Ir para conteúdo

Portugal: Porto, Evora e Lisboa (passando por Aveiro, Sintra e Obidos) sozinha. viagem incrível =)

Posts Recomendados

• Membros
dia 03 - Vinículas do Douro

Sem dúvida, este foi um dos dias mais esperados da viagem, senão o mais. Para quem não sabe: a cidade do Porto (na verdade, Vila Nova de Gaia) cuida da parte de maturação de vinho, mas as vinículas localizam-se coisa de 200km da cidade, nas margens do rio. A região do Douro é a região de vinhos mais antiga da história. Sabe essa história de vinho DOC (denominação de origem controlada)? Pois é, foi Marques de Pombal que instituiu isso, graças a quantidade de "falsificações" dos vinhos portugueses que existiam no mercado.

Toda a região foi alterada pela população local para a produção de vinho - desde aquela famíliazinha portuguesa (com certeeeeeza) até a produtora de vinho mais mega blaster (aka: Sandeman): tá todo mundo dividindo o terreno ali.

Antes de prosseguir, gostaria de detalhar que a minha pesquisa para a região foi bem aprofundada: meu objetivo era passar um dia inteiro ali, curtir uma vinícula e a região. SEM CARRO. Os horários de trem são um pouco restritos, as vinículas tem perfis diferentes e existem diversas cidades nas margens do Douro. Como só tinha um dia em uma região tão "espalhada", meu planejamento foi essencial. Não sou de planejar viagens a cada minuto, mas me preocupo em saber o que me encontra - no entanto, num vilarejo no meio do nada, resolvi pesquisar a fundo e ter um roteiro "fechado".

Para isso, contei com a ajuda de um pessoal aqui, de outro no forum da fodorstravel, do blog Porto Encanta e também do site de trens português, o cp.pt. Montei três roteirinhos para ter na manga e seguir o que achasse mais viável (porque só na hora entendemos algumas coisas, né?).

ANTES DE MAIS NADA: SE VOCE TEM DOIS DIAS INTEIROS NO PORTO, VOCE PRE-CI-SA FAZER ESSE PASSEIO

Precisa mesmo. Tive a oportunidade de ter visitado lugares incríveis na minha vida. Mas o Vale do Douro tem um lugar reservado no coração. Gaste o seu tempo aqui. Você não precisa ser fã de vinho, esqueça isso. O que tá em jogo nesse rolê é como o homem modifica uma região - e tudo isso para produzir algo superfluo como...vinho! A história de Portugal (e especialmente do Porto) e do vinho andam juntas, então, entender um pouco o Douro é entender a cidade.

À vaca fria:

Peguei o comboio em Vila Nova de Gaia em direção à estação de trens central, Porto-Campanhã, com destino à Pinhão, às 7h30. O bilhete você compra na estação mesmo.

(mais uma pausa: a região do rio Douro tem 3 cidades principais: Peso da Regua, que é a porta de entrada para a região dos vinhos, Pinhão, bem no centro e Pocinhos, a região do chamado "alto Douro", quase na fronteira com a Espanha. inicialmente, iria até Pocinhos, mas, decidi no Brasil mesmo ater-me à Pinhão. Julguei que seria muita viagem de trem (coisa de 4 horas só ida!) para pouco tempo em terra. Novamente, foi uma ótima decisão)

Ei,

Estarei indo a Porto na próxima semana e baseei muitas das atrações em seus relatos ::hahaha:: !

Você poderia me tirar uma dúvida? Pretendo fazer esse daytrip para Pinhão e na volta passar por Régua também. A passagem de volta você comprou separada (Pinhão-Régua-Porto) ou comprou logo Pinhão para Porto (ficando um tempo em Régua e embarcando para o Porto com a mesma passagem)?

As passagens podem ser compradas na hora ou melhor antes?

Obrigado desde já pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...