Membros ruama.dantas Postado Fevereiro 11, 2016 Membros Postado Fevereiro 11, 2016 Viajei sozinha por alguns lugares do nordeste e venho relatar algumas partes da viagem, com preços e dicas. * Dia 08/01/2016 - Saída de São Paulo para Piauí - Consegui uma carona de carro gratuita, saindo de São Paulo para Picos no Piauí, cidade a cerca de 900km de Recife. Lá passei 10 dias, basicamente hibernando *Dia 18/01/2016 - Picos- PI x Recife - PE Na Segunda feira peguei o ônibus da Autoviação Progresso, que custa R$142,00, saindo da rodoviária de Picos e chegando na Rodoviária do TIP (Terminal Integrado de Passageiros), onde há linhas de metrô (estação "rodoviária" é a do TIP) e algumas linhas de ônibus, a viagem demorou 15 horas, em ônibus confortável. Eu havia conseguido um local pra ficar em Jaboatão de Guararapes, através do Couchsurfing ,a cerca de 5 minutos de ônibus do TIP, então pra mim foi ótimo, peguei o ônibus e segui para a casa dos meus couchs, pessoas incríveis, com as quais tive boas conversas e experiências. No primeiro dia, fiquei descansando, pois iria ter muito tempo pra sair. No dia 20/01, fui até o Recife antigo, para chegar até lá, peguei o ônibus até a rodoviária do TIP (R$2,80) e lá fiz a integração gratuita para o metrô, segui sentido Recife (centro) e desci na estação final, de mesmo nome. Logo ao lado tem a Casa da Cultura, onde foi um presídio desativado em 1973 e hoje suas celas abrigam lojas de artesanatos que vale a pena conferir, os produtos não são baratos, mas até que da pra levar uma lembrancinha ou apenas olhar o local que vale a pena. Pra quem quiser saber mais, aqui o site: http://www.casadaculturape.com.br/aCasa.php Depois passei pelo Rio Capibaribe, ao atravessar a ponte, a visão é incrível, bom lugar para sentar e observar por alguns minutos ou horas. Segui para o Marco Zero, onde haviam alguns grupos de turistas e o palco montado para o carnaval, dias depois lá estaria completamente lotado. Outro lugar bom pra sentar e observar, pagando R$5,00 um barco leva até o Parque das Esculturas, não atravessei, mas parece muito bonito. Parei para o almoço, comi em um local não tão caro e nem muito barato, porém é possível encontrar restaurantes com Self Service sem balança por R$12,00 . Depois fui para a Torre Malakoff, onde acontecem exposições e no ultimo andar uma visão incrível, dei sorte de conseguir subir, pois me informaram que só é aberto ao publico no domingo. O acesso é gratuito. Além desses locais, tem muitos outros que acabei não indo, mas me parecem incríveis, como o Museu de Alceu Valença, Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Brennand, Centro Cultural Judaico, Capela Dourada, Forte das Cinco Pontas, Feirinha e praia de Boa Viagem. * 24/01/2016 - Recife x João Pessoa No domingo fui novamente para o TIP e comprei minha passagem para João Pessoa, não lembro exatamente o preço, mas custou cerca de R$28,00 . Lá fui para a casa de um amigo, próximo a praia de Tambaú, andamos pela praia e estava muuuuuuuito sol, mas o mar é lindo, tem muitos passeios para as piscinas naturais de Picaozinho, ofereceram até por R$25,00, se der uma pechinchada, rola... João Pessoa é aquele tipo de lugar que surpreende, pessoas educadas, locais limpos, respeito no transito. Na praia há o aluguel de guarda sol por R$20,00 o dia. O Mercado de artesanato é bem bacana e tem coisas a ótimos preços, a praia de Tambaú tem águas lindas, areia fofinha, porém muitas algas, isso não me agrada hahahaha Não fiz passeios em João Pessoa, mas recomendo ir a praia de Coqueirinhos por exemplo, de Buggy, pois pesquisei formas alternativas e mais baratas, me informaram que havia a possibilidade de pegar um ônibus até o terminal que custaria cerca de R$3,00 e depois um até Cidade do Conde por uns R$15,00, depois para chegar em Coqueirinhos um moto taxi por R$10,00, o passeio de Buggy estava na base de R$50,00 e passava por várias praias, ou seja, compensa muito mais. Também tem o Pôr do Sol no Jacaré, onde o músico toca o Bolero de Ravel. Para chegar basta ir até o centro de JP e perguntar sobre o ônibus para lá, o ruim é na volta, pois parece que o ônibus para na BR e você tem que esperar por lá. Há diversos preços de comida em João Pessoa, o local mais barato que encontrei foi a praça de alimentação em frente ao Hotel Tambaú, lá há varios quiosques com pratos as R$12,00 ou um pouco mais, comi um Bobó de camarão incrível por R$18,00 e não cobram 10%. Nos quiosques da praia também é possível comer gastando pouco, vale a pena. Um dia estava sentada na praia e conheci 3 músicos de Brasilia, que estavam viajando de carro e pararam por lá, depois seguiriam de carro para Olinda- PE, ficamos amigos e havia um lugar no carro, descemos juntos e eles conseguiram até um lugar para eu ficar na mesma casa que eles em Olinda, foram ótimos dias junto a essa galera incrível. * 28/01/2016 Em Olinda o mais legal é andar mesmo e conhecer os locais mais históricos, a arquitetura e ladeiras hahaha Ruas de Olinda Alto da Sé Show da Banda Eddie no Mourisco Bar, foi incrível, eles são de lá, porém fazem shows em SP e muitos outros lugares. * 02/02/2016 Olinda x Maragogi Para ir até Maragogi fiz um trajeto alternativo: ônibus de Olinda para Av. Dantas Barreto em Recife (R$2,80 se não me engano), na avenida andei até o terminal onde saem os ônibus da Viação Cruzeiro, que vão para Barreiros e São José da Coroa Grande, a ideia inicial era ir até São José da Coroa Grande (ônibus custa R$19,00) e de lá pegar uma van até Maragogi (custa R$5,50), mas um taxista acabou levando até Barreiros por R$20,00 e lá havia van por R$6,50 para Maragogi, foi bem melhor, pois o ônibus iria demorar a chegar. Em Maragogi fiquei na casa de um Argentino, através do Couchsurfing também, ele era instrutor de mergulho, eu não sei nadar e ele foi super prestativo tentando me ensinar hahaha Praia Vila de Maragogi. Nessa vila existe pousadas, hostels, mercados, padarias, farmácias, etc. Uma pousada que me indicaram é a Vela Mar, disseram que o quarto de casal custa R$60,00 a diária, havia outra por R$70,00, uma semana antes do carnaval, mas não lembro o nome, desculpem. Também tem o Hostel Brazuca que fora de temporada é R$35,00 e em temporada R$50,00, porém todos que ficaram lá e conheci não recomendam, se você é sem frescura e quer gastar pouco, tenta a sorte hahaha. Na orla da praia também tem restaurantes baratinhos, por R$ 13,00 o Self service sem balança, por exemplo. Praia do Camacho Nessa praia há a ligação de um rio. Partindo da Vila de Maragogi demora cerca de 20 minutos andando para chegar nela, lá é um ótimo lugar para estender a canga e passar a tarde, deserto, inclusive no carnaval. Se atravessar o Rio ou for pela BR é possível seguir até a praia de São Bento, onde há uma pequena Vila e depois Tamandaré. Todas ao lado Sul. Também há a opção de pegar uma van que deve custar cerca de R$3,00 Seguindo ao lado norte, há outras praias, as mais belas na minha opinião, a van de Maragogi até Barra Grande custa R$2,50 e até Praia do Antunes ( A MAIS INCRÍVEL) custa R$3,00. No primeiro dia eu segui diretamente para Praia do Antunes de van e quando cheguei, fiquei paralisada, mar completamente azul, calma, silêncio e paz, Segui para uma sombra de coqueiro e lá passei a tarde, o único fator que incomoda é que passam buggys toda hora pela areia, é interessante levar comida, soube que lá tem um quiosque, mas quando fui estava fechado. Na segunda vez que fui até Antunes, usei a bike, tem que andar com cuidado, pois ´acesso é pela BR, perguntando te informam, sai da Vila de Maragogi por volta das 7:40h , demorei 1 hora e meia, mas fui parando. A primeira foi a praia de Burgalhau, não gostei muito, então tirei algumas fotos e segui para a próxima, que era Barra Grande, lá tem uma vilinha com mercadinho e alguns comercios, além de bastante casas, também não achei muito boa, mas deve ter sido porque fiquei mais no canto e tive preguiça de pedalar e conhecer o resto. Depois fui para a Praia do Antunes e a diferença de maré era imensa, no primeiro dia, cheguei as 14h e no segundo as 8 e pouco, maré calma, água cristalina, podia andar metros e metros que a água continuava no joelho, tudo lindo. Praia do Burgalhau Praia de Barra Grande Entrada da Praia do Antunes Praia do Antunes (Maré alta) Praia do Antunes (Maré baixa) Logo depois era minha hora de voltar para Recife, pois meu vôo sairia de lá, para voltar, peguei o ônibus da Real Reunidas, que vem de Maceió, passa na beira da estrada ,custa R$24,00 até Recife, as 11:00h e as 13:30 passa em Maragogi, mas é sempre bom chegar mais cedo pra não correr o risco de perder, eu esperei nesse lugar: Chegando em Recife o ônibus para próximo ao aeroporto e o ponto final é a rodoviária do TIP, onde eu fiquei, pois para mim era mais próximo de onde me hospedaria. Nos meus últimos dias, resolvi curtir alguns festejos de carnaval, conheci uma galera que estava hospedada na casa e partimos, assisti ao show do Lenine e rolou até uma fotinha, obrigada Juanna! hahahaahha * Dia 08/02/2016 - Recife x São Paulo Dia de ir embora... para ir até o aeroporto é muito fácil, basta seguir da linha que estiver, até Joana Bezerra e lá faz a integração para a linha que vai até o aeroporto, chegando lá, basta subir a escada rolante e seguir a passarela de integração, super bem cuidada e me pareceu seguro, acredito que só a noite não deve ser tão seguro. :* 1 Citar
Membros Larissa l Postado Fevereiro 20, 2016 Membros Postado Fevereiro 20, 2016 Muito bacana seu relato, gostei dos preços atualizados do ônibus, obrigada! Citar
Membros luanaalsilva Postado Novembro 29, 2017 Membros Postado Novembro 29, 2017 @ruama.dantas Vc já usou o Couchsurfing? Estou estudando essa plataforma no mestrado e buscando pessoas que possam colaborar com minha pesquisa. Agradeço desde já! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.