Ir para conteúdo

Chapada dos Guimarães

Menina

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Pessoal,

PRECISO URGENTE da ajuda de vcs.Estou indo sozinho no feriado de 1º de Maio, passarei 4 dias na chapada, pretendo 2 dias na Chap e 2 dias em Nobres, so q achei os preços do HOSTEL muito caros. Alguem vai nessa epoca??? Por enquanto estou sem hospedagem, sem nada.Se alguém tiver alguma solução para o meu problema....

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Aproveitando este canal, gostaria de contribuir com dicas da Chapada dos Guimarães e Pantanal.

O estado do Mato Grosso possui 03 ecossistemas distintos: Cerrado, Pantanal e Amazônia, e em 01 semana é possível conhecer 02 deles.

Logo ali perto de Cuiabá, 02 horas de vôo de São Paulo e 1h30min de Brasília, há 02 lugares interessantes para se conhecer.

Chapada dos Guimarães (Cerrado)

- Centro geodésico da América do Sul (equidistante dos oceanos) e a menos de 70 km de Cuiabá, encontra-se uma pequena cidade (em torno 17000 habitantes) com roteiros bem interessantes:

. Circuito de cachoeiras

. Parque Nacional Chapada dos Guimarães

. Caverna Aroe Jari e gruta da lagoa azul

. morro São Jerônimo

Todos os roteiros acima necessitam de guia credenciado. Como indicação, o guia Sérgio Pavão é bastante dinâmico e é bem instruído.

20120704150755.png

Um mínimo de 03 noites é necessário para se conhecer um pouco da região.

Como estadia, a pousada Villa Guimarães possui um custo-benefício muito bom!

http://www.pousadavillaguimaraes.com.br/

Maiores informações:

http://www.chapadadosguimaraes.tur.br/

Pantanal Norte (SESC Pantanal)

- Falar do pantanal norte tem que se falar do SESC Pantanal.

- Lá o SESC possui não só uma grande estrutura, mas também uma espécie de resort à beira do rio Cuiabá, e uma grande reserva ecológica e uma área de pesquisa

- Como o SESC Pantanal fica isolado e um pouco distante de qualquer cidade, os pacotes incluem transfer a partir do aeroporto e pensão completa.

- Passeios de barco pelo rio Cuiabá são os principais atrativos (uma espécie de safári fotográfico), e entre eles há passeios antes do nascer do sol, antes do por do sol e à noite (focagem noturna de animais e aves). [uma câmera com um bom zoom é essencial]

- Outros atrativos como trilha ecológica e passeio à cavalo estão na lista

No hotel há piscinas, sala de TV, sala de jogos, sala de cinema, quadra de vôlei de areia, campo de futebol, além de borboletário e insetário. Também há atrativos para crianças como casa de árvore.

Após a chegada ao SESC, é recomendado primeiramente visitar o Centro de Interpretação Ambiental (CIA), que trata-se de uma ótima área multimídia e interativa sobre os pantanais da região, a fauna e a flora.

http://www.sescpantanal.com.br/view.php?l=br&idc=16

Para o SESC, recomenda-se 04 noites e não mais que 06 dias.

att,

novoslugares

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Bom, pesquisei em alguns sites, e aqui também, mas os dados foram um pouco diferentes... Alguém que já foi em novembro pegou muita chuva? Ou foi de boa?

Queria ir no feriado de novembro, mas alguns sites falam que é época de chuva e em outros que é uma boa época...

Se alguém souber me dizer, eu agradeço :D

• Membros
Postado

laramagnano,

Novembro chove sim, normalmente começam no feriado de finados (02/11, olha que engraçado, tem até data) e não param, até meados de março. O verão todo chove muito nessa região.

Agora, do jeito que o tempo anda meio maluco, é possível que não chova nada! rsrsrs

Bjs,

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal,

Estou pensando em ir pra Chapada dos Guimarães em Janeiro de 2013.

A ideia é ficar uns 4 ou 5 dias lá pelo dia 10/01. Depois ficar mais uns 4 ou 5 dias no sesc pantanal.

Como a chuva se comporta nessa época? Chove o dia inteiro ou são pancadas isoladas?

Quais são os lugares imperdíveis? Vi os abaixo na internet e fiquei muito interessado:

. Circuito de cachoeiras

. Parque Nacional Chapada dos Guimarães

. Caverna Aroe Jari e gruta da lagoa azul

. morro São Jerônimo

. Nobres - reserva Yaporã - tribo Bakairi

. Alto do Céu

Dá pra fazer em 4 ou 5 dias? Qual seria uma ordem mais prática pra faze-los?

Obrigado!!!!

• Membros
Postado

Olá Marcelo,

Deixa ver se consigo te ajudar:

O circuito das Cachoeiras fica dentro do Parque Nacional da Chapada. São 7 no total, e além destas, você poderá conhecer mais algumas outras que ficam ao longo do Parque.

Obs.: essas cachoeiras ficam "atrás" da maior cachoeira da Chapada, chamada Véu de Noiva. A entrada neste circuito só é permitida com Guia, com horário agendado.

Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul:

Linda, você vai gostar. Um pouco pra frente da cidade da Chapada, entrada também permitida só com guia. Fica dentro de uma fazenda.

Morro de São Jerônimo:

Escalada. Tem fôlego? Também só com guia.

Acredito que uns 4/5 dias entre Chapada e Nobres é suficiente, embora você corra o risco de conhecer as coisas "correndo".

Já no Sesc Pantanal, acho 4 dias muito. A não ser que sua idéia seja pescar, pescar, pescar e ah, pescar! Mas se a ideia for essa mesmo, se atente ao período da piracema. No mais, o hotel é bonito, mas não tem tantos atrativos assim.

Nobres:

Lugar muito bonito, mas fica há 160 km de Cuiabá, então, no mínimo dois dias, um pra você chegar, curtir alguns lugares e o outro pra voltar, na parte da tarde, por exemplo.

Chuvas:

O período todo do verão é chuvoso na região. Alguns dias são apenas pancadas de chuva, em outros chove o dia todo, em outros chove só de manhã e por aí vai.

É isso! :)

Beijoca,

• Membros
Postado

Daliana,

Ajudou muito!

Pelo que estou pesquisando, tanto no fórum quanto em outros locais, mais ou menos pelo valor de 1 diária em pousada na Chapada, eu fico em um Hostel em Cuiabá + aluguel de carro.

Estou aguardando a cotação de uma guia que encontrei a recomendação aqui no fórum.

Depois de uns dias pesquisando, acho que ficarei 3 dias em Cuiabá e farei 2 coisas na Chapada: circuito das cachoeiras, e Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul.

O que vc acha desse esquema Cuiabá-Chapada? É viável pela distância? É preciso mesmo alugar um carro?

Reservar 1 dia para circuito das cachoeiras e mais 1 dia para Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul é suficiente?

Pelos relatos que li sobre Nobres, acho que ficará para uma próxima oportunidade.

Vc tem alguma outra forma de comunicação? Tipo Facebook, msn, sei lá. Como estou para fechar a viagem nos próximos dias, queria saber se posso contar contigo pra me passar umas dicas...

meu FB www.facebook.com/marcelo.montilha

Bjs e tks pela ajuda!

• Membros
Postado

Marcelo,

se for fazer o esquema Cuiabá-Chapada, precisa de um carro. Até poderia pegar um bus, mas vc não chegaria na Caverna Aroe Jari. De Cuiabá até Chapada, são 65 km. O circuito das cachoeiras fica um pouquinho antes da cidade, talvez uns 7 km antes.

E sim, reservar 1 dia pra cada um dos passeios que quer, é suficiente sim.

Pergunta: vc vai ficar 3 dias em Cuiabá e é nesse tempo que vc conhecerá chapada (nesses 2 dias)?

Pq se for isso, tudo bem, agora, se quiser ficar 5 dias por aqui (sendo 2 pra conhecer Chapada e 3 em Cuiabá cidade mesmo) eu aconselharia vc ir a Nobres! Ou Jaciara, que é uma cidade perto daqui, que tem esportes radicais. Cuiabá não tem muito o que ver de turismo, não.. a não ser as baladinhas à noite.

bjs,

• Membros
Postado

Daliana,

Estou chegando a conclusão que ficarei apenas 1 dia em Cuiabá e usarei 2 dias para conhecer a Chapada. Isso porque a guia ainda não respondeu meu segundo e-mail (7 dias esperando), alugar um carro e bancar guia para passear mais que 2 dias vai ficar meio caro pra quem vai sozinho. Quanto ao SESC, também estou reduzindo os dias.

também conversei com uma amiga que já foi pra lá e disse que é assim tudo complicado mesmo.

Será? rsss

Eu queria fechar logo, para pelo menos conseguir um preço razoável nas passagens aéreas.

Bjs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...