Membros de Honra Mike Weiss Postado Fevereiro 11, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 11, 2005 Amigo Thiago, Demora muito para sair o visto de estudante por lá? Com 20 horas semanais eles dão declaração full-time? ehehe imagina o que é meu curso aqui no Brasil então... 8:30h/dia. Rs, nem em outras encarnações fui arquiteto, não tenho o dom não. Faço Direito, tô procurando alguma coisa na área de D. Internacional Privado... (por isso o cagaço de circular pela Europa sem visto e comprometer o resto da minha vida). Já dei uma olhada nos cursos da UCD, tudo fora da realidade p/ nós de passaporte verde! Tens conhecimento se há alguma outra instituição por lá que tenha algo na área legal? Como é atravessar fronteiras? Eles não verificam teu passaporte via terra (como aqui na Am. sul)? Abrir conta é tranquilo então... acho q vc usou da melhor opção sim. Visa travel não valeria p/ vc q ja tinha conta. O perigo maior seria perder o cartão! O ponto que me deixa angustiado é que não queria sair para estudar inglês, mas para me especializar... o problema é que bolsas na Inglaterra/Irlanda são impossíveis e os cursos caros demais. Não sou de frescuras, acordo enquanto o sol não saiu e volto para casa quando ele se pôs há muito tempo (todo inverno chega a fazer -5ºC) e tenho certeza que me sujeitaria a muita coisa para conseguir fazer um tour como o teu... mas queria voltar com algo mais na bagagem além de ter vivido tudo isso, já que vou ter que abandonar meu emprego relativamente estável e oportunidades de crescimento. Para isso acredito que teria que voltar ao Brasil preparado para enfrentar o mercado de trabalho aqui, que anda ferrado. Resumindo: vc acha que é possível estudar algo que não seja apenas inglês em Dublin? Abração, Mike Weiss Citar
Membros de Honra Mike Weiss Postado Fevereiro 11, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 11, 2005 outra: como vc saiu da Europa com o visto vencido? Fico muito admirado com o teu apoio... Obrigado! Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 15, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2005 Mike, leva um certo tempo porque voce tem de agilizar toda uma papelada e certas coisas tem prazo, de modo que voce fica "amarrado" com a burocracia. Depois de toda a documentação em ordem, é só entrar em contato com o Bureau de Imigração e, após a entrevista, a decisão é tomada na hora e voce fica sabendo no mesmo instante. 20h/semana, essa é o minimo por lei para se obter o visto de estudante e sua escola precisa estar cadastrada do Bureau. Direito?? Todo mundo tem seus defeitos, entendo (hehehe). As universidades decentes da Irlanda são basicamente a UCD, DCU e o Trinity College, todas em Dublin. Eu procurei intercambios e parcerias dessas instituições com a América Latina na Embaixada Brasileira e fiquei decepcionado, não há nada. Agora, se mesmo assim, voce quiser tentar, entre em contato diretamente com as escolas. Eles não verificam mais os passaportes por terra, a única coisa que separa um país do outro é uma plaquinha de boas vindas, como as divisas de município aqui no Brasil. Não se engane, é muito difícil abrir uma conta, mesmo depois de empregado - eles vão te pedir uma série de documentos super chatos de conseguir. A minha sorte é que abri a conta na mesma agencia que a empresa e eles foram bem menos rigorosos. Antes, porém havia tentado em outras duas e em ambas nao consegui. Pois é, cara, a decisão de sair e morar fora é sempre difícil porque voce tem de abrir mão de algumas coisas por aqui, seu mundo real, digamos. A situação que voce pinta é perfeita, viver tudo isso e ainda conseguir dar seguimento nos estudos sem gastar muita grana, só que pra que isso aconteça voce terá primeiro de se estabalecer no país e isso significa trabalhar pra burro - está bem complicado arrumar emprego por lá - e entender o mecanismo de funcionamento das instituições (universidades, impostos...) alem de precisar de tempo - algo em torno de um ano e meio, no minimo - e de muita, muita sorte! Se voce tem um emprego estável e perspectivas de crescimento, pese bem antes de tomar qualquer decisão mas não se ampare em estabilidades relativas, amanhã seu chefe pode te mandar embora e vc fica sem emprego e sem seu sonho. Em suma, é possível estudar algo, sim, em Dublin, a qualidade não será das melhores mas será um carimbo internacional no currículo, os preços não serão baratos e, a não ser que você consiga penetrar nas entranhas universitárias (fale com professores, descubra programas de assistencia, frequente aulas sem matricula...) suas chances de sucesso serão limitadas. Eu não saí da Europa com o visto vencido, meu visto de estudante havia expirado mas a partir da minha primeira entrada na Espanha (final de março) passei a ter mais tres meses como turista. Mas daí vc diz: tudo bem, malandrão, só que sua viagem durou 4 meses!!Acontece é que eu passei quase um mês em Marrocos e outro tanto de tempo na Polônia e Rep. Tcheca, tempo que não entra nesse cálculo. Até mais, Mike, nos cruzamos em SC qualquer dia desses; Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Mike Weiss Postado Fevereiro 15, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2005 Amigo Thiago, Anotado. Já tinha noção de que estudar por lá é algo quase impossível (conseguir um trabalho e permanecer trabalhando já é uma tarefa muito árdua). Não desisto fácil, mas muitas coisas desanimam... (como essa recente história do entry clearance obrigatório para quem quer visto de estudante na Inglaterra, a impossibilidade de estudar algo que não seja um curso barbante de inglês) Há algum tempo já pensava em Dublin, além dos benefícios de estar longe dos brasileiros e do elevado custo de Londres, o que faz valer a pena ficar por lá? Desculpa, mas não entendi como vc conseguiu mais 3 meses de visto como turista na Espanha, foi pq vc chegou via aeroporto? Tô sendo chato, mas vc é o único cara que responde com convicção o que pergunto... Abraço! Mike Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 15, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2005 Fala velho Mike, nada que R$ 1000,00 por resposta não resolvam essa "chatice". Minha conta: Ag. Cheaters, 000-0 Núm: 00171 Ilhas Cayman Em dinheiro vivo, notas não-marcadas, por favor. Sobre Dublin, o custo de lá é pouca coisa menor que o de Londres e o que valeria mais a pena em ir pra lá é, sem dúvida nenhuma, o povo irlandês. Eles são a antítese do inglês, divertidos, hospitaleiros, fortes e muito espirituosos, topam qualquer parada e adoram Guinness! Tudo bem que em inteligencia e habilidade com os pés eles ficam devendo um pouco mas nem todo mundo é perfeito, né? Veja você, por exemplo, é advogado... (que maldade!) Sobre o visto, é isso mesmo, meu visto de estudante irlandês venceu dia 22 e entrei na Espanha dia 29. Como o meu passaporte foi carimbado com a entrada, automaticamente eu ganhei mais três meses para passear - e não mais estudar - pela União Européia. Abraço, Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 15, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2005 E-MAIL DO CBXX (PRIMO DISTANTE DO R2D2 DE GUERRA NAS ESTRELAS): oi boa noite ! gostaria de saber se e dificil trabalhar na espanha sou brasileiro e gostaria de trabalhar no pais ou procurar um time de futebol para fazer teste no aguardo obrigado RESPOSTA: Oi cbxx, a Espanha é um espinheiro em termos de trabalho porque recebe uma penca de imigrantes legais e ilegais de diversas partes do mundo: Latino americanos, pela ligação histórica e facilidade com o idioma, Marroquinos, pela proximidade, Romenos, pela semelhança das linguas, Poloneses, Tchecos, Eslovacos, Hungaros etc pela abertura da UE, muito embora a Espanha não permita ainda que eles trabalhem. Além disso, há muitos brasileiros, o que o torna não muito diferente da maioria. Sendo assim, a não ser que haja algum vpinculo ou interesse especial na Espanha, eu não iria até lá com grandes esperanças, até porque se sua intencao é se dar bem no futebol, opte por paises em que o nivel é pior e a organização maior, como Belgica, Suiça, Suécia, Ucrânia, onde o fato de ser brasileiro já significaria um grande diferencial. Até logo, Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 15, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2005 E-MAIL DO CARA COM O NOME MAIS LINDO DO MUNDO: tudo bem thiago??? eu li seus depoimentos no site e tudo me pareceu muito familiar, pois estou longe de ser um magnata aqui no Brasil tambem..hehehee...queria ir para a europa...se você poder me responder, para combinarmos algo ou so para você me dar umas dicas agradeço...valeu!!! moro em belo horizonte, minas gerais... Thiago RESPOSTA: Fala Xará, qualquer duvida que tiver basta fazer como o pessoal, pergunte por aqui e responderei com prazer. Agora, claro, se estiver passando por BH, podemos combinar uma caipirinha ou um jogo no Mineirão pra bater um papo! Abraços Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 15, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 15, 2005 E-MAIL DO ALEXANDRE: e ai thiago, tudo blz meu velho? espero que sim. Acabei de ler as 20 paginas escritas e respondidas por vc, meus parabens pela sua escrita e tambem pela sua vontade de ajudar às pessoas que muitas vezes se sentem seguras com respostas importantes. Eu morei por 2 anos em londres e voltei em novembro, estou querendo ir para a Irlanda com 1 amigo, mas pelo que tenho lido e tambem o que sei pelo que vi em london, sei da invasao dos outros paises membros da ue. Gostaria da sua opiniao e da ajuda da sua experiencia na Irlanda: eu vi um programa sobre galway e achei muito legal este lugar, na sua opiniao e´ um lugar que tem possibilidades de trampar e estudar, ou vc me recomenda outra cidade, sem tanto estrangeiro que seja uma boa para se morar. Se a melhor opcao for dublin, o que vc acha da ideia de alugar uma casa e relocar os quartos. Tenho passaporte espanhol e ficarei feliz em poder ler suua opiniao. Parabens pelo role massa que vc fez. Fico no aguardo, forte abraco alexandre RESPOSTA: Fala Ale, obrigado pelo elogio, garoto, continue acompanhando que assim que eu me desafogar de trabalho volto a escrever textos sobre os lugares onde passei. Enquanto isso, vamos as perguntas. Galway é considerada a maior cidade irlandesa, isso porque Dublin já não tem mais a cara do país, sofreu diversas influencias dos milhoes de imigrantes e turistas que passam por lá e pode ser considerada a mais nova cidade cosmopolita da Europa. O fato de estar na costa do Atlântico, região mais bonita do país, e de ainda preservar boa parte da história e tradição irlandesas sem dever em nada no quesito baladas, faz de Galway um dos melhores lugares para se viver no país. As ofertas de emprego lá são menores e o salário também, o custo de vida, contudo, também é mais baixo se comparado com o de Dublin. As duas cidades são otimas pedidas, depende do que voce procura. Sobre relocar quartos, é uma possibilidade real que vai depender essencialmente do tipo de casa que voce encontra, em qualidade, número de quartos, exigencia ou não de contrato e deposito etc. Além disso, saber entender as necessidades dos possiveis hospedes é fundamental e a maior chance de sucesso vai estar no público perrengue como a gente, que prezam praticidade e preço muito mais do que conforto e segurança. Até logo Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 22, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 22, 2005 Fala Hess! Depois dessa do guru já estou pensando em fundar a seita "Seguidores de Thiago", com sede lá no alpendre de casa - para os seres urbanos que desconhecem o significado da palavra alpendre, nada mais é do que aquele puxadinho com parapeito na frente da casa onde a gente poe cadeiras no fim de tarde pra falar mal da vizinha fofoqueira. Sinto lhe informar, meu velho, mas se sua intenção é fugir de africanos, seu destino é ir pro Alaska. Os nigerianos dominam os cyber cafes e os pontos de droga em Dublin e é melhor vc tomar cuidado com o preconceito pra não levar uma bolachas, os caras são grandes. Quanto as perguntas: 1) Voce pode colocar outro chip, sim, desde que seu celular esteja desbloqueado. Lá, o custo da operação era de uns 20 euros, aqui eu não sei; 2)O irlandes classico, vamos chama-lo assim, se veste com calça jeans, camisa de botao e listras e sapatinho esporte fino, a irlandesa encarna a moda pop americana, com alguns babadinhos toscos e tons esquisitos de rosa, verde etc. Mas claro que vai variar muito da regiao da cidade, tipo de música etc. 3)Voce vai ter uma dificuldade muito maior do que a que eu tive com certeza!! São levas de poloneses indo pra lá, muitos com vasta experiencia na construção civil e o mais importante, membros da UE. Mas seu sucesso vai depender bastante de sorte e criatividade, tente! Se já tiver o fã-clube do Thiago de Sá eu entro, ele é tão fofinho! (minha mãe pentelhando enquanto eu ia no banheiro) Até logo! Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Fevereiro 22, 2005 Membros de Honra Postado Fevereiro 22, 2005 E-MAIL URGENTE DA GLAUCIA: olá thiago meu nome é glaucia tenho 27 anos estou indo para dublin em 15/03/2005, com mais uma amiga,nao conheço ninguen na irlanda e preciso muito de uma orintaçao sua, nao falamos ingles e estamos indo a trabalho sem lugar para ficar e se trabalho aruumado, a minha pergunta é: temos condiçoes de arrumar emprego? qual a acomodaçao mais enconta para ficarmos ?, qual a margem de salario para trabalhar com limpesas ? mais o mai importante é saber se posso conseguir emprego sem falar ingles, e se a imigraçao e'muito marcada em cima. por favor aguardo uma resposta breve sua obrigada glaucia xxx RESPOSTA: Calma Glaucia!! Vc deve estar com os nervos a flor da pele, relaxa, mulher, tudo vai dar certo! E se não der também, dinheiro é papel e a gente que é louco rasga mesmo. Voce vai achar que estou te sacaneando mas o que eu vou te pedir é justamente algumas horas do seu dia pra sentar na frente do computador e ler com atenção todas as 20 páginas de perguntas e respostas desse relato aqui. Eu não me lembro exatamente em quais páginas postei mas há dicas que vão desde os valores médios para cada profissão passando pela acomodação até as perguntas mais comuns do cara da imigração. Qualquer outra dúvida que voce não consiga solucionar, é só perguntar ok? Até logo e boa sorte! Thiago de Sá Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.