Membros de Honra MariaEmilia Postado Setembro 10, 2009 Membros de Honra Postado Setembro 10, 2009 Notícias Socioambientais http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2950 [align=justify]Na segunda edição do Fundo, criado pela Campanha Y Ikatu Xingu para estimular iniciativas socioambientais, com apoio do banco Icatu Hartford, foram selecionados projetos inovadores. Entre eles estão a instalação de um Parque-escola com foco na agrofloresta e a promoção de oficinas de culinária com frutos do cerrado para merenda escolar. Ao todo foram aprovadas dez propostas de cinco municípios: Canarana, Ribeirão Cascalheira, Querência, Campinápolis e Água Boa. Entre os beneficiados estão cinco escolas municipais, uma escola técnica e quatro escolas estaduais (três de Canarana e uma de Ribeirão Cascalheira). “Esse fundo veio como uma oportunidade para realizar ações importantes na escola. No nosso caso, concluiremos a instalação da horta medicinal e seu processo de beneficiamento, possibilitando aos alunos e à comunidade escolar o envolvimento e a participação em ações ambientais”, disse Alda Nelci Wentz, diretora da Escola Família Agrícola de Querência. Para os representantes da Casa da Criança/EMEI Novo Lar, o apoio do Fundo terá forte impacto: “Como não temos parques no município, o projeto nos deu condições de iniciar a implementação de um parque-escola, sendo que a Casa da Criança já se tornou uma referência em educação agroflorestal. Além disso, é um estimulo para que outros professores e outras escolas se envolvam com projetos ambientais”, explicou Lorinete de Marchi, professora em Canarana. O processo de aprovação contou ainda com uma última etapa: no dia 1º de setembro, 19 pessoas, entre educadores dos projetos, Secretarias de Educação e de Agricultura de Canarana, participaram de uma oficina de gestão de projetos, com foco na execução em coerência com a prestação de contas e orçamento. A apresentação foi feita pelo técnico do Instituto Socioambiental (ISA), Moisés Pangoni, que é administrador de empresas. Os participantes avaliaram positivamente o trabalho e sugeriram a organização de um curso ainda mais completo sobre elaboração de projetos e recursos financeiros voltado especialmente a projetos educacionais. Durante a oficina foram assinados os contratos entre o ISA e cada educador/escola. Os recursos já foram liberados, para início imediato das ações dos projetos, que têm duração de quatro meses, com término previsto para dezembro de 2009. O que é o Fundo Xingu? O Fundo Xingu para iniciativas em educação foi concebido e articulado no âmbito da Campanha Y Ikatu Xingu, que visa proteger e recuperar as nascentes e matas ciliares das cabeceiras dos afluentes do rio Xingu. É apoiado pelo banco Icatu Hartford. A primeira edição do Fundo Xingu ocorreu em 2007 e 2008, voltado a um público mais abrangente. Desta vez, a Campanha Y Ikatu Xingu lançou um edital para que educadores tenham suas iniciativas apoiadas e potencializadas, apresentando idéias criativas de inclusão da temática socioambiental como instrumento pedagógico em sala de aula e junto à comunidade escolar. Destinada a professores da rede pública de ensino dos seis municípios da região (Canarana, Água Boa, Querência, Ribeirão Cascalheira, Campinápolis e Gaúcha do Norte), a segunda edição do Fundo Xingu foi lançada no dia 24 de julho em Canarana, Mato Grosso, durante o encerramento do Curso de Formação dos Agentes Educadores Socioambientais. As propostas foram recebidas até o dia 24 de agosto para apreciação do Comitê Julgador e o resultado foi divulgado no dia 28 de agosto. Os projetos foram direcionados a temáticas socioambientais em desenvolvimento pelos educadores, com caráter interdisciplinar. Conheça a lista dos aprovados: TÍTULO / FOCO PRINCIPAL / EDUCADOR/ESCOLA / MUNICÍPIO 1 Projeto O buritizeiro, suas palhas, talos, tronco e frutos / Conhecer a espécie num método interdisciplinar / EMPG D. AMC - Dulcimar Ribeirão Cascalheira / Ribeirão Cascalheira 2 Projeto Parque-escola Casa da Criança / Parque, plantio agroflorestal e introdução da pedagogia ecológica / EMEI Novo Lar - Lorinete De Marchi / Canarana 3 Segurança alimentar: frutos do cerrado e a hortaliças / Culinária frutos do cerrado na merenda escolar / EMEB Apóstolo Paulo Patricia Bortoluzzo / Água Boa 4 Projeto Viveiro escolar: semeando idéias e espécies do bioma cerrado / Estruturar viveiro de mudas local para restauros florestais e educação agroflorestal / EMEB Jose Guilherme da Silva - Vanderlande Silva / Campinápolis 5 Compostagem e vermicompostagem na escola / Educação ambiental e reaproveitamento do lixo / EENorberto Swchantz Ingred R. Pereira / Canarana 6 Projeto Rádio-Escola Paulo Freire / Radio escolar / EE Paulo Freire - Cleusa Paro / Canarana 7 Recuperação e Conservação do Solo Através da Agrofloresta / Educação agroflorestal e implementação de área de estudo com alunos / EE 31 de março - Jaciane Gonzatto Gromann / Canarana 8 Produzir e reflorestar: restauração de áreas / Educação agroflorestal, apoio a implantação de apps / EMEB Coronel Vanick – Monica E. dos Santos / Canarana 9 Projeto Reimplantação da horta medicinal da horta / Educação agroflorestal e beneficiamento Horta medicinal / EMFAQUE- Alda Wentz e Gilmar Hollunder / Querência 10 Projeto Ribeirão bonito: um rio de histórias / Parque linear (as margens do rio ribeirão bonito) e resgate histórico do Rio da cidade / Escola Estadual de Educação Básica Cel. Ondino Rodrigues Lima / Ribeirão Cascalheira[/align] ISA, Cristina Velasquez.
Posts Recomendados