Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Pucón.
Este tópico é um arquivo disponível apenas para leitura e pode conter conteúdo desatualizado.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre Pucón
🏷️ Clique na tag Pucón para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

o guia chileno não morreu, ele tinha ido atrás do brasileiro quando esse escorregou, por isso demorou a descer e deram essa notícia errada.

ontem foi um dia super tenso aqui para a gente porque as notícias eram poucas e, quando chegavam, estavam erradas e desencontradas. chegaram a dizer que tinha ocorrido uma avalanche! além de divulgarem nomes errados de pessoas supostamente falecidas...

nós tivemos 3 hóspedes que subiram ao Villarrica exatamente com as duas agências que tiveram acidentes fatais. passamos o dia tentando conseguir informações com eles e não conseguimos...

enfim, esse guia está vivo, o brasileiro desapareceu e desde ontem as buscas foram suspendidas.

um mexicano também morreu e um chileno foi encontrado com feridas graves, tem também um suíço ferido no hospital.

os nossos hóspedes chegaram bem, graças a Deus, mas viram os três acidentes, o que não foi nem um pouco legal...

um deles estava com o brasileiro... e também chegou a ser dado como morto!

ontem o tempo estava péssimo e ninguém deveria ter subido...

• Respostas 1.3k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado
Alguém em Pucón para passar mais informações sobre o acidente no Vulcão Villarrica?

Paula

A mensagem acima da sua já está com todas as informações atualizadas.

• Membros de Honra
Postado
Alguém em Pucón para passar mais informações sobre o acidente no Vulcão Villarrica?

Dá uma lidinha nesta mesma página, acima do seu post... :cry:

• Membros
Postado

Eu concordo plenamente com quem disse que as agências são loucas de levar as pessoas da maneira como fazem, sem um criterioso exame de suas condições físicas e sem a exigência de experiência em montanhismo.

Eu subi o vulcão Villarica com meu namorado há 15 dias e se soubesse que seria como foi, jamais teria feito esse passeio. Os equipamentos e o guia que nos levaram eram mt bons, todavia, o próprio percurso é muito traiçoeiro, ainda mais para quem, como nós, nunca tinha pisado na neve. Eu tropecei várias vezes, assim como o meu namorado, e quando estavávamos chegando ao topo só rezava a Deus p/ cuidar de nós impedir que algum acidente acontecesse, pq eu estava achando tudo muito perigoso.

Quando se chega mais ou menos à metade da subida, o guia passa instruções de como utilizar o piolet p/ se segurar na neve acaso vc escorregue. Eu tentei várias vezes, mas não tinha habilidade para fixar o meu piolet no gelo, contudo, continuamos a subida assim mesmo. Eu subi consciente de que, se escorregasse, não conseguiria parar; mas é a tal coisa, a gente nunca acha q vai acontecer com a gente. Nos últimos 100 m da subida, meu nível de stress ficou altíssimo e as minhas energias quase chegaram ao fim. E olha que eu sou bem habituada aos esportes. Eu só conseguia pensar em como eu era "burra" de me meter numa fria (literalmente) dessas. Conseguimos chegar ao topo e a vista é maravilhosa, incrível mesmo, nunca vi nada igual. A descida também é muito divertida, mas em um dado momento começaram a rolar pedras do topo do vulcão. Os guias gritavam avisando as pessoas dos grupos, porque se uma pedra dessas atinge uma pessoa, já era. No vulcão, o tempo muda a todo instante e é muito imprevisível. Ao fim da descida, uma nuvem carregada surgiu de repente, e tivemos que apressar o passo p/ não pegar chuva. Levamos quase 10 horas p/ subir e descer a montanha.

Conclusão: conselho meu, quem não tiver experiência, não se arrisque. Pucón é uma cidade maravilhosa e existem inúmeros passeios divertidos p/ se fazer. Quem ainda assim quiser subir o vulcão, obedeça às agências de turismo quando dizem que o tempo não é apropriado p/ a subida. A notícia da morte desse brasileiro, poucas semanas depois de eu e meu namorado termos arriscado nossas vidas por essa aventura, me deixou profundamente consternada. Condolências à família.

• Membros
Postado

eu queria muito entender como isso aconteceu. subi o villarica em 2010 e logico que senti medo e sabia que se escorregasse.. muita coisa podia acontecer. mas não entendo como eles foram cair em uma fenda...tudo muito triste.

• Colaboradores
Postado

eles não caíram em uma fenda, nem estavam todos juntos, não foi um único acidente. foram vários acidentes causados por vários motivos: péssimo tempo, chuva, falta de preparo das agências, despreparo também dos turistas para realizar uma atividade dessa... entre outras coisas.

quando as pessoas chegam aqui e me perguntam sobre a subida do Villarrica eu sempre aviso que é difícil, não é para qualquer um, tem que ter preparo físico e psicológico, e tem que saber que não é um passeio na beira do lago! a maioria não tem a menor noção do que está indo fazer... eu por exemplo nunca fui, pois sei que não é para pessoas desastradas como eu!

mas voltando ao acidente, foram dois grupos separados, agências diferentes, mas basicamente o mesmo: eles escorregaram, caíram e não conseguiram se segurar. e quando se desliza por gelo há como chegar a uns 140km/h, dependendo da distância percorrida! provavelmente depois de deslizar por muitos metros sem controle (tantos que o guia que foi atrás do brasileiro na mesma hora em que ele caiu não conseguiu encontrá-lo) acabaram caindo em uma greta.

na verdade ninguém deveria ter subido, a CONAF não deveria ter autorizado a entrada das agências naquelas condições climáticas, fato.

• Membros
Postado

Realmente é muito triste o que aconteceu. Fui em novembro do ano passado, e tambem tentei ser o mais cuidadoso possivel na subida, pois sabia que se escorregasse, nao conseguiria frear minha queda com o piolet, por nao ter experiência.

Os ultimos metros sao tensos mesmos, ainda mais que você esta cansado...

• Membros
Postado

O relato da Drimochileira seria igual ao meu.

Subi juntamente com minha esposa há 1 mês e também fiquei surpreso pela dificuldade e o risco. Foi umas das melhores experiências da minha vida, porém não é para qualquer um. No meu grupo de 12 pessoas, 6 desisitiram pelo caminho devido à dificuldade. Mesmo com o tempo bom, a subida é desgastante e achei que não conseguiria.

Não há margens para erro, você não pode escorregar senão já era. Exige-se coordenação motora para não errar os passos marcados no gelo. O caminho no gelo é estreito e escorregadio, a fila é indiana e não se pode parar.

Na descida, o skibunda é divertido mas ainda com risco. Eu, um Chileno e um Argentino saímos do escorregador devido à velocidade e rolamos morro abaixo.

O Chileno parou nas pedras, mas sem se machucar, o Argentino foi parado pelo guia, e eu não sei como consegui utilizar o Piolet.

• Colaboradores
Postado

Eu não sou atleta, mas estou longe de ser sedentário. Uns 3 meses antes de ir pro Villarrica, agora em janeiro, eu mudei meu treino na academia justamente pra me preparar um pouco melhor pra subida, e ainda assim foi extremamente cansativo. O primeiro trecho, nas pedras fora da neve, apesar de não ser tão perigoso, é de matar. Ai quando você entra na neve já está com os músculos das pernas em frangalhos, se realmente precisar deles, pode ter problemas. Aliás, o pessoal da agência disse que aquele seria o trecho do teleférico, e excepcionalmente naquele dia ele não estava funcionando por causa do vento. Porém, quando venderam o pacote, eles tinham até falado para levar dinheiro para pagar o teleférico. Quando voltei da subida, ouvi o pessoal comentar que o teleférico não funciona no verão e que nos enganaram descaradamente. Não tive como confirmar, mas se alguém pegou esse teleférico funcionando em janeiro ou fevereiro, por favor, conte aqui para que a diminua um pouco a imagem de picareta que eu fiquei do dono da agência. Em todo caso, pode até diminuir, mas vou continuar achando ele um baita picareta. O sujeito fez um tremendo discurso de que ele era o melhor e cobrava mais caro para garantir a segurança e dar um atendimento diferenciado. Mas o que eu vi foi que não havia difença alguma. Pelo contrário! Ele vendeu a subida para uma família que tinha uma senhora que não tem condições de subir uns três lances de escada. Dava para perceber claramente que eles não tinham a mais remota noção de onde estavam se metendo. Ai tiveram que deslocar dois guias para ficar com essa família e o resto do grupo, pelo menos umas 12 pessoas com preparo físico e disposição diferentes, ficaram sob responsabilidade de apenas 2 guias. Até na Chapada Diamantina, onde as trilhas são infinitamente menos perigosas, não é permitido grupos de mais de 5 pessoas por guia. As outras agências também não pareceram ser diferentes. Então acho que quem quiser subir, é bom ter consciência de que realmente não é fácil, tem que estar bem preparado e ser bem mais conservador do que as agências de Pucon, porque eles trabalham com um nível de risco que, eu particularmante, acho que está acima do bom senso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...