Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Fala Edu,

demorou, meu velho, pensei que a tsunami tivesse levado voce também, ufa!

É tranquilo acampar, basta voce estar aberto e aproveitar as oportunidades. E pode ter certeza de uma coisa, suas perguntas são totalmente pertinentes, esse tipo de coisa só passa pela cabeça da gente quando a necessidade aperta pra valer!

Em primeiro lugar, esteja sempre preparado para o pior (que nesse caso seria ter uma diarréia súbita), tenha sempre um rolo de papel higienico muito bem lacrado (Ziploc nele!) para qualquer eventualidade. No caso disso acontecer no meio da estrada ou em uma reseva florestal, o jeito é voltar as raízes e agir como nossos ancestrais - e não se esqueça que nossos ancestrais, assim como os cachorros, também enterravam a propria obra de arte. Já em cidades pequenas ou nos grandes centros, o melhor mesmo é apelar para o grande M amarelo - MacDonald´s virou sinonimo de banheiro pra mim - são em geral limpos e gratuitos. Há também outras variantes como Bob´s, Bibliotecas, postos de gasolina... só não pode ter frescura e ser daqueles que precisam estar em casa pra dar uma boa barrigada.

E não menos importante: a primeira coisa que eu fazia ao chegar em um novo país era comprar um jornal local (não é isso que voce está pensando, eu já disse que tinha papel) não só pra me manter informado sobre qual o assunto do momento ali como também pra ter uma leitura agradável nos meus breves momentos de rei;

E isso, Edu, estou curioso sobre qual será a próxima pergunta...

Thiago de Sá

• Respostas 541
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros
Postado

Fala Thiago!

Muito legal essa sua iniciativa de escrever as suas experiências. Eu estive na Europa mochilando em Maio do ano passado e juro, não tinha tempo nem para mjar!! ahahah...acordava as 8 da manha para andar e só voltava as 8 da noite. O que na verdade, foi ruim algumas vezes, pois voltava tão cansado que não queria sair a noite....tomava umas cervejas nos albergues e ia para a cama. Hoje morro de arrependimento de não ter aguentado o cansaço em Paris - resultado, só sai 2 noites lá (deixando de ver a cidade da luz em força total!).

O que me impressiona foi vc ter gasto apenas 3,500 euros por 4 meses de mochilão. Eu gastei tudo isso em 1 mês. Tá certo que comprei passagem de avião, ficava em albergue e viajei de trem. O que vc fez que barateou sua viagem? Tinha barraquinha? Carona? É que eu estou tentando convencer meu irmão a mochilar comigo esse ano, mas como vamos em 2, temos que reduzir os custos ao máximo!

Outra pergunta - Seria legal postar os custos que vc teve no Marrocos. Esse vai ser meu proximo destino (europa mediterranea) mas só encontro os custos relacionados a Portugal, Espanha, Italia, Costa francesa......não tem nada de custos no Marrocos. Na média, quanto sai hospedagem, comida, busão, essas coisas? 20 euros por dia? 15? Me passa uma idéia dos custos please!!!!

Abs,

Fred

• Membros de Honra
Postado

Fala Fred,

esse lance de estar cansado é bem complicado mesmo. Deixei de sair em várias cidades por conta disso!

Sobre o custo total da viagem, uma série de fatores me levou a gastar apenas 3500 euros. Aqui vão alguns deles:

* Caronei a maior parte do tempo (mais de 7000Km). Das vezes que comprei passagem foram três de ferry (Irlanda/Wales - 25 euros, Espanha/Marrocos - 21 euros e Marrocos/Espanha - 18 euros)

três de avião (Londres/Barcelona - 30 euros, Madri/Bruxelas - 20 euros e Stuttgart/São Paulo -360 euros)

duas de ônibus (Faro/Lisboa - 10 euros, Lisboa/Madri - 35 euros) e, por fim,

um Go-Pass, vale dez viagens de trem em territorio belga (40 euros).

Na Polonia, Marrocos e República Tcheca, eu caronei muito pouco até porque as passagens tanto de trem quanto de ônibus lá são mais acessíveis.

No total, devo ter gasto entre 800 e 1000 euros de transporte, incluindo a passagem para o Brasil.

* Me hospedei em casa de amigos, campings e outros lugares a baixo custo. O hostel mais caro que paguei foi no interior de Wales, por razões superiores (estava nevando!! 10pounds/dia). Também fiquei em hostel em Granada dormindo num sofá super confortável por 6 euros/dia.

* Não fumo, o que significa uma baita economia! Também não sou muito de ir a discotecas e danceterias, prefiro bares, restaurantes e atividades ao ar livre. Essa preferencia me faz salvar uma grana porque discotecas são via de regras mais caras pra entrar além de tudo ter um preço irreal lá dentro.

* Como para mim, tão prazeroso quanto conhecer os lugares é conhecer as pessoas, observá-las, conversar com elas, observar o cotidiano das cidades, acabava sempre encontrando excelentes restaurantes, shows, tudo muito típico só que fora do círculo turístico. As atividades feitas para turista são caras porque levam em conta o turista europeu (alemães, suiços, italianos...) e muitas vezes não tem nada a ver com a realidade do lugar. Só pra citar um exemplo: o único restaurante comunista que ainda sobrevive no centro de Varsóvia fica bem ao lado da Universidade, uma portinhola entre duas construções, eu jamais teria entrado ali se não tivesse trocado uma ideia com alguns alunos, jamais teria provado a sopa de beterraba fria, o queijo dos Tatras, repolho refogado...

Além disso, por estar carregando toda minha existência numa mochila, me privei de comprar várias coisas legais que vi no caminho ou porque eram grandes demais ou porque não tinha onde colocá-las, isso sim foi uma pena!

• Membros de Honra
Postado

Sobre os custos em Marrocos, vamos lá:

Acomodação - fica entre 2 e 15 euros. O mais barato seria dormir no teto de um hotel na Medina, o mais caro, um confortável hotel na Ville Nouvelle. Mesmo que sua intenção não seja economizar, eu sugiro que voce durma no teto de uma pensãozinha em Marrakesh, a experiencia é simplesmente indescritível, dormir com os sons e cheiros do mercado e acordar com a primeira oração do dia ecoando nas torres das mesquitas, demais!

Transporte - Trem Tangier/Marrakesh - 18 a 22 euros

Vários ônibus Marrakesh/Deserto de Merzouga - 15 a 20 euros

Grand Taxi Tangier/Asilah - 50 cents a 1 euro por pessoa

Grand Taxi Fes/Moulay Yacoub - 1 euro por pessoa

Caronar em Marrocos, alem de não ser fácil, não é garantia de economia porque muitos motoristas lá entendem que quem pede carona deve ajudar com o combustível.

Como já disse nos textos sobre Marrocos, os preços variam muito dentro dessas tres opções (onibus, trem e grand taxi) o melhor é checar todos e ver o que vale mais a pena, lembrando que o grand taxi é sempre mais rápido mas não recomendavel para distancias grandes (sua coluna agradece). Muito cuidado! Pergunte a vários taxistas sobre o valor antes de escolher por um, cheque se as outras pessoas estão pagando o mesmo e nunca entre num grand taxi sozinho, a não ser que esteja disposto a pagar pelos outros cinco passageiros ausentes.

No caso dos ônibus, há varias "companhias" fazendo a mesma linha e o preço varia de acordo com a qualidade e confiança da frota.

Alimentação - Isso sim é a coisa mais cara no Marrocos. É incrivel como um prato de comida pode custar mais do que uma diária num hotel.

Um tagine de frango ou um cuscuz simples de boa qualidade não sai por menos do que 4

euros. Uma Shawarma (o que chamamos de kebab aqui) fica em torno de 2 euros. Carne bovina, além de azul e cheia de moscas, no mínimo 7 euros o quilo!

Para café da manhã, opte por um chá de menta (1 euros) e um acompanhamento. Em alguns lugares existe o petit dejeneur (entre 1 e 2 euros).

Evite pechinchar em restaurantes e lanchonetes, deixe isso para os mercados e hoteis.

Em suma, espere gastar algo entre 8 e 20 euros por dia para alimentar-se bem, dar uma volta ao redor (dentro das cidades, use o petit taxi, esse sim voce pode pegar sozinho e ele é bem mais barato) e hospedar-se em um quarto individual sem banheiro na Medina.

Qualquer outra dúvida, estamos aí!

Thiago de Sá

• Membros
Postado

Daê Thiago!!!!

Tudo beleza???

Cara, dei incontáveis risadas com as suas dicas, principalmente com a do "M amerelo"!!!!!!!!!!

Não tinha pensado nessa!!!

Pelo menos tem um lado bom nessa tal de globalização!!!!!! hehehe

Mas são ótimas dicas mesmo!!! Não me esquecerei delas!!! Valeu!!!!!!!

Tenho mais perguntas sim!!! (aliás são infinitas!!)

Como você se comunicava no Marrocos, especialmente quando esteve com os bérberes???

E você disse que dormiu no terraço de um hotel... deve ser realmente espetacular dormir vendo o céu estrelado do norte da África!!! Mas isso é permitido pelo hotel ou você pediu a eles ou simplesmente dormiu lá mesmo???

Cara, quando você vai contar pra gente o restanto da viagem??? Não precisa ser um relato muito grande (claro que quanto mais detalhes melhor!!), conte algumas situações que vivenciou em Amsterdã pelo menos!!! Dê-nos uma prévia!!!

Bom, vou ficando por aqui..

Até mais!!!

Abraços

Eduardo

• Membros de Honra
Postado

Pois é Edu, de agora em diante, pense duas vezes antes de apedrejar um MacDonald's...

A comunicação com os Berberes não era muito diferente da com os árabes porque um língua é tão ininteligível quanto a outra e meu francês é uma porcaria. Há sempre um baguá que sabe um pouco de inglês ou espanhol o que nunca será superado pela linguagem universal da bola... ou da mímica!

É comum hoteis oferecerem essa opção, principalmente os que ficam na medina, alguns, inclusive, dispõe de mantas e colchonetes para quem não carrega a própria cama. Outras opções comuns: dormir no salão, em colchões... todas são mais comuns na alta temporada.

Edu, eu estou atolado em trabalho e não gosto de escrever nessas condições, o que de certa forma acaba sendo bom porque eu passo e repasso o texto pela cabeça dúzias de vezes, relembrando toda a história (olha a seção nostalgia!!!). Prometo tentar fazer o texto sobre Amsterdã esse final de semana, o que posso adiantar é que eu nunca imaginei que fosse conhecer o universo da prostituição pelo outro ponto de vista, surreal!

É isso,

Um abração

Thiago de Sá

• Membros de Honra
Postado

E-MAIL DO RODRIGO:

Thiago lá na Irlanda tem academia ? São caras... da pra fazer algum esporte lá no verão ?

RESPOSTA:

Rodrigo,

há sim uma série de academias, inclusive algumas exclusivas para mulheres, em Dublin e também no resto da Irlanda. Os valores variam muito mas seguem as mesmas cifras que as daqui, a diferença é que lá você paga em euro (por exemplo, academia fuleira aqui, 60 reais, lá, 60 euros). Via de regra elas não chegam nem aos pés das nossas até porque essa área de Fitness não está bem desenvolvida por lá. Como essa é a minha atividade principal aqui no Brasil, tentei emprego em academias de lá por várias vezes mas há uma série de certificações e burocracias para um salário que não se equivale ao da construção civil.

No verão há muita chuva, nada que voce não se acostume. Os esportes mais praticados durante esse periodo são os mesmos do resto do ano, Gaelic, Rugby e Futebol, a maioria das vezes num campo liso e de grama baixa (os campos de lá são naturalmente assim) mas úmido e encharcado por baixo.

Por ser uma ilha, o clima da Irlanda não segue a mesma lógica do continente, chove o ano todo, um pouco mais no verão, dificilmente neva ou chega a temperaturas negativas no inverno e venta sempre, um vento frio de congelar os rins e cortar o coração.

• Membros
Postado

Fala Thiago,

tudo bem pela brincadeira mas o Maradona é maior goleador de todos os tempos! E o maior cheirador também!

Desculpe a demora, estive me divertindo pelo litoral brasileiro, tudo de graça, acho que nunca mais consigo algo assim!

Nossa, pensei que a comida fosse ser o mais barato em Marrocos! esse precos são de restaurantes e lanchonetes ou barraquinhas e mecados?

Chego em Madri em breve e quero partir direto pro sul da Espanha, Algeciras. O trem custa uns 70 euros, muito caro. Voce sabe se é dificil caronar por ali?

e de Algeciras. alguma dica sobre os ferrys?

Falou, obrigado.

Mango

obs: so por curiosidade, como vc conseguiu passagens tão baratas de Londres/Barcelona?

• Membros de Honra
Postado

Com certeza, Mango, o Maradona tem um faro de gol apuradíssimo! O problema é que sempre que ele jogava tinham de refazer as linhas brancas do campo porque ele acabava com todas.

Como assim, tudo de graça, quem foi o patrocinador da festa? Por que não me convidaram?

De fato, quase toda a comida do Marrocos tem de ser importada e isso encarece bastante tudo. Os preços a que me referia eram de restaurantes comuns e espeluncas bem cuidadas, tudo bem dentro da realidade mochileira. Até existem vendedores ambulantes mas eu sugiro a você não arriscar, já imaginou ficar uma semana de diarréia só pra economizar 1 real?? Os mercados, por serem pontos turisticos, acabam dando a falsa impressão de que são baratos mas se voce olhar com cuidado vai achar lugares mais limpos e menos caros.

Existe uma rodovia que sai de Madri e vai até o sul da Espanha mas eu não passei por essa porque parti de Barcelona. Em todo caso, tem sido cada vez mais difícil caronar na Espanha, sobretudo no sul, por conta dessa onda terrorista e da proximidade com Marrocos, se voce for moreno como eu então, vixxx. No meu caso, tive muita sorte porque consegui uma carona de uns 600 km mas mesmo assim tive que armar a barraca e dormir numa parada de caminhoes em Murcia. Se voce cogita a possibilidade de caronar, barraca é fundamental, ela te confere independencia e minimiza os imprevistos. Isso também serve para o sleeping bag, lanterna, faca... Imagina só, voce, travado no meio da rodovia, sem uma alma viva por perto, prestes a escurecer (sem sol, conseguir carona é um verdadeiro milagre!), o que fazer?

Qualquer ferry vai te custar mais ou menos o mesmo preço, vale a pena pegar o que te dê tempo de procurar onde ficar com calma em Tangier. Tem um banheirão, que faz em 3h30, é legal pra curtir a travessia e tem também um fast ferry, pequeno e rápido, faz em 1h, pula mais que pulga e dá um enjôo indescritível!

As passagens eu consegui depois de entrar sistematicamente nos sites de empresas baratas como Ryanair e Virgin e compra-las antecipadamente (coisa de um mês). No seu caso, verifique a possibilidade de comprar uma passagem Madri-Mallorca e caronar a partir de lá.

é isso, boa sorte, muchacho e Viva el Che!

Thiago de Sá

• Membros de Honra
Postado

E-MAIL DA DIVA (QUE NOME DIVINO, SÔ?):

Prezado Thiago,

Boa tarde,

Acessei sua página da Internet sobre o País de Gales e usando da liberdade que você nos oferece para entrar em contato, estou lhe escrevendo para saber se você poderia me fornecer maiores informações sobre Gales e se você tem sabe se lá existem cursos de inglês para estrangeiros, quais seriam as cidades mais bonitas e acolhedoras para os visitantes e também sobre preços de acomodações e refeições.

Sempre tive vontade de conhecer o País de Gales e a gora terei a chance de estudar inglês no exterior e estou tentando unir o útil ao agradável.

Desde já agradeço a sua atenção.

Diva Cecilia Campos

RESPOSTA:

Olá Diva,

me perdoe com o trocadilho infame mas eu adorei seu nome. Sobre Gales, eu posso te assegurar que é um dos lugares mais bonitos, hospitaleiros e aconchegantes de toda a Europa, sobretudo o norte da região, eu fiquei positivamente surpreso com o país. Não tenho muitas informações sobre estudar por lá porque estive apenas de passagem e concentrei todo o tempo nos dois parques nacionais (Snowdonia e Brecon Beacons). Agora eu tenho uma certa ressalva quanto a sua idéia pelo seguinte motivo: à medida em que fui descendo pelo país, o povo foi ficando cada vez mais "britânico", no sentido pejorativo da coisa, menos agradável, cheio de regrinhas bobas e quando eu comentava a respeito todos me diziam que o povo de Cardiff, cidade sem grandes atrativos e que concentra a maior parte dos cursos, é mais chato ainda. Nesse caso, voce poderia tentar algum curso no norte do país mas isso acabaria te privando de uma vida noturna mais ativa e outras coisas que só uma capital pode oferecer.

Por isso, a minha sugestão é a seguinte: Por que não fazer o curso em Dublin? Pense bem, você não só conheceria um outro país maravilhoso, de um povo adorável e divertido (que faz questão de não ser "britânico") como também aproveitaria o melhor de Wales quantas vezes quisesse, do porto de Dublin até o norte do país são menos de duas horas! Há, inclusive, ônibus noturnos Dublin/Londres por menos de 40 euros (12 horas de viagem). E, uma vez que voce tivesse regularmente matriculada em um curso em Dublin, transitar por ali não é problema, desde que você esteja com toda a documentação preparadinha.

é isso, depois voce me conta qual foi a sua decisão;

Até logo

Thiago de Sá

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...