Ir para conteúdo

Auto do Círio comemora 15 anos e espera dez mil

MariaEmilia

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

:arrow: Diário do Pará

http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=63836

auto_do_cirio.jpg.fa585103c80021cbd5d3660ccf9b56a8.jpg

[align=justify]Auto do Círio é a maior homenagem dos artistas paraenses à Virgem.

Índios e seres encantados vão invadir o centro histórico de Belém: após 15 dias de oficina, está tudo pronto para o Auto do Círio, que completa 15 anos e leva às ruas da Cidade Velha o tema “Salve o povo da floresta”.

Na direção do espetáculo desde 1996, Miguel Santa Brígida foi substituído por Hudson Andrade depois de ter sofrido uma fissura no joelho. Hudson já participa do Auto do Círio há nove anos.

“Fui assistente do Miguel durante muito tempo, mas confesso que a função de diretor me assustou. A ansiedade da estreia está me deixando com frio na barriga. Estou à base de suco de maracujá e comidas não gordurosas”, brinca o diretor. “Mas tenho certeza de que Nossa Senhora sabe que estamos fazendo tudo isso para homenageá-la e estará lá nos protegendo”, completa.

Outra mudança foi a participação exclusiva de artistas paraenses. “Como iremos homenagear a nossa região, nada mais justo do que os artistas paraenses abrilhantarem a festa. O único ‘estrangeiro’ será o sambista Dominguinhos do Estácio, que é padrinho do evento”, explica o diretor.

O espetáculo será apresentado hoje, com concentração a partir das 19h, na Praça do Carmo, no bairro da Cidade Velha. Antes de o cortejo seguir para as estações, o público irá assistir a apresentação da cantora Ângela Carlos, que vai interpretar ‘Bom Dia, Belém’, e da atriz Ester Sá, com “A Festa do Círio de Nazaré”.

O cortejo, que arrasta mais de dez mil pessoas, seguirá então para a “Estação da Música”, na Igreja da Sé, onde três mulheres, denominadas de Maria, interpretarão textos de Hudson Andrade que falam das tradições das etnias amazônicas.

A cantora Lívia Rodrigues apresentará a música “Indauê Tupã” e, logo em seguida, será a vez de Aíla Magalhães, com “Navio Gaiola”. Ainda nesta estação, a atriz Olinda Charone fará uma participação especial, interpretando o texto de Amir Haddad “Exortação à Virgem”.

O cortejo segue então para a “Estação do Teatro”, na Igreja de Santo Alexandre, momento em que os atores irão interpretar quatro textos de Hudson Andrade, inspirados na matutagem dos Pássaros Juninos.

“Para mim, essa é a parte mais especial, já que terá as pessoas que participaram da oficina. Muitas delas nunca subiram em um palco”, comenta o diretor. “São textos curtos e engraçados, que retratam cenas urbanas e cotidianas”, completa.

Seguindo com as apresentações, o cantor Júlio Freitas interpretará “Anunciação” e Ana Selma Reis, “Esse rio é minha rua”, com coreografia de Ana Flávia Mendes, que também está há muitos anos no Auto do Círio.

Na “Estação da Cultura Popular”, no Instituto Histórico e Geográfico, acontecerá uma revoada de pássaros juninos, com o encontro do Tem-Tem, Tucano e Uirapuru. É quando o Auto do Círio fará uma homenagem a João de Jesus Paes Loureiro.

Despedindo-se desta Estação, Edson Santana e o grupo Batuque, junto com a cantora Karlla Gizz, interpretarão uma canção de Waldemar Henrique.

O cortejo termina em frente ao Palácio Lauro Sodré, com uma grande apoteose, que terá balé aéreo e uma roda de carimbó com o grupo Ponto de Cultura Iaçá. As sete vozes femininas do cortejo estarão reunidas para interpretar a canção “Flor do Grão-Pará”, de Chico Senna.

Logo em seguida, será realizada uma homenagem ao grupo de teatro Gruta, que completa 40 anos de trabalho, com os atores Henrique da Paz e Monalisa, que integram a companhia. Depois, entra em cena o sambista Dominguinhos do Estácio, acompanhado da Escola de Samba Tradição Guamaense. Eles vão cantar a música “Círio de Nazaré”, de Ademir do Cavaco, Dio e Magé, além de outras músicas que falam de Belém. “Então, tudo termina em samba”, finaliza Hudson.

EM CENA: 150 atores que percorrem o cortejo em três estações: Igreja da Sé, Igreja de Santo Alexandre e Instituto Histórico e Geográfico.

SERVIÇO

Auto do Círio. Hoje, a partir das 19h, na Praça do Carmo, seguindo pelas principais ruas da Cidade Velha. Informações: 3241-5801. Na internet: http://autodocirio.ufpa.br[/align]

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...