Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Amigos,

 

Estou criando este tópico para que possamos discutir e amadurecer a ideia que venho a 3 anos planejando.

 

Tenho um veleiro pequeno de 30 pés com o qual tenho a intenção de fazer uma volta ao mundo com o seguinte roteiro:

 

VOLTA AO MUNDO

Angra dos Reis (Brasil)

Búzios (Brasil)

Vitória (Brasil)

Caravelas (Brasil)

Salvador (Brasil)

Recife (Brasil)

Fernando de Noronha (Brasil)

Fortaleza (Brasil)

Porto de Espanha (Trinidad & Tobago)

Saint Georges (Grenada)

Fort the France (Martinica)

Port Elizabeth (Grenadinas)

Isla Iguana (Los Testigos)

Juan Griego (Venezuela)

Isla Tortuga (Venezuela)

Los Roques (Venezuela)

Curaçau (Venezuela)

Aruba (Venezuela)

Cartagena (Colômbia)

San Blas (Panamá)

Colón (Panamá)

Cidade do Panamá (Panamá)

San Cristobal (Galapagos)

Autuona (Marquesas)

Papete (Taithi)

Bora Bora (Polinésia Francesa)

Raratonga (Ilhas Cook)

Alofi (Niue)

Nucualofa (Tonga)

Suva (Fiji)

Porto Vila (Vutuanu)

Honiara (Ilhas Salomão)

Kavieng (Papua Nova Guiné)

Woleai Atol (Mirconésia)

Vanimo (Papua Nova Guiné)

Jaypura (Indonésia)

Sorong (Indonésia)

Teluk Ambon (Indonésia)

Dili (Timor Leste)

Sanur (Bali)

Johor Harbour (Malásia)

Koh Lipe (Tailândia)

Phuket (Tailândia)

Maya Bay (Tailândia)

Koh Phi Phi (Tailândia)

Ilhas Maldivas

Ilha Seychelles

Nosy Bay (Madagascar)

Hell Vile (Madagascar)

Baie de Baly (Madagascar)

Inhambane (Moçambique)

Richard Bay (Africa do Sul)

East London (Africa do Sul)

Mosseo Bay (Africa do Sul)

Cape Town (Africa do Sul)

Ilha de Santa Helena

 

Link do roteiro: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z3KVI1iiInc8.kv0SFPc2HaFI&usp=sharing

 

Após ler diversos blogs, sites e livros, pesquisar exaustivamente na internet e assistir muitos documentários sobre a circum-navegação e suas dificuldades, finalmente chegamos a conclusão da embarcação correta para a nossa necessidade. Levando em conta que na expedição Vento Leve teremos à bordo quatro pessoas na maioria das travessias, precisaríamos de um veleiro com capacidade de acomodar ao menos seis pessoas para pernoite, além de nos preocupar com geração de energia, água potável, diesel, espaço de armazenamento de alimentos e área de vivencia.

 

Algumas pessoas me perguntam porque um monocasco e não um catamarã? O Flávio e o Diogo fizeram a volta ao mundo em um caramarã, enquanto o capitão Sombra fez a volta ao mundo em um monocasco. Ao meu ver o catamarã é mais confortável e espaçoso e para viver em auto mar espaço e área de vivencia são fundamentais para o bom convívio da tripulação além de ter um calado menor e poder se aproximar mais da costa, facilitando o embarque e desembarque quando fundeados, já o monocasco é mais seguro, se defende melhor das ondas grandes e ventos fortes, tendo mais facilidade de se locomover ao enfrentar tempestades ou ciclones extratropicais. Resumindo, entre segurança e conforto, optamos pela segurança.

 

O tamanho do barco foi tema discutido durante muito tempo, pensamos de 23 a 55 pés, e definimos que entre 28 e 30 pés seria o tamanho ideal para nossa necessidade. O Veleiro Jornal, um Samoa 29, projeto do Cabinho fez a volta ao mundo com duas pessoas à bordo, já a família Schurmann fez a grande aventura à bordo do imponente Aysoo de 55 pés. Escolhemos o projeto Samoa 29 do Cabinho de 29 pés, por ter dois beliches, banheiro e cozinha amplos para seu tamanho, boa autonomia de combustível e de água potável, muitos armários e convés mais plano, aumentando a área útil do veleiro.

 

O Modelo do veleiro também foi assunto, pensamos nos Fast 395 e 345, o segundo inclusive já fez uma volta ao mundo, pensamos nos Samoa 36 construídos pelo Manolo no Rio de Janeiro, pensamos nos Cabo Horn 35, nos B&B 36 que fizeram a volta ao mundo com o Vagabond, e como escolher qual modelo? Os Fast são barcos muito resistentes e confortáveis, porem o tempo é cruel e com aproximadamente 30 anos foram descartados. O Samoa 36, é um excelente barco e muito bem construído, porem estavam fora do nosso orçamento, como os Delta 36 que também não cabiam no nosso bolso, sobraram o B&B 36, o Cabo Horn 35 e o Samoa 29. E a decisão pelo Samoa 29 veio aliada a confiança no projetista que é especialista em barcos para longos cruzeiros e a nossa disponibilidade financeira.

 

Pesquisamos e visitamos vários veleiros durante quase dois anos, entramos em veleiros mofados, cheios de água no porão, com cupim e barata, madeira apodrecida, sistema elétrico por fazer e um dia vimos um anuncio na Internet do Veleiro Velho Apito. Liguei e marquei com o Sr. Fausto que me atendeu e me mostrou todo o barco, como o meu pai Sr. Diógenes fala, o barco nos escolheu naquele momento, abaixo seguem as especificações técnicas, fotos e equipamentos do Veleiro Velho Apito:

 

 

VELEIRO DE CRUZEIRO OCEÂNICO - SAMOA 29 PÉS - ANO 1994

 

NOME: Velho Apito

PROJETO: Roberto Barros Yacht Design (Cabinho);

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Projetado para pernoite de 6 pessoas, tem 180 cm de altura máxima na sala e banheiro;

CABINE DE PROA: Beliche de casal (180 cm) e Gaiuta de 50cm X 50cm;

BANHEIRO com bastante privacidade, isolado por portas da Sala e da Cabine de Proa, 2 Vigias com ventilação, Exaustor solar, Privada Nautec hidráulica, Pia de água doce com bomba de pedal e Chuveirinho elétrico, Bomba de porão elétrica;

SALA: Beliche de casal (180 cm), Beliche de solteiro (180 cm), 6 Vigias com ventilação, Gaiuta de 50cm X 50cm, Mesa dobrável para 6 pessoas, Bomba de porão elétrica e Bomba de porão manual;

COZINHA: Fogão de aço inox a gás GLP com 2 bocas e forno, Geladeira elétrica, Pia com cuba de aço inox servida de água doce e salgada, Exaustor solar;

PULMÃO: Mesa de Navegação, Quadro Elétrico, Beliche 190 cm e Vigia com ventilação;

COCKPIT: 2 bancos no púlpito de popa, Colchonetes, Estrado de madeira (removível), Toldo (bimini), Redes de proteção laterais (sanefas), Chuveirinho elétrico com água doce e Escada de popa.

CASCO cor creme e bege em fibra de vidro (resina isoftálica);

CONVÉS em ply-glass (resina epoxy) estrutura em madeiras de lei (mogno, cedro, freijó, compensado náutico Berneck de cedro);

MASTRO Nautec com escada de alumínio;

PÚLPITOS e postes em aço inox 316;

QUILHA de ferro fundido de 1.300 kg;

ÁGUAdois Tanques com capacidade de 80 litros cada;

DIESEL um Tanque com capacidade de 60 litros;

 

EQUIPAMENTOS:

MOTOR Yanmar 18 Hp

LUZ DE CRUZETA para iluminação do convés;

PAU DE SPINNAKER mais trilho e carrinho no mastro;

ENROLADOR de Genoa manual;

VELA GRANDE com 3 sistemas de rizo;

STORM GIB

GENOA de enrolador 135%;

GUINCHO DE ÂNCORA Lewmar 700w;

CORRENTE quarenta metros de 6mm calibrada;

ÂNCORA uma Bruce marca Hankla 7,5 kg, uma Danforth Fortress FX-16 e uma Similar a Rocna de 10kg;

RADIO VHF Horizon Eclipse;

BÚSSOLA Aqua Meter Gemini;

ESTAÇÃO com higrômetro, barômetro e termômetro;

BATERIAS 3 de 100 Ah;

BIMINI COM PAINEL SOLAR Siemens modelo 75W;

CATRACAS quatro unidades;

STOPPERS seis unidades;

CABOS com 2 anos, Adriças e Escotas em excelente estado;

BOMBAS de porão duas elétricas e uma Manual.

GPS, um fixo Garmin 50s e um manual Garmin 78s

PILOTO AUTOMÁTICO Ray Marine ST2000

BOTE Remar Pratik 1,80m

 

Antes de comprar o seu barco, leve em conta, conforto, segurança, autonomia, espaço interno, espaço externo, estocagem, rigidez do casco, velocidade. Componha sua escolha também com ano do barco, estado do motor, estaiamento, velas, equipamentos, pintura de fundo, não esqueça de verificar o fundo para saber se existe osmose ou rachaduras no casco, procure ver o veleiro em dias de chuva para verificar se existem vazamentos, peça ajuda a um profissional ou pessoa mais experiente para lhe ajudar na visita ou vistoria, mas nunca deixe de sonhar.

 

O Sonho é o inicio do planejamento, não aborte o seu sonho pelo que os outros falam ou acham, siga em frente e empreenda a sua grande aventura de vida, independente de qual for.

 

Rafael Rocha Rabello

Nosso blog: http://canalventoleve.blogspot.com.br/

Twitter: https://twitter.com/canalventoleve

Fanpage (Facebook): https://www.facebook.com/Canal-Vento-Leve-1612813962313344/

Canal Youtube:

Patreon: https://www.patreon.com/canalventoleve

  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Muito interessante seu Projeto e este tem sido meu desejo ao longo dos ultimos anos. Moro em Jacksonville/Fl/Usa e estou interessado em participar desta viajem com voces. Eu poderia comprar um veleiro este ano nas mesmas configuracoes e viajarmos juntos. O que acham? meu email: assiztarga@hotmail.com Face: assiz lima ou chef targa Twt: @assiz WhatsApp: 1 904 8022060

  • Membros
Postado

Oi pessoal.... nós temos aqui um veleiro 32 pés mas velejamos apenas em grande barcos apenas há dois anos e acho que não há experiencia ainda para viagens tão longas e "perigosas" mas é um projeto no futuro. Gostaria de estar em contato com vcs. Estamos no Rio e o barco num Iate Club em Niteroi/RJ. A tripulação quase sempre é só eu e meu irmão, abçs

  • Membros
Postado
Muito interessante seu Projeto e este tem sido meu desejo ao longo dos ultimos anos. Moro em Jacksonville/Fl/Usa e estou interessado em participar desta viajem com voces. Eu poderia comprar um veleiro este ano nas mesmas configuracoes e viajarmos juntos. O que acham? meu email: assiztarga@hotmail.com Face: assiz lima ou chef targa Twt: @assiz WhatsApp: 1 904 8022060

 

Amigo,

 

Você já veleja? Se ainda não tem experiencia sugiro que alugue um veleiro e passe um fim de semana no mar... Eu amo velejar, amo viver no barco porem... Existe uma série de complicações que devem ser de ciência de todo velejador.

 

A ideia de viajarmos juntos é ótima e seria muito boa... você gostou do roteiro?

 

Abraços,

 

Rafael Rabello (Velho Apito)

  • Membros
Postado
Oi pessoal.... nós temos aqui um veleiro 32 pés mas velejamos apenas em grande barcos apenas há dois anos e acho que não há experiencia ainda para viagens tão longas e "perigosas" mas é um projeto no futuro. Gostaria de estar em contato com vcs. Estamos no Rio e o barco num Iate Club em Niteroi/RJ. A tripulação quase sempre é só eu e meu irmão, abçs

 

Fala meu amigo,

 

Realmente as viagens são longas, mas só se tornam perigosas se você desrespeitar a mãe natureza. Se viajarmos em grupo (flotilha) fica mais fácil para programar e planejar as viagens para que conicidam com as janelas de bom tempo.

 

O Velho Apito fica no Brachuy em Angra dos Reis, eu moro na Barra da Tijuca.

 

Estou terminando uma planilha de planejamento e vou dividir com vocês.

 

Abraços,

 

Rafael Rabello (Velho Apito)

  • 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Interessante! Tenho planos para uma volta ao mundo de Veleiro, mas planos de longo prazo ainda. Vou acompanhar seu projeto pelo seu Blog.

Boa sorte nessa trip!!!

  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá, amigos

 

Muito interessante esse projeto. Tenho vontade e tempo pra tal, mas me falta apenas recursos pra comprar um veleiro e experiência na área.rs

Forte abraço a todos

  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado
Amigos,

 

Estou criando este tópico para que possamos discutir e amadurecer a ideia que venho a 3 anos planejando.

 

Tenho um veleiro pequeno de 30 pés com o qual tenho a intenção de fazer uma volta ao mundo com o seguinte roteiro:

 

VOLTA AO MUNDO

Angra dos Reis (Brasil)

Búzios (Brasil)

Vitória (Brasil)

Caravelas (Brasil)

Salvador (Brasil)

Recife (Brasil)

Fernando de Noronha (Brasil)

Fortaleza (Brasil)

Porto de Espanha (Trinidad & Tobago)

Saint Georges (Grenada)

Fort the France (Martinica)

Port Elizabeth (Grenadinas)

Isla Iguana (Los Testigos)

Juan Griego (Venezuela)

Isla Tortuga (Venezuela)

Los Roques (Venezuela)

Curaçau (Venezuela)

Aruba (Venezuela)

Cartagena (Colômbia)

San Blas (Panamá)

Colón (Panamá)

Cidade do Panamá (Panamá)

San Cristobal (Galapagos)

Autuona (Marquesas)

Papete (Taithi)

Bora Bora (Polinésia Francesa)

Raratonga (Ilhas Cook)

Alofi (Niue)

Nucualofa (Tonga)

Suva (Fiji)

Porto Vila (Vutuanu)

Honiara (Ilhas Salomão)

Kavieng (Papua Nova Guiné)

Woleai Atol (Mirconésia)

Vanimo (Papua Nova Guiné)

Jaypura (Indonésia)

Sorong (Indonésia)

Teluk Ambon (Indonésia)

Dili (Timor Leste)

Sanur (Bali)

Johor Harbour (Malásia)

Koh Lipe (Tailândia)

Phuket (Tailândia)

Maya Bay (Tailândia)

Koh Phi Phi (Tailândia)

Ilhas Maldivas

Ilha Seychelles

Nosy Bay (Madagascar)

Hell Vile (Madagascar)

Baie de Baly (Madagascar)

Inhambane (Moçambique)

Richard Bay (Africa do Sul)

East London (Africa do Sul)

Mosseo Bay (Africa do Sul)

Cape Town (Africa do Sul)

Ilha de Santa Helena

 

Link do roteiro: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=z3KVI1iiInc8.kv0SFPc2HaFI&usp=sharing

 

Após ler diversos blogs, sites e livros, pesquisar exaustivamente na internet e assistir muitos documentários sobre a circum-navegação e suas dificuldades, finalmente chegamos a conclusão da embarcação correta para a nossa necessidade. Levando em conta que na expedição Vento Leve teremos à bordo quatro pessoas na maioria das travessias, precisaríamos de um veleiro com capacidade de acomodar ao menos seis pessoas para pernoite, além de nos preocupar com geração de energia, água potável, diesel, espaço de armazenamento de alimentos e área de vivencia.

 

Algumas pessoas me perguntam porque um monocasco e não um catamarã? O Flávio e o Diogo fizeram a volta ao mundo em um caramarã, enquanto o capitão Sombra fez a volta ao mundo em um monocasco. Ao meu ver o catamarã é mais confortável e espaçoso e para viver em auto mar espaço e área de vivencia são fundamentais para o bom convívio da tripulação além de ter um calado menor e poder se aproximar mais da costa, facilitando o embarque e desembarque quando fundeados, já o monocasco é mais seguro, se defende melhor das ondas grandes e ventos fortes, tendo mais facilidade de se locomover ao enfrentar tempestades ou ciclones extratropicais. Resumindo, entre segurança e conforto, optamos pela segurança.

 

O tamanho do barco foi tema discutido durante muito tempo, pensamos de 23 a 55 pés, e definimos que entre 28 e 30 pés seria o tamanho ideal para nossa necessidade. O Veleiro Jornal, um Samoa 29, projeto do Cabinho fez a volta ao mundo com duas pessoas à bordo, já a família Schurmann fez a grande aventura à bordo do imponente Aysoo de 55 pés. Escolhemos o projeto Samoa 29 do Cabinho de 29 pés, por ter dois beliches, banheiro e cozinha amplos para seu tamanho, boa autonomia de combustível e de água potável, muitos armários e convés mais plano, aumentando a área útil do veleiro.

 

O Modelo do veleiro também foi assunto, pensamos nos Fast 395 e 345, o segundo inclusive já fez uma volta ao mundo, pensamos nos Samoa 36 construídos pelo Manolo no Rio de Janeiro, pensamos nos Cabo Horn 35, nos B&B 36 que fizeram a volta ao mundo com o Vagabond, e como escolher qual modelo? Os Fast são barcos muito resistentes e confortáveis, porem o tempo é cruel e com aproximadamente 30 anos foram descartados. O Samoa 36, é um excelente barco e muito bem construído, porem estavam fora do nosso orçamento, como os Delta 36 que também não cabiam no nosso bolso, sobraram o B&B 36, o Cabo Horn 35 e o Samoa 29. E a decisão pelo Samoa 29 veio aliada a confiança no projetista que é especialista em barcos para longos cruzeiros e a nossa disponibilidade financeira.

 

Pesquisamos e visitamos vários veleiros durante quase dois anos, entramos em veleiros mofados, cheios de água no porão, com cupim e barata, madeira apodrecida, sistema elétrico por fazer e um dia vimos um anuncio na Internet do Veleiro Velho Apito. Liguei e marquei com o Sr. Fausto que me atendeu e me mostrou todo o barco, como o meu pai Sr. Diógenes fala, o barco nos escolheu naquele momento, abaixo seguem as especificações técnicas, fotos e equipamentos do Veleiro Velho Apito:

 

 

VELEIRO DE CRUZEIRO OCEÂNICO - SAMOA 29 PÉS - ANO 1994

 

NOME: Velho Apito

PROJETO: Roberto Barros Yacht Design (Cabinho);

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

Projetado para pernoite de 6 pessoas, tem 180 cm de altura máxima na sala e banheiro;

CABINE DE PROA: Beliche de casal (180 cm) e Gaiuta de 50cm X 50cm;

BANHEIRO com bastante privacidade, isolado por portas da Sala e da Cabine de Proa, 2 Vigias com ventilação, Exaustor solar, Privada Nautec hidráulica, Pia de água doce com bomba de pedal e Chuveirinho elétrico, Bomba de porão elétrica;

SALA: Beliche de casal (180 cm), Beliche de solteiro (180 cm), 6 Vigias com ventilação, Gaiuta de 50cm X 50cm, Mesa dobrável para 6 pessoas, Bomba de porão elétrica e Bomba de porão manual;

COZINHA: Fogão de aço inox a gás GLP com 2 bocas e forno, Geladeira elétrica, Pia com cuba de aço inox servida de água doce e salgada, Exaustor solar;

PULMÃO: Mesa de Navegação, Quadro Elétrico, Beliche 190 cm e Vigia com ventilação;

COCKPIT: 2 bancos no púlpito de popa, Colchonetes, Estrado de madeira (removível), Toldo (bimini), Redes de proteção laterais (sanefas), Chuveirinho elétrico com água doce e Escada de popa.

CASCO cor creme e bege em fibra de vidro (resina isoftálica);

CONVÉS em ply-glass (resina epoxy) estrutura em madeiras de lei (mogno, cedro, freijó, compensado náutico Berneck de cedro);

MASTRO Nautec com escada de alumínio;

PÚLPITOS e postes em aço inox 316;

QUILHA de ferro fundido de 1.300 kg;

ÁGUAdois Tanques com capacidade de 80 litros cada;

DIESEL um Tanque com capacidade de 60 litros;

 

EQUIPAMENTOS:

MOTOR Yanmar 18 Hp

LUZ DE CRUZETA para iluminação do convés;

PAU DE SPINNAKER mais trilho e carrinho no mastro;

ENROLADOR de Genoa manual;

VELA GRANDE com 3 sistemas de rizo;

STORM GIB

GENOA de enrolador 135%;

GUINCHO DE ÂNCORA Lewmar 700w;

CORRENTE quarenta metros de 6mm calibrada;

ÂNCORA uma Bruce marca Hankla 7,5 kg, uma Danforth Fortress FX-16 e uma Similar a Rocna de 10kg;

RADIO VHF Horizon Eclipse;

BÚSSOLA Aqua Meter Gemini;

ESTAÇÃO com higrômetro, barômetro e termômetro;

BATERIAS 3 de 100 Ah;

BIMINI COM PAINEL SOLAR Siemens modelo 75W;

CATRACAS quatro unidades;

STOPPERS seis unidades;

CABOS com 2 anos, Adriças e Escotas em excelente estado;

BOMBAS de porão duas elétricas e uma Manual.

GPS, um fixo Garmin 50s e um manual Garmin 78s

PILOTO AUTOMÁTICO Ray Marine ST2000

BOTE Remar Pratik 1,80m

 

Antes de comprar o seu barco, leve em conta, conforto, segurança, autonomia, espaço interno, espaço externo, estocagem, rigidez do casco, velocidade. Componha sua escolha também com ano do barco, estado do motor, estaiamento, velas, equipamentos, pintura de fundo, não esqueça de verificar o fundo para saber se existe osmose ou rachaduras no casco, procure ver o veleiro em dias de chuva para verificar se existem vazamentos, peça ajuda a um profissional ou pessoa mais experiente para lhe ajudar na visita ou vistoria, mas nunca deixe de sonhar.

 

O Sonho é o inicio do planejamento, não aborte o seu sonho pelo que os outros falam ou acham, siga em frente e empreenda a sua grande aventura de vida, independente de qual for.

 

Rafael Rocha Rabello

Nosso blog: http://canalventoleve.blogspot.com.br/

Twitter: https://twitter.com/canalventoleve

Fanpage (Facebook): https://www.facebook.com/Canal-Vento-Leve-1612813962313344/

Canal Youtube:

Patreon: https://www.patreon.com/canalventoleve

 

 

Olá! O seu veleiro já está completo? ou seja, já possui os 6 tripulantes?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...