Ir para conteúdo

Petrópolis x Teresópolis Maio/2016

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Olá,

Vou dar uma sugestão de hostel.

Chama-se Hostel 148. Lugar bem localizado, bem limpo, próximo de um ponto onde você pega um ônibus que vai te deixar encostado na entrada do parque. Pessoal muito atencioso, pelo menos quando estive lá. Cozinha bem equipada, banheiros limpos, beliches boas e a roupa de cama você pega no check in. Também tem armários com chave para guardar seus bagulhos. Sem falar que tinha um café da manhã bem bacana incluído no preço. E o cara que cozinhava até me ensinou a fazer umas geléias. E ainda tem cerveja e lasanha congelada para vender.

E tem um segredinho. Tem água de mina numa torneira nos fundos da cozinha para encher suas garrafinhas.

Outra coisa, andar de ônibus em Petrópolis é super fácil e funciona. Chega no Galeão e pega um ônibus chamado Frescão, que te deixa na rodoviária do centro. Lá você pega um ônibus para Petrópolis. Na rodoviária de Petrópolis pega o Busão para o Centro, que vai te deixar próximo do Hostel. Se chegar cedo, dá para usar a tarde para passear: Museu Imperial, casa de Santos Dumont, fábrica da Bohemia, etc.

Se quiser posso te passar os números das linhas.

Outra coisa, na travessia Petro-Tere tem muita gente que deixa lugares lindos para trás. Faz em 3 dias. Vai na cachoeira Veu de noiva, na cachoeira das andorinhas. E de jeito nenhum deixe de ir nos Portais de Hércules. É uma das vistas mais lindas da Travessia. Se quiser te passo os tracklogs. Não precisa de guia. Dá para ir sozinho. Mas se quiser um guia, contacte o Geovane Rento. Super gente boa e guia excelente.

Abraços.

Ronaldopxo, muitíssimo obrigado pelas dicas.

Então, já fiz a reserva no 148 pois os comentários no booking mostram que ele é realmente super recomendado.

Quanto ao tracklog, eu vou querer sim. Inicio a trilha no dia 09/05, mas a grande dúvida é a que horas normalmente ela é concluída pois pretendo ir nesse mesmo dia (11/05) para o RJ.

Se puder me passar as linhas dos ônibus também fico grato.

Abraços.

Bom,

vai lá então..

Pelo que entendi você chega no Rio no domingo, 08-05. Independente de qual for o aeroporto que chegar, pega o ônibus FRESCÃO, no aeroporto mesmo, até a rodoviária, Terminal Rodoviário Novo Rio. Na rodoviária, a companhia que faz Petrópolis é a Viação Única / Fácil. Tem ônibus regularmente e em muitos horários. O valor da passagem é 27 reais https://vendas.unica-facil.com.br/VendaWeb/consulta

Chegando em Petrópolis, no terminal Bingen, se você for para o Hostel 148, tome o ônibus número 100, que vai te deixar no terminal Central, que é a antiga rodoviária de Petrópolis. O hostel 148 fica bem próximo dali. Você vai ver uma igreja, vá em direção a ela. Na rua lateral esquerda tem um mercado, siga pela calçada e na primeira vire a esquerda. São 5 minutos a pé.

Tem vários passeios que dá para fazer a pé, a partir do Hostel. Casa de Santos Dumont, Museu Imperial, Fábrica da Bohemia, etc. Os caras te informam no Hostel.

No outro dia, acorde cedo. Para pegar o busão para o parque basta subir um pouco pela rua do Hostel até o topo da subida. Lá tem um ponto. Pegue o ônibus número 611 (Pinheiral). O 616 também ia até lá, informe-se no Hostel. Esse ônibus vai te deixar próximo da entrada do Parque. É só pedir para o Motorista que ele te informa.

No centro, perto do museu imperial tem um restaurante por quilo muito bom e barato, chamado Soberano, caso deseje ir.

Quanto à travessia, os pontos que falei que achava que você devesse visitar, não tem muito segredo.

A cachoeira Véu de noiva e a Gruta do Presidente tem uma indicação com placa. São cerca de uns 50 minutos a mais gastos para ir e voltar. A cachoeira das andorinhas fica 10 minutos depois da Véu de Noiva, acho mais bonita. Então, depois da bifurcação (placa) a ordem é Gruta do Presidente - Véu de Noiva - Andorinhas.

Já os portais de Hércules são acessados por um desvio na trilha do segundo dia. Esse desvio começa no topo do Morro do Marco. Você vai derivar à direita, em direção ao abismo e paredão. Durante boa parte do trecho você vai ouvir o barulho de um pequeno riacho, que você terá que cruzar mais adiante. É um visual que vale a pena. Essa visita pode ser feita no primeiro dia, caso chegue cedo no Açu, ou na manhã do dia seguinte, desviando e depois voltando à trilha Petro-Terê. Qualquer dos dois modos tem suas belezas diferentes, devido à posição do sol e à maneira como a luz incide sobre os portais. Eu, particularmente, prefiro o visual da tarde.

Quanto ao último dia, não sei a que horas você tem que estar no aeroporto do Rio, mas os ônibus em Teresópolis não funcionam tão a contento como em Petrópolis. Eu fui a pé do Parque até a Rodoviária, porque seria mais rápido que esperar o busão. São cerca de 5 Km. ( Eu também queria conhecera chácara ada CBF). Os ônibus de Teresópolis para o Rio saem a cada hora e a passagem custa cerca de 30 reais. São mais ou menos 45 minutos de viagem até o terminal Novo Rio. De lá tome outro FRESCÃO para o aeroporto. Se for sair do Galeão, tem uma outra linha que sai de Teresópolis e passa encostado. Tem que perguntar na rodoviária de Teresópolis.,

No terceiro dia você vai gastar cerca de 3 horas do Sino até a sede. E mais uma hora da sede até a rodoviária, se for a pé. Se bem que tem uma trilha no final, chamada trilha cartão postal que é bem puxada, mas o visual do Dedo de Deus vale a pena. Daí você acrescenta umas duas horas a mais.

Não sei como você anda de preparo físico, mas se levar uma mochila não muito pesada, dá para fazer assim (apenas uma sugestão):

Primeiro dia, inicio da trilha às 8 horas, ida à gruta, Véu de noiva e andorinhas. 10 e meia na pedra do queijo. 11 e meia no ajax e 14 horas no Açu. Montar a barraca e ir para os Portais de Hércules. Chegada aos portais às 16 horas e retorno às 16:30. Leve lanterna, que talvez chegue de volta ao Açu no entardecer. Por do sol no Cruzeiro.

Segundo dia, acordar bem cedo e subir os Castelos para ver o sol nascer por trás dos 3 picos de Friburgo e das montanhas de Teresópolis. 8 e meia começar a trilha. O segundo dia é mais técnico e tem mais subidas e descidas. O primeiro dia é só de subida.

caso não tenha ido aos portais de Hércules vá agora. Você deve terminar o segundo dia por volta de 4 a 5 da tarde. Monte sua barraca e volte ao Sino para o por do sol.

Terceiro Dia. De manhã acorde cedo e vá ver o sol nascer no Sino, ou na Pedra da Baleia (outra, não aquela que você passou no segundo dia) que fica mais próxima do acampamento e cujo acesso é feito por uma trilha que sai dos fundos da área de camping atrás do Abrigo 4. Depois volte, desmonte tudo e desça para a sede Teresópolis. O terceiro dia não tem muitos visuais e é feito quase que sempre por entre as árvores. Você deve chegar na sede Teresópolis por volta do meio dia.

Os tracklogs te passo por mensagem privada, logo logo.

• Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Bom,

vai lá então..

Pelo que entendi você chega no Rio no domingo, 08-05. Independente de qual for o aeroporto que chegar, pega o ônibus FRESCÃO, no aeroporto mesmo, até a rodoviária, Terminal Rodoviário Novo Rio. Na rodoviária, a companhia que faz Petrópolis é a Viação Única / Fácil. Tem ônibus regularmente e em muitos horários. O valor da passagem é 27 reais https://vendas.unica-facil.com.br/VendaWeb/consulta

Chegando em Petrópolis, no terminal Bingen, se você for para o Hostel 148, tome o ônibus número 100, que vai te deixar no terminal Central, que é a antiga rodoviária de Petrópolis. O hostel 148 fica bem próximo dali. Você vai ver uma igreja, vá em direção a ela. Na rua lateral esquerda tem um mercado, siga pela calçada e na primeira vire a esquerda. São 5 minutos a pé.

Tem vários passeios que dá para fazer a pé, a partir do Hostel. Casa de Santos Dumont, Museu Imperial, Fábrica da Bohemia, etc. Os caras te informam no Hostel.

No outro dia, acorde cedo. Para pegar o busão para o parque basta subir um pouco pela rua do Hostel até o topo da subida. Lá tem um ponto. Pegue o ônibus número 611 (Pinheiral). O 616 também ia até lá, informe-se no Hostel. Esse ônibus vai te deixar próximo da entrada do Parque. É só pedir para o Motorista que ele te informa.

No centro, perto do museu imperial tem um restaurante por quilo muito bom e barato, chamado Soberano, caso deseje ir.

Quanto à travessia, os pontos que falei que achava que você devesse visitar, não tem muito segredo.

A cachoeira Véu de noiva e a Gruta do Presidente tem uma indicação com placa. São cerca de uns 50 minutos a mais gastos para ir e voltar. A cachoeira das andorinhas fica 10 minutos depois da Véu de Noiva, acho mais bonita. Então, depois da bifurcação (placa) a ordem é Gruta do Presidente - Véu de Noiva - Andorinhas.

Já os portais de Hércules são acessados por um desvio na trilha do segundo dia. Esse desvio começa no topo do Morro do Marco. Você vai derivar à direita, em direção ao abismo e paredão. Durante boa parte do trecho você vai ouvir o barulho de um pequeno riacho, que você terá que cruzar mais adiante. É um visual que vale a pena. Essa visita pode ser feita no primeiro dia, caso chegue cedo no Açu, ou na manhã do dia seguinte, desviando e depois voltando à trilha Petro-Terê. Qualquer dos dois modos tem suas belezas diferentes, devido à posição do sol e à maneira como a luz incide sobre os portais. Eu, particularmente, prefiro o visual da tarde.

Quanto ao último dia, não sei a que horas você tem que estar no aeroporto do Rio, mas os ônibus em Teresópolis não funcionam tão a contento como em Petrópolis. Eu fui a pé do Parque até a Rodoviária, porque seria mais rápido que esperar o busão. São cerca de 5 Km. ( Eu também queria conhecera chácara ada CBF). Os ônibus de Teresópolis para o Rio saem a cada hora e a passagem custa cerca de 30 reais. São mais ou menos 45 minutos de viagem até o terminal Novo Rio. De lá tome outro FRESCÃO para o aeroporto. Se for sair do Galeão, tem uma outra linha que sai de Teresópolis e passa encostado. Tem que perguntar na rodoviária de Teresópolis.,

No terceiro dia você vai gastar cerca de 3 horas do Sino até a sede. E mais uma hora da sede até a rodoviária, se for a pé. Se bem que tem uma trilha no final, chamada trilha cartão postal que é bem puxada, mas o visual do Dedo de Deus vale a pena. Daí você acrescenta umas duas horas a mais.

Não sei como você anda de preparo físico, mas se levar uma mochila não muito pesada, dá para fazer assim (apenas uma sugestão):

Primeiro dia, inicio da trilha às 8 horas, ida à gruta, Véu de noiva e andorinhas. 10 e meia na pedra do queijo. 11 e meia no ajax e 14 horas no Açu. Montar a barraca e ir para os Portais de Hércules. Chegada aos portais às 16 horas e retorno às 16:30. Leve lanterna, que talvez chegue de volta ao Açu no entardecer. Por do sol no Cruzeiro.

Segundo dia, acordar bem cedo e subir os Castelos para ver o sol nascer por trás dos 3 picos de Friburgo e das montanhas de Teresópolis. 8 e meia começar a trilha. O segundo dia é mais técnico e tem mais subidas e descidas. O primeiro dia é só de subida.

caso não tenha ido aos portais de Hércules vá agora. Você deve terminar o segundo dia por volta de 4 a 5 da tarde. Monte sua barraca e volte ao Sino para o por do sol.

Terceiro Dia. De manhã acorde cedo e vá ver o sol nascer no Sino, ou na Pedra da Baleia (outra, não aquela que você passou no segundo dia) que fica mais próxima do acampamento e cujo acesso é feito por uma trilha que sai dos fundos da área de camping atrás do Abrigo 4. Depois volte, desmonte tudo e desça para a sede Teresópolis. O terceiro dia não tem muitos visuais e é feito quase que sempre por entre as árvores. Você deve chegar na sede Teresópolis por volta do meio dia.

Os tracklogs te passo por mensagem privada, logo logo.

Ronaldo vou ter que te pagar umas cervejas (ou um refri, ou um suco, etc) pela super dicas que está me passando. Você fez um resumo de dois meses de pesquisa que fiz sobre essa travessia. Muito grato mesmo pelas informações.

Eu gravei o percurso no google earth e fiquei visualizando várias vezes a fim de decorar os pontos críticos da travessia (não confio 100% no gps), principalmente no chapadão onde a navegação complica em caso de neblina, mas pelo que vi dá pra fazer sem muitos "sustos" no trajeto. To levando também um mapa da área do parque em A3 e lancei os principais azimutes da trilha (açu, chapadão, isabeloca, sino, etc) como uma garantia a mais de não tomar um perdido, mas pelo que li se não tiver o "ruço" dá pra ir tranquilo.

Quanto a volta pro RJ, decidi que ao termino da trilha vou pernoitar em Teresópolis e no dia seguinte ir pro RJ assim aproveito melhor o ultimo dia da travessia. Uma pena que meu voo é às 14:30 hs do dia 12 pois queria dá um pulinho na pedra do telégrafo. Mas fica pra próxima.

Vou aguardar o tracklog.

Novamente, muito obrigado e grande abraço.

• Membros
Postado

Então, vou anexar aqui os tracklogs.

Para a cachoeira Véu de noiva e cachoeira das andorinhas, não tem segredo. Entra à esquerda onde a placa indica e vai em frente. Depois da gruta do Presidente você continua até a cachoeira véu de noiva. Passa pela frente dela e segue em frente por uma trilha meio fechada. É só ir reto, deixando o véu de noiva à sua esquerda. Mais uns 10 minutos chega na cachoeira das Andorinhas.

Nesse trajeto até o véu de noiva você vai ter que atravessar o rio pelas pedras, mas é meio lógico o caminho. Também vai passar por uma "Árvore portal". É um lugar legal para uma foto. A trilha passa pelo meio da árvore. Na verdade, acho que são duas árvores que se encontraram e se uniram.

Para os portais de Hércules é o que eu disse. Você escolhe se vai à tarde ou de manhã, de acordo com seu tempo e seu fôlego.

Já que você vai ficar mais um dia. Faça a trilha cartão postal. Deixe a mochila pesada escondida no começo da trilha e suba só de ataque. Rende ótimas fotos do Dedo de Deus.

Quanto a dificuldades de orientação, acho que você não terá. Preste atenção que a Isabeloca estava sendo "refeita" quando eu estive por lá. Se não me engano, agora ela é mais em nível, com mais zigue-zagues para evitar a erosão. Chegando no chapadão, é só prestar atenção nos totens no chão. Sempre você vai ver esses totens indicando a direção.

No segundo dia, acho que o único ponto que talvez engane, é ao cruzar um riozinho, próximo ao vale das antas. A tendência é subir pelas pedras, mas na verdade você tem que cruzar o riozinho. Mas se errar, perderá no máximo 10 minutos para voltar.

Quanto às dificuldades técnicas, se não estiver chovendo, é tudo sossegado. No cavalinho, se estiverem em grupo e não sentirem confiança, podem subir as mochilas e depois passarem o cavalinho sem peso nas costas. O mesmo vale para o "mergulho", que fica um pouco antes do cavalinho. Todos os locais tem grampos para passagem de cordas caso ache necessário.

Uma coisa. O banho quente no abrigo vale muito a pena.

Acho que você vai pegar temperaturas bem baixas no alto da montanha. se fosse eu, levaria uma só roupa para trilha. Uma roupa para dormir. E um saco de dormir bom, de preferência 0°C, ou -5°C. Agasalhos bons para a manhã e a noite, caso queira ficar papeando no abrigo.

Veu-de-noiva.gpx

Açu-PORTAIS-31 16_33_31.gpx

PetroTere2014.gpx

• Membros
Postado
Ainda tem vaga nessa turma que vai dia 9?

Oi Aleksandercs,

Claro que sim. Passa o whats via MP ou me add no face e vamos alinhando. Já comprou os ingressos?

Abraços.

• Membros
Postado
Ronaldopxo eu vou nesta junto com o OliveiraL e gostaria de saber quantos pontos de captação de água tem em cada trecho, para eu saber quanto levar de água no início da trilha.

Valeu.

Amigo,

Com relação à água, eu levei duas garrafinhas de 600 ml (de refrigerantes, vazias). Eu não sou de beber muita água. Só que cada um sabe do seu consumo, e portanto, do tamanho das garrafas ou cantis que vai precisar.

Quanto aos pontos de reabastecimento, até a Pedra do Queijo, que geralmente é o primeiro ponto de "descanso", existem vários pontos de coleta. Você caminhará bastante tempo ao longo do rio Bonfim. Só que o último ponto realmente perto da trilha fica um pouco antes da bifurcação que vai para as cachoeiras que falei. Chegou ali encha as garrafinhas.

Depois da pedra do Queijo, só vai ter água no Ajax. Você vai uns 10 metros prá frente, depois da Pedra do Ajax e lá tem uma mina, com bica para coletar água.

Depois disso, só tem água no abrigo do Açu.

Se vocês forem aos portais de Hércules, terão que atravessar um ribeirãorinho onde pode ser coletada água. (Isso é depois do abrigo do Açu)

No segundo dia, existe um ponto de coleta no Vale da Luva, que fica entre o Morro do marco e o Morro da Luva. O segundo dia é só morros e vales.

Depois disso, que eu me lembre, tem água no vale das Antas, depois do elevador, e do morro do Dinossauro. É aquele riozinho que falei para prestar atenção para não se perder.

Daí prá frente, água só no abrigo do Sino.

No terceiro dia é só descida e o consumo de água é menor. Além disso tem vários pontos de captação.

Mas eu acho que você tem que cuidar mesmo é no primeiro dia, que é só subida e se tiver calor dá muita sede. Uma coisa que me disseram e que é verdade, é para beber água aos poucos e antes de estar com sede. Não esperar até ficar com muita sede, porque aí você bebe mais água e aproveita menos.

Eu acho que duas garrafas de 1 litro são suficientes, mas aí você quem sabe.

Abraços e boa travessia.

Torço para que os dias estejam limpos e que boas fotos possam ser tiradas.

PS: Do Cruzeiro, próximo aos Castelos do Açu, tem-se uma vista bonita da baía da Guanabara, do Corcovado, etc.

• Membros
Postado

Ronaldopxo,

Brigadão cara, vc tornou nossa travessia muito "mais fácil" com seus esclarecimentos.

Fico agradecido por vc "perder" seu tempo com o intuito de ajudar quem precisa.

Tudo de bom pra você.

• Membros
Postado

Mudando de planos.

Esse grupo está como coração de mãe?

Cabe mais 2 ou 3?

kkk

abçs

Obs. Estou tentando cadastro para compra dos ingressos e não estou conseguindo.

Não encontro onde cadastrar. Site com neblina? kkkk

• Membros
Postado
Mudando de planos.

Esse grupo está como coração de mãe?

Cabe mais 2 ou 3?

kkk

abçs

Obs. Estou tentando cadastro para compra dos ingressos e não estou conseguindo.

Não encontro onde cadastrar. Site com neblina? kkkk

Olá Marcio, sempre cabe. Cara o site tá uma porcaria todos nós passamos o maior perrengue pra comprar os ingressos, então tem que ter paciência.

Nos encontraremos no dia 08 no hostel 148 em Petrópolis, para o briefing, mas caso queira ir direto para o parque a gente tá prevendo iniciar a subida às 08:30 hs.

Manda teu whats por MP para alinharmos os detalhes.

Abraços.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...