Membros plustosa Postado Março 17, 2010 Membros Postado Março 17, 2010 mochilar não é fácil. e não é somente colocar uma mochila nas costas. uma boa mochila custa caro (às vezes bem mais caro que uma mala), vistos custam caro. prioridade é mesmo a palavra de ordem desse tópico. eu sou professora de universidade pública, e desde a graduação saía atrás de congressos para apresentar trabalhos, daí pedia ajuda de custo para bancar minha viagem. Nessa saga conheci muitos lugares e muitas pessoas que me recebiam. unia sempre que possível o trabalho e o lazer. agora que voltei a ser estudante (doutorado e licenciada da universidade) ficou melhor para viajar com a carreira estável. sair por aí é minha válvula de escape para relaxar dos árduos dias de escrita. Eu planejo muito, em geral minhas viagens são programadas com 1 ano de antecedência, para poder juntar dinheiro. Também costumo me organizar logo que recebo 13 salario e férias para quitar passagem e hospedagem, isso quando não exercito minha cara de pau e peço abrigo a amigos ou amigos de amigos. O mais legal é que acabo conhecendo muita gente bacana. o que acho mais complicado é sempre ter que organizar as "férias" da minha beagle, arranjar um lugar pra ela dá trabalho, ainda mais quando se mora longe da família. Canil nem sempre é bom, especialmente quando ficamos 1 mês fora. mas é legal quando algum amigo topa ficar com a lola viajar sempre! abraços!
Membros anamerari Postado Abril 26, 2010 Membros Postado Abril 26, 2010 planejamento + economia quando decidir que teria que realizar meus sonhos ,eu passei a ler e continuo lendo sobre artigos sobre educação financeira e não deu outra estou cortando vários gastods desnecessários, tracei metas como: #não comprar nenhuma bolsa esse ano #teatro e cinema só quando for de graça_aqui sempre temos semana da petrobrás,alliança francesa...tudo de graça #concerto só se for do sesc ou da vale do rio doce que é de graça #passeio com o maridão para lugares free...tipo conhecer a cidade,parque botânico,show de igreja enfim fico montando mil e uma estratégias #abrir uma poupança queremos ir a argentina e vou por o dinheiro das férias e do 13° salário nela.ok mas o plano é e guardar $170 por mês (fora as féria e o 13°salário)toda a grana é pra duas pessoas # fAÇA UMA TABELA E MARQUE UM X NO MÊS QUE VC ECONOMIZOU E ANOTE QUANTO FOI A ECONOMIA...VAI TE ESTIMULAR A POUPAR MAIS agora é torcer pra dá tudo certo e confiar que DEUS está preparando surpresas maravilhosas!! skype:ana.merari
Membros Lammarr Postado Maio 2, 2010 Membros Postado Maio 2, 2010 Penso que o segredo para ganhar a vida é não ter medo dela. Encarar ela. Pegar ela, colocar no colo e dar uns tapas no traseiro dela pra mostrar quem manda. É claro que sobre a questão financeira, temos aqui gente de todas as classes, de A a Z, gente com muita grana, com pouca, com nenhuma e tem aquele Senhor maltrapilho que mora há uns 20 anos nas ruas da minha cidade sem nunca ter trabalhado, segundo ele. Lembra o filósofo cínico, o Diógenes. É complicado compararmos as experiências de cada um baseados em quanto cada um poderá gastar em determinada mochilada. Mas uma coisa é certa. Depende sobretudo da coragem (ou balls, em bom português kkkk) e da determinação de cada um. Alguém pode ter dinheiro suficiente, mas pode naum ter coragem suficiente para encarar o desconhecido, por ser muito apegado aos seus bens materiais, ao conforto do lar e ao ursinho de pelúcia de estimação. Outro pode naum ter dinheiro nenhum e apenas com a coragem e força de vontade conseguir viajar para bem longe. Há uns milhões de anos atrás, eu tive muita vontade de ir ao Forte Apache, digo, Estados Unidos, mas não tinha dinheiro. Eu quis tanto isso que consegui ajuda na empresa que eu trabalhava com os documentos, pois não tinha como tirar o visto sem comprovar renda e sem um clareamento artificial de pele. Meu chefe à época me ajudou com declarações, contra-cheques e com o "Ainda bem, vou colocar meu sobrinho no seu lugar". Economizei dinheiro um ano, tive alguma ajuda de amigos, até conselhos como "já vai tarde!" "tomara que se perca!" "Vai lá otário!" e muitas outras mensagens de encorajamento. Enfim, consegui ir. Morei lá 4 anos. Experiência impagável. Foi umas das melhores coisas que fiz na vida. Portanto, para aqueles que pensam que só quem tem grana, um bom emprego, papais ricos ou é garoto de programa como eu, pode viajar pela América do Sul e pelo mundo, engana-se. O principal mesmo é a CORAGEM. Querer é poder sim. Isso implica força de vontade e como disseram aqui, estabecer prioridades. E quando te chamarem de louco por estar sonhando em viajar feito um mochileiro, é porque seus planos estão dando certo. Ficam bem mochileiro. PS: Aos meninos e meninas, escutem o que o Ministério da Saúde diz sobre usar camisinha ok. Abraços.
Membros Fabiana Macedo Postado Maio 16, 2010 Membros Postado Maio 16, 2010 Eu amo viajar. É uma das coisas que mais me deixa feliz. Tenho duas prioridades: manter minha vida financeira no azul e economizar para viajar. Uma coisa está diretamente ligada a outra. Sou econômica o ano todo, não compro nada de grife, planejo meus gastos, não sou consumista e trabalho muito. Geralmente viajo nas férias e às vezes nos feriados prolongados. Gastar de acordo com meu ganho é, digamos, minha filosofia de vida. Preciso estar com a vida financeira organizada, por que acho que isso reflete em muitas áreas da minha vida. Desse jeito, acho que trabalho melhor, curto mais as coisas, sou mais feliz e bem humorada. Canso de ver colegas que gastam mais do que ganham e por isso não tem ânimo nem para trabalhar, pois sabem que o salário irá diretamente para cobrir o limite do banco, para pagar o mínimo do cartão de crédito e/ou para pagar a parcela do empréstimo, ou seja, uma confusão que parece nem te fim. Trabalho muito e faço o que gosto o que ajuda muito. Meu salário não é incrível, mas isso não determina nada, pq conheço pessoas que ganham bem e não viajam nunca, pq estão sempre endividadas ou pq não conseguem se organizar nem ter uma prioridade (geralmente tem várias: usar só roupa de grife, ter carro caro, frequentar lugares da moda, comprar um imóvel e tudo ao mesmo tempo). Sempre que volto de uma viagem começo a planejar a próxima. Tenho amigas que amam viajar e que também abrem mão de várias coisas, carro do ano por ex e conhecem o mundo como mochileiros ou não, dependendo do "bolso". É legal ler tantos comentários de pessoas lúcidas, que percebem que ter grana viajar (Brasil e exterior) é uma questão de ter uma prioridade e planejamento. Abraço, Fabiana, 34 anos, SP
Membros de Honra Frida_ssa Postado Maio 21, 2010 Membros de Honra Postado Maio 21, 2010 Olá Mochileiros! O primeiro Relato de Viagem que li no Mochileiros.com foi do “Ethilic Trekker” (buenos-aires-bariloche-pucon-t35419.html ) e o relato já começa com uma frase fantástica, a qual me identifiquei totalmente: “Há pessoas que gostam de casas. Outras, de carros. Outras, de luxo. Eu gosto de viajar. Tudo o que faço, que planejo, o dinheiro que guardo, é pensando em viajar.” Eu trabalho e estudo, de segunda à sexta, grande parte do que ganho é para pagar à faculdade que é particular e é cara ( sim! há algumas públicas q cobram os cursos de pós graduação $$$$). o que sobra é pra viajar. O meu esquema é esse: trabalhar pra sustentar as viagens. Cada centavo q junto é pra esta finalidade. Férias de 20 dias por ano (vendo 10 dias, afinal viajar necessita de $$$$$), feriados prolongados, recessos do poder judiciário... etc. Ninguém banca as minhas viagens, a não ser eu mesma! em geral são para lugares perto, às vezes vou para Rodoviária e lá decido para onde vou, sempre levando em consideração a grana/tempo q tenho disponível q normalmente é curta(o). Pretendo fazer um mochilão pela Europa e pela América do Sul ,sei que vai demorar, mas por enquanto eu vou viajando pela região onde nasci e descobrindo todas as suas maravilhas: a mais recente descoberta chama-se Campo de São João, Chapada Diamantina-Bahia. É o que mais gosto de fazer, conhecer o desconhecido, também retornar para os lugares q já fui. Minha Cachaça: Viajar! Interessante, na minha humilde opinião, são aqueles mochileiros que trabalham durante a viagem e assim conseguem continuar, ganhando uma grana com uma determinada habilidade, ou com sua formação acadêmica/profissional. Eu já fiquei dura e fui guiar uns turistas gringos pela Chapada Diamantina, com a grana, paguei o camping, alimentação, passagem de volta e ainda conheci Aracaju_SE. Mas há tb os mochileiros que são bancados pela família, que mandam dinheiro periodicamente, e assim eles viajam o mundo todo! Eu conheço vários! Então vamos às modalidades: 1- Mochileiro q banca sua própria viagem 2- Mochileiros q banca sua viagem trabalhando e prestando serviço durante a trip 3- Mochileiros patrocinados pelos pais/família Abraços a todos!
Membros zenjr Postado Maio 28, 2010 Membros Postado Maio 28, 2010 Eu sou um mochileiro endividado... kkkkkkkk trabalho muito para bancar minhas andanças pelo Brasil, mas preciso me controlar bastante porque estou com muita divida, mas enfim, amo viajar, as pessoas me perguntam “e ai pra onde vc vai agora?” acho que já to como cara de viajem isso para mim e otimo, e o que eu gosto de fazer. Mas confesso que as vezes me acho muito estranho porque por exemplo, mês que vem vou para o rio de janeiro, em setembro quero ir para os lençóis maranhenses e dezembro Argentina e Chile, porem estou planejando para o ano que vem uma viajem por 60 dias, tipo uma mini-rtw(não sei se posso chamar assim), logo sempre mudo o roteiro, lugares aonde ir, então fico as vezes ate de madrugada no mochileiros.com(rsss), pesquisando preços de passagens albergues, entre outras coisa, tem dia que vou dormir e so fico pensando em onde posso ir, como será, se vou ter dinheiro, coisas do tipo, ou seja, será que sou normal? Não sei...rs
Membros Sandero1980 Postado Maio 29, 2010 Membros Postado Maio 29, 2010 Caraaca.. muitas coisas interessantes aqui! Mas precisamos nos atentar a uma coisa. O respeito pelas outras filosofias de vida. Não estou dizendo que alguém aqui faltou com respeito. Mas é incrível como a gente, me incluo nisso, pois postei aqui no site algo parecido tbm, gosta de falar do estilo mochileiro de ser, dessa forma aventureira de viver criticando quem optou por ficar com o carro zero, ou manter o status, ou comprar produtos eletrônicos, enfim, objetos de desejo de muitas pessoas! O que há de mal nisso? Confesso que sou viajante/mochileiro nato, o que eu puder destinar minhas finanças a isso, o farei.. mas se quem optou pelo carro zero, pelo consumo exacerbado, ou por manter seu status.. e isso está lhe deixando feliz, que assim seja!! Se todos pensassem como nós talvez não teríamos essa pluralidade incrível de setores laborais permitindo-nos ser por ora "mochileiros que pagam por suas próprias viagens" (usando apenas este exemplo, pois poderia tecer aqui uma tese da reação em cadeia desastrosa que seria se pensássemos iguais). Sou louco por viajar, mas tbm passo por minhas fases em que abdico da estrada e compro meus gadgets, gasto com roupas de marca, com bons restaurantes, com itens de supermercado caros (e ótimos!), com presentes pra amigos. Mas uma coisa que nunca consegui aceitar em adquirir foi um carro. Moro em SP... ando perfeitamente pela cidade de busão, metro e taxi... sem nóia.. morei um tempo em Madrid e lá as pessoas tem essa mesma postura. Até compram um carro mas deixam na garagem pra usar nod finais de semana se forem pra fora da cidade. Calma, eu sei! á o transporte público é indiscutivelmente mais decente... mas é assim pq a população reinvidicou e não pq o titio Don Juan Carlos e seus ministros foram bonzinhos! O que me permite equilibrar todas essas coisas??? Exatamente o que nossa colega acima comentou, sobre controle financeiro. Criei uma planilha super prática e automática no excel.. em que sei quanto terei até dezembro de 2011 (por exemplo) em apenas um clic! Mas é um passo muito difícil de se acostumar a dar todos os dias. Pois qualquer coisa que compro, gasto, enfim.. eu chego em casa e anoto... todos os dias minha planilha tem que estar sincronizada com a minha carteira e com a minha conta corrente. Centava por centavo. Só assim, consigo fazer minhas loucuras consumistas e ainda guardar dinheiro para as minhas viagens. Meus alunos estão usando minha planilha, minha irmã tbm.. e estão curtindo pacas... meu celular agora é chamado de SAC!!! Tá foda... mas me sinto super bem em poder ajudar as pessoas a se organizarem e adequar suas realidades financeiras aos seus propósitos. Prioridades? Bem, elas mudam a todo instante... Sua prioridade quando vc entrou nesse site poderia ser uma até o momento em que vc leu algum argumento postado aqui e foi convencido de que quer, na verdade, outra coisa... então... antes da prioridade vem a organização... sempre esteja pronto para o que você quer.. se não estiver.. trace metas.. planos.. isso anima, incentiva... se desistir lá na frente, não se frustre, pois na verdade vc deve enxergar aquele plano abandonado como um galho intermediário que iria te levar para o tronco principal daquilo que vc realmente quer.. mas a sua raiz tem que estar sempre ali, forte...!!! Vamos cair na estrada pessoal.... mas sem vaiar os que mergulham nos shoppings, ok?? Hahaha
Membros Patty_BH Postado Maio 29, 2010 Membros Postado Maio 29, 2010 Qual o meu segredo para ganhar a vida e mochilar? Trabalho muito e gasto pouco! Acontece assim comigo: 1. Ontem uma amiga que vende semi- jóias veio aqui em casa, mulherada reunida, todo mundo comprou muito, eu experimentei tudo e não comprei nada! 2. Voltando pra casa hoje depois do trabalho, deu uma vontade de parar na rua pra lanchar ou até jantar num restaurante bacana, mas no meio do caminho pensei: vou gastar com comida meu passeio a Ushuaia? Nem pensar! Cheguei em casa e comi um misto quente com leite quentinho! Delícia! 3. Junho vem chegando e com ele várias festas juninas mega animadas em BH! Preço de uma festa bem legal? Uns 140 reais por pessoa com tudo liberado! Ihhhh, lembrei de uma coisa, é o mesmo preço do busão de Puerto Madryn a Bs As! Dispenso a festa! 4. Amanhã começa o Festival Mundial de Circo aqui em BH, vários espetáculos for free! Lá vou eu! Semana que vem tem de JAZZ! Então é assim, quando o dinheiro não dá pra tudo, ele precisa ser gasto no que realmente me faz feliz! No meu caso e creio que de todos por aqui: VIAGENS! Como muitos citaram: apenas uma questão de PRIORIDADE, mais nada! E cada um escolhe onde deve investir sua grana. Na verdade não existe segredo nenhum! :'>
Colaboradores Danfs Postado Junho 2, 2010 Colaboradores Postado Junho 2, 2010 No meu caso, procurei um trabalho que me desse liberdade e estabilidade suficiente para fazer minhas viagens. Como não tava conseguindo isso na área privada, parti para a área pública. Hoje ganho bem e tenho uma disponibilidade monstra de tempo (férias, recesso judiciário e eventuais dias que tiro para compensar depois). Então tudo encaixou. E é como o pessoal falou lá por cima. É uma questão de prioridades, sendo a principal aquela história do "você quer trabalhar para viver ou viver para trabalhar?", que é clichê mas é verdade. Se você for daquelas pessoas obcecadas por evolução profissional e que nenhum salário é o bastante, as chances é que as suas viagens fiquem no sonho mesmo, pois provavelmente você entrará na rotina de horas extras eternas, levando trabalho para casa, vendendo 2/3 das férias, e por aí vai, que é o que acontecia comigo quando eu tinha esse pensamento. Já se você quer deixar sua prioridade como sua vida pessoal e utilizar a vida profissional apenas como ferramenta para sustentá-la, aí tem mais chances de bater perna pelo mundo. E a segunda rodada de prioridades é o consumo em si. Se sua prioridade é ter um carrão, sempre do ano, televisão LED de 55'', gastar todo ano R$ 2.000,00 na última geração de um smartphone que você só usa pra ligar, para joguinhos e um gadget que faz aparecer na tela um copo d'água que vira quando você vira o celular, sair comprando calça jeans de R$ 400,00, e ficar sustentando mulher que acha um absurdo dividir as contas ou aquele cara que passa o dia coçando, ou sei lá o que, provavelmente vai dificultar as coisas. Enfim, se você encara que conhecer o mundo e viver outras culturas é essencial, você eventualmente vai ter que adaptar as outras áreas da sua vida para comportar isso, ou as chances são que você vai terminar tendo que se satisfazer com aquelas viagens de 8 dias da CVC uma vez no ano.
Membros de Honra cebola Postado Junho 7, 2010 Membros de Honra Postado Junho 7, 2010 preciso me preparar com essas dicas de vcs.....sou do tipo economico,mas mesmo assim nunca me sobra um puto extra no fim do mês
Posts Recomendados