Ir para conteúdo

Quem já fez fez os 10 Pontos Culminantes do Brasil?

VidaSemParedes

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

O cume do Mt Roraima fica na parte Venezuelana (pedra Maverick, bem perto do acesso ao platô). A altura marcada pelo IBGE é a do ponto triplo (fronteira entre Guiana, Brasil e Venezuela) q é o ponto mais alto em territorio brasileiro.

Na discussão dos 10 cumes, eu entrei nessa onda em 2013 e fiz 13 dos top 15 do Brasil (faltam Neblina / 31 de março). Eu não concordo em incluir os 4 ombros do Pico da Bandeira entre os cumes (Calçado, sem nome 1, sem nome 2, etc), pq subir neles é quase algo automático quando vc está subindo o Bandeira e indo para o Cristal.

Apesar de todos os pontos levantados na discussão (poucos desafios técnicos, mais questão de $$$ e logística), acho algo interessante p/ fazer.

Se alguem quiser planejar uma expedição ao Pico da Neblina (Funai, ICMBIO, etc etc), tenho interesse.

• Membros
Postado

Irrelevante se o cume está ou não no Brasil. Se a tríplices fronteira já é mais alta.

Tb acho uma idiotice 10 cumes sendo que dos quais apenas um tem um real desafio.

O resto é logística tempo e dinheiro desafios simples.

Lembrando que até o pico da neblina tem questões de fronteira e a Venezuela já mudou o marco delimitador para abaixo do cume uma vez.

• Membros
Postado

O único que tem algum grau de desafio técnico dessa lista e o Agulhas como vc citou.

Todos os outros com caminhadas simples você alcança.

O neblina tem seu problema logístico. Mas em si não é desafiador.

Monte Roraima também fica a dificuldade logística mas menor.

Pedra da mina pelo paiolinho e fisicamente desgastante. Nada além.

Pico da Bandeira é bem simples...

Couto também...

• Colaboradores
Postado

Recordes e desafios físicos não me motivam muito não.

O que me motiva é sempre a beleza das paisagens.

Talvez por isso nunca tenha me interessado em fazer alta montanha e sim mais por trekking.

Noto muito isso em montanhistas de alta montanha, são motivados mais pelo desafio do cume do que pelo prazer de chegar até lá.

Se eu fosse fazer uma lista dos ''10 mais'' com certeza seria pelo critério da beleza.

Os que estão em primeiro lugar em minha lista que ainda não fiz são Cambará do Sul e Vale do Pati.

De sua lista me interesso pelo Pico da Neblina e 31 de Março, só que mais pela aventura na aproximação.

Esse eu toparia, mas nem imagino qual seria o preço de tamanha logística.

Abraço!!!

Rodrigo Cavalcante

• Membros
Postado
(...)Recordes e desafios físicos não me motivam muito não.(...)

Verdade. Cada um tem sua motivação. Tbm prefiro paisagens.

Por isso eu fiz a pergunta inicial: PRA QUE?

Os 10+ Brasil.... não tem desafio algum (claro, para um sedentário, iniciante, são superações que preparam para algo maior)!

Quanto a beleza... vcs já viram quanto custa só o aéreo até, por exemplo, Manaus? É tempo e grana suficiente para ir.....a Mendoza, Santiago, Peru. E lá vc conhece belezas superiores as nossas.

Antes que alguém fale que beleza é gosto, apresento critérios objetivos indiscutíveis. As paisagens do exterior tem lagos turquesa/azul e neve. São montanhas "iguais" as nossas mas com elementos e cores inexistentes aqui. Por exemplo, Prateleiras é maravilhoso, mas seria ainda mais se tivesse uma nevezinha de vez em quando, com um lago turquesa na base.

Somos um país tropical latino. Aqui quase tudo é morno. A única coisa realmente quente são os preços e a burocracia.

Mas ainda assim, ao seu jeito aqui é fantástico! Me divirto muito nos fds e feriados prolongados. Mas nas férias, sinceramente... vamos ao novo! Por isso a dúvida, pra que perseguir os 10+?

Gaste menos, sofra menos, veja mais. Férias? Cai fora!

• Membros de Honra
Postado

Diante o crescimento assustador do dólar, reduzi o calendário anual para uma ou duas viagens internacionais.

E para cobrir essa lacuna, iniciei inúmeras trekks aos 25 pontos culminantes do Brasil.

Faltam alguns para conhecer ainda!!

Agora em fevereiro sigo para teto das Américas, o Aconcágua (Mendoza),

mas estou livre para outras datas e companhias são sempre muito bem-vindas!

::otemo::

• Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...