Membros ramonrpramos Postado Outubro 9, 2015 Membros Postado Outubro 9, 2015 Guilherme eu acho que tu nem acessa mais o forum, mas o teu relato foi um dos mais importante e motivadores que li para fazer essa trilha sem guia e sozinho. Estou escrevendo, mas a cada linha eu começo a "viajar" nas lembranças, tornando o relato bastante demorado e prazeroso de se fazer. Eu queria te agradecer muito e dizer que depois de 6 anos pouca coisa mudou no trajeto. Enquanto meu texto não fica pronto vou deixar a minha contribuição para quem for lendo. Primeiramente NÃO FAÇAM esta trilha sozinhos. Corri um risco calculado porém considerável, eu não recomendo pq a atenção exigida a cada passo potencializa muito a aventura, é uma adrenalina diferente, eu quase não tenho registro fotográfico pq tinha muito medo de relaxar e ficar descuidado. Vou mentir se falar que esse misto de tensão, adrenalina e desafio não era o que eu procurava, mas eu acredito que a maioria das pessoas não vai "curtir" observar cada pedra e cada moita cuidando para não escorregar se perder e ou dar de cara com um cobra. Achei "estressante" e ao mesmo gratificante, um stress diferente do dia a dia e que no final acabei adorando. Confesso que eu tenho desejo de refazer o trajeto, dessa vez, com mais conhecimento do ambiente, curtir um pouco mais a exuberante natureza presente na Chapada. Muito cuidado com o sol, notei que ao longo da minha travessia (setembro), entre 5 e 9 hrs ele está sempre encoberto dando pinta até de chuva. Depois das 9 e até as 14 surge um sol estupidamente quente (ainda mais para um gaúcho) meu maior erro foi encarar a serra do veneno as 11 da manhã. O calor é tão intenso, reforçado pela irradiação das pedras, que a temperatura corporal dispara, tornando cada passo uma árdua tarefa. Não existe preparo físico que resista, o corpo humano não foi feito para trabalhar numa temperatura de 39 graus. A água, que você deve beber constantemente, vai estar "fervendo" contribuindo para a sensação de abafamento. Pode é para parecer meio assustador. Quem quiser saber minha experiencia completa fica de olho no fórum, nas próximas semanas, ou talvez até nesse feriado, eu posto o relato completo e compartilho o que classifico como a experiencia mais incrível que tive na minha vida. Citar
Membros Guilherme360 Postado Janeiro 28, 2016 Autor Membros Postado Janeiro 28, 2016 Oi Ramon, não acessava fazia um bom tempo, mas de ano em ano eu entro e vejo os comentários. Já faz um tempo que fiz a trilha e fico feliz de saber que ela ainda permanece parecida e que o relato ajuda outras pessoas a entender as dificuldades. Certamente trilhas e aventuras como essa são feitas para poucos. O correto (do ponto de vista de segurança) é fazê-la com guia sim, e acompanhado, mas estando ciente que a sensação é outra. Estar no meio do mato dependendo apenas de você mesmo e dos seus amigos é uma sensação absolutamente inesquecível. Você não está comprando um serviço, não pode cobrar informações quanto a distância ou horário, não pode cobrar comida ou abrigo, não sabe onde e quando vai ter água ou sombra e você sempre anda sabendo que vai chegar no lugar que você quer hehehehe. Eu fiz outras trilhas depois dessa como Lençois-Vale do Capão (pela trilha que sai do Portal Lençois)- Vale do Paty- Andaraí em 2011, e em 2013 e 2014 fiz Parque Fitz Roy na Argentina, Parque Tierra del Fuego na Argentina e Torres del Paine no Chile, meu colega de trilha que aparece nas fotos com a mochila azul fez o caminho de santiago e outras coisas leves para homens de meia idade (ele me mata quando ler isso kkkkk). Eu fiz essas trilhas posteriores todas acompanhado mas sem guia e o meu colega fez "El camino" sozinho. O que posso te dizer é que é importante começar gradativamente de coisas fáceis até as mais desafiadoras. Quando você se acostuma, a tensão e o estresse típicos da cidade e da nossa vida moderna somem e nos entregamos de forma mais serena ao trekking. Quanto aos riscos, acho que de tudo, o maior na chapada são os animais peçonhentos. Como se vê nas fotos fiz de bermuda e conheço gente que faz de chinelo. ideal é usar calça de trekking, botas e se possível perneiras de trekking (mais finas e leves). Te desejo muito sucesso nas próximas aventuras. Aos que perguntaram sobre o mapa que usei ele não é produzido mais, porém existem outras versões na mesma loja. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.