 a 6 dias para ficar por lá, pois ainda não sei se irei passar ou não por Bruxelas e me interessei em saber sobre a Eurodisney e Versailles. O ingresso vc disse que se comprar antes fica mais barato e não compensa a parte dos estúdios. Não sei se meu companheiro de viagem tem interesse de ir (vou perguntar), logo, vc acha que mesmo sendo temporada, pra eu ir sozinha vale a pena? Pois ficarei bastante tempo em Paris. Vcs fora de que até lá? Aguardo um retorno e mais relatos teus que tem sido muito úteis. Citar
Membros lilizinha Postado Fevereiro 17, 2010 Autor Membros Postado Fevereiro 17, 2010 Olá, Roberta! Que bom que o relato está sendo útil! Logo, logo eu vou terminar. =) Bom, pra vc ir sozinha pra Eurodisney, depende muito da sua capacidade de se enturmar, ou de se divertir sozinha... Eu acho o máximo quem consegue, mas eu (infelizmente) não consigo. Sendo alta temporada, vc vai passar boa parte do tempo em filas; então, imagino que sem companhia pode ser meio chato. Agora se você é daquelas que começa a conversar com quem está perto e logo está cheia de amigos, pq não? Mas tente convencer seu companheiro de viagem, vale muito a pena voltar a ser criança por um dia... =) Para ir até lá, você pega o RER. É um trem, que é interligado ao metrô. Muito fácil! Com um mapinha do metrô, não tem segredo nenhum. Se você não for usar o Paris Visite (como eu já disse, eu não recomendo), você chega ao guichê e pede a passagem pra Eurodisney. Depois vai seguindo as placas nas estações. Na última parada do RER, vc já sai na entrada do parque, não tem erro! Versailles, a mesma coisa. Tem RER, que pára um pouco mais distante, mas é só seguir o fluxo de pessoas, ou pedir informações. Eu achei lá muito bonito, e deve ser melhor em junho, pois é final de primavera e os jardins devem estar belíssimos, floridos! Quanto a ir até Bruxelas, eu acho que vale a pena, mas pelo que me disseram, Bruges é mais bonito... Eu não conheci, mas talvez seja uma boa opção. Mas talvez nem seja o caso de vc tirar um dia de Paris para ir até lá, pq 5 dias em Paris com Versailles e Eurodisney é um pouco apertado! Foi exatamente o tempo que eu tive e deixei de conhecer algumas coisas, sendo a Sacre-Coeur a principal. Para vc que vai na alta temporada, provavelmente vai perder um pouco mais de tempo em filas, deslocamento, etc... Se quiser saber mais alguma coisa, fique à vontade para perguntar! Abraço. Olá Lilizinha!!! Estou adorando seu relato e já aproveito para tirar umas dúvidas: estarei em Paris em junho e tenho de 5 a 6 dias para ficar por lá, pois ainda não sei se irei passar ou não por Bruxelas e me interessei em saber sobre a Eurodisney e Versailles. O ingresso vc disse que se comprar antes fica mais barato e não compensa a parte dos estúdios. Não sei se meu companheiro de viagem tem interesse de ir (vou perguntar), logo, vc acha que mesmo sendo temporada, pra eu ir sozinha vale a pena? Pois ficarei bastante tempo em Paris. Vcs fora de que até lá? Aguardo um retorno e mais relatos teus que tem sido muito úteis. Citar
Membros Robertausf Postado Fevereiro 18, 2010 Membros Postado Fevereiro 18, 2010 Oi Lilizinha!!!!! Obrigada pela dica e como meu amigo não poderá ir na Eurodisney, já tirei do meu roteiro, assim posso aproveitar mais a cidade. Estou no aguardo das suas dicas de Londres, que é de onde irei começar minha viagem e tirando Paris, acredito que será o lugar mais corrido pela grandiosidade da cidade e não saber ao certo o que fazer para aproveitar o máximo lá. Abraço, Roberta Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.