Ir para conteúdo

[Arquivo] Roteiro de moto: Natal-Lencóis Maranhenses-Transamazônica-Jalapão


Posts Recomendados

  • Membros

Grande Edinho!!!

Voce sabe que fiquei um pouco frustado por não ter conseguido atravessar as Guianas, e esse continua a ser meu objetivo para uma proxima viagem. Quando isso irá ocorrer, eu ainda não sei, pois tenho que dobrar a dona do fogão aqui em casa, mas com certeza se tiver tempo disponível eu passarei em natal. Se por acaso eu passar novamente pela BR 230 ou pela BR 163 estarei despreucupado, pois voces limparam todos os pregos que havia por lá.

 

Um abraço aos tres mosqueteiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 124
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Muitas vezes sonhamos com viagens inesquecíveis, cruzeiros, excursões, passeios, etc. Mas poucas vezes realizamos a tão sonhada viagem. Seja por falta de dinheiro, tempo ou até mesmo coragem.

Viajar de moto é uma coisa que fascina muitos, mas poucos tem a oportunidade de desfrutar esse prazer. Amarrar uma mochila na garupa da moto e sair sem hora para voltar, tendo certo apenas o rumo a ser seguido, é uma experiência única.

Eu tinha o sonho de andar de moto na estrada que meu pai trabalhava nos anos setenta, a Transamazônica. Queria visitar a casa que morei, em Marabá-PA. Até tentei há alguns anos, mas como estava só, não consegui. Caí numa estrada de chão e vi que era perigoso andar sozinho numa região inóspita como a Amazônia.

Este ano tomei coragem, chamei dois amigos e fizemos a tão sonhada viagem.

Foram exatos trinta dias de aventura. Conhecemos um Brasil esquecido dos brasileiros. Foram paraísos isolados, cidades minúsculas, praias incríveis, estradas desertas, rios imensos e matas virgens, estas pouco . Mas conhecemos algo melhor que tudo isso; conhecemos o povo brasileiro; tão hospitaleiro e receptivo que nos causava admiração. Nos trinta dias de viagem, nunca precisamos de alguém para não ser bem atendido. Que povo somos nós!

Andamos 10322 Km, sendo mais de 3000 Km de estradas de chão, muitas em estado lastimável. Mas em momento algum, sentimos arrependimento pelo desconforto que passávamos. Quando um pneu furava, e foram doze, descíamos da moto rindo. O que para muitos seria um aborrecimento, para nós era diversão.

Quando dormíamos ao relento, apenas debaixo de árvores, o que seria perigoso para muitos; para nós era a oportunidade de fazermos boas fotos. Havia um pequeno receio, é claro. Mas o povo logo nos tranqüilizava dizendo que, podíamos dormir sossegado, que o lugar não oferecia risco.

Foram trinta dias andando de moto até anoitecer e, acordando para andar de moto. Isso era o supra sumo do prazer! Um mês de alegria. Sem um aborrecimento sequer.

Dizem que, se queres conhecer seus amigos, tire férias com eles. E é verdade. Nesses dias, conheci melhor os meus amigos Nido e Neto. Não poderia haver entrosamento melhor. Isso já acreditava. Não se sai para um mês de convívio intenso com quem não temos afinidade.

A moto de Nido, vou confessar, além de ter dezessete anos de uso, não inspira muita confiança para quem não é do ramo. Mas, além de confiarmos no "protótipo", não seria problema algum, termos de abortar a viagem ou abandoná-la no meio do caminho, como La Poderosa, do filme Diários de Motocicleta, e seguirmos os três em duas motos.

Mas nada disso aconteceu. Apenas ficou uns dias sem partida e Neto teve que aprender a empurrá-la com o pé para pegar no tranco. E nesses dias, nem Neto se aborrecia com a árdua tarefa, nem Nido com as brincadeiras que fazíamos a respeito. Brincadeiras que foram do início ao fim da viagem.

Também, não houve aborrecimento quando a corrente da moto de Neto partiu-se às oito horas da noite e, tive que rebocá-lo até meia-noite, quando encontramos um posto para dormir.

Não houve aborrecimento também, quando eu descobri, depois de vários dias, que o bolso traseiro do meu casaco estava cheio de bagaço de laranja. O clima era tão bom que, no último dia, quando só pensamos em chegar em casa, amarramos com arame o pedal de partida da moto de Nido e, ele teve que recorrer a um alicate para tirar o arame.

Sem dúvida, o lema um por todos, e todos por um, era o nosso. Éramos os três mosqueteiros motorizados.

Fico hoje pensando: quando teremos mais trinta dias como aqueles? Ainda bem que os pestes são meus vizinhos e, nos finais de semana, fazemos umas trilhas para não perder o hábito de levar sopapo de moto.

 

Edinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Edinho meu camarada, falou tudo em poucas e belas palavras. Espero um dia ainda poder calvagar em meu cavalo de aço junto aos três mosqueteiros, figuras carimbadas que mais um amigo tem aqui por estas bandas de Teresina ou em qualquer lugar que eu esteja.

 

A vcs Edinho, Nido e Neto, meu especial apreço.

 

Pode esperar nossa 1ª reuinião de cupula para o projeto "EXPEDIÇÂO VENEZUELA 2006" nesta sua terra maravilhoooooosaaaaaaaaaa.

 

Abraços cambada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Edi_jp!

 

Nada no mundo é melhor que realizar um sonho.

Como vc deve ter visto aqui, realizei o meu. Ainda estou com as imagens na cabeça.Seu roteiro parece com o nosso. E garanto que é bom.

Agora cuidado para seu sonho não virar um pesadelo com a Transamazônica/BR-163 debaixo d'água. Como o Nardo disse num tópico aqui nos mochileiros: uma coisa é pegar 2000 Km de estradas ruins; outra, é pegar 2000 Km com alguns trechos transitáveis. Ponha pneus pra lama nas motos e não faça cronograma. Marque só o dia de sair. É difícil mas não impossível.

Estou à disposição para qualquer ajuda que possa dar.

 

P.S. Aquela canoa tinha um furo no fundo que obrigava o canoeiro a ser rápido, se não...[:D][:D][:D]

 

Abraço!

Edinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ai Edinho?? como está a galera ai em Natal???

 

Eu concordo plenamente com tudo o que voce falou no alto da página, só que no meu caso eu nunca encontrei alguem disposto a me acompanhar (alguns colegas não tinham moto; alguns tinham moto, mas não tinham coragem; outros tinham motos, mas não tinham tempo ou condições financeiras para bancar a aventura). e então eu saia sozinho mesmo, porém sempre avisava que tal mês eu estaria saindo de férias e botaria a sahara na estrada. Quando me perguntavam para onde eu iria, eu sempre respondia que iria para onde a roda dianteira estava apontando (já aconteceu de ela apontar para um barranco ou uma ribanceira, mas foram poucas as vezes e eu estou aqui de prova que não teve maiores consequências).

Realmente é preocupante se algo acontecer quando se está no meio do NADA, mas se ficarmos sempre pensando nisso a viagem não rola e tira-se um grande prazer que são os imprevistos sem grandes consequências. Mas uma coisa é certa: Na estrada nunca estamos sozinhos, tem sempre ALGUÉM lá em cima que está nos acompanhando e nos protegendo, ELE colocou alguns pregos no caminho de vocês, mas foi só para vocês se divertirem um pouco mais e terem mais histórias para contar na volta.

As fotos ficaram muito boas e até fiz um dowload de algumas para o meu micro.

Recebi o teu e-mail e pode ter certeza que continuaremos a manter contato.

Comprei um scanner dias atras e assim que tiver um tempinho disponível irei escanear as fotos de aventuras passadas e passarei para você.

 

Oi Flamel, Oi Fredo - voces receberam minha resposta via e-mail???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite malucos deste tópico, aqui só tem neguim maluco pra cima......[:D][:D][:D][:D]. Mas vejo também que tem muito neguim responsavel e um tanto filosofos[:D][:D][:D]. Belas palavras do meu cumpade Edinho e do Nardo, que apesar de não conhece-lo pessoalmente tem boas referencias do Edinho.

 

NARDÃO: vamos ver se a gente planeja uma aventura juntos. Como já te falei em julho tem mais. Recebi sim seu e-mail, o Fredo também, vou te pertubar um pouco com dicas para alguns trechos que sei que vc já passou, valeu. Quem sabe vc não vem junto.......[:)][:)]

 

Edinho, pode esperar a gente por aí, vou fazer um roteiro que se os caras não passarem em Natal vão ter que pagar as despesas da viagem para mim, rsss[;)][;)] Abraços para o Nido e o Neto.

 

Fui..............[^]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...