Membros fcarminati Postado Novembro 19, 2011 Membros Postado Novembro 19, 2011 Boa tarde Fábio Comprei a minha bota titã em 04/12/2009 na território de Curitiba. Possuo a nota fiscal e o manual da bota. Eu tenho, e já tive várias outras botas (e também vários tênis) de trilha; portanto, possuo alguma experiência com esse tipo de calçado. A minha outra bota de trilha atual, que não é impermeável (não possui membrana), já vai para os seus 5 anos, e continua oferecendo as mesmas características de quando a comprei, e ainda não precisei enviar para a fábrica para a ressola (ela possui o mesmo solado vibram da titã). Quando comprei a titã, escolhi ela por, além de possuir membrana, ela tem a biqueira de borracha externa que eu considero imprescindível em qualquer bota de trilha. Por isso, reafirmo que não há nenhuma mal entendido, mas sim um problema estrutural com essa bota: ou então afinal ela é feita para durar um ano apenas, e depois jogar fora e comprar outra? Pois do jeito que a minha está absorvendo água, inviabiliza completamente o seu uso. E também reafirmo que no momento estou completamente decepcionado com a titã : sobretudo por que quando mais precisei da bota, ela me deixou na mão. Contudo, estou escrevendo aqui porque acredito que a nômade é uma empresa séria, é minha intenção não é desqualificar o trabalho de vocês. Aliás, tenho outra bota da nômade, a london, que é maravilhosa para o uso cotidiano, e que continua totalmente impermeável depois de um ano de uso quase diário. Portanto, novamente reitero que não se trata de mal entendido, mas de uma problema sério com essa bota. Ou seja, na minha opinião, e até que seja convencido do contrário, não indico a compra da titã para uso em trilha; e a minha próxima bota de trilha com certeza não será a titã. Como você pode ver pelas imagens, a bota está bem cuidada (desde o início segui a risca as instruções do manual). Citar
Membros George Leonardo Postado Novembro 19, 2011 Membros Postado Novembro 19, 2011 @fabiomon Opa! Muito obrigado, ligarei lá sim. Obrigado pela atenção. Citar
Membros dglopes Postado Novembro 20, 2011 Membros Postado Novembro 20, 2011 Caríssimos; Este feriado eu consegui fazer meu primeiro teste real da Titã Kevlar. http://i1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/DSC05640.jpg Comprei em 2009, mas não consegui ir em trilhas médias nem pesadas. Usei uns 3 dias para ir para fazenda e andar um pouco no pasto, nada além disso. Andei uns dias em São Paulo na época que comprei a bota para ir amaciando também, mas até este fim de semana ela não sido testada realmente. Gostei da bota porque me pareceu bem confortável durante meus dias na Chapada Diamantina. Não fiz trilhas pesadas, fiz trilhas leves, as de turista: Cachoeira da Fumaça, ida à Gruta Lapa Doce, Rio Lençóis com Salões de Areia, Cachoeirinha e Poço Harley e também fui à Pratinha. A trilha mais pesada que, no meu caso, durou quase o dia inteiro foi a trilha da Cachoeira da Fumaça. O que irei relatar a seguir se refere à esta trilha. Durante a subida e passagens pelas pedras (até mesmo em outras trilhas) a bota mostrou uma aderência satisfatória, mesmo com areia em algumas pedras. Durante a caminhada de ida, como havia chovido durante os dias anteriores, haviam poças d'água na trilha. Eu pisei em umas 5 poças com a bota (nenhuma delas tinha mais que 3cm de 'coluna d'água') . Logo senti uma umidade na ponta do dedão direito. Imaginei que poderia ser qualquer coisa que não fosse a impermeabilização da bota que me garantia 100% de impermeabilidade pelo seu sistema de camadas. Continuei andando evitando pisar na água e parece que funcionou: a umidade foi diminuindo pelo processo normal de transpiração (Isso eu gostaria de elogiar :'> : Meu pé ficou seco boa parte da trilha, acredito que o sistema de transpiração funcionou muito bem na minha bota). Mas... Quem já foi à Cachoeira da Fumaça deve lembrar que existem dois momentos onde você molha bem o pé: Um poço onde a água bate na altura dos joelhos (só tirando o calçado e arregaçando as pernas da calça para passar) e logo chegando à Cachoeira, onde pode atravessar o rio pode ser molhando apenas os pés na altura do tornozelo. Foi aí que eu pensei: "Se a bota está permitindo a entrada de água, eu quero testar ela é agora!" Colocar ela em bacia com água em casa é uma coisa, mas testar ela in loco é o teste empírico de verdade. Então lá fui eu atravessar o riacho que se transforma na Cachoeira da Fumaça alguns metros abaixo. Fiz um vídeo breve dessa travessia: http://s1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/?action=view¤t=AtravessandoCachoeira.mp4 Neste vídeo é claro o uso da bota: Alguns segundos de contato com água corrente na algura do tornozelo. A água chegou na algura do quarto ilhóes (de baixo para cima). Fiquei com ela 5 segundos parada dentro d'água enquanto passava informação de como uma amiga deveria filmar essa travessia. O que foi filmado foi o momento seguinte quando eu retomo a travessia do riacho/rio. Durante esse tempo que fiquei fazendo a travessia senti meu pé esfriar pela umidade que recebi bem na algura da água. Tratei de atravessar logo para não ficar com a meia molhada. Preferi não arriscar. Cheguei no topo da cachoeira e verifiquei a meia, vejam o vídeo de como ficou o pé direito: http://s1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/?action=view¤t=MOV05215.mp4 E comparem com a foto do pé esquerdo (onde não senti a infiltração): http://i1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/DSC05216.jpg Está claro como água: Minha Bota Titã Kevlar vazou água. Na volta evitei pisar em água e tirei para atravessar o córrego. Eu gostaria de pronunciamento do fabricante sobre o fato e, além disso, recomendações para evitar ou consertar as rachaduras na biqueira: http://i1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/DSC05637-1.jpg pé esquerdo http://i1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/DSC05636.jpg pé esquerdo http://i1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/DSC05634.jpg pé direito (percebam que a rachadura fica no mindinho, não no dedão que sente a água) http://i1193.photobucket.com/albums/aa358/dglopes/DSC05638.jpg solado pé direito Lembrando que quase nunca uso a bota. Esta foi sua primeira "prova" de fogo, se é que este percurso turístico pode ser chamado como prova de fogo. Sempre guardei a bota dentro do guarda-roupas e nunca lavei completamente, apenas passei pano úmido por dentro e por fora (não tinha feito uso mais pesado ainda). Laudo final: Senti que a bota Nômade Titâ Kevlar é confortável para quem não está acostumado a caminhadas. Seu sistema de transpiração funcionou bem, mas seu sistema de impermeabilização deixou a desejar - trate-a como resistente à água e não como impermeável. Fiquei pensando se o sistema de isolamento hídrico dela seria eficiente baseando-se em uma malha de tecido.Se a malha é tensionada, o tecido abre seus 'poros', não? Talvez um sistema tradicional, monolítico, sem costura e tecido, uma superfície única seja mais adequado. Pretendo efetuar a troca do produto ou devolução (mesmo estando fora da garantia). Até lá usarei a bota porque paguei uns 400 reais na época. Era meu xodó e eu recomendava sempre, mas agora eu estou decepcionado e pretendo juntar uma poupança para compra de, talvez, uma Salomon. Se quiserem, posso ainda fazer o teste de impermeabilização aqui em casa, calçando a bota com meia cinza e imergindo em água por algum tempo. Não sei quanto tempo a norma de impermeabilização indica, mas seguirei a propaganda do fabricante: 100% impermeável. Se eu deixá-la dentro d'água, quando acordar deverá estar seca ainda, certo? Me desculpem pelo tom da mensagem, mas ninguém que tem a confiança destruída conseguiria ser mais educado. Seguirei a recomendação feita pelo LeoRJ na época de minha dúvida sobre qual bota comprar: http://www.mochileiros.com/botas-quais-comprar-t27581-405.html Não quero colocar o Fábio como Cristo para ser apedrejado, sei que em toda equipe existem aqueles que extremamente competentes e alguns que deixam passar detalhes. Ele tem sido atencioso com nossos mochileiros, e estes podem ser o público mais chato do universo, ficam presos a pequenos detalhes (mas eles merecem porque em muitas vezes guardam grana do almoço pra comprar bons equipamentos). Agora que arrumei um bom emprego posso me dar ao luxo de poupar para comprar outros. Abraços e esperanças àqueles que confiam no Brasil Eu ainda confio. Douglas. Citar
Membros Rodrigo Barcellos Postado Novembro 20, 2011 Membros Postado Novembro 20, 2011 Pessoal, eu como mochileiro iniciante resolvi investir em uma bota na minha nova aventura em julho de 2012. Tava certo na minha cabeça em comprar uma titã (só esperando juntar a grana necessária para tal), mas com os relatos dos companheiros aqui vou esperar a resolução desse imbróglio a respeito do modelo. Ainda tenho preferência pela marca Nômade, por tudo que já li de positivo aqui no site e pelos funcionários atenciosos, efim... Mas a dúvida que tinha até mês passado em decidir o melhor modelo que me atendesse voltou: Titã ou Tryton? Espero que com o relato de vcs e os pronuciamnetos da marca eu possa sanar (novamente) essa indecisão. Abração a todos ;D Citar
Membros de Honra GUILHERME TOSETTO Postado Novembro 21, 2011 Membros de Honra Postado Novembro 21, 2011 Rodrigão, eu iria de Finisterre...muito boa!!!!! Citar
Membros fcarminati Postado Novembro 21, 2011 Membros Postado Novembro 21, 2011 Realmente, pelos últimos relatos, (como pelo meu caso), a titã tem um problema estrutural que não deixa ela impermeável (ou deixa por muito pouco tempo). Talvez seja hora de repensar a sua construção... Citar
Membros George Leonardo Postado Novembro 22, 2011 Membros Postado Novembro 22, 2011 Po galera, muito triste mesmo esses relatos sobre as botas. Eu tenho uma Freeland, que nem era pra ser muito resistente assim e nunca entrou água, já enfiei o pé em rio e sempre ficou bem seco. Só agora que tive um pequeno problema com as costuras mas que já está sendo resolvido pela Nômade. Acredito que deve ter acontecido algum problema em alguma linha ou algo assim. É realmente estranho. Citar
Membros Seba1502427241 Postado Novembro 24, 2011 Membros Postado Novembro 24, 2011 Bom, só vou testar a minha Titãn apartir de Janeiro/2012. Por enquanto estou usando no cotidiano. Com o que a galera está dizendo, é usando pra saber certo? E isso está me deixando meio que com o pé atrás, já que comprei a bota sem nunca a ter a colocado a mão antes. Espero que a Nômade não me deixe a desejar e me deixe na mão ( quero dizer á pé rs) em Janeiro quando for fazer a viagem. Se deixar, vou ligar com certeza. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Novembro 24, 2011 Membros de Honra Postado Novembro 24, 2011 (editado) Seba, é fácil testar a impermeabilização da bota. Pega uma bacia com uns 30~60 mm de água e mergulha a bota. Se entrar água está com algum problema. Segundo o Fábio, no site da Nômade diz qual a altura da membrana impermeável, ou seja, até que altura não entra água. Editado Novembro 28, 2011 por Visitante Citar
Membros Seba1502427241 Postado Novembro 25, 2011 Membros Postado Novembro 25, 2011 Seba, é fácil testar a impermeabilização da bota. Pega uma bacia com uns 30~40 cm de água e mergulha a bota. Se entrar água está com algum problema.Segundo o Fábio, no site da Nômade diz qual a altura da membrana impermeável, ou seja, até que altura não entra água. Otávio !!! Valeu vou fazer o teste amanhã!!! Abraços!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.