Ir para conteúdo

Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra juntas em uma só caminhada

Posts Recomendados

• Membros
Essa bifurcação na trilha que leva até a Pousada do Maeda sai do topo do Marinzinho.

A Pedra Redonda tá quase no meio da travessia e depois que vc está na crista, não tem como sair dela.

Ou pelo Marinzinho ou já no Itaguaré.

E da base do Marins até o topo do Marinzinho é um percurso bem curto. Não mais que 1 hora.

Então essa trilha que o Maeda criou só é boa p/ quem quiser iniciar a travessia saindo da Pousada.

Talvez dê sim para vc iniciar a caminhada bem cedo no campinho, junto da estrada, passando direto pelo Itaguaré e chegar à Pedra Redonda no final da tarde, mas é bom não contar com água por lá.

Na Serra Fina, a partir do Vale do Ruah, a trilha não é tão visível. Depois que vc chega no rio, a trilha é pelo leito dele, mas de vez em qdo à direita ou à esquerda. O capim elefante não deixa ver a trilha demarcada.

Qto ao vale mais alto do Brasil ser ali no Vale do Ruah, eu tenho minhas dúvidas.

O Pico da Bandeira, que fica no Caparaó, com seus 2892 mts talvez tenha a nascente mais alta do país.

Sei que a poucos mts antes de chegar no topo tem uma pequena nascente. Peguei água lá quando subi o pico.

Já ouvi dizer que o Vale do Ruah talvez seja a nascente mais alta da Bacia do Rio da Prata, mas o vale mais alto do Brasil acho que não.

Abcs

Eita, do topo do Marinzinho? puts me confundi legal. ::essa::

Seria interessante se houvesse uma bifurcação indo até o Pico da Pedra redonda, ai poderia ser uma rota de fuga por conta da falta de água da travessia inteira. ::mmm:

Então, se não há nenhuma bifurcação na Pedra redonda, o jeito será reservar um tempo extra para varar mato ali e tentar achar alguma nascente ou riacho só por via das dúvidas. Se eu encontrar algo, tiro uma foto e posto aqui. Acredito que será de uma grande ajuda para quem ainda não fez ou já fez a travessia e quiser repeti-la.

Já qto ao vale do Ruah, tb tenho minhas dúvidas.....vou fazer uma pesquisa depois para ver se encontro algo mais concreto.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra

Acho muito difícil alguém fazer uma bifurcação na trilha, próximo da Pedra Redonda.

A mata é muito fechada ali e sem contar a declividade.

Acho que só o Maeda e sua turma p/ fazer isso.

Foi ele que abriu essa trilha Marins-Itaguaré e colocou como camping "oficial" dessa travessia um enorme descampado na Pedra Redonda.

Lembro que tinha até uma placa enorme fixada no local.

Não sei se ainda existe ou foi tomada pelo capim elefante.

Agora que ele possui uma pousada próxima dali, quem sabe ele até tem essa intenção.

Por ter aberto essa bifurcação que acessa o Pico do Marinzinho, pode ser que ele planeja outras.

Abcs

Link para o comentário

• Membros
Acho muito difícil alguém fazer uma bifurcação na trilha, próximo da Pedra Redonda.

A mata é muito fechada ali e sem contar a declividade.

Acho que só o Maeda e sua turma p/ fazer isso.

Foi ele que abriu essa trilha Marins-Itaguaré e colocou como camping "oficial" dessa travessia um enorme descampado na Pedra Redonda.

Lembro que tinha até uma placa enorme fixada no local.

Não sei se ainda existe ou foi tomada pelo capim elefante.

Agora que ele possui uma pousada próxima dali, quem sabe ele até tem essa intenção.

Por ter aberto essa bifurcação que acessa o Pico do Marinzinho, pode ser que ele planeja outras.

Abcs

Estive no Marins e Marinzinho nesse fds em um batevolta com pernoite para levar um grupo no Marins e no Pico do Marinzinho, vi as placas. Tem 2 placas indicando a pousada e o caminhos. E numa enorme rocha, há uma seta e tb terceira placa indicando: Abrigo MAEDA.

Porém, a trilha que sobe da base do marins até o Marinzinho está confusa e meio fechada, sem contar que quase não há totens, o que me deu um pouco de trabalho para perfazer o percurso.

Basicamente, como já tinha as infos de que se deve cruzar pelo alto das cristas, subi pelas rochas e qdo cheguei próximo da base do 1ºcocoruto, reencontrei a trilha, no trecho onde ela faz um zig zag....bom seria se ele passasse ali e roçasse a trilha. E as cordas para auxilio na descida do Marinzinho estão bem firmes....principalmente uma vermelha, que aparenta ter sido colocada ali faz pouco tempo.

Antes de iniciar a subida pelo morro, aproveitei para fuçar entre os capim elefante em busca da tal filete de agua que é afluente do ribeirão passa quatro que tinha infos e encontrei. A agua tem alguns trechos parados, como no Itaguaré, mas pelo menos está limpa. Bebi dela sem nenhum tipo de tratamento (ferver ou usar clorin) e ok. Arriscado, mas deu para ver que ela tava bem cristalina e por ser escondida e bem longe das areas de acampamento. A fonte está a alguns metros do lado da trilha e dos totens que indica o caminho para a subida da enorme crista....

O pessoal que sobe o Marins parece estar mais consciente....as areas de camping estavam limpas, no cume tb....e ninguém montou uma barraca sequer naquele descampado do lado do ribeirão passa quatro.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Blz Renato.

Essa pousada/camping do Maeda veio em boa hora. O problema é a localização. Só se chega lá de carro e fica um pouco longe do Acampamento Marins.

A maioria que fica no Acampamento do Milton é só para subir o Marins e depois descer.

Quem sabe até dê p/ iniciar no Maeda e finalizar essa travessia em apenas 1 dia. Isso só com uma mochila de ataque p/ diminuir o peso.

E talvez já marcar p/ ele te pegar no campinho da base do Itaguaré.

Será que ele já está fazendo isso?

A trilha que sobe do riacho Marins até o topo do Marinzinho é confusa mesmo.

Lembro que eu seguia umas setas amarelas pintadas nas pedras, mas a maior parte do trecho de subida é só no visual mesmo. Mas é tranquilo.

Muito bom saber que a água mais próxima da nascente está com qualidade melhor.

É um peso a menos p/ quem nao quiser trazer lá do Careca.

Já li alguns relatos que comentam que o Milton de vez em quando faz uma manutenção nessa trilha até o topo do Marins.

E com o Maeda de um lado criando e limpando trilhas e o Milton do outro lado fazendo o mesmo, ninguém pode reclamar que não faltam opções para caminhadas nessa região.

Abcs

Link para o comentário

• Membros

Pois é Augusto. Na volta, após gravar bem o caminho de ida e os trechos, aproveitei para colocar mais alguns totens e reorganizar outros, principalmente no trecho onde vc sobe por umas fendas, após passar a area de charco....quem seguir por esse trecho pelos totens, cairá diretamente no trecho onde eu reencontrei a trilha. Dai, após fazer um zig zag pela base de uma enorme rocha (onde encontrei uma seta), ela vai subindo até cair na crista do 1ºcocoruto, onde já se avista o topo do Marinzinho. Fora esse detalhe, é tranquilo e facil de subir.

Qto ao Maeda, não sei dizer se ele faz resgate, mas pelo menos a trilha que sai lá do topo do Marinzinho até a pousada dele está bem marcada. Não desci nela para ver se está assim em toda sua extensão, mas acredito que se descer até aquele vale entre os 2 topos do Marinzinho, pode haver agua próxima.....alguém precisaria subir da pousada até o topo por essa trilha para ver se tem agua no caminho. Dai pode ser uma opção, embora o afluente do marins já é possivel coletar agua sem risco algum de contaminação (talvez no máximo ferver ou jogar um clorin). Agora ouvi dizer que a contaminação do corrego onde fica a placa passou, mas pelo que eu vi da aparencia daquela agua, não me arrisco não, por isso, prefiro pegar agua lá no afluente, bem acima....

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...