Membros AUREO Postado Julho 2, 2009 Membros Compartilhar Postado Julho 2, 2009 Sejamos bem francos: o GPS para nós mochileiros que raramente andamos de carro é a melhor opção ou os mapas do metro com seus respectivos pontos turísticos ainda são melhores por sua praticidade? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Renan Campi Postado Julho 3, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 3, 2009 AUREO acho que isso é um pouco relativo. Com o GPS, vc precisa fazer as atualizações para ter os dados desses pontos turísticos, porém, tem um "guia de ruas" portátil e sempre à mão, o que, em algumas cidades, é uma mão na roda. Morei em londrina e lembro bem do guia de ruas da cidade, que é do tamanho de um mapa, rs. Porém, aqui em São Paulo, por exemplo, o guia de ruas é do tamanho de um livro, com umas 1000 páginas mais ou menos. E dependendo da mochilada, vc não tem como ter guia de ruas de todas as cidades. Ai que entra a parte boa do GPS. Agora, quanto à esses mapas de pontos turísticos que o metrô fornece, eu desconheço. Ao menos aqui em São Paulo ele não existe. Talvez na Europa e em cidades bem desenvolvidas culturalmente. Porém, também não acho legal depender apenas deles. O ideal mesmo, acho que é a velha busca pela internet e organizar todos os roteiros antes da viagem. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Augusto Postado Julho 4, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 4, 2009 Renan. O Metrô disponibiliza um mapa com os principais pontos turisticos de Sampa. Alguns ficam próximos a estações de metrô. Vc encontra ele no site do metrô, clicando no link TURISMO. Existem também os mapas que se localizam dentro das estações. A desvantagem é que ele mostra somente as atrações próximas. Abcs AUREOAgora, quanto à esses mapas de pontos turísticos que o metrô fornece, eu desconheço. Ao menos aqui em São Paulo ele não existe. Talvez na Europa e em cidades bem desenvolvidas culturalmente. Porém, também não acho legal depender apenas deles. O ideal mesmo, acho que é a velha busca pela internet e organizar todos os roteiros antes da viagem. Abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Renan Campi Postado Julho 4, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 4, 2009 Augusto, é bom saber disso. Acho que a ânsia de sair de São Paulo é tão grande, que acabo nem procurando pelos pontos existentes na cidade, que, mesmo conhecendo grande parte, acabo não valorizando muito. Valeu pela dica, que a partir de agora, passarei à todos. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra michel Postado Julho 5, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 5, 2009 Sejamos bem francos: o GPS para nós mochileiros que raramente andamos de carro é a melhor opção ou os mapas do metro com seus respectivos pontos turísticos ainda são melhores por sua praticidade? Realmente GPS é um exagero pra quem está a pé a turismo em uma cidade... De carro já quebra um galhão ! Agora GPS para fazer trilhas é outro assunto, nisso ajuda muito !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Admin Silnei Postado Julho 5, 2009 Admin Compartilhar Postado Julho 5, 2009 O Google Maps para Cidade de São Paulo está bem feito, ele acha bons caminhos de fato. Alguns Smartphones tem acesso ao Google Maps. Nesse caso não é nem GPS nem Mapa convencional e também é uma boa opção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros robram Postado Agosto 27, 2009 Membros Compartilhar Postado Agosto 27, 2009 Eu uso sempre os 2. Pq? Para nos do 3 mundo, os mapas em GPS, ainda sao muito incompletos, nao sao piores graças ao trabalho voluntario de algumas pessoas no Brasil (projeto Tracksource.org.br), Argentina e outros paises (Mapear, Viajeiros, Conesur). Mas o gps te ajuda a saber onde esta sem perguntar a ninguem, coisa q o mapa tradicional nao faz. Mas ainda precisamos do mapa tradicional para achar alguns caminhos, estradas e ruas... Qdo vc consegue desvendar o GPS, nao tem mais como sair sem ele, mas como sempre tem muitas pessoas q sao avessas a tecnologias, e acabam nao conseguindo entende-lo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros ludug3r0 Postado Setembro 17, 2009 Membros Compartilhar Postado Setembro 17, 2009 Olá, Estou plenajando uma travessia pela Chapada do Araripe pelo Ceará. Como não achei mapas topográficos da região, resolvi construir os meus mapas e cheguei nas seguintes imagens: Consegui gerar a partir de imagens DEM e se alguém se interessar posso tentar fazer algum tutorial de como fazer. Mas o problema é: Alguém sabe como eu posso sobrepor com imagens do google earth? Quero sobrepor pra poder gerar as estradas e achar as trilhas. Se alguém puder me ajudar nesta parte eu seria grato. Grande abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros dglopes Postado Setembro 18, 2009 Membros Compartilhar Postado Setembro 18, 2009 Hey ludug3r0! Ensina pra galera aí como faz estes mapas! Essa informação topográfica fica confiável? Será? A sobreposição no googleearth é disponível! Só você marcar os layers que deseja aparecer : estrada, trilha, etc. Não é isso que procura? Ou quer a sobreposição do mapa em si: Mapa de topografia com mapa de estradas, com mapa de satélite? Se for isso, não sei se tem como, a não ser copiar as imagens e editar no photoshop ou outro programa de edição de imagens - você coloca cada um em um layer e coordena a opacidade ou aplica um filtro, como Multiply no Photoshop. hasta Douglas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Renan Campi Postado Setembro 18, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 18, 2009 ludug3r0 Não recomendo se basear em mapas feitos no google earth, pelo seguinte: Já reparou que quase todas as ruas, avenidas e rodovias, estão fora do lugar correto?? Pois bem, no Earth, isso pode parecer pouco, mas numa trilha, um erro de 30, 40, 100 metros, é uma imensidão. Pelo que procurei aqui na internet, o código da folha topografica da região que precisa, é esse: SB-24-Y-D-II que corresponde ao mapa de Juazeiro do Norte, próxima à Crato. Isso é apenas o código, para facilitar sua busca, mas, acredito que o IBGE ainda não tenha essa folha completa e digitalizada. Dei uma fuçada rapida por aqui, mas não achei nada também. Se você for de São Paulo ou do Rio, pode tentar procurar a folha no próprio IBGE. Talvez eles tenham a folha não digitalizada, para tirar xerox. Na hora de buscar, procure por esse código que te passei. Fique atento que todos esses mapas do IBGE, a grande maioria, são mapas antigos e bem desatualizados. Muitas vezes, nos CATs das cidades, costumam ter algum mapinha da região. Mas, salientando, tome muito cuidado com o Google Earth. As informações não são muito precisas. Já no google map, tem uma opção lá chamada "Terreno". Quanto mais vc aproxima, começam a aparecer informações topograficas. Essas eu já acredito serem mais precisas. Mas são poucas informações, apenas altimetria. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.