Ir para conteúdo

Acampamento Selvagem: Perguntas e Respostas

Guerreiro da Luz

Posts Recomendados

• Membros
Postado

O que eu entendo por acampamento selvagem é realmente sem nem humana interferência humana, como utensílios, facas, armas etc.

Para se proteger contra animais:

O fogo mantêm os animais digamos rastejantes longe. e a fumaça gerada por ele os insetos, incluindo moscas, mosquitos, abelhas, marimbondos, etc.

Caso haja alguma situação em que você não queira ser visto, ou que saibam aonde você está, a solução é uma rede acima do solo onde animal algum alcance

(também bom para caçar). (NUNCA DEIXAR RESTOS DE COMIDA OU UTENSÍLIOS QUE SE DESTAQUEM NO TERRENO, SEMPRE PENDURA-LOS EM ÁRVORES, OU ESCONDE-LOS).

Como se localizar:

Tu tem que pelo menos ter alguma noção geográfica do local onde tu se encontra, podes usar o truque do relógio, o cruzeiro do sul, órion, ursa polar, se está realmente perdido e queres chegar a alguma civilização, procura por algum rio, ou agua corrente e segue na sua margem, suba em cima de morros, nos cumes das árvores para uma visão ampla do território, procure por fumaça,áreas desmatadas, caso no rio haja espuma acumulada, suba contra corrente, pois é indício de reagentes químicos usados para limpeza. porém nunca acampe perto da margem. Há outras formas para se localizar, mas mais complexas e exigem algum conhecimento avançado, GPS, ou mapa do terreno.

Para dormir:

Recomendo por experiência própria acampar longe de margens de rio, pois pode haver inundações, com ou sem chuva (pode estar chovendo mais para cima no rio, e correnteza é correnteza), se não quiser ser visto procure nunca acampar em planícies, mata auxiliar, e locais abertos, para se proteger contra animais durante o sono, podes acampar em terreno elevado, mata fechada, usar-se de camuflagem, em rochas (nunca em fendas), árvores (procurar alterar o mínimo de terreno possível).

Comida:

No mato há três e só três opções:

Caça: maneira mais difícil de se obter comida sem experiência, pois exige noções de arco e flecha, lança, armadilhas, rastros, esperas, tratadores, etc.

Pesca: pode-se utilizar da pesca improvisando esperas, ou varas de pescar, com qualquer vara longa, imbira, espinhos de laranjeira para anzol, espinhos de outras trepadeiras, até forquilhas pequenas afiadas, também pode ser usado esperas com trato (como aquelas feitas com garrafas pet).

Vegetal: Este meio depende muito da região, clima e da estação do ano. Deve-se procurar conhecer o ecossistema do lugar, caso não conheça, guie-se pelo gosto, o gosto amargo significa que não deve ser comido. Existe uma vasta seleção de raízes, frutos, flores etc que são comestíveis, mas variam muito de lugar para lugar.

Para dias chuvosos:

Procure não ficar próximo de rios. Procure antecipar-se (ver que vai chover) e faça um abrigo e recolha lenha.

Abrigo: Pode ser feito com galhos e folhas (largas de preferência) o objetivo principal do abrigo de galhos é fazer a chuva bater nele e escorrer para o chão, portanto o telhado deve ter uma inclinação grande, para não dar tempo dá agua penetrar, posicionar os galhos sempre ao contrário com o caule para cima, procurar também locais altos, pois sabe-se que a água desce (e por incrível que pareça, muitas pessoas não se dão conta disso), recomendo por experiência, uma cabana do tipo indígena (como os bugres faziam) onde o telhado e as paredes são um só e pode-se acender fogo no meio, pois a fumaça tem vazão por cima. (sempre que for acender fogo dentro do abrigo certifique-se que o teto é alto suficiente para a fumaça sair, como um cone ao contrário.

Pode-se também fazer facas lanças, pontas de flecha, machados utilizando pedras lascadas (mas requer alguma experiência, ou pode-se fazer por tentativa e erro)

Quanto a sensação:

Na minha opinião ir com a roupa do corpo e um canivete é o melhor meio de acampar, pois temos tudo que precisamos no mato, não tiro crédito de utensílios e sei o valor se uma boa faca, um fósforo, uma lona, até um saco de dormir, mas acaba fugindo do próprio contexto de acampar, que é o contato com a natureza.

• Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta
  • 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Em primeiro lugar, se vc está perguntando coisas tão básicas num fórum é porque não tem conhecimento/experiência o bastante pra fazer um acampamento "selvagem". Mas tudo bem, a gente tem que começar em algum lugar, né. Vc vai precisar aprender muita coisa primeiro, mas enquanto isso deve acampar em lugares não tão isolados, levar equipamento e comida pra emergências, etc, etc.

Não ache que as coisas são como na televisão e nos filmes, muita gente já morreu ou se fu#&u por isso. Tudo que parece fodástico demais geralmente é. Não acredite em tudo que vê. Cuidado com informações erradas, o que uma fonte diz que está certo, outra diz que está errado. PRATIQUE antes de se considerar capaz de fazer qualquer coisa que aprendeu na teoria. Cuidado com os empolgados demais. Junte-se a um clube excursionista pra pegar experiência.

Ou seja, as coisas não são como costumam pintar por aí, mas mesmo assim vc vai gostar.

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá a todos os parceiro do forum,depois de tempo fora, estou de volta, para poder debater e trocar ideias com todos, a respeito do bushcraft, sei que nosso amigo que estava com duvidas, se treinou durante todo esse tempo, ja esta um rato de mato,mas vamos reativar, e ajudar aqueles que começaram agora nesse fascinante mundo, que assim como eu fiz um dia, saem desesperados na internet buscando informaçoes, e loucos para colocarem em pratica tudo o que aprendem, um forte abraço a todos, fiquem com Deus

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cara você quer praticar pelo que parece bushcraft, mas para fazer isso você precisa de muita experiência, anos, comece por um acampamento normal e sempre leve com você um kit de sobrevivência e saiba como usar seu kit.

Procure muita informação mas vá aos poucos, pois é sua vida que esta em jogo, ir para o meio do mato sem nada, se der qualquer coisa errada você pode ficar em uma situação muito complicada!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Salve!

Todas as dicas aqui são muito boas!

Acampo desde a infância, e sempre acampei em matas e campos em locais sem infra, e sem qualquer equipamento técnico, só uma lona para construir uma barraca com galhos, faca e alimentos.

Hoje em dia levo equipamentos e vou com barraca por não gosto mais de ser alimento de mosquitos e nem dormir em meio aos carrapatos e ácaros na terra pura.

Eu penso que selvagem é um local onde não tem infra alguma, e prefiro locais assim pelo contato direto com a natureza.

Mas acampar em locais assim da muito trabalho, e para não sofrer tem que levar equipamentos e provisões necessárias (comida, água, kit primeiros socorros), e vestuário adequando, se for em mata fechada sem trilha complica, ainda mais se for na mata atlântica, botas com cano alto e polainas de couro para evitar mordicas de serpentes, sempre calça comprida e casaco como as gandolas militares.

Nunca ir para um local desses sozinho, sempre em grupo, avisar para os familiares onde é o local e quantos dias irá ficar e sempre levar celular.

Antes de ir para qualquer lugar, pesquise muito sobre o clima da região, geografia e o que mais conseguir...

Se quer praticar sobrevivência de verdade nunca vá para um local isolado sem comida e sem uma equipe sem ter um treinamento e prática para isso.

Equipamentos:

um bom facão, faca, cantil, pederneira, um kit básico de cozinha, bússola e mapa ou GPS. apito.

Se não quer se dar ao luxo de dormir em barraca tem um poncho militar que vira um toldo pra um abrigo e aí não esquece um bom repelente para não ser devorado.

espero ter contribuído de alguma forma.

grande abraço a todos!

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado
alguém tem dicas sobra acampamentos selvagens?

Exemplo: como espantar bixos, mata fechada ou virgem, o que comer, como se localizar....

Alguém poderia relatar um acampamento deste porte? Como foi e onde foi? Tenho dúvidas e sinto maior vontade de um dia fazer um, só que as informações estão espalhas aos poucos nos tópicos e não tem um local exclusivo para elas.

Diz ae qual foi sua sensação? O que você aprendeu com a experiência? O que você levou pra tal façanha?

você ja fez ou conhece quem o fez?

Ajuda ae

::sos::

Irmão, vai com calma...

Vejo que ainda não é iniciado na arte do bushcraft.

Sou praticante a uns bons anos e relativamente experiente, mas cada incursão que eu faço, aprendo muito e sito que ainda estou longe de ser referência.

Um "acampamento selvagem" é maravilhoso; vc sentir o controle do ambiente sobre vc, e não o contrário.

Eu costumo acampar em locais isolados, na companhia de pessoas que confio e conheço. Pois minha vida depende deles e a deles de mim.

Eu posso te dar algumas orientações básicas, mas experiência é com vc.

Só te peço uma coisa: segura um pouco essa vontade e vai praticando. Vc precisa ir se aprimorando com o tempo.

A cada acampamento, vc pode aumentar um pouco o grau de dificuldade e limitar a dependência de equipamentos.

Mas não saia de casa apenas com uma faca e uma pederneira... leve tudo que vc irá precisar, e tente utilizar o mínimo possível, dentro das suas limitações e conhecimentos. Com o tempo, vc vai perceber que sua mochila fica cada vez mais vazia, e a satisfação de um "acampamento selvagem" é apenas acampar.

PS: Montanhistas, mochileiros, e afins não entendem o gosto que o bushcrafter tem em passar perrengue e entrar em "furadas" por vontade própria. O conforto e a comodidade de equipamentos técnicos, são bem diferentes de "produzir para sobreviver".

Este aqui é um vídeo de um companheiro que levamos para "ambientar", pois era o primeiro acampamento dele em mata, sem estrutura de camping.

Nós ficamos 3 dias. O próximo já podemos aumentar a dificuldade e diminuir o equipamento, pois ele desenvolveu bem.

Como vc não tem muita prática, procure ir sempre com um grupo experiente, que zele pela sua segurança e te passe os conhecimentos básicos.

• 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado
Acampamento selvagem é arrumar pouso e/ou parada num lugar sem estrutura, sem auxílio de outras pessoas, em ambientes naturais e distantes da civilização. Ele pode ser feito de duas maneiras:

De carro, jipe, mula... que levará os equipamentos necessários (barraca, fogareiro, comida, saco de dormir, etc...) até o local do acampamento, que pode ser a beira de um rio, o topo de uma montanha ou no meio da mata. Ou a pé, aonde você levará seus equipos na mochila.

O bushcraft é uma maneira de acampar utilizando os recursos da natureza para comer, se abrigar, aquecer...ou seja, a mochila vai mais leve. :mrgreen:

São maneiras diferentes de encarar o mato e/ou trilha: o trekker/montanhista gosta do contato com a natureza, mas tira dela apenas água, e muitas fotos!

- Boa tarde.

Me chamo José, resido na Paraíba; fiz Biologia e sempre curti ter um convívio maior com a natureza em si.

Porém, aqui na nossa região, não possui locais propícios para à prática de "camping", por exemplo.

Mesmo, sendo um dos lugares mais verdes do país!

Queria saber então, se posso caminhar dentro de reservas florestais, como a mata Atlântica aqui, com a finalidade de estudar sobre as áreas que irei atuar (fotografar, e anotar sobre a flora predominante da região!)...

Não irei acampar, fazer fogo e nem retirar nada do meio ambiente.

Somente escrever alguns detalhes.

Achas que eu preciso de alguma documentação do IBAMA, por exemplo?

Agradeço um retorno, desde então.

• Membros de Honra
Postado

Depende, se for área de um parque municipal, estadual ou federal vai depender do plano de manejo, se ele permite acesso, a que áreas, se pode acampar, etc... Cada parque tem suas regras quanto a visitação, tem que se informar.

Se for área particular, tem que pedir autorização para os proprietários.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...