Membros tomita Postado Outubro 11, 2005 Membros Postado Outubro 11, 2005 dia 19 - saimos logo de manhazinha rumo aos geisers, tudo nevado dentro do jipe estava um frio da porra.. abrimos o saco de dormir e fizemos de cobertor.. mas o pé congelava q até doida as pontas dos pés.. chegamos nos geisers, caminhar na neve fofa a 4.870 m altitude nao eh nada facil... mas vale a pena... ver as larvar borbulhando etcc.. paisagens lindissimas.. seguimos rumo a lagunas, blanca e verde... sem comentarios.. soh indo la pra ver mesmo.. as lagunas em geral, parece até q montaram akilo soh pra vc ver mesmo.. depois q vc vai embora eles desmontam.. coisa de louco.. ainda mais saber q akilo eh natural e existe de verdade..hehehee.. voltamos,a volta foi cansativa chegamos de noite em uyuni, pois como estava nevado fizemos o caminho mais longo p/ as lagunas, mesmo assim, demos uma chorada e o cara da agencia pagou o hotel.. logo na onde os bus esperam... hotel meia boca mas pra uma noite blzz.. os gringos nao quiseram.. iam ficar em um melhorzinho.. nos despedimos e fomos. nao tinha agua.. agua somente pela manha.. mais um dia sem banho, heheheee tinhamos uma garrafa de agua usamos pra escovar os dentes.. dia 20 - logo pela manha, fomos saber sobre bus direto pra sucre, tinha as 9 da manha mas chegava em sucre as 19 hrs e nao dava pra pegar bus pra sta cruz no mesmo dia, outro bus saia as 18:00 e chegava pela manha no dia seguinte em sucre e dava pra pegar o bus pra sta cruz no mesmo dia... fomos entao pra potosi saia as 9:00 micro bus, a paisagem do caminho eh realmente belo..sobe e desce montanhas, cada curva se abre uma nova paisagem...chegamos em potosi na hora do almoço mais ou menos, fomos ver bus pra sucre e vimos q tinha direto pra sta cruz via cochabamba, saia as 20:00 conseguimos pela empresa cochabamba por 55 bol semicama, enquntao outras cobravam 65 bol semicama e 80 bol cama... ficamos enrolando na cidade, nao tem nada, pra fazer, usamos a net, compramos coisas pra comer...saimos la pras 20:30.. dia 21 - chegamos em cochabamba as 5:00 trocamos de bus outro sairia as 6:30....... deu 6:30 e nada, nem guardaram as bagagens..7:00 nada.. entrei e fui reclamar, falaram q tinha de vender os lugares.... foda!!! fiquie puto da vida... comecei e reclamar e pedir o dinheiro de volta... eles faziam pouco caso..fui pra policia de transito, logo um outro rapaz de outra empresa, desceu correndo comigo pra trocar os boletos, pra ir em outro bus.. de outra empresa.. q ja estava saindo pra sta cruz.. fomos correndo mas nao deu tempo.. subi la na policia de novo e um policial foi descer comigo ate a agencia.. expliquei a situaçao e outras pessoas começaram a reclamar tbb... eles levaram uma multa mas continuou... 8:00.. nada.. eles queriam vender todos oslugares pra sair com o bus.. foda!!! comecei a esculachar.. pegava os papeis deles e desenhava pegava o telefone e tentava ligar pro brasil.. mas nem sabia como.. a moça começou a ficar brava.. disse q tinha de ligar pro brasil.. pois iria me atrasar..foi engraçado pois a moça saia eu entrava e pegava o telefone.. ela voltava correndo dizendo q nao podia, nao era p´ra entrar.. eu saia.. qd ela saia eu voltava a entrar.. hhehehehee o bus foi sair la pra 9:30.. foda!!!! chegamos em sta cruz as 19:30... putzz tinhamos perdido o trem pra P. quijarro... encontramos com a junny q haviamos conhecido na ida... ela nos convidou a dormir na casa dela, dissemos q nao, mas ela insistiu e fomos.. tomamos banho eu depois de 5 dias, hehehee pessoal gente finissima mesmo.. sem palavras, a coisa por amizade e simplicidade pura... dia 22 - os filhos de junny iam passear num parque aquatico, deixamos 100 bol. com eles para q se divertissem.. ela nao queria aceitar mas deixe com ela mesmo assim antes de sair..logo cedo nos despedimos pegamos taxi ate a estaçao, chegando ja tinha fila enorme pra comprar passagem do trem, nao conseguimos comprar pro trem da morte... tivemos q comprar o ferrobus q sairia somente as 18:00 ficamos enrolando o dia todo, conhecemos a estaçao e arredores de ponta a ponta, conhecemos alguns nativos.. eh legal trocar ideias com eles, sao super simples etalss.. se vc demonstra humildade etalss.eles falam com vc na boa.. as 18 hrs trem rumo a puerto quijarro, jantar, filminho.. dormir.. dia 23 - chegamos em puerto quijarro unas 9:00 corremos pra tentar comprar passagens da andorinhas pra sampa p/ akele dia ainda, saia as 11:00 pegamos um taxi, ele queria 30 bol.. nem ferrando disse q ia pé entao.. ele.. nao eh longe!!! eu: eh longe mas vc quer me cobrar 30 bol.. nem ferrando, sou brasileiro!!! pago 20 bol.. ele ofereceu 25.. dae eu disse nao 20... outro taxista chegou e disse q fazia 20... ele ja pegou as mochilas e disse q 20 ta bom... hehehehee fomos chegando na fronteira, trocamos os bolivianos por reais, compramos a passagem pra Sao paulo e fomos carimbar passaporte..chegando pra carimbar o policial diz q sao 10 bol.. disse q nao tinha mais bolivianos, entao diz q sao 4 reais.. foda!!! mas ja tava de saco cheio e paguei logo... bus pra corumba.. e depois bus pra Sao apulo...Porra a andorinha eh um luxo soh mesmo... nem acreditava..hehehee na volta tranquilo, conhecemos uma familia pai, mãe e filhinha de bolivianos q estavam ir pra temtar a sorte em sampa.. uma holandesa viajando pela america do sul toda..e um iraniano, doido q curte raves...gente finissima.... 24 - chegamos em sampa, terminal barra funda pela manhã, chegando a sensaçao eh estranha, parecia q tudo era muito facil, ja estavamos em casa pegamos metro ate bras, trem - santo andre.. facil...engraçado q qd vc chega parece q nada mudou todo mundo continua reclamnado das mesmas coisas, falando e fazendo as mesmas coisas...tudo continua igual.. vc muda mas as pessoas nao.. mesmo todos imprevistos e improvisos... valeu cada centavo, nao tem como vc fazer uma viagem dessas e voltar a mesma pessoa, vc muda e muda pra melhor com certeza.. aqui por mais dificil q seja ainda eh facil, o lado ruim de ter acesso a tudo muito facil etcc. enfim essa foi a minha experiencia e impressoes da viagem... conselho eh q façam, juntem uma grana e vão, os gringos ficam viajando uns 2 anos direto dao a volta no mundo... podem te tirar tudo na vida, carro, casa e ate a vida... mas a experiencia da viagem ninguem tira isso de vc... grande abraço Citar
Membros de Honra Suelih Postado Outubro 12, 2005 Membros de Honra Postado Outubro 12, 2005 Hey Tomita Bom relato! fiquei até com vontade de fazer eese roteiro mas náo sei se conseguiria passar pelos stresses de fronteira/bus que atrasa/ou sem agua p tomar banho... Por outro lado, conhecer o deserto/salar/lagunas... acho que um dia irei! Qual a melhor época para ir? Tem que reservar hoteis antes ou dá para achar na hora? um abraço/ Citar
Membros tomita Postado Outubro 16, 2005 Membros Postado Outubro 16, 2005 nhioka2 ola... massa q curtiu..entao estress mais do momento mesmo, acho q viajar de mochilao e passar pelas situaçoes do cotidiano do povo local, eh a diferença de fecha um pacote com uma agencia de viagem, mas com certeza vc perde a oportunidade de aprender pra caramba primcipalmente sobre vc mesmo..nao troco esse aprendizado por nehum pacote fechado... enfim, o salar a coisa eh tao bela q tomar banho eh um mero detalhe sem importancia, nao deixe de faze-lo soh por causa do banho..vale muito a pena, dizem a melhor epoca pro peru ser junho e julho, tem varias comemoraçoes etcc.. mas eh mais caro tbb.. e mais frio com certeza.. em setembro ja eh inicio da baixa temporada, mais barato e hotel encontra facil...vc desce das rodoviarias ja tem varias ofertas...na bolivia eh tudo muito barato, ateh mesmo para nos brasileiros, e mesmo assim eh tudo negociavel, tudo mesmo, inclusive passeios etcc.. ja no peru, eh mais burocratico, mas vale muito a pena tb.. pro salar, no inverno, vc pega neve q foi muito massa, ja q nunca tinha visto ainda... e no verao epoca de chuva, o salar vira um espeho do ceu, imagina neh??? curti tudo mesmo, mas o salar ainda quero voltar pra bolivia soh pra fazer o salar novamente... grande abraço e boa sorte qq coisa soh perguntar .. Citar
Membros tomita Postado Outubro 19, 2005 Membros Postado Outubro 19, 2005 DICAS - dinheiro, levei tudo em dolar papel moeda, nao levei travel cheque nem nada disso, da pra levar na boa... o dinhiro grosso, enrolei tudo num pote pequeno deixava amarrado na cintura da calça e jogava pra dentro da calça, nao tirava pra nada soh pra transferir de uma calça pra outra, passaporte deixava em um money belts por dentro da calça, melhor q carregar por baixo da camisa.. depois levava uma outra pochete normal na cintura... dica eh se for levar essa pochete na cintura, prenda-a bem, levei ela com folga na cintura por isso me roubaram sem q percebesse na estaçao... nela levava, dinheiro q irria usando no caminho.. - Hoteis e Onibus, pechinche, ainda mais se estiver em mais pessoas, mesmo se for viajar sozinho vc vai conhecendo as pessoas no caminho, viagem e dividam hoteis, sai bem mais barato.. antes de fechar peça pra conhecer os quartos, ligue os chuveiros pra ver se tem ducha caliente, igualmente os onibus, se bem q a maioria dos bus nao tem banheiro,,, se informe sobre os horarios dos onibus na propria cabine de compra das passagens, caso vc queira chegar no destino e ja pegar outro bus pro mesmo dia... ex: uyuni - sucre - sta cruz (se informe em uyuni se eh possivel chegar em sucre e pegar bus pra sta cruz no mesmo dia.. etcc - leve pouca camisa, pois dae vc ja comprar as camisas de lembrança da bolivia q eh super barato.. leve principalmente camisetas de poliester, de time de futebol etcc.. essa ajudam muito caso queiram lavar as roupas ou caso molhem.. - toalha : levem toalhas impermeaveis, nao enchugam muito bem, mas ajudam pra q a toalha de algodão nao encharque demais... - lenços umidecidos pra bebes, quebram o galho pros dias sem banho... - reserve sempre trocados.. pra usar banheiros.. sao todos pagos... - nao leve nem aceite dolares rasgados e muito sujos. eles nao aceitam nem ferrando principalmente no Peru.. notas de 1 dolar tem cotação menor.. ex: dolar = 3,35 soles / nota de 1 dolar = 2,90soles - leve carterinha de estudante, no peru faz a diferença, na bolivia nem tanto, mas ja tudo barato mesmo..hehehehe - fazer o passeio do Salar de Uyuni é obrigatório (vale muito a pena, mesmo) nao pague mais q 60 dolares(3 dias) - compre as lembranças, roupas etcc tudo na bolivia, memo pra nós brasileiros eh muito barato mesmo.. se vc chora um pouco eles abaixam ateh mais...copacabana eh legal pra comprar artesanatos, roupas etcc.. com os proprios artesoes... - La Paz visite o mercado das bruxas, vale a pena pra conhecer..e ateh comprar tbb, pq nao... - Ilha do sol, vale a pena pegar o pessio do dia todo, q vc pode percorrer toda ilha, existe um passeio q sai a tarde e da pra pegar logo q vc chega de La Paz, mas vc conhece soh uma parte da ilha pelo mesmo preço.. pra quem tiver disponibilidade vale a pena dormir na ilha.. nao fiz isso, fiquei meio arrependido.. o amanhecer e o por do sol na ilha deve ser coisa de louco... - compre os passeios e pegue os hoteis somente qd chegar em cada local.. nao reserve nada antes.. principalmente na bolivia o ideial eh vc conferir pessualmente as coisas.. soh pra se ter uma ideias todas empresas de bus eles proprios se classificam 5 estrelas, hehehee - carteira de albergue, só leve se ja tiver.. nao vale a pena fazer soh por causa dessa viagem.. os hoteis sao bem mais baratos.. espero q ajude... boa viagem a todos.. qq duvidas soh postar grande abraço Citar
Membros rpandrade Postado Outubro 21, 2005 Membros Postado Outubro 21, 2005 levei uma nota de 100 dolares muito suja e velha, com tinta de caneta estourada espalhada e consegui trocar na boa em ollantaytambo, muita sorte! nos outros lugares tentei trocar e nada! falou! Citar
Membros tomita Postado Outubro 21, 2005 Membros Postado Outubro 21, 2005 rpandrade, putzz deu sorte mesmo..vc foi qd?? abraçss Citar
Membros Patty_BH Postado Novembro 2, 2005 Membros Postado Novembro 2, 2005 Oi Tomita, olhei no site da andorinha e lá o horário é diferente dos que todos relatam...lá o bus para Corumbá sai as 15:30 se não me engano e vc disse 11 horas...e vc fala de terminal barra funda...existe outro terminal além desse? Desculpa a minha ignorância mas a única coisa que conheço em São Paulo é o aeroporto... Citar
Membros tomita Postado Novembro 3, 2005 Membros Postado Novembro 3, 2005 ola Patty, entao nao sei q site vc nao.. pois ainda continua o mesmo horario http://www.passagem-em-domicilio.com.br/viacao%20andorinha.asp em sao paulo existe tbb a rodoviaria do tiete... vc eh de onde?? vai qd?? grande abraço Citar
Membros Patty_BH Postado Novembro 3, 2005 Membros Postado Novembro 3, 2005 Oi Tomita, que estranho, eu entrei nesse site, dá uma olhada: http://www.andorinha.com/linhas.php Eu moro em BH, estava pensando em ir por SP pois daí o bus vai direto pra Corumbá, e se eu sair de BH tenho que parar em Campo Grande. Agora não sei em qual terminal param os ônibus que saem de BH. O Tiete é mais famoso? Esse Barra Funda é na capital mesmo? Que rolo ...Fiquei confusa...Saio dia 3 de janeiro...Valeu Tomita! Citar
Membros tomita Postado Novembro 4, 2005 Membros Postado Novembro 4, 2005 pois eh nao sei nao.. esse site q vc me passou nem consta ter SP - corumba direto, mas tem simmm. esse de sampa pra corumba sai todos os dias as 11:00 e as 19:35 do terminal da Barra funda o terminal do tiete eh o principal pois tem viagens internacionais tbb.. o da barra funda tem somente viagens nacionais, ambos sao na capital e terminal do metro. explicando parece complicado mas eh facil.. mesmo esse direto pra corumba faz uma parada em campo grande tbb... acho mais facil vc ja pegar dae de BH, penso q sairia ateh mais barato q vc vir pra sampa depois ir pra corumba.. eh isso... grande abraço boa sorte.. qq coisa soh postar..faloww Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.