Membros de Honra LEO_THC Postado Outubro 7, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 7, 2009 FONTE: Extremos http://www.extremos.com.br/artigos/AmanMorbeck/091006-Perda-de-identidade.asp [align=Justify]Evento que aconteceu em São Paulo este ano foi como golpe de misericórdia no mercado de aventura brasileiro em termos de exposição de fabricantes e de pequenas operadoras A edição 2009 da que um dia foi chamada de "a maior feira de aventura da América Latina" completou seu 11o aniversário. No entanto, em vez de estar mais forte a cada tradicional setembro, nos últimos anos ela pouco lembra os eventos iniciais, com ruas repletas de potenciais consumidores que se deliciavam nos estandes de fabricantes (de vários tamanhos e de várias partes do Brasil) de produtos para esse segmento. O que vi este ano, mais uma vez, foi uma feira que deveria tirar a palavra "adventure" de seu título, pois isso se transformou em propaganda enganosa. Talvez eu seja saudosista, críticos de plantão podem dizer, mas a realidade das ruas vazias nos três dias de feira indicam que ela não atrai novos visitantes tampouco. E isso entristece a mim e a quem que, como eu, vivenciou outro momento em seus anos dourados. Em minha perambulação e conversa com expositores, ouvi comentários muito desanimadores e o que mais vi foram estandes ocupados por representantes de governos estaduais e de países como Argentina e Chile a venderem seu peixe. Nada contra, mas muitos deles têm muito pouco de aventura e zero de novidade, o que tornou aquilo tudo muito parecido com uma feira de turismo. Nada de pequenas operadoras que vendiam aventura no passado; hoje, seus representantes nem visitantes viraram. Também vi pessoas extremamente desapontadas por ter se deslocado de seus Estados, como Rio Grande do Sul, por exemplo, para visitar a "feira de aventura" e ter se decepcionado a tal ponto que foram embora dois dias antes do planejado para não continuarem a gastar com hotel e comida, já tinham visto tudo em poucas horas. Vieram com expectativas despertadas pela propaganda. O que deu errado com esse que era o único evento que congregava o mercado de aventura no Brasil? Não tenho acesso aos bastidores da organização e escrevo com base em observações e em conversas, por isso é importante ressaltar que minha análise é estritamente pessoal, mas tomo a liberdade para apontar alguns pontos que acredito terem feito diferença. Por exemplo, a questão da baixa visitação. Aqui, temos três aspectos que acredito ter pesado muito, principalmente nas duas últimas edições, para afastar muitas pessoas: a) dificuldade de acesso, pois chegar até a Imigrantes de automóvel não é tarefa fácil durante o dia, seja ou não fim de semana, além da distância que implica em gasto de combustível; b) o preço da entrada mais o preço do estacionamento tornam inviáveis a visita para uma família média (isso sem contar que ninguém vai para ficar meia hora, o que acaba resultando em mais despesa com alimentação, que por sua vez nunca é barata em feiras e similares); e c) quem pesquisou no site de divulgação viu que não havia fabricantes de referência do segmento participando e acredito que isso tenha feito diferença para muitos. Para o primeiro ponto alguém pode dizer que havia transporte de graça a partir do metrô Jabaquara, o que é verdade, mas a cidade de São Paulo não é coberta por linhas que facilitem o acesso a esse meio, sem contar que se teria de deixar o carro num estacionamento próximo do metrô e ter despesa da mesma forma. No tópico seguinte estava o ingresso a R$ 20,00 mais estacionamento no mesmo valor. E aí o que aconteceu? Todas as pessoas conhecidas que encontrei lá não haviam pagado entrada – ou porque eram expositores ou palestrantes ou porque, como eu, eram convidados. E por último, por que a ausência de marcas como Kailash, CURTLO, Deuter, Timberland, Kampa e outras que são referência no Brasil? O que aconteceu para que elas batessem em retirada? Não tenho resposta, pois como pontuei acima, não sei dos bastidores. Para completar, o golpe de misericórdia: o boca a boca. "Não vá não, está pior que a do ano passado". Esse foi o comentário que mais ouvi e se tivesse de pagar pelo ingresso, certamente não teria ido. Hoje em dia, principalmente numa cidade do tamanho de São Paulo, quando mais longe "de onde o povo está", menos chance de o evento ser bem-sucedido, a não ser que seja mega, o que não é o caso do mercado de aventura. Este ano, temos dois exemplos de feiras menores cuja localização é um ponto muito favorável ao seu sucesso: Bike Expo Brasil e Expo Bríndice 2009, ambas no Centro de Convenções Frei Caneca, a poucos quarteirões da avenida Paulista. Fora isso, a Adventure Sports Fair talvez precise repensar sua identidade e fazer uma necessária e urgente correção de percurso. A não ser que seus organizadores insistam em manter o modelo e não se importem de vê-la cada vez mais encolhida no quesito aventura, mas para continuar no mesmo molde deveriam mudar seu nome. Não cabe mais ser chamada de feira de esportes de aventura, a não ser que tenham a intenção de dar outra conotação a esse termo também, como acontece com algumas marcas de automóveis, que de aventura só tem a maquiagem.[/align]
Membros de Honra LEO_THC Postado Outubro 7, 2009 Autor Membros de Honra Postado Outubro 7, 2009 Isso me parece algo engasgado... precisaria conhecer de perto o evento pra opinar.
Membros de Honra marcosplf Postado Outubro 7, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 7, 2009 :Para completar, o golpe de misericórdia: o boca a boca. "Não vá não, está pior que a do ano passado". Esse foi o comentário que mais ouvi e se tivesse de pagar pelo ingresso, certamente não teria ido. [/align] foi exatamente o q aconteceu comigo e por isso deixei de ir
Membros de Honra xaliba Postado Outubro 7, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 7, 2009 eu estive la por dois dias por estar envolvido com uma galera q estava participando do evento. Foi bem assim como descrito mesmo. Meio caido. Acho q ser longe foi um grande fator q afastou as pessoas, nao por ser longe mesmo de fato, mas pelas pessoas acharem q era muito perrengue ir ate o centro de esposicao imigrantes. Como descreve o autor a galera tem uma grande preguica de pegar um metro, ele aqui descreve pegar o metro como um grande inconveniente, meu deus, q inconveniente!!! So se for pra gente como ele q nao tem nem ideia do q eh pegar um transporte publico. O onibus do metro para a exposicao eu nao vi e todas as pessoas com quem falei tb nao viram, entao acho q nao tinha. Acho q faltou divulgar q o acesso a partir do metro era facil pois eu tb nao sabia q era facil e se nao tivesse q ir ate la por causa de trabalho tb nao teria ido por achar q era muito longe. No fim das contas foi bem facil. Mas resultado, a feira foi meio pra ingles ver mesmo.
Membros de Honra LEO_THC Postado Outubro 8, 2009 Autor Membros de Honra Postado Outubro 8, 2009 :Para completar, o golpe de misericórdia: o boca a boca. "Não vá não, está pior que a do ano passado". Esse foi o comentário que mais ouvi e se tivesse de pagar pelo ingresso, certamente não teria ido. [/align] foi exatamente o q aconteceu comigo e por isso deixei de ir Marcão, será que eu tô lesado? Não lembro disso que escrevi... hehehe de onde foi mesmo?
Admin Silnei Postado Outubro 8, 2009 Admin Postado Outubro 8, 2009 O problema maior da feira não é a feira nem o público, é a cidade. São Paulo nunca combinou com essa feira e a cada dia que passa fica pior. Vai matar a feira! O cidadão não aguenta mais esperar por tudo e vai direto para o bar, para beber e desestressar. Por isso os bares estão sempre lotados! Sucesso total! Dizem que é a melhor noite do Brasil. Deve ser porque de dia não dá pra fazer nada direito e o estresse domina todo mundo, só resta beber a noite mesmo! Quem é que tá afim de pegar transito pra ir em um feira de aventura? Ninguém ou só quem está envolvido. Quem pega transito todos os dias não vai mesmo! É tudo longe, caro e demorado! A galera não tem preguiça de pegar o metrô, a galera tem NOJO de pegar o metrô! Querem ver o Satanás na frente, mas não querem ver o metrô. Só por necessidade já tá bom! E ainda por cima tudo é de péssima qualidade, muito marketing, muita conversa fiada. Não ofereçe nada e o custo é alto, tudo é difícil, fila em todo lugar. Deve ser uma fortuna o aluguel do pavilhão e os organizadores e expositores sabem que se chover já era! Fica caro e arriscado pra todo mundo, o cara sai da feira e se estressa no trânsito e esquece até do que viu lá. Se insistirem em manter a feira em São Paulo, da proxima vez é melhor fazer no meio da rua. É mais viável financeiramente e se chover a aventura é garantida! Da pra fazer Rafting, Canoagem, 4x4... Aventureiros rumo à Adventure Sports Fair em São Paulo: http://www.youtube.com/watch?v=lOLHj55ZSvY Rafting e Canoagem em São Paulo: São Paulo acabou!
Admin Silnei Postado Outubro 8, 2009 Admin Postado Outubro 8, 2009 Aventura no Metrô de São Paulo: http://www.youtube.com/watch?v=4cR6fyTzFFg
Membros de Honra xaliba Postado Outubro 9, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 9, 2009 fala silna, cara, concordo contigo, so acho q quem tem nojo de pegar o metro em sampa nunca pegou o metro em sampa. Claro q a hora do rush ninguem merece, mas os momentos de aperto e terror total sao muuuito menores do q os momentos em q se viaja numa boa no metro. Sempre tem o q melhorar, mas a mentalidade das pessoas podia ficar menos palaciana e elas deixarem os carros em casa ou no metro pra andar por ai. Afinal de contas metro cheio - nao lotadasso - eh muito melhor q ficar dirigindo no transito.
Posts Recomendados