Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 1, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 1, 2004 LUXEMBURGO E HOLANDA - PRIMEIRA PARTE Um pequenino país ou um mega banco: difícil saber o que melhor descreveria Luxemburgo. Tudo por lá gira em torno do câmbio, das operações financeiras e das grandes corporações, a quantidade de dinheiro que circula é tão grande que quem vai pra lá limpar prato e trabalhar na construção civil são os espanhóis e portugueses, "na busca de uma vida melhor", sendo que os nossos irmãos patrícios já constituem parcela significativa na população, é comum encontrá-los por toda parte. Só pra se ter uma idéia, a renda per capita de Luxemburgo é algo em torno de 32.000 dólares e, por ser um paraíso fiscal, muitos desses dólares saem dos cofres públicos de países como o Brasil no nosso já conhecido círculo de corrupção. É lá também que fica a sede do Banco Europeu de Investimento. Porém, nem só de riquezas viveu a história desse Grão Ducado. Fundada em 963, a cidade funcionou por muito tempo como entreposto para comerciantes e, por não possuir nenhuma defesa natural como montanhas ou lagos, desenvolveu-se dentro de um complexo sistema de túneis e galerias que se estendia por vários quilômetros, formando uma espécie de formigueiro gigante, onde mais de 30.000 pessoas conviviam nos períodos de guerras e conflitos, ou seja, a maior parte do tempo. Durante as duas grandes guerras, essas Catacumbas foram ainda utilizadas como abrigo anti-aéreo e refúgio para a população para só então serem desativadas e transformadas em atração turística. Por medida de segurança, grande parte dos túneis foram explodidos ou fechados embora ainda reste um bom pedaço desse imenso formigueiro aberto a visitação pública, vale muito a pena passar por lá - isso se você não tiver claustrofobia... Além das Catacumbas, não há muito o que ver na cidade de Luxemburgo e acertei em só ter reservado um dia para visitá-la. Agora, é realmente incrível o que o dinheiro pode fazer por você, em parte nenhuma do mundo eu vi um Centro de Informações Turísticas tão completo, com tantas opções de passeio, folders e cartazes, atendentes prestativas e eficientes, tudo para me convencer de que ali houvesse alguma coisa de interessante. Acabei optando por fazer um dos roteiros, muito mais em consideração ao esforço deles do que pela esperança de garimpar uma esmeralda. Também queria conferir como o meu dinheiro, aquele que o Collor fez o favor de deixar ali, estava sendo investido. Depois de duas horas caminhando por ruas, pontes, ladeiras e escadarias, pude constatar que a cidade tem lá o seu charme, te surpreende com vistas muito bonitas, construções delicadas e um povo educado, de vida tranqüila, sem preocupações no rosto (também pudera...). Dizem que o norte do país tem paisagens ricas e alguns castelos, tive muita vontade de arranjar uma bike e seguir viagem, imaginem só? Quem sabe um dia eu não transformo essa idéia em realidade... Para voltar a Louvain-La-Neuve tive a mesma sorte da ida, caronas mil - com direito a Porsche e tudo mais - até o território belga e um ticket a menos do Go Pass. Depois de um bom banho e de arranhar o meu francês tosco na mesa de jantar com os moradores, fui dormir o sono dos justos porque no próximo dia partiria para conhecer mais um pedaço dos Países Baixos. E que pedaço! Na manhã seguinte, sigo na direção de Antuérpia, ponto máximo da linha férrea belga na direção de Amsterdã, até onde meu Go Pass poderia me levar. Antuérpia é muito industrializada e não parece oferecer nenhum grande atrativo mas foi ali que aprendi uma óbvia lição: não basta a cidade estar na divisa, mané, ela tem que ser pequena!!! Por conta do tamanho da cidade, foi um sufoco homérico encontrar a rodovia certa, passei mais tempo pra achar um bom ponto de carona do que pra visitar Luxemburgo inteira! Lição aprendida, finalmente consigo me livrar de Antuérpia graças a um ex-funcionário da ONU, um senhor que viveu em vários cantos do mundo, inclusive no Rio de Janeiro e que me deu uma aula sobre a história, geografia e cultura da Holanda. Aprendi, por exemplo, que os moinhos de vento que aparecem por toda a planície não só geram energia elétrica como têm papel determinante na drenagem do território - sem eles e sem o conjunto de canais e barragens, metade do país estaria submerso - os outros 50% do território que estão acima do nível do mar não ultrapassam os 50m de altitude, com exceção do ponto mais alto de toda a Holanda, justamente na tríplice fronteira com Bélgica e Alemanha (um morrinho de 320,5m e olha que eles fazem questão desse 0,5m). Ele também me disse que os famosos tamancos de madeira foram uma forma econômica e inteligente de facilitar o caminhar pelos pastos encharcados. Vendo aquela planície bucólica de longe, toda verdinha, com suas vaquinhas gordas e moinhos quixotescos, eu nem imaginava o lamaçal que era aquilo! Após ver de passagem Den Haag, mais conhecida por aqui como Haia - onde Rui Barbosa fez sucesso - despedi-me do meu professor em Ultrecht onde rapidamente consegui a carona que me levaria ao centro de Amsterdã. Vai vendo: o cara era um playboy podre de rico, com ouro no Rolex, Ray Ban na cuca, couro na jaqueta e goma no cabelo, vestia um Lamborghini nervoso e pagava de gatão, era quase o Johny Bravo. Enfim, a pessoa mais inimaginavelmente capaz de dar carona! A conclusão que pude tirar disso só poderia ser essa: se algum dia você se decidir por visitar Amsterdã, será preciso antes rever os seus conceitos... Até logo, pessoal! Thiago de Sá Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 4, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 4, 2004 E-MAIL DO RAFAEL ROCHA: tu eh doido neh.... queria saber quanto tu gastou como tu foi com quem foi eu tenho vontade de ir.. meu nome eh rafael tenho 21 anos faço engenharia civil e trabalho na vale do rio doce... sou de salvador mas moro em bh... mantenha contato... Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 4, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 4, 2004 Rafa, para os quatro meses de mochilagem, eu gastei algo em torno de 3500 euros, ja que tudo foi de maneira bem economica e ainda contei com a força de vários amigos e desconhecidos que me hospedaram ao longo da trip. Se vc nao tiver a mesma sorte, a cifra pra uma viagem como essa pode chegar facilmente ao dobro (7000 euros). Eu fui indo, na ilustre companhia da minha querida mochila e minha casinha portátil... Se vc tem vontade de ir, já tem metade do que precisa, agora é lutar pra transformar esse sonho em realidade! Ate logo Thiago de Sa Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 4, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 4, 2004 E-MAIL DA GLAUCIA UHL: Oi!!!! Gostaria de pedir uma informaçao, quais sao os documentos necessarios para ir morar em Portugal, quanto tempo demora para eles ficarem prontos, eu ja acessei os sites: www.vistos.com.br e www.consulados.com.br, mas nao consegui entender nada, por favor, me de estas informacoes. Um abraço Glaucia Uhl Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 4, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 4, 2004 Oi Glaucia, veja o site www.consuladoportugalsp.org.br porque nele há um mundo de informações, todas muito bem detalhadas, sobre todos os procedimento legais para obtençao nao so do visto de residência, mas tambem de outros (na pagina principal, va na seçao vistos). Para saber o tempo que eles demoram pra ficaram prontos, vale a pena entrar em contato diretamente com eles: Horário de Funcionamento De Segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 15:00 horas mas informamos que o atendimento é feito apenas mediante prévio agendamento (clique em Serviços Consulares e escolha aquele que pretende). Atendimento telefónico: (011) 3084-1800 Segunda a Sexta das 08:30 às 16:30 horas (procure ligar após as 11 horas, horário em que os tempos de espera são menores) Como nao sei onde vc mora, aqui vao as cidades onde Portugal tem consulados no Brasil: Sao Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belem, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Santos. Todos os enderecos e telefones estao na seçao Embaixadas e Consulados. espero ter ajudado, Ate logo Thiago de Sa Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 16, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 16, 2004 E-MAIL DO RODRIGO: Olá Thiago, meu nome é Rodrigo e consegui seu email por um site de viagem... é o seguinte vou resumir...tenho cidadania Italiana ( passaporte Europeu ) e estava pensando em passar um mes ou dois na Irlanda... estava vendo um curso na minha área pra fazer e aproveitar e praticar meu inglês... Ví que vc deu várias dicas nos seus textos, porém eu gostaria de saber se vc gostou de lá, se o pessoal é receptivo, os trabalhos de lá, se a vida noturna é legal... se eu for, acho que vou agora em janeiro !!! Aguardo um retorno. Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 16, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 16, 2004 Fala Rodrigo, apesar de todo o perrengue e as dificuldades, eu simplesmente adorei a Irlanda! O povo é festeiro e receptivo, beberrão e adoram falar mal da Inglaterra. Esse é inclusive o estereotipo do irlandes em toda a Europa e é mais comum encontrá-lo no interior do país - não deixe de visitá-lo, é lindo. Como em toda cidade grande, o pessoal de Dublin não é tão hospitaleiro e existe sempre uma turminha de mal encarados que lá são conhecidos por "scum bags", vivem de moleton barato, fedendo alcool e procurando briga. Alem disso, a cidade é cheia de estrangeiros, quase tantos quanto irlandeses e será com esses que você terá um maior contato. A maioria dos brasileiros vive do corte da carne e por isso se concentram no interior, na capital voce vai encontrar muitos poloneses, romenos, italianos, espanhois, franceses e chineses, alem, é claro, dos nigerianos donos dos Call Centers. Os trabalhos de lá estão se escasseando com a entrada dos novos paises na uniao europeia mas geralmente são fáceis se comparados com o mesmo serviço aqui. Ter um chefe irlandês quase sempre é sinônimo de chateação, eles são ótimos na farra mas comandar não é muito a praia deles. Eu tive uns quatro e só um era bacana. A vida noturna é agitada, há uma penca de pub´s e night clubs, a maioria toca músicas lixo do tipo britney, cristina e justin mas há algumas opções de tecno, rock e reggae. Como o pais é disparado o lider mundial em consumo per capita de cerveja e só fica atras da Republica Tcheca no consumo total, dá pra imaginar como eles gostam de festa (vale lembrar que toda essa breja é consumida por uma populacao de pouco mais de 6 milhoes de habitantes, 2x menos que a Rep. Tcheca e 7x menos que a Alemanha!!!) Enfim, a Irlanda vale muito a pena! Uma pena que você vai na época mais pra baixo do ano, inverno, chuva fina na cara o dia todo, ventos fortes e uma noite que começa as 15h... E isso, mais duvidas é so perguntar ok? Até logo Thiago de Sá Citar
Membros sylkarla Postado Dezembro 17, 2004 Membros Postado Dezembro 17, 2004 Thiago, se eu fosse você escreveria um livro... Ótimas narrativas! Citar
Membros de Honra Thiago de Sá Postado Dezembro 17, 2004 Membros de Honra Postado Dezembro 17, 2004 Po Sylvana, muito obrigado pela força. Isso pode ser uma possibilidade assim que eu terminar de escrever a história - ainda falta a Holanda, Alemanha, Polonia... Espero adiantar um pouco isso já em janeiro. Até logo Thiago de Sa Citar
Membros Celiams Postado Dezembro 17, 2004 Membros Postado Dezembro 17, 2004 Thiago, É isso mesmo. Pega esses relatos todos da sua viagem, junta tudo, e dá um livro muito legal. Você escreve bem e as histórias são ótimas. Abraço, Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.