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Olá Symone,

 

uma pena que meus comentarios desencorajaram voce a conhecer o Marrocos, o pais e realmente lindo, bem diferente de tudo o que ja havia visto antes. Conheci algumas poucas mulheres se aventurando por la sozinhas ou em dupla, inclusive uma austriaca que caronou por mais de um mes em todas as regioes do pais (todas essas mulheres falavam frances...)

Agora, de fato, se eu fosse mulher, creio que me sentiria desconfortavel viajando pelo pais, por tudo que ja citei. A decisao fica contigo, pese bem os pros e os contras, tente ouvir a opiniao de outras pessoas e divirta-se! Quem sabe nao trocar o Marrocos pela Tunisia?

 

Ate logo

 

Thiago de Sa

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MARROCOS - FINAL, VOLTA À ESPANHA

 

Rachida e Saad são um casal marroquino no mínimo diferente. Pra começar, ela é policial civil, usa as roupas que quer e tem liberdade para conversar com quem quiser, inclusive homens, mesmo na ausência do marido. Saad é carinhoso, beijoqueiro e brincalhão, não se priva de abraçá-la e beijá-la mesmo na presença de todos. Ambos são uma companhia muito agradável, porque são felizes, se respeitam e se adoram. Não são melhores nem piores. São, com certeza, um casal mais que amável. Segui com eles até Larache, minha próxima parada, enquanto os dois continuaram o caminho de volta pra casa, em Tangier.

Larache, a mais visitada das praias do norte, não é tão dependente do turismo como Asilah, outra praia dessa região, e apresenta visuais muito bonitos do atlântico, com praias bem abertas, de mar revolto. Essas praias, porém, ficam a alguns quilômetros da cidade e muitas vezes o acesso não é nada fácil. Ainda em Larache, meio sem ter o que fazer, decidi visitar as ruínas antigas da cidade, da época em que era chamada de Lix e funcionava como entreposto fenício. Vocês se lembram dos fenícios, lá da oitava série? Pois é, esse povo marítimo e mercante, exímios matemáticos e criadores do "pai" do nosso alfabeto, possuía paradas estratégicas ao longo da costa africana. E, por conta deles, Lix foi a primeira cidade do Marrocos, no século XIII antes de Cristo. Só pra se ter uma idéia de como as coisas mudam com o tempo, era em Lix que os barcos atracavam e descarregavam os produtos que seriam escoados para outras regiões. Hoje as ruínas descansam no topo de um morro, a mais de dois quilômetros do mar! Caminhar pelo anfiteatro, ruas e casas, tentar imaginar como era a vida naqueles tempos foi bem divertido. Toda essa aula de história foi dada por Mustafá, o segurança do local que, com seus mais de sessenta anos, relembra essas palavras ainda dos tempos em que seu avô cumpria a mesma função que hoje é sua, e me encanta também, num espanhol quase perfeito, com histórias dos seus tempos de infância, brincando nas ruínas, ou de causos de turistas das mais diferentes partes do mundo, dos quais aprende um pouquinho de lugares que nunca foi nem irá. Mustafá sabe oito idiomas, mais que os dentes de sua boca.

Ainda com o cheiro de sal no corpo, lembrança de Larache, parto para a última cidade antes de regressar a Tangier: Chefchaouen, a capital das Montanhas Rif. Chaouen, como é chamada pelos marroquinos, fica encravada no meio de paredões rochosos, verdes e com alguns desfiladeiros de pedra, famosa pela inteligência dos seus nativos (muitos ministros e estudiosos do país nasceram por lá), por sua beleza e por ser o reduto de jovens espanhóis ávidos por um "porrito" de qualidade. Durante as férias há uma invasão de turistas na cidade, isso porque boa parte da maconha produzida no Marrocos é cultivada em lavouras por entre as montanhas, que vai abastecer tanto o apetite dos turistas quanto de quase todo o mercado europeu, tendo como porta de entrada a Espanha, e como porta de saída, Tangier.

Deixando o Mercado Internacional de lado, Chaouen é repleta de trilhas e paisagens estonteantes - sobretudo depois de vários dias pelo árido interior - com suas casinhas brancas de portas azuis e sua praça, no alto da medina, sempre agitada. Foi na praça que encontrei mais uma dessas figuras pitorescas da viagem, um japonês que tinha pretensões de circundar o Mar Mediterrâneo por terra. Após percorrer a parte européia legalmente e a maioria dos países africanos subornando os fiscais de fronteira, viu sua estratégia fracassar na Líbia, país rico em petróleo, onde os funcionários públicos recebem bem o suficiente pra não aceitarem expedientes como esse. Resultado: como a fronteira da Argélia com o Marrocos está fechada e no Chade eclodiu uma guerra civil, ele teve que refazer todo o caminho de volta, mais de 10.000 Km, passando por Níger, Mali, Guiné, Senegal, Mauritânia, Saara Ocidental até empacar, com 20 Dh no bolso, em Chaouen.

Na minha última noite em Chaouen assisti a um show de tambores, comi peixe, que é mais barato ali do que no litoral e dormi numa espelunca. Não fiquei em Chaouen pra ver o final do japonês, tive que seguir meu próprio caminho, a despedida desse país encantador, diferente, cheio de surpresas e cultura, poeira e camelos, povo alegre e esperto, e vida, muita vida.

Mais uma passada em Tangier para me despedir dos amigos Rachida e Saad, Laila, meu anjo da guarda de plantão, obrigado por tudo, e Christophe, que me hospedou em sua casa por tempo indeterminado, hora de voltar a Europa. Dessa vez, decidi pegar o ferry até Tarifa, o ponto mais sul do território espanhol, por isso mais próximo de Portugal que Algeciras. A viagem de volta seria beeeemmmm mais rápida que a de ida, tanto pela distancia quanto pela velocidade do barco! Por segurança, compro minha passagem logo cedo e sou o primeiro da fila para embarcar, tranqüilo, apenas aguardando o fiscal de fronteira. Quando o bendito chega, !!BOMBA!!, minha calma vai pro espaço, não posso entrar, "por quê, meu Deus, por quê?", "Para sair de Marrocos, você precisa ter o passaporte carimbado OUTRA VEZ, e você tem 5 MINUTOS antes que seu barco parta!", "@#$%¨&*!!!", deixo minha mochila no pé do cais e saio em disparada na busca do tal carimbo, chego no guichê, !!SURPRESA!!, a paca responsável não sabe que brasileiros não precisam de visto para entrarem na Espanha, "vai falar com o chefe, garoto!", mais 100 metros rasos, chego no chefe, "só um instante... hum, ham, hein... você vai ter de falar com o chefe...", "mas não é você o chefe?", "não, o chefe está lá na entrada do porto!", que sorte infeliz, com os bofes de fora e as pernas bambas, chego, finalmente, no chefe do chefe, "...hum, ham... só um minuto...", eu já separava o dinheiro do suborno e, certo de que o barco já estava na Espanha, só queria poder ver minha mochila quando voltasse ao cais, "A Embaixada autorizou sua saída, você realmente não necessita de visto", naquele momento, o chefe do chefe acabava de descobrir a América! Estampa no passaporte, desilusão estampada na cara e roxo de tanto correr, nada me faria mais feliz que ter minha mochila comigo. Quer dizer, quase nada. Ao lado da mochila, lá estava a porcaria do barco, com o motor quebrado, esperando por conserto. E eu não sabia se ria ou chorava, "PQP, DEUS E BRASILEIRO, MOCHILEIRO E SABOTADOR DE MOTORES!". Depois desse estresse todo, do mar agitado e do barquinho de papel sacudindo pra todo lado, não deu outra, meu almoço bateu o solo da Espanha antes de mim. Nojento porém verídico. Bem vindo de volta ao velho continente!

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bom.. eu to sobrevivendo aki em londres... trabalhando, visto de estudante.. etc..tudo legal..

meu curso, eu comprei quando ja estava aki, um curso bem barato, mas muita gente fala q eh bom ja

vir com isso organizado, por 3 motivos.. 1 eh q se entrar aki

com visto de turista, vai ter q pagar mais 150 pounds (ouvi falar q vai

subir pra 450 pounds) 2-muitas vezes vc consegue passagem aerea mais barata

por ser estudante. e a 3a. ultima e mais importante... com isso vc evita ser

barrado na imigracao. nao eh 100% garantido, mas eh quase certo, ja vir pra

ca sem curso, ja ouvi falar de muita gente q foi barrada e agora ainda mais

por causa dos paises q juntaram a UE, entao tem muita gente vindo pra ca de

uma vez.. .entao eles estao sendo mais restritos.

eh isso ai! boa sorte pra vcs!

Renato

ps: se alguem precisa de mais alguma ajuda, escreve pro meu email: dj_renato_novi@hotmail.com

  • Membros de Honra
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Com certeza agora com a entrada desses novos paises tudo ficou realmente muito mais dificil pra quem pensava em ir na raça. Meus amigos relatam casos de pessoas que pagaram so a passagem de ida na esperança de conseguir um emprego e agora peranbulam pelas ruas sem ter como voltar. Muitos estao deixando Dublin e Londres, indo pro interior.

 

Acredito que a opiniao que expus nos primeiros textos, de que e tanto mais economico quanto seguro ir sem um curso e arranjar tudo uma vez la, deve ser repensada, sem duvida a imigracao esta ainda mais severa e rigorosa! Ao procurar uma agencia com pacotes a venda, certifique-se da idoneidade tanto do curso quanto da propria empresa certo?

 

E isso,

 

Ate logo pessoal

 

Thiago de Sa

  • Membros de Honra
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E-MAIL DO HEBER:

 

Ola Thiago! Como vão as coisas por ai? Espero que bem!

Meu nome é Heber, sou estudante de Relações

Internacionais aqui no Brasil, no entanto estou parado

pois tive que trancar a faculdade por falta de verba.

Estou quero ir para Dublin dia 25 de Setembro, minha

inteção primeiro é de fato fazer o curso de Inglês,

quero adiquirir fluência na linha, pois fiz um curso

aqui no Brasil na Fisk. Como você mesmo mencionou em um

de seus comentarios a respeito de conseguir entrar em

Dublin, estou indo pelo curso pois acho que será mais

fácil conseguir entrar no país. Aqui no Brasil as

coisas não andam muito fáceis inclusive em questão de

salário, atualmente trabalho na Brasil Telecom, no

entanto o salário mal da para pagar faculdade. Gostaria

muito que você me desse um apoio pois não realmente

inexperiênte com essas coisas. Nessa pacote que estou

montado aqui no Brasil Ficarei 3 meses, sendo que

ficarei apenas um mes em casa de familia, materias e

aqueles monte de babosera já estou incluido. Queria

muito que você me dessa algumas dicas até mesmo a

respeito de emprego pois tenho que estornar o dinheiro

que gastarei dos meus pais, caso contrario herdarei uma

fortuna de dividas. Conto com sua ajuda. ah! Se der

para voce me ligar acharia legal.

 

atenciosamente: Heber de Bastos Kuramoto

  • Membros de Honra
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ola Heber,

 

Por aqui tudo otimo!

Sobre suas duvidas, vamos la: como ja disse em momentos anteriores do site, encontrar um emprego na Irlanda agora esta muito dificil, ha muitas pessoas qualificadas e que podem trabalhar legalmente. alem disso, muitas delas tem um excelente nivel tanto de ingles quanto de escolaridade e mesmo assim estao se sujeitando ir pra Irlanda e Inglaterra para trabalhar em qualquer coisa, muitos deles voltam antes do previsto. Sei que as noticias sao desanimadoras mas so consegue quem tenta. Acho importante alerta-lo sobre a situacao que voce vai enfrentar nesse momento. Pode ser que voce tenha sorte e se arranje sem maiores problemas. Caso isso nao aconteca, a chance de voce ficar endividado com seus pais e grande, eu, por exemplo, demorei um mes pra encontrar um emprego fixo, so que no seu caso e um pouco mais complicado porque sua previsao e de ficar no pais apenas tres meses.

 

Uma forma de economizar seria, ao inves de morar em casa de familia, procurar outra opcao de moradia ja nos primeiros dias, como hostel ou casas compartilhadas. Aqui vao duas opcoes:

 

Jaccob's Inn Hostel, proximo a Busarass (rodoviaria), ha valores semanais com relativo conforto em quartos coletivos.

 

Hostel clandestino da Kasha (diga que foi indicado pelo Samba, brazuca, pois ja morei nesse lugar), o endereço e Belvidere Avenue, num 5, uma travessa da North Circular Road.

 

Alem disso, faca do Tesco sua mae, compre todos os produtos da marca do mercado, eles sao economicos e comestiveis.

 

Mais duvidas, Heber, e so perguntar ok? Faça-o atraves do topico pra que mais pessoas possam interagir conosco certo?

 

e isso, boa sorte e ate logo;

 

Thiago de Sa

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E-MAIL DA FERNANDA:

 

oi, me chamo fernanda e queria uma ajuda sua se for possivel.

 

vou fazer uma viagem com uma amiga pela europa e comecamos por Dublin, gostaria de saber se vc conhece um albergue massa e barato... vimos um creio que é josep alguma coisa... nao conhecemos nada por la, pode me dar uams dicas? vou ficar apenas 3 dias... depopis vamos para londres, paris e por ai vai...

 

obrigada

fernanda

  • Membros de Honra
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Olá Fernanda,

 

ai em cima ha duas dicas de hostels bem localizados e acessiveis. No seu caso, melhor optar pelo Jacob's Inn, mais profissional e organizado. Agora, com certeza, o Hostel clandestino da Kasha deve estar barato e uma baderna, um pouco mais perigoso pelo numero de poloneses avidos por dinheiro, mas por que nao conferir?

 

Caso queira algo mais charmoso e totalmente no centro, opte pelo Trinity College, a mais tradicional universidade da Irlanda. Por um pouco mais, voces podem usufruir de um dos quartos estudantis (preço medio de 30 euros) e passar tres dias no lar do "Book of Kells", um dos mais antigos escritos biblicos intactos abertos a visitacao publica.

 

Para comer barato, Tesco! Para comer comida de verdade, uma sugestao deliciosa seria o italiano que fica de frente ao Porter House (tradicional pub, com varias cervejas independentes). O nome do italiano eu nao me lembro mas o macarrao a carbonara era minha loucura pós salário - oito euros bem investidos, com direito a uma taça de vinho.

 

Diversao, Temple Bar, Guinness (tem que se experimentar...) e tradicional musica irlandesa (Arlington Hotel, todo dia, as 21h)!

 

E nao se esquecam de levar o tradutor Ingles-Ingles para Irlandeses puro sangue "oull roight"?

 

Thiago de Sa

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