Ir para conteúdo

Dicas de como cuidar dos equipamentos fotográficos

Posts Recomendados

• Colaboradores

Adam, o dia que eu tiver o equipo igual ao seu, com certeza farei uma estufa para protegê-lo, hehe!! Mas, até conseguir o dinheiro pra comprar minha DSLR, vai demoraaaar!!! Só me arrependo de ter vendido minha Yashica, antiga, e cheia de fungos!!

Gostei dessa idéia de estufa para proteger. Minha casa é muito umida, mesmo sendo aqui em São Paulo, e vira e meche tenho problema com mofo.

Você sabe onde que eu consigo comprar silica?? Lembro de um conhecido que montou um estúdio musical, e usava silica para colocar nos vidros duplos, para que não formassem fungos na parte vazia, interna, porém, não sei onde ele comprou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros de Honra

Renan.. procure na região da 7 de abril.. certeza que ira encontrar... vc encontra tambem no site www.diafilme.com.br ... mas eu recomendo comprar um desumificador eletrico.. não é caro.. e funciona mto bem.... o problema da silica é que satura mto rapido... tendo de botar no sol direto... acho meio chato rs...

abço

Link para o comentário

• Membros

Sabe tuuuudo !!!!!

Valeu Adam! aqui em POA é muito úmido !

Eu não sabia que a silica saturava tão rápido .

Vou levar em consideração a tua dica para construir um local apropriado, para guardar não só o meu equipamento fotográfico, mas outros equipamentos, como material de backup, hd,

cd, etc...

No caso de viagem, então o melhor mesmo é deixar a máquina alguns minutos no sol.

um abraço!

Link para o comentário

• Membros de Honra

É cara.. ai no sul é bem umido mesmo... o bom é que não é tão calor... pq se for umido e frio não cria mto fungo.. o problema é soma de umidade + calor.. isso quebra... rs

quanto aos cuidados com a viagem cara.. desencana.. se vc for ficar muito preocupado com isso vc não aproveita a viagem... deixe para cuidar do equipamento quando voltar para casa.. o fungo não se prolifera assim tão rapido... basta deixar o equipamento na bolsa com uns saquinhos de silica e ta ótimo... a não ser que molhe.. pegue chuva.. ai vale deixar em lugar seco e arejado um tempo ... se tiver um sol melhor... de resto normal.. se for para a praia.. na volta passe um pano.. pincel.. para tirar a areia do equipamento...

mas desencana mesmo.. cuide normalmente.. e quando chegar em casa.. da uma geral bacana.. e guarda na estufa...

abço ::otemo::

Link para o comentário

• Membros de Honra

Opa.. precisamos estamos ai..

outras dicas seriam:

Comprar uma bombinha FUC FUC.. para tirar poeiras e outros residuos tanto fora quanto dentro da camera.. uma alternativa barata seria ir na farmacia e pedir uma bombinha ginecologica.. o farmaceutico vai saber o que e.. existem de 3 tamanhos... compre a que achar melhor custa baratinho... é bom ter um pincel tambem.. e um paninho especifico para tar limpando as lentes....

Quando forem trocar de lente.. para os mais cuidadosos ou paranoicos a dica é trocar dentro do banheiro quando o mesmo ainda esta com vapor.. evitando de entrar particular que possam sujar o sensor....

Sempre que for trocar a lente em ambiente aberto.. deixe o orificio onde se encaixa a lente sempre virado para baixo e se possivel cubra com a mão... evitando de entrar particulas dentro da maquina...

Comprem um filtro UV e deixem sempre acoplados a lente é barato e protege de eventuais riscos sujeiras e etc... na pior das hipoteses vai quebrar o filtro e não a lente.. e sujando o filtro é só tirar e limpar.. mantendo sempre a lente limpa....

abraçao galera.. lembrando posto mais dicas.. ::hahaha::

Link para o comentário

• Membros

Opa!

Eu andei olhando em outro fórum sobre equipamentos de fotografia e lembrei deste post quando achei um equivalente onde estava pesquisando:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0

Este fórum é exclusivo de fotografia e tem muitas dicas. Neste link acima acontece um debate sobre como guardar equipamentos. O tópico tem algumas fotos de pessoas que fizeram estufas e caixas secas, como o Adam mostra aqui neste post: dry-box-otima-forma-de-guardar-equipamentos-t36908.html

Parece, em resumo, que a melhor solução é a que o Adam mostrou: Caixa translúcida/transparente (para evitar ambiente escuro, propício a fungos), com o desumidificador para retirar a umidade e o higrômetro para você controlar a medida dentro dos 30-50% .

Eu acredito que o valor correto da umidade você encontre com o fabricante, seja no manual ou no site.

Pelo que li, uma caixa como a que o Adam mostrou fica em torno de 80 reais, com o desumidificador e o higrômetro.

A estufa parece ocupar mais espaço, mas além disso não me lembro de críticas sobre ela, apenas elogios.

Hasta!

Douglas

Editado por Visitante
Link para o comentário

• Membros de Honra

Dg.. eu em particular... prefiro a estuda a essas caixas.. mas uma estufa com a frente semi aberta.. para poder respirar... para haver uma troca de ar...

mas o drybox é muito bom.. ja a silica satura mto rapido..

Alias neste topic que vc ta linkando do mundofotografico... na pagina 2 tem umas fotos do meu antigo armario quando estava montando.. hoje ja é outro bem maior.. se der vou tirar uma foto para vcs verem...

abço

Link para o comentário

• Membros

Adam! Agora eu eu vi!

É mesmo! Você está lá também! :D

Então, mas me surgiu uma questão quanto à estufa:

Se está com a tela fina, permite a entrada de ar, mas também permite a entrada de umidade! Eu imaginei a caixa seca com uma abertura por onde entrariam os cabos do anti-fungos e que permitiria a renovação do ar ali dentro, mas uma abertura menor que sua estufa.

Porque se deixa ela ventilando, o anti-fungos deixaria de ser útil, não?

Como, por exemplo, o ar-condicionado com janela aberta.

Ah, mais uma coisa: Se o desumidificador que usou na estufa (mofin) fuciona por aquecimento do ar, ele deve ficar embaixo e não no topo. Porque quando o ar esquenta, ele sobre e o frio desce criando a corrente de convecção. Se deixar ele em cima o ar frio fica 'parado' embaixo, na base das lentes.

Concorda?

Abração!

Douglas

Link para o comentário

• Membros de Honra

Então Douglas... tudo depende do lugar... aqui em casa.. eu não uso mais esse... uso um maior agora... mas ainda com a frente telada... e minha uidade fica em torno de 42% medida pelo higrometro.... mas pode ser que para outras pessoas não resolva...

hoje o meu esta com dois desumificadores.. e um espaço de 3 ou 4x maior que esse...

abço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...