Ir para conteúdo

Encontrada na única foto da primeira expedição ao Polo Sul

LEO_THC

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

:arrow: FONTE: G1

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1332093-7084,00-ENCONTRADA+NA+AUSTRALIA+UNICA+FOTO+DA+PRIMEIRA+EXPEDICAO+AO+POLO+SUL.html

Encontrada na Austrália única foto da primeira expedição ao Pólo Sul

[align=Justify]Sydney (Austrália), 7 out (EFE).- A única fotografia conhecida da expedição que alcançou pela primeira vez o Polo Sul foi encontrada nos arquivos da Biblioteca Nacional da Austrália, informou hoje a agência oficial AAP.

Harald Ostgaard Lund, um historiador norueguês, a descobriu após analisar durante meses mais de 700 mil imagens da galeria digital da instituição.

A fotografia, datada em 1911, mostra o explorador norueguês Roald Amundsen na sua chegada ao ponto mais setentrional do globo.

Foi tomada pelo fotógrafo australiano Edward W. Searle e incluída em seu álbum "Vistas da Tasmânia".

O historiador viajou à Austrália no começo do ano na busca dos originais das cópias das imagens cedidas pela família de Amundsen ao Museu Nacional da Noruega.

"Com tantas fotos antigas em nossa coleção, foi quase um milagre poder encontrar esta tão valiosa", afirmou a diretora da Biblioteca Nacional da Austrália, Linda Groom.

Amundsen chegou ao Polo Sul dia 14 de dezembro de 1911, ganhando a corrida de 34 dias contra o aventureiro britânico Sir Robert Falcon, que perdeu a aposta por empregar cavalos mongóis em vez de cachorros para puxar seus trenós.

A fotografia será cedida nas próximas datas à Noruega, que em 2011 celebrará o centenário da proeza. EFE[/align]

• Membros
Postado

Bom, na minha opinião o titulo do artigo do jornal é meio falacioso, pois a expedição de Amundsen a bordo do Fram não foi a primeira expedição ao pólo sul, e sim a primeira expedição ao polo sul que conseguiu realmente alcançar o pólo geográfico.

E quanto a essa foto ser a única, creio que esteja se referindo a ser a única original, provavelmente o filme (ou chapa).

Pois eu mesmo tenho varias fotos da conquista de Amundsen, inclusive a tirada no pólo. Que na ocasião foi tirada pela maquina de Bjaaland, pois a de Amundsen apresentou defeito, comprometendo suas fotos. É uma pena que o artigo não vem acompanhado dessa "única" foto, pois realmente fiquei curioso para saber a qual foto se refere.

Outro erro do artigo é mencionar que a "aposta" foi perdida em razão da escolha mal sucedida de Scott por Pôneis da Manchúria ao invés de Cães. Scott também tinha Cães. Seu erro nessa questão foi de não acreditar no potencial dos cães, somente quando já era tarde demais. Enquanto Amundsen priorizou os cães como meio de transporte, Scott tinha Cães, Pôneis, Carros, etc...

E é claro, que como em todo desastre, sua causa não é oriunda de um fato isolado, e sim de uma sucessão de erros. Falta de treino, equipamento adequado, equipe mal estruturada, logística mal definida, etc...

Esse assunto da margem pra muita debate, e livros !

No fim das contas, mesmo que de forma paradoxal, os dois Conquistadores alcançaram seus objetivos.

Amundsen conquistou o pólo, mas não o Norte que era o seu grande sonho, e sim o sul.

E Scott tornou-se um Herói, um herói morto.

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Poxa Ziero, da um desconto, a parada foi escrita por um jornalista. (Leo, nao leve a mal, mas vc melhor do q ninguem sabe como sai merda qdo jornalista escreve sobre assuntos sobre os quais nao domina, q normalmente eh o caso em jornais).

Suas criticas sao totalmente pertinentes, e seriam precisas e necessarias se fossem dirigidas a alguem q alegasse conhecer o assunto. Mas perdoe os jornalistas, eles (nem sempre, mas muitas vezes) nao sabem o q dizem :)

Estou lendo 'a pior viagem do mundo' sobre essa viagem de scott, o proximo da lista sera da historia de amundsen.

• Membros de Honra
Postado

Meu querido, o mercado de jornalismo aqui na Bahia é muito restrito e isso faz com que a maioria conheça uns aos outros, eu sei dos mau caráter que tem por aqui e meto sempre a bomba, não sou a pessoa mais indicada pra defender jornalistas, defendo sempre o jornalismo e sei que o que você está falando é realidade, assim como o advogado trabalha em cima da lei, metodicamente e as vezes ridiculamente, nós trabalhamos com fatos.

Acho bem pertinente a observação do brother acima. As vezes falta uma opinião mais aprofundada que o jornalista as vezes se nega a consultar, por falta de tempo ou por auto confiança.

ab

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...