Membros Rapys_ Postado Setembro 16, 2009 Membros Postado Setembro 16, 2009 Me deleito com a filosofia mochileira. Rodar o mundo, passar de um país ao outro, tirar fotos, conhecer culturas, fazer amizades e colecionar lembranças e histórias... Mas o que ninguém fala é: com que grana vocês fazem isso tudo? Tá, vai na base da carona, mas você tem que comer, tem que dormir, que pegar um ônibus ou um avião uma hora ou outra e só carona não dá, né? Afinal, como vcs ganham a vida? Alguém sustenta suas viagens? Leio um pouco sobre essa "filosofia". Outro dia li o artigo de uma jornalista que disse que estava num cyber café da Tailândia, e viu um poster das Ilhas Maldivas e decidiu ir pro aeroporto e pegar o próximo vôo pra lá e pronto! Foi! Simples e fácil. E no artigo estavam as fotos paradisíacas das Ilhas Maldivas... Eu não viajo muito (entendam viajar como sair do estado e do país) porque trabalho a semana toda, tenho férias uma vez por ano e a grana é curta. Então, qual o segredo? O que tenho que fazer agora para mochilar? Pedir demissão da empresa, juntar o que eu tiver e ir pro aeroporto ou rodoviária, é isso?
Membros de Honra samantha.v Postado Setembro 16, 2009 Membros de Honra Postado Setembro 16, 2009 Olá R. Castro Nem todo mundo é mochileiro full time. A maioria tem um emprego fixo, assim como você, e vai juntando dinheiro até ter o suficiente para a viagem, sempre se planejando e sabendo que vai ter o dinheiro suficiente para fazer sua viagem e retornar para casa. A chave desse esquema é o planejamento, principalmente se a grana for apertada, tem que ter um bom controle dos seus gastos normais, saber quanto você consegue juntar em quanto tempo e quanto precisa para a viagem que quer fazer. Já outros passam um tempo maior mochilando e em vez de um emprego fixo, que seria inviável, criam alternativas para ganhar dinheiro durante a própria viagem. É o caso desse jornalista que você citou, que trabalha escrevendo artigos durante a própria viagem e com isso ganha dinheiro para continuar. Tem que ser criativo e oportunista para conseguir viver assim sem ter grandes problemas (porque pequenos problemas de percurso todos temos hehehehe). São dois perfis bem diferentes, você tem que pensar em qual deles você se enquadra melhor. Mas a filosofia por trás disso é a mesma... Enfim, o importante é viajar sempre!
Membros ernest melinitus Postado Setembro 18, 2009 Membros Postado Setembro 18, 2009 Sempre tive vontade de abrir um topico desse. Se o pessoal colaborar e responder vai ser mto bom. Eu tenho um emprego fixo, daqueles que vc ganha mal, trabalha o dia todo de segunda a sexta e tem direito a 1 mes de ferias por ano. Ja estou aqui ha 1 ano e 3 meses e nao consegui juntar grana, nao tive o direito as férias e cansei. Se tudo der certo no ano que vem vou para a Nova Zelandia com visto de trabalho. Assim eu fico viajando e trabalhando por lá. Logico que o relato da farra estara detalhado aqui nos Mochileiros.
Membros de Honra xaliba Postado Setembro 18, 2009 Membros de Honra Postado Setembro 18, 2009 gente, a arte de viajar esta em juntar grana primeiro pra sair fora. Se sustentar la eh outra historia e vai depender de qto vc juntou antes - qto tempo vai durar essa grana - ou se vc consegue um trampo no local, q dai depende de certas variaveis. E o qto tempo dura a grana q vc juntou antes vai depender da sua arte de fazer o dinheiro render. Coincidentemente, fazer o dinheiro render eh o segredo pra juntar a grana aqui no brasa pra ir viajar. Entao a matematica da sobra eh simples, ou vc ganha muito ou gasta muito pouco, eh a unica forma de sobrar. Nao tem milagre, eh uma questao de determinacao, disciplina, mas acima de tudo motivacao e com isso definicao de prioridades de gasto da sua grana.
Membros Sérgio Big Postado Setembro 18, 2009 Membros Postado Setembro 18, 2009 C A R A C A X A L I B A !!! FALOU TUDO HEIN ! DIRETO, CLARO E SIMPLES . SEM SEGREDO, SEM FIRULAS. VALEU !!!! VAMOS VIAJAR GENTE, E BOTAR O CAPITAL PRA CIRCULAR rs rs
Membros Márcio/Sp Postado Setembro 20, 2009 Membros Postado Setembro 20, 2009 O Xaliba falou algo importantíssimo....... "Prioridade", tudo na vida tem um preço, tenho amigos com carro zero na garagem mas não conhecem nada, nunca saíram do estado de São Paulo, quando mostro minhas fotos me soltam "eu tenho um sonho de fazer isso", não realizam sonhos pq gastam com outras coisas. Meu carrinho é um Kadett 96 mas em compensação passarei 35 dias em outros lugares maravilhosos. Obs: Claro que se o cara for casado e tiver filhos a situação complica mais
Membros sovesky Postado Setembro 22, 2009 Membros Postado Setembro 22, 2009 O mais complicado é quando se tem uma carreira para construir e é inviável tirar 1 ano de sabática para mochilar devido à gigantesca competitividade empresarial e fraca tolerância a este tipo de assuntos. P.S - Conhecem o termo sabática? Em Portugal usa-se este termo no meio universitário quando um Professor fica um ano inteiro sem dar aulas e dedica-se inteiramente à investigação científica. É mais ou menos o mesmo que tirar uns tempinhos de folga.
Colaboradores Alex Santos Postado Setembro 22, 2009 Colaboradores Postado Setembro 22, 2009 Acho que sou como a maioria da galera por aqui...trabalho o ano todo e tenho férias uma vez por ano. Acho que a questão da grana é isso mesmo que o xaliba falou, priorizar os seus gastos e na medida do possível juntar uma grana durante o ano o pensando nas férias, e isso requer abrir mão de algumas coisas. Eu por exemplo venho abrindo mão há 3 anos de ter um carro para gastar a grana em viagens, acabo de retornar de uma viagem pela Europa e não me arrependo nem um pouco dessa escolha. Tudo que se aprende e vive em cada viagem ninguém pode tirar de você e nem as fotos são capazes de descrever. Abraços Alex
Colaboradores O.Coelho Postado Setembro 23, 2009 Colaboradores Postado Setembro 23, 2009 pra mim tudo se resume numa unica palavra: PRIORIDADE O que é prioridade pra um nao é pra outro. A maiorias da pessoas anda de carro novo sem precisar. Só pra manter o status. Outros preferem viajar, conhecer lugares novos e ser feliz. Ha os que sao felizes fazendo e comprando o que os OUTROS querem. Nao vivem pra si mesmo. Vivem para os outros. Eu pessoalmente, sou casado, nao ganho bem, tenho 3 empregos. Hoje tenho casa propria, vendi meu carro e nao me faz falta. Viajo 2 a 3 vezes ao ano. Esta é minha prioridade. Viver a vida, comprar o que quero. O que me faz feliz. Nao importo o que pensam de mim. pois a sociedade capitalista cobra que se a pessoa é bem sucedida, tem de ter uma mansao e 1 carrao. Minha casa é boa, e é isso que import pra mim. Se amanha eu morrer, morrerei tendo feito meus desejos e vontades. Ou seja, Viajar muito....
Colaboradores wilsinhorp Postado Setembro 23, 2009 Colaboradores Postado Setembro 23, 2009 Concordo com os últimos posts... A maioria das pessoas q conheço têm o "essencial" para a vida. (habitação, alimento, saúde, educação, locomoção,etc) O resto, gastam por uma 'forçada de barra' do capitalismo exacerbado que faz PARECER essencial aquilo q, na verdade, é secundário... No meu caso, viajar é um item secundário q está à frente de outros itens secundários como: roupas e tênis caros, carro zero ano sim ano não, imóveis cada vez maiores e mais caros, etc etc. Assim, ao invés de gastar com essas coisas, eu viajo. Essa é a MINHA prioridade... Economizo todo mês, poupando um pouquinho pra próxima viagem. Faço as contas de quanto preciso, de quando vou ter a grana, marco o prazo e começo o planejamento. Embora tenha feito passeios de "pacote" algumas vezes, estou certo de q meu coração é mochileiro e é nesse estilo de viagem q quero conhecer o mundo!! Por outro lado, aceito não ter o carro do ano e q meu apê não seja, assim, a última bolacha do pacote!! rsrsrs Abraços a todos...
Posts Recomendados