Membros Deividi Postado Outubro 14, 2009 Membros Postado Outubro 14, 2009 No dia 11/06/2009 partimos, o Filipe e eu, a uma indiada muito louca. Destino: Parque das 8 Cachoeiras, São Francisco de Paula. Saída da casa do Filipe às 04:10h para pegar o ônibus para Porto Alegre – detalhe o trem estava de greve – que passou por volta das 04:15h e o primeiro ônibus de POA rumo à São Chico era às 06:00h da matina, partindo da rodoviária de POA. Mochilas guardadas e um único pensamento: essa banda vai ser stilosa. Chegamos a São Francisco por volta das 09:15h da manhã onde iniciou o trekking até o Parque das 8 cachoeiras, 4km de distância, e praticamente só descida, logo imaginou-se a volta. Parque a vista. Chegamos. A caminhada não lembro muito tempo de sua duração. Fomos recepcionados pelo Sr. Lindomar, gente boa, estilo “colonial”, caseiro do paraíso que o local esconde. Uma trilha de bosta, literalmente, foi percorrida para chegar ao local onde acamparíamos. Lembro que no camping tem um área social com três cabanas e algo que se intitula restaurante, que nunca funcionou. Definimos os locais das barracas e um miojão antecipou a pestana de uma hora que antecedeu o prosseguimento das descobertas naturais que o local nos reservava. Com uma mochila bem menor com alguns mantimentos e outra de hidratação começamos pela Cachoeira do Remanso, com queda de 75m de altura e posteriormente a Cachoeira Escondida, com queda de 40m aproximadamente, com uma surpresa não muito agradável: um mandruá (maranduvá) queimou a mão do Filipe e deixou o local, onde passou, momentaneamente inchado e dolorido finalizando o primeiro dia de caminhadas. [col] Cascata da Ravina| Cachoeira Escondida[/col] O bixo O camping dispõe de chuveiros quentes aquecidos a gás que proporcionam um bom banho, quando funcionam. Banho, chimarrão, amendoim, chocolate e vinho vagabundo compuseram a dieta da noite para agüentar o frio e as trilhas que viriam no dia seguinte. A Dieta Manhã fria e serração foram o cenário do dia 12 que teve seu início por volta das 08:00h e as caminhadas às 10:30h. [col] O Cume| Acamps[/col] Iniciamos pela Cachoeira da Ravina que estava interrompida por motivos de segurança aguçando a curiosidade de descer os degraus que levavam até ela. É importante ressaltar que apenas fomos adiante no trecho interrompido por dois motivos: um pela curiosidade e a vontade de trilhar o proibido e, o mais importante, a certeza de conseguir descer as escadas que apresentavam condições, mesmo molhadas e escorregadias. [col] Premio pela ousadia| O maior desafio estava por vir [/col] Para constar, visitamos em seguida a Cascata do Ronda e da Neblina, nessa ordem. É impressionante o que a natureza nos reserva. Apesar de ser um local que dispões de infra-estrutura (não estou acostumado com isso) é muito bem preservado e tem os impactos humanos muito bem controlados. Não tenho como dizer que não encontrei lixo em nenhuma das trilhas, encontrei sim, mas pouco. O material de apoio é feito, em grande parte, com madeira e não com ligas metálicas. As trilhas são estreitas, pouco desmatamento nos arredores. Continuamos rumo ao maior desafio da indiada: a trilha da Cascata das Gêmeas Gigantes. Aproximidamente durou 7(sete) horas o percurso ida e volta, mas saímos exatamente no horário limite recomendado pela administração do Parque. No portal do Parque menciona que a travessia do rio, durante a trilha, beira quatorze vezes, mas não fala das vezes que a trilha é feita dentro do rio. Contei no mínimo 30 vezes que fomos de um lado para o outro. A expectativa era grande, mas durante o percurso conhecemos a Cachoeira do Quatrilho – mais bonita no meu ponto de vista – que dispõe de uma piscina natural belíssima. No entanto, o frio impediu o banho, visto que estávamos no inverno e no Sul este costuma ser bem rigoroso. Ao achegar na cascata escondida foi como o troféu de uma competição de resistência, ansiedade, e cansaço. [col] Cascata do Quatrilho| Cachoeira das Gemeas Gigantes[/col] Na volta da trilha, cansadaços, um bom arroz com lingüiça saciou a fome que estava nos matando. A volta foi muito cansativa, pois toda descida necessita de uma posterior subida. Às 5 da manhã começamos a desmontar acampamento para as 9h estar na rodoviária, no centro de Sao Francisco de Paula, e conseguir pegar o único ônibus para POA. E por volta das 3 horas da tarde em casa chegávamos. Algumas imagens vale destacar. Coisas que provavelmente são encontradas em pouquíssimos lugares. "Plantação" de xaxins Por incrível que possa parecer isto é uma parede Cedro gigante Apesar de tardio, aí está o relato. A trip rolou em junho, porém só agora deixei a preguiça de lado para escrever. Citar
Membros de Honra Cacius Postado Outubro 14, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 14, 2009 Beleza, Deividi? Conheci este lugar em 2008 não tive oportunidade de fazer muitas trilhas, mas realmente chama atenção o tipo de estrutura. Discreta, bem feita, atendendo ao compromisso acesso x mínimo impacto. Sinalizado, seguro, mas deixando o cara se quebrar em trilhas enlameadas, não é? Show de bola o relato, me dá vontade de ir até lá pra ver as cachus novamente. Citar
Membros Deividi Postado Outubro 15, 2009 Autor Membros Postado Outubro 15, 2009 É Cacius eles prezam muito pela natureza e sabem, de forma consciente, disponibilizar o que ela tem para oferecer. Light de certa forma a indiada, mas é uma boa pedida, ainda mais durante o inverno que conta com belissimas paisagens. Citar
Membros de Honra carlanog Postado Março 11, 2011 Membros de Honra Postado Março 11, 2011 Oi gente! Acabei de chegar do Parque das 8 Cachoeiras e quem quiser saber mais sobre esse maravilhoso lugar pode me perguntar o acesse: http://expedicaoandandoporai.blogspot.com/2011/03/sao-francisco-de-paula-rs.html que lá tem meu relato na íntegra dessa aventura... Bjs e Boas Viagens! Citar
Colaboradores thawesome Postado Julho 27, 2011 Colaboradores Postado Julho 27, 2011 Olá Deividi Sei que faz tempo mas estarei na Serra Gauchá em Setembro/11 e gostaria de visitar o parque. Só tem uma pergunta, para quem vai com mulher e 2 guris ( 5 e 8 aa ) é recomendável ir a quais cachoeiras? Li no site que há somente uma com nível 1 e outras que existem até mesmo uma escada íngrime. Resumindo tem como ir com as crianças? Antonio Citar
Membros Deividi Postado Agosto 9, 2011 Autor Membros Postado Agosto 9, 2011 Antônio Desculpe pela demora, mas fiquei um tempo fora. Tche, tem umas cabanas lá, não é necessário acampar. Pode ir tranquilamente com sua esposa e filhos. Tem três cachoeiras com acesso mais difícil, as outras são tranquilas com trilhas fáceis e percursos pequenos. Vá sim, é belíssimo. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.