Colaboradores Renan Campi Postado Setembro 13, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 13, 2009 Adam, o dia que eu tiver o equipo igual ao seu, com certeza farei uma estufa para protegê-lo, hehe!! Mas, até conseguir o dinheiro pra comprar minha DSLR, vai demoraaaar!!! Só me arrependo de ter vendido minha Yashica, antiga, e cheia de fungos!! Gostei dessa idéia de estufa para proteger. Minha casa é muito umida, mesmo sendo aqui em São Paulo, e vira e meche tenho problema com mofo. Você sabe onde que eu consigo comprar silica?? Lembro de um conhecido que montou um estúdio musical, e usava silica para colocar nos vidros duplos, para que não formassem fungos na parte vazia, interna, porém, não sei onde ele comprou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Setembro 13, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 13, 2009 Renan.. procure na região da 7 de abril.. certeza que ira encontrar... vc encontra tambem no site www.diafilme.com.br ... mas eu recomendo comprar um desumificador eletrico.. não é caro.. e funciona mto bem.... o problema da silica é que satura mto rapido... tendo de botar no sol direto... acho meio chato rs... abço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros QUINCAS Postado Setembro 14, 2009 Membros Compartilhar Postado Setembro 14, 2009 Sabe tuuuudo !!!!! Valeu Adam! aqui em POA é muito úmido ! Eu não sabia que a silica saturava tão rápido . Vou levar em consideração a tua dica para construir um local apropriado, para guardar não só o meu equipamento fotográfico, mas outros equipamentos, como material de backup, hd, cd, etc... No caso de viagem, então o melhor mesmo é deixar a máquina alguns minutos no sol. um abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Setembro 14, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 14, 2009 É cara.. ai no sul é bem umido mesmo... o bom é que não é tão calor... pq se for umido e frio não cria mto fungo.. o problema é soma de umidade + calor.. isso quebra... rs quanto aos cuidados com a viagem cara.. desencana.. se vc for ficar muito preocupado com isso vc não aproveita a viagem... deixe para cuidar do equipamento quando voltar para casa.. o fungo não se prolifera assim tão rapido... basta deixar o equipamento na bolsa com uns saquinhos de silica e ta ótimo... a não ser que molhe.. pegue chuva.. ai vale deixar em lugar seco e arejado um tempo ... se tiver um sol melhor... de resto normal.. se for para a praia.. na volta passe um pano.. pincel.. para tirar a areia do equipamento... mas desencana mesmo.. cuide normalmente.. e quando chegar em casa.. da uma geral bacana.. e guarda na estufa... abço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros QUINCAS Postado Setembro 14, 2009 Membros Compartilhar Postado Setembro 14, 2009 Valeu Adam! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Setembro 14, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 14, 2009 Opa.. precisamos estamos ai.. outras dicas seriam: Comprar uma bombinha FUC FUC.. para tirar poeiras e outros residuos tanto fora quanto dentro da camera.. uma alternativa barata seria ir na farmacia e pedir uma bombinha ginecologica.. o farmaceutico vai saber o que e.. existem de 3 tamanhos... compre a que achar melhor custa baratinho... é bom ter um pincel tambem.. e um paninho especifico para tar limpando as lentes.... Quando forem trocar de lente.. para os mais cuidadosos ou paranoicos a dica é trocar dentro do banheiro quando o mesmo ainda esta com vapor.. evitando de entrar particular que possam sujar o sensor.... Sempre que for trocar a lente em ambiente aberto.. deixe o orificio onde se encaixa a lente sempre virado para baixo e se possivel cubra com a mão... evitando de entrar particulas dentro da maquina... Comprem um filtro UV e deixem sempre acoplados a lente é barato e protege de eventuais riscos sujeiras e etc... na pior das hipoteses vai quebrar o filtro e não a lente.. e sujando o filtro é só tirar e limpar.. mantendo sempre a lente limpa.... abraçao galera.. lembrando posto mais dicas.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros dglopes Postado Setembro 20, 2009 Membros Compartilhar Postado Setembro 20, 2009 (editado) Opa! Eu andei olhando em outro fórum sobre equipamentos de fotografia e lembrei deste post quando achei um equivalente onde estava pesquisando: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.0 Este fórum é exclusivo de fotografia e tem muitas dicas. Neste link acima acontece um debate sobre como guardar equipamentos. O tópico tem algumas fotos de pessoas que fizeram estufas e caixas secas, como o Adam mostra aqui neste post: dry-box-otima-forma-de-guardar-equipamentos-t36908.html Parece, em resumo, que a melhor solução é a que o Adam mostrou: Caixa translúcida/transparente (para evitar ambiente escuro, propício a fungos), com o desumidificador para retirar a umidade e o higrômetro para você controlar a medida dentro dos 30-50% . Eu acredito que o valor correto da umidade você encontre com o fabricante, seja no manual ou no site. Pelo que li, uma caixa como a que o Adam mostrou fica em torno de 80 reais, com o desumidificador e o higrômetro. A estufa parece ocupar mais espaço, mas além disso não me lembro de críticas sobre ela, apenas elogios. Hasta! Douglas Editado Setembro 20, 2009 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Setembro 20, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 20, 2009 Dg.. eu em particular... prefiro a estuda a essas caixas.. mas uma estufa com a frente semi aberta.. para poder respirar... para haver uma troca de ar... mas o drybox é muito bom.. ja a silica satura mto rapido.. Alias neste topic que vc ta linkando do mundofotografico... na pagina 2 tem umas fotos do meu antigo armario quando estava montando.. hoje ja é outro bem maior.. se der vou tirar uma foto para vcs verem... abço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros dglopes Postado Setembro 20, 2009 Membros Compartilhar Postado Setembro 20, 2009 Adam! Agora eu eu vi! É mesmo! Você está lá também! Então, mas me surgiu uma questão quanto à estufa: Se está com a tela fina, permite a entrada de ar, mas também permite a entrada de umidade! Eu imaginei a caixa seca com uma abertura por onde entrariam os cabos do anti-fungos e que permitiria a renovação do ar ali dentro, mas uma abertura menor que sua estufa. Porque se deixa ela ventilando, o anti-fungos deixaria de ser útil, não? Como, por exemplo, o ar-condicionado com janela aberta. Ah, mais uma coisa: Se o desumidificador que usou na estufa (mofin) fuciona por aquecimento do ar, ele deve ficar embaixo e não no topo. Porque quando o ar esquenta, ele sobre e o frio desce criando a corrente de convecção. Se deixar ele em cima o ar frio fica 'parado' embaixo, na base das lentes. Concorda? Abração! Douglas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adam Tavares Postado Setembro 21, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 21, 2009 Então Douglas... tudo depende do lugar... aqui em casa.. eu não uso mais esse... uso um maior agora... mas ainda com a frente telada... e minha uidade fica em torno de 42% medida pelo higrometro.... mas pode ser que para outras pessoas não resolva... hoje o meu esta com dois desumificadores.. e um espaço de 3 ou 4x maior que esse... abço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.