Membros truriruri ecosports Postado Setembro 17, 2009 Membros Postado Setembro 17, 2009 Pessoal... Alguém conhece um ranking oficil das cachoeiras mais altas do Brasil, feito por algum órgão oficial, tipo IBGE, ICG? Estou a procura desta informação para iniciar um projeto e começar a caçá-las pelo Brasil, mas só tenho conseguido infos paralelas.... Abraços Citar
Colaboradores marcelovisk Postado Setembro 17, 2009 Colaboradores Postado Setembro 17, 2009 A Cachoeira do Aracá, é a mais alta do Brasil, com 365 m. Fica no Parque Estadual da Serra do Aracá, no município de Barcelos, norte do Estado do Amazonas. o 2º lugar fica com a Cachoeira da Fumaça, na Chapada Diamantina-BA, tem 340m de queda d´água e 420m de altura. A Cachoeira do Tabuleiro é a 3ª mais alta do Brasil. Fica na Serra do Espinhaço, em Conceição do Mato Dentro-MG. São 273 metros eu tinha esses dados oficiais, se não me engano num trabalho do IBGE ou IMA, não lembro, mas perdi o arquivo. Esses dados copiei desse artigo e tinha eles salvos num guia que eu tava escrevendo. Citar
Membros truriruri ecosports Postado Setembro 18, 2009 Autor Membros Postado Setembro 18, 2009 Valeu Marcelo... Eu tenho um ranking q consegui na net, mas não é oficial... Essas 3 q vc citou batem com a minha listagem. Estive vendo no site do IBGE, no MNA, mas não tem nada a respeito ... parece piada, pois considero esta uma informação extremamente relevante para qquer um, desde turistas, passando por estudantes e até os doidos como nós .. rs Vou continuar procurando por aí ... uma hora esbarro neste estudo... Abraço Citar
Colaboradores marcelovisk Postado Setembro 18, 2009 Colaboradores Postado Setembro 18, 2009 truriruri ecosports, coloca aqui o ranking que voce tem das mais altas cachus do brasil.. mesmo que não seja oficial... cite a fonde de onde voce conseguiu... depois a gente vai trocando idéias... e o pessoal vai dando opiniões também... Abraços Citar
Membros truriruri ecosports Postado Setembro 18, 2009 Autor Membros Postado Setembro 18, 2009 Ótima idéia Marcelo... Segue aí então: [t1]1. Cachoeira do Araçá ou Cachoeira do El Dorado AM - 365m de altura em queda livre.[/t1] [t1]2. Cachoeira da Fumaça, Vale do Capão/Palmeiras/BA - 340m de altura em queda livre.[/t1] [t1]3. Cachoeira do Tabuleiro, Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais - 273m de queda livre.[/t1] [t1]4. Casca D’Anta, Serra da Canastra, MG, quase 200m de altura.[/t1] [t1]5. Salto São Francisco, Prudentópolis/PR - 196m de altura.[/t1] [t1]6. Cachoeira da Água Branca, Ubatuba/SP - 180m de altura.[/t1] [t1]7. Salto do Itiquira, Formosa/GO - 168m de altura.[/t1] [t1]8. Cascata do Caracol, Canela/RS - 131m de altura.[/t1] [t1]9. Salto São Sebastião, Prudentópolis/PR - 130m de altura.[/t1] [t1]10. Saltos Gêmeos, Prudentópolis/PR - 130/125m.[/t1] [t1]11. Cascata Grande, Pedregulho/SP - 122m de altura.[/t1] [t1]12. Salto Mlot, Prudentópolis/PR - 120m de altura.[/t1] [t1]13. Cachoeira do Avencal, Urubici-SC - 100m de altura.[/t1] [t1]14. Salto do Itambé, Cássia dos Coqueiros/SP - 86m de altura.[/t1] [t1]15. Salto São João, Prudentópolis/PR - 85m de altura.[/t1] [t1]16. Salto Jacutinga, Prudentópolis/PR - 82m de altura.[/t1] [t1]17. Cachoeira Véu de Noiva, Santa Leopoldina/ES 77m de altura.[/t1] Também temos: - Salto do Yucumã ou Grande Salto Moconã, divisa Argentina e Brasil (RS), uma das maiores cachoeiras do mundo em extensão lateral. - Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu/PR - 70m de altura no trecho conhecido como Garganta do Diabo. Também existe um ranking das mais belas cachoeiras do Brasil, feito pela Quatro Rodas, mas esta é outra questão... Quem tiver informações oficiais ou conhecer alguma cachoeira q deveria estar nesta relação, posta aqui... Abraço q todos Citar
Membros de Honra Raffa Postado Outubro 7, 2009 Membros de Honra Postado Outubro 7, 2009 Tem uma cachoeira, Vale do cachoeirão, que quando voce faz o Vale do Paty na Chapada Diamantina, voce passar por ela, tambem tem mais de 100m com certeza. Procurem dar uma pesquisada sobre. Citar
Membros fabif Postado Janeiro 22, 2010 Membros Postado Janeiro 22, 2010 Será que nesse ranking eles não consideraram a Cascata das Andorinhas, que fica no Cânion Itaimbezinho (RS)?? Ela figura nesse site como sendo considerada a maior do Brasil (em 34º lugar no ranking mundial): http://www.worldwaterfalldatabase.com/database.php?s=N&t=H&orderby=singledrop&sortLimit=300 Sobre ela: "A Trilha do Vértice - de onde se visualiza a Cascata das Andorinhas, que caindo de uma altura de 700 metros em direção ao fundo do cânion, produz uma névoa antes de atingi-lo. A trilha permite uma ótima vista das cascatas das Andorinhas e Véu da Noiva. Tão impressionante quanto as cascatas é a sensação de caminhar na borda do cânion. A trilha começa no Centro de Visitantes, e em menos de 1 hora pode-se percorrer 1,4 km pelas bordas do cânion." (retirado de http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados.html) Mas como a queda não chega ao fundo do cânion, calcula-se que ela tenha uns 400 m. Seria bom termos dados realmente concretos, né?! Onde será que podemos conseguí-los? Citar
Membros de Honra Sandro Postado Janeiro 22, 2010 Membros de Honra Postado Janeiro 22, 2010 (editado) Será que nesse ranking eles não consideraram a Cascata das Andorinhas, que fica no Cânion Itaimbezinho (RS)?? Deveriam, visto que estão misturando "saltos" com "cachoeiras / cascatas". Editado Maio 6, 2011 por Visitante Citar
Membros marcelux Postado Maio 11, 2010 Membros Postado Maio 11, 2010 Como falaram ai em cima, eu tb fui no Cachoeirao na chapada diamantina e era muito alta, quase tão alta quanto a cachoeira da fumaça. O guia me falou que tem uns 300 metros de altura. E com certeza é muito mais bonita que a cachoeira da fumaça pois é um Canion animal Citar
Membros Beranger Postado Maio 11, 2010 Membros Postado Maio 11, 2010 Achei estranho essa lista, pois a cachoeira dos pretos de Joanópolis em SP com 154 metros de queda não foi citada ! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.