Ir para conteúdo

Boqueirão de Lavras / Lavras da Mangabeira - Perguntas e Respostas


Ram_Alen

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

[info]Tópico aberto para informações sobre a cidade de Lavras da Mangabeira e o canyon conhecido como Boqueirão de Lavras.[/info]

 

[align=]A Cidade

Situada ao Sul do Estado, região próxima ao Cariri, dista 434 quilômetros de Fortaleza, podendo ser acessada pelas vias CE-286 e BR-116. Para quem sai de Juazeiro do Norte, pode-se trafegar pela CE-386 ( via Farias Brito) ou pela BR 116( via Milagres). O nome Lavras da Mangabeira se deve às históricas "lavras", referência à atividade de mineração na região do município, e ao local onde o trabalho foi realizado, Mangabeira, que por sua vez tem seu nome advindo da árvore mangabeira (Hancornia speciosa) que é comum na região.

 

mapa_Lavras.jpg?t=1254098532

 

A cidade em si traz como atrativos urbanos a Igreja da Matriz, o Engenho de Cana-de-Açúcar( onde pode-se ver o modo tradicional de fabricação do melaço, Rapadura e açúcar mascavo), a academia alavrense de letras (ainda com arquitetura preservada original) etc.

 

g_Igreja%20Matriz%20de%20S%C3%A3o%20Vicente%20Ferrer.jpg

 

CASA+DO+S%C3%8DTIO+OLHO+D%27%C3%81GUA..bmp

 

Casa+de+Cunegundes.JPG

 

 

O Boqueirão

Como o próprio nome indica, é uma espécie de canyon em meio a serra de mesmo nome, aberto pelo rio Salgado (rio perene). Dista cinco quilômetros da sede do município de Lavras da Mangabeira. Formado por duas paredes rochosas bastante instáveis e íngrimes (constituidas por arenito etremeado a blocos erodidos de granito). A referida garganta dá vazão através do rio Salgado, todas as águas fluentes do sul do Estado. Tem uma altura de noventa e três metros e uma largura de quarenta. Apresenta em uma de suas paredes uma caverna, a chamada Caverna do Boqueirão. Originária da desagregação da rocha, possui configuração de uma cúpula achatada, tendo aproximadamente 20 metros de comprimentos, e cerca de 15 metros de boca.

 

Setembro_de_2009_044.jpg?t=1254088406

 

boqueirao-de-lavras.jpg

 

Boquirao.jpg?t=1254088179

 

Setembro_de_2009_092.jpg?t=1254088292

 

 

Como Chegar

Para chegar de ônibus à cidade de Lavras, seja partindo de Fortaleza, ou de Juazeiro do Norte, a empresa Guanabara faz trasnportes diários. De carro, pode-se usar as rodovias já mencionadas anteriormente. (Obs.: A BR 116 não está muito bem conservada -set 2009-)

 

Chegando em Lavras, segue-se em direção ao Hospital Público, ao lado deste há uma estrada de terra, bem conservada que dá acesso ao local. ( a população nativa é bem informada sobre o caminho que leva ao Boqueirão, e é de fácil localização). Após 5km, tem-se início a subida da vertente externa do canyon. Neste trecho a estrada é pavimentada, facilitando a subida de veículos pequenos. Ao chegar no alto desta ladeira, tem um pequeno desvio a direita para estacionar carros... ( ou melhor carro, mal cabe um.) Não há trilha bem definida para chegar à beira do canyon, contudo, a vegetação é rasteira e dá para se ver as escarpas rochosas da outra vertente, é só seguir em direção das mesmas...

 

Caso continue na estrada ( agora pavimentada), tem-se acesso ao ''pé'' do canyon. Recentemente fizeram um Balneário, com modesta infraestrura ( ao meu ver acabou com a graça do local, antes totalmente desabitado). Combram R$ 3,0 reais pela entrada. Neste, há local para estacionamento e um modesto bar/restaurante.( por incrível que pareça a área é propriedade particular. Contudo, na parte de cima do Boqueirão é de livre acesso)

 

Melhor época para visitar

Final da estação chuvosa, ou seja, de maio a junho. Contudo, os meses mais secos também são indicados, posto que o rio Salgado é Perene, apenas o calor é escaldante, típico do sertão.

 

Dados Geo-climáticos de Lavras da Mangabeira

Latitude(S) 6º 45' 12"

Longitude(WGr)38º 58' 18"

Localização:Sul

CLIMA: Tropical Quente Semi-árido Brando e Tropical Quente Semi-árido

PLUVIOSIDADE (mm): 866,4

TEMPERATURA MÉDIA (C°): 26° a 28º

PERÍODO CHUVOSO: janeiro a abril

Relevo:Depressões Sertanejas

Solo: Bruno não Cálcico, Podzólico, Vermelho-Amarelo e Solos Litólicos

Vegetação: Caatinga Arbustiva Aberta, Caatinga Arbustiva Densa, Floresta Caducifólia Espinhosa e Floresta Mista Dicotillo-Palmácea

 

Fontes

FUNCEME/IPECE, Wikipedia, http://www.ceara.com.br/m/lavrasdamangabeira/, e referências próprias.[/align]

  • Silnei locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...