Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Respostas 102
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra
Postado

oi gente! valeu pelo incentivo! demorei mas voltei p contar! eh q as minhas fts terem sumido esavam me deixando loucas mas arne (o pai) conseguiu recuperar a maioria! do cd de quase 500 devo ter umas 400 recuperadas! mas a gente continua tentando.. quem souber como se recupera fts de um cd q resolveu, por conta propria, n abrir me conta q to desesperada (agora menos)! hehe

the lost, eu fiz o h2b e no "trampo nos eua e canada" eu conto um pouquinho da minha experiencia! qq coisa eh so perguntar!

pedro! td vergonha! vc ta aqui na europa e n viaja? n acredito!!!!! foi td de bom! e so tive mesmo 40 dias pq a familia tb viajou c as criancas por 40 dias e p uma casa de tratamento de saude e depois p a espanha, so q p ir p a espanha (trabalhar) eu ia ter q pagar pelos meus gastos?!?!?!?!?!?!? dai tirei ferias! hehehe

• Membros de Honra
Postado (editado)

SEGUNDO DIA - AUSCHWITZ

no segundo dia fui visitar auschwitz! pode parecer loucura, mas ir la e ver pessoalmente tds os absurdos foi um dos motivos da minha ida p a polonia! mas n so esse!

na vespera tinha pego os horarios do onibus e do trem q ligam cracovia e oswiecim (nome polones p auschwitz, q eh alemao). a partir da hora q pedi essa informacao vi q o assunto causa constrangimento... eu sei q n eh assunto facil, nem agradavel, mas pessoas q trabalham em centros de informacao turistica n poderiam agir como a pessoa q me atendeu agiu... mas beleza! eu acho q eh natural q as pessoas se interessem pelo assunto queiram ver o q se passou p aprender c os erros e n mais comete-los, mas pode ser q nem tds pensem assim!

voltando ao assunto do transporte... o horario q eles dao no centro de informacao n eh completo... como eu sempre tenho medo de perder o horario das coisas sai cedao do albergue e cheguei la meia hora antes do suposto primeiro onibus. surpresa! tem onibus antes, e mais baratos!!!!!

a entrada no campo eh gratuita, mas eu sou curiosa sobre td e sempre q da faco a visita guiada! n me arrependi nem um pouco, mesmo n entendendo td (meu ingles n eh perfeito) a guia q peguei foi otima, c um ingles mto bom (peguei cada sotaque!) e sempre disposta...

antes de td comecar tem um video rapidinho c varias infos e cenas ja chocantes, ja p preparar o espirito! e no hall onde se espera a visita c o guia varias fts na parede tb... meu deus!

a visita comeca na grande mentira...

depois de ver varias coisas e saber de mtas outras q n tinha nem nocao fomos p birkenau.

em auschwitz os predios em q ficavam as pessoas foram mais transformados em museu, em birkenau eh q se tem mais nocao mesmo da vida q as pessoas levavam la dentro! meu deus! visitar os barrcos, o banheiro, a camara de gas, o crematorio... eh chocante! como pode um dia alguem ter pensado em fazer isso c o semelhante? e como alguem teve a coragem de colocar em pratica???

o q tb me chocou bastante foi o lema dos nazistas em q nada poderia ser perdido! isso significa q td teria q ser utilizado novamente ou entao criada uma nova funcao... reaproveitavam: roupas, oculos, barbeadores e ate mesmo dentaduras e proteses! e davam nova utilidade a td, p ex, os cabelos das mulheres eram cortados e vendidos p fabricas texteis e os dos homens serviam de enchimento p os colchoes e travesseiros! da p imaginar uma barbaridade dessa???

p terminar o relato sobre auschwitz, deixo uma foto do fim da maioria dos prisioneiros de la!

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

aí Lore, viajo mas nao durante 40 dias como certas pessoas... [:P]

bem, esse campo de concentraçao deve ter um ambiente carregado; de facto custa acreditar que tudo isso aconteceu há pouco mais de 50 atrás e não na Idade Média!! [:(]

• Membros de Honra
Postado (editado)

TERCEIRO DIA - VARSOVIA

o terceiro dia foi um dia meio q perdido... acordei cedao p aproveitar o dia ja q ia sair de tardinha p varsovia... foi uma bobagem (por falta de planejamento e conhecimento) ter comprado o trem p tao tarde... hj meu dia era p ver a parte judaica, as sinagogas, os museus e tal! bobagem pq n entendo quase nada da cultura judaica [:(], varis lugares estavam fechados e encontrei certa dificuldade em entrar nas sinagogas por causa de vestimenta...

isso s contar q me perdi! isso mesmo! me perdi! afinal se n tivesse me perdido n era eu! hehehe eu sou a mestra em me perder! me de um mapa e saiba q talvez eu me perca, n me de e entao pode ter certeza q n saberei sequer onde estou mesmo q o q procuro esteja bem na minha frente! mas isso eh legal! me rendeu visitas em lugares q n esperava!!! depois de me estressar nas minhas oujtras viagens c isso, e comecei a ter crises de risos td vez q percebia q tava perdida! hehe

dai resolvi visitar novamente o monte wawel p ver o q n tinha visto e visitar o dragon´s den! achei q ia ser bem interessante pois eh uma caverna onde diz-se que era habitada por um dragao! nada mais nada menos que uma lenda para turistas com devidas entradas pagas e varias pessoas vendendo souvenir na porta! foi engracado! mas so isso mesmo... atracao fraquinha fraquinha...

passei um tempao foi no albergue lendo sobre a varsovia e usando o computador (free)...

de noite cheguei na cracovia! e do mesmo jeito q fiz em varsovia, fui andando p o albergue, esse ja bem mais longe! dessa vez n errei o caminho!!! achei q as coisas estavam melhorando p meu lado! mas logo vem meu azar, meu qurto ficava no ultimo andar do albergue e eu acumulei mais raiva da mala de rodinha... estao vendo q minha raiva ta crescendo...

uma observacao importante qto ao transporte entre varsovia e cracovia. o trem custa 77zl e leva em torno de 3h (n estou mto certa do tempo exato) e o onibus 50zl so q chega ao destino em 6h! sao economias q nem sempre compensam ja q vc vai chegar acabada no destino e numa hora pouco conveniente... e lembrando q em relacao ao dolar o zlot ta 3/1!!!

bom, por hj eh isso

bjs

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Oi, Lore!

Tb tô acompanhando o seu relato e viajando em suas histórias. Eu já fiz este trajeto e amei. Aliás, gostei muito do povo polones.

• Membros de Honra
Postado (editado)

QUARTO DIA - VARSOVIA

para confirmar q a estacao n era tao longe assim fui la no centro de informacoes pegar mapa e ver tb sugestoes de passeios pela cidade. tinha visto no albergue um walk-tour, mas na "canguinhagem", achei 20zl caro! so q descobri q tava era barato demais!!!! no centro de informacoes o mais barato custava pelo menos 120!!! e fazia so um pouco mais q o do albergue!

acabou q esse passeio foi a melhor coisa q eu poderia ter feito... n era o dono do albergue e sim um amigo dele americano q ja mora na polonia ha n sei qtos anos... ele estudou bastante a historia de varsovia e sabia bastante coisa (pelo menos eu acho q sabia - hehe)! o bom desses tour eh q vc conhece logo um pouco da cidade e depois pode explora-la sozinha... n q n dê, mas eh q facilita se vc so tem poucos dias...

o melhor de td no passeio eh q so tinha o pessoal do albergue e isso serviu p integrar bastante a galera! o pessoal bem gente boa! todos tinham ingles como primeira lingua, so eu me matando p entender o q eles tds falavam! mas foi bom p colocar em ordem meu ingles!!!

o walk-tour foi no centro historico de varsovia e tb nos pontos importantes onde houve absurdos na guerra...

chocante ver o predio c as marcas de bala onde mtos poloneses foram assassinados...

monumentos aos mortos...

tumba do soldado desconhecido...

prisao...

mas tb coisas legais como o castelo real...

old town...

depois q acabou o passeio voltei p o albergue e me aproximei de umas meninas... saimos p o palacio lazienki. mto bonito, em cima d´água! uma graca! so n nos perdemos no parque procurando o monumento de chopin pq adriana (australiana - a q esta comigo na ft abaixo) estava ha meses viajando dando a volta ao mundo e ja tava craque... n sei se eh dom ou habito, eu sei q mesmo com 40 dias continuo uma catastrofe... fiquei melhor, eh verdade, mas ainda assim...

por hj foi so isso...

bjs

lore

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado (editado)

QUINTO DIA - VARSOVIA

hj o dia foi mais light! tinha em mente ir em um palacio, mas mudei de ideia no meio do caminho e fiquei de bobeira pela cidade... visitei de novo alguns lugares q tinha ido no dia anterior so q com mais calma, entrei na prisao q tava fechada (sinistro) e tb me impressionei c a arquitetura sovietica! na cracovia eu n vi isso pq a cidade quase n foi atingida pela guerra, mas na varsovia a arquitetura de concreto eh demais! diferente daquilo q se ve nas outras cidades... e a "decoracao" nas paredes??? tds mensagens bem claras: povo trabalhador, sempre operarios c instrumentos de trab nas maos, ou familias... coisa de louco! mto diferente mesmo!

aconteceu um episodio engracado e estranho... eu tava bem na minha tirando minha ft e um americano louco comeca a puxar conversa... eu vou dando sempre conrda p ver ate onde vai, mas dessa vez fiquei c medo... ele tava a fim de falar, perguntar de mim so mesmo algumas besteiras por educacao... e sempre era a mesma historia: conheceu uma mulher, ficou na casa dela, a mulher deu a chance dele ficar c ela e ele disse n! ele n ficou pq tinha certeza q ela era do servico secreto e estava atras dele?!?!?!?! a primeira mulher td bem, mas foram n sei qtas numa conversa de 10 min... e ainda teve a audacia de me pedir p conseguir o telefone de uma brasileira q ele conheceu n sei onde... vc acha??? dei um jeito de me picar, entrei na igreja q eu tava tirando ft e fieui la n sei qto temp ate ele estar bem longe!!! sei la... esses loucos... estranho, ne?

me despedi da polonia e do sol maravilhoso hj! peguei meu onibus p praga e cheguei la embaixo da maior chuva... mas isso fica p depois...

bjs

lore

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...