Membros Ariadne Maia Postado Novembro 8, 2015 Membros Postado Novembro 8, 2015 Olá pessoal, Pela primeira vez resolvi postar umas das minhas viagens e contribuir com um pouco da minha experiencia. Bom, pra começar, porque escolhi Colômbia??? Era o que todo mundo que eu conhecia me perguntava, meus pais quase tiveram um treco. Pra quem não sabe, Colômbia, em especial as cidades na costa como Cartagena e San Andres que é uma ilha, são banhadas pelas águas do Caribe, não existe coisa mais linda. Bogotá acabou entrando no pacote por ser a capital. Bom, pra não ficar muito cansativo, eu vou dividir o post em 3 : 1ª parada : BOGOTÁ Dia 1: Vôo Bh- Bogotá Pegamos um vôo saindo de BH, eu, Nathy e Paulinha. Vôo partiu BH- GRU-BOG . Voo foi bem tranquilo. Chegando em Bogotá, já senti os efeitos da altitude( sempre sofro), então a dica é, andar devagar e de preferência deixar o resto do dia para descansar até o corpo acostumar. Ao aguardar as bagagens na esteiras, apareceram alguns policiais, cada um com um cachorro, farejando as malas chegadas do Brasil. Na Colômbia, pra quem não sabe, era dominada pelos cartéis de drogas, a coisa era feia por lá, hoje o governo mantem a paz na cidade, mas a presença de traficantes ainda existe, muito menor é claro. Trocamos alguns reais por pesos Colombianos. Eu tinha pesquisado antes a cotação do peso e pelo site estava R$1 = COP 690, porém ao chegar lá a cotação estava bem abaixo do que eu esperava, sendo R$1 = COP 574. Não se assustem, a moeda colombiana é desvalorizada, muitos zeros, td hora me confundia com as notas de 1.000 por 10.000. Enfim, pegamos as bagagens sem problemas e pegamos um taxi para o Hostel Los Andes. *DICA: Sempre dêem uma pesquisada de quanto é o valor aproximado do taxi até os principais pontos da cidade. Como eu já sabia que o preço de taxi até a Zona Rosa era aproximadamente COP 20.000 já fiquei esperta. O primeiro taxi que perguntamos queira cobrar COP 40.000. Depois de negociar e considerando que estávamos cansadas, aceitamos o valor de COP 30.000 ( equivalente a mais ou menos 52 reais) Chegamos no Los Andes Hostel, deixamos as bagagens e fomos procurar algo para comer. Aparentemente estava deserto, mas quando viramos a rua, tinha muitos barzinhos e restaurantes abertos, a famosa Zona Rosa. Comemos e voltamos para o hostel para dar aquela dormida. Sobre o Los Andes Hostel- Pequeno e familiar. Estranhei o teto baixo parecia estava batendo na sua cabeça. Ótima localização, contudo achei que deixou algumas coisas a desejar como por exemplo a pressão do chuveiro e nem sempre a água estava bem quentinha. O café da manhã também não era dos melhores. Se você preferir gastar a grana com passeios e outras coisas, é um lugar decente para ficar, mas sem luxos e sem frescuras. Dia 2: Candelaria - Centro Historico Depois de tomar o café, saimos para fazer um reconhecimento da área de dia, pois só vimos no dia anterior e muito cansadas por causa da viagem. Tinha muitas lojas como Forever 21, Guess, Zara e mais um montão de lojas de grife. Eu fiquei toda animada, pois tinha lido que na Colômbia era possível comprar coisas com preço muito mais barato que no Brasil, mas mero engano, tudo caro. Na Forever uma calça simples ( estilo que vc compra na C&A) estava saindo em torno de R$260,00 . Só ficamos olhando mesmo, fala sério. Pegamos um taxi pra ir para o museu do Oro, mas chegamos lá e estava fechado . Pra não perder a viagem, resolvemos mudar os planos e seguir para o centro histórico na Candelaria que fica bem perto. Nesse dia em especial, estava bem frio . Pra quem não sabe, Bogotá é sempre fria devido a altitude e nessa época do ano que é bem chuvosa parece que o frio fica pior. Com mapinha em mãos, fizemos uma parada no Museu do Botero que eu adorei Acabou que fizemos o centro histórico todo, é rápido. Recomendo visitar: Museo Botero, Cathedral Primada( Se estiver aberta), Iglesia Nuetra Senora del carmen( achei linda, parece feita de doce). Uma igreja que achei muito peculiar, mas foi ótimo sentar dentro dela foi a Iglesia de la Candelaria. Ela é extremamente simples, mas como eu curto construções ( sou engenheira civil) fico reparando em tudo. No mesmo dia, resolvemos dar um pulo em MontSerrat. Pegamos um taxi até lá, ficou bem baratinho. taxi na colombia é barato, mas sempre fique de olho e peça para o taxista ligar o taximetro. Montserrat é um lugar super alto onde é possível ver a cidade toda. Recomendo ir na parte da tarde, tem aquele charme de por do sol. Demos muita sorte pois o sol apareceu e não estava tão frio. Em outros post pessoal sempre recomenda que quando for para Montserrat ir bem agasalhado pois faz muito frio. Para subir, tem 2 opções: teleférico ou no funicular. O funicular descreveria como um bondinho que sobe um morro muuuuito ingreme. Até agora não consegui entender o funcionamento dele, mas enfim subimos nele pois o teleférico estava em manutenção. Ida e volta no funicular: COP 17.000 Tem a opção de comprar apenas a ida e depois descer por um caminho que tem lá, mas já vou avisando se você for descer a pé, aconselho ir com sapatos extremamente confortáveis pois é muito chão pra caminhar. Chegando no topo, além da vista incrível, tem um feira enorme que vai adentrando por um caminho por onde vc vê artesanatos e umas comidas estranhas como uns frangos beeem amarelos e no tempo, com algumas moscas voando nas proximidades eca Terminando a sessão de fotos e de apreciar a paisagem maravilhosa, foi hora de descer e pegar um táxi de volta para o hostel. Achei a Candelaria um pouco longinha da zona Rosa, mas o taxi foi relativamente barato deu COP 16.000 Dia 3: Zipaquirá - Catedral de Sal Pessoal, aqui vai a dica preciosa. Se você pretende ir para Zipaquirá, não precisa pagar a fortuna que cobram para ir. Nas minhas pesquisas eu fiquei sabendo que tinha passeios a custo de COP 220.000 de Bogotá para Zipaquirá e que era cilada Bino. Vou te ensinar um jeito fácil de chegar e melhor ainda a um preço quase de graça. Pegamos o Transmilenio que é igualzinho o MOVE de BH, sistema de onibus . A nossa estação era a HÉROES ( lê-se Rréroes para quem não sabe, por causa da pronuncia errada, ninguém me entendia). Pegue sentido Portel del Norte.( são 12 estações, mas os ônibus passam a cada 15 min e são bem rápidos, acho que não gastamos nem meia hora para chegar lá). Chegando na estação Portal del Norte, passa a catraca e procura pela placa para Zipaquirá. Na verdade chegando lá vc já vai ver um monte de gente gritando nomes de lugares inclusive Zipaquirá. Pegue um dos micro ônibus e relaxe. Dá aproximadamente 1h 10 min de viagem. Todos que perguntamos foram muito solícitos e nos ajudaram em tudo. É só perguntar qual a parada mais próxima para ir á Catedral de Sal. Descemos no ponto, a cidade pequena e já encontramos um ponto de informações turísticas. *Dica : Chegando nos lugares sempre procure por um ponto de informações turísticas e peça por um mapa.É sempre útil e vc não fica andando igual peru tonto na cidade para achar as coisas que vc quer fazer. Bom, como já estava próximo da hora do almoço, almoçamos na Praça de los Comuneros num ugar bem bacana na varandinha e depois seguimos para a Catedral de Sal. Depois de subir um mundarel de escadas, chegamos no local. Tem vários pacotes de passeio, mas com base em outros relatos e o fato de eu ser um pouco claustrofóbica, peguei o básico. Pra quem não sabe, a Catedral fica dentro de um mina de Sal, uma das maiores da América. Confesso que no inicio fiquei um pouco tensa, mas a mina é bem grande e bem segura. Fiquei boba de ver tudo o que vi lá dentro, tudo muito grande e maravilhoso, além claro de toda segurança. Há todo um monitoramento da Catedral, tendo em vista que a antiga, que era também numa mina desmoronou. Entrada na Catedral COP 25.000 aproximadamente. Sugiro levar uma água no bolso pois tem bastante coisa para ver. O passeio inclui uma guia que vai explicando tudo. Coincidiu que o restante das pessoas do nosso grupo também eram Brasileiros, então foi bom que a guia explicou com bastante calma e pausadamente, visto que espanhol rápido pra mim entra por um ouvido e sai pelo outro, não compreendo, fica tudo embolado. Durante o passeio é possível também comprar as famosas esmeraldas colombianas. Como esse não era o foco da minha viagem, não comprei, mas fiquei na vontade. Mas fica a dica, se for comprar, deixe para comprar em Cartegena. Lá o real vale mais e tem mais possibilidade para negociação uma vez que tem mil lojinhas vendendo e todas com certificação da esmeralda. Acabado o tour, voltando para o mesmo lugar onde havíamos descido do bus e pegamos o bus de volta para Bogotá. Lanchamos na regiao do hostel mesmo e cama. Dia 4: Museo do Oro Como no primeiro dia de passeio estava fechado, resolvemos voltar para o centro e visitar o Museo do Oro. fantástico, esse é um passeio imperdível. Chegando lá vc paga COP 3.000 e fique aguardando pelo passeio guiado. Se não me engano, eram dois horários com guia, 11:00 e as 14:00, mas é bom sempre confirmar antes pois eles podem alterar. A guia explica detalhe por detalhe, cada peça mais linda do que a outra. Além disso, muitas pessoas vão visitar o local, no dia que fui tinham várias excursões. Enfim, só vendo para entender o tão bacana que é. Depois do Museo do Oro, ficamos um pouco sem oque fazer, praticamente já tínhamos ido em tudo . Então demos mais um volta no centro histórico e voltamos pro Hostel para fazer umas pesquisas pro dia seguinte. Dia 4: Usaquen Como já tinhamos passeado nas partes recomendadas, decidimos ir pra Usaquen que é um bairro pertinho da Zona Rosa conhecida como o bairro gastronômico da região. Dizem que o bom mesmo é ir em Usaquen no Domingo que é o dia que tem feirinhas de comidas e muita festa. Porém como isso não era possível, fomos em plena quinta feira para comer comer e comer mais um pouco. Chegando lá, a idéia era tomar café da manhã na Rosconeria (MARA), já que tínhamos perdido o café no hostel. Mas a Rosconeria estava fechada , então tomamos café no Star Bucks mesmo e até assistimos um pouquinho da missa na igreja da frente. Depois sentamos num dos bancos da praça e ficamos um bom tempo ali apreciando a vista, conversando e vendo o movimento. Enfim, passado um tempinho fomos almoçar, comemos as famosas empanadas e as nossas estavam maravilhosas. Em Usaquen, como disse é referencia gastronomica na Colombia, então opções para comer não faltam. Fica a critério de cada um , tem comida para todos os bolsos . Depois de comer horrores, ainda tinha espaço para o doce. Então voltamos a La Rosconeria e cada uma pediu um doce. Ao chegar no local já da pra sentir um cheirinho de pãozinho feito na hora, coisa boa demais. Os nossos eram um pão doce, recheado com gotas de chocolate e cobertura com nutela e morangos. Eu chocolatra como sou não resisto. Para sair da mesmisse de comilança, a noite fomos no Andres Carne de Res na Zona Rosa. Ouvi dizer que o tradicional fica em Chia, mas o que fomos achei bem legal. O lugar estava lotado mas rapidamente arrumaram uma mesa para nós. Para quem não sabe, o Andres Carne de Res da Zona Rosa possui 4 andares, sendo Inferno, Terra, Purgatório e Céu kkk bizarro né, além disso, tem várias personagens super bem caracterizados que ficam interagindo com os cliente. Por ser o mês das bruxas, no dia tinham várias figuras macabras como Fred Krueger, Exorcismo, Fantasma e mais um monte. Para quem gosta de uma cervejinha, eu gostei e demais da Club Colombia Roja( vermelha). Tem a dourada também, mas a Roja é top! *Dica : Se você for uma pessoa que não curte experimentar culinárias locais, super recomendo o Crepes &Waffles, tanto as comidas salgadas quanto as doces. Vale a pena ir. Dia 5: Pegar voo Bogotá - Cartagena - expectativa nas alturas!!!! Como nosso vôo era as 12:30, só tomamos café e seguimos para o Aeroporto de taxi. Mais detalhes pro próximo post. Citar
Membros Gustavo Simoes Postado Novembro 17, 2015 Membros Postado Novembro 17, 2015 Ariadne, vc preciiiiiiiiisa terminar o relato até o fds... Sou de BH tb e sábado to indo pra lá. Praticamente o mesmo roteiro: Bogotá/Cartagena/San Andrés/Providência, 17 dias. Abraço. Citar
Membros Andréia C. Paixão Postado Novembro 17, 2015 Membros Postado Novembro 17, 2015 Olá, estou indo a Colômbia em Março, sabe indicar hostel em cartagena e San Andrés? Bjus Citar
Membros Gustavo Simoes Postado Janeiro 28, 2016 Membros Postado Janeiro 28, 2016 Olá Andreia. Eu fui em novembro e nos dois lugares fiquei no El Viajero e curti. Citar
Membros giuliannaP Postado Janeiro 29, 2016 Membros Postado Janeiro 29, 2016 Também aguardando o próximo post! vou fazer um roteiro parecido com o seu em maio/junho: Bogotá 2 dias 3 noites, Cartagena 3 dias 4 noites, San andres 4 dias 5 noites, estou pegando as dicas para montar o roteiro Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.