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Salve!

Eu tenho um coleman multi fuel com o mesmo problema. Uma vez entupiu e eu consegui desentupir limpando com querosene, retirei aquele arame fino de dentro do injetor e foi uma luta para colocar no lugar, não entrava até o final...

No final consegui e o fogareiro voltou a funcionar, mas agora está entupido novamente... :(

acho que deixar de molho no querosene ajuda, pois usam isso para limpar carburador de carros...

abraço!

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O problema do querosene é que ele é oleoso, acaba deixando os seus rastros também. Eu preferiria algo mais volátil, tipo acetona, thiner...

  • 1 mês depois...
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Salve!

Eu tenho um coleman multi fuel com o mesmo problema. Uma vez entupiu e eu consegui desentupir limpando com querosene, retirei aquele arame fino de dentro do injetor e foi uma luta para colocar no lugar, não entrava até o final...

No final consegui e o fogareiro voltou a funcionar, mas agora está entupido novamente... :(

acho que deixar de molho no querosene ajuda, pois usam isso para limpar carburador de carros...

abraço!

O melhor combustível para fogareiro multifuel é benzina: tem alto poder calórico e não entope, pois que não deixa fuligem no injetor durante e após a queima. Se necessário trocar o injetor, compre-o em lojas que vendem peças para reparos de fogão use injetor 0,30 (ou simplesmente 30), perfeito para funcionar com gás tank/propano (gás de cozinha) e combustíveis líquidos: benzina - querosene - gasolina - água raz.

Para desentupir/limpar o injetar use corda guitarra 0,33

Eu compro benzina em lojas que vendem materiais para sapateiro. Ela é vendida com nome comercial: BENZOLIMPA, da marca BERTONCINI (1 litro = R$ 9:80); e UNALIMP, da marca UNA (1 litro = R$ 9:00). Informe-se com os sapateiros sobre os endereços dessas lojas.

As lojas que vendem peças para relojoeiros comercializam benzina retificada. Preço em agosto de 2013 em uma loja na rua Barão de Piratininga, 61 Centro, São Paulo-SP = R$ 9:00 um litro.

Editado por Visitante
  • 2 meses depois...
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Oi Nilton

 

Acho que você falando de um modelo de fogareiro e o pessoal esta falando de outro.

 

O Exponent 422 e o 533 são esses das fotos. E os dois modelos tem o mesmo reator, e infelizmente o mesmo defeito.

Também não é possível trocar o ejetor nesses modelos, por isso acho que você deve estar falando de outro modelinho.

 

 

Em ambos os casos o problema é que o araminho que tem dentro do reator e que serve como um auto desentupidor, se quebra ou solta da parte onde é preso ao registro de combustível. Ele funciona indo e vindo passando pelo orifício do ejetor sempre que gira o registro, então uma vez quebrado ele fica parado e não tem como consertar, pelo menos não no campo. Assim mesmo que você desentupa, logo ele vai entupir novamente.

 

tenho um 533 parado em casa com esse defeito.

tinha um 422 mas tbm deu defeito e mandei pra garantia 2 vezes e quebrou das duas, acabei sendo reenbolsado pelo lojista que disse que a Coleman não fornece mais esses modelos devido a muitos casos de garantia, que chamaram de defeito de Fabricação..

 

Abraço

coleman.jpg.12473e3c6630c1246e7c5648a7408df9.jpg

422.jpg.c81f47ecfaaa4a0412b8fdc9ba9477ac.jpg

  • 1 mês depois...
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A corda de guitarra, aquela mais fina, passa pelo furo do ejetor, portanto dá para desentupir. Em lojas que vendem peças para fogão vende ejetores de todas as furações. É necessário verificar a furação do ejetor do fogareiro para que se possa procurar nestas lojas. Estes tipos de fogareiros usam ejetores de alta pressão. A Jac Wal é a marca que fabrica ejetores de alta pressão.

Ejetor de alta pressão tem a escala menor do que 1. Tem sempre o zero como primeiro número: 0, (seguido de algum número).

*estou usando o têrmo ejetor em concordância com o Reno Ferraz. Na loja é vendido como injetor.

 

Nuca use gasolina nestes tipos de fogareiros, porque a gasolina é combustível sujo: deixa resíduo após a queima. O querosene ídem. Use somente benzina, que é combustível limpo: não entope o tubo nem o ejetor.

 

* Citei em meu post acima onde comprar benzina.

  • 2 semanas depois...
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Nilton, infelizmente quem importava estes modelos de fogareiro era anteriormente a empresa Massaferro, Agora a Nautica assumiu a importação da Coleman, quando enviei meu 533 para garantia eles me devolveram o dinheiro. Segundo a loja que me intermediou no processo de garantia, não há como solucionar o defeito destes fogareiros, pois foi uma falha do projeto.

Por esse motivo não são mais vendidos no Brasil e não há peças de reposição.

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Nilton esse modelo O DEFEITO NÃO É O INJETOR, na verdade o injetor nesse modelo é soldado a ponta do REATOR, que é aquele tubo que passa por cima do Queimador. O defeito está ai dentro do reator e não no Ejetor, ele entope porque o arame que tem la dentro se solta e não tem como fazer ele voltar pra posição original. vc desentope e ele volta a entupir. e o defeito não tem nada a ver com o combustível, pode usar benzina da melhor qualidade, que quando o reator quebra não funciona mais.

  • 6 meses depois...
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Internamente do tubo do meu fogareiro tem, como um tipo de cabo feito de de latão flexível. É parecido com um cabo de aço e cabo de cobre elétrico, com fios torcidos.

Tente subistituir este do seu fogareiro por um cabo de aço ou de cobre com a mesma bitola (grossura). Quem sabe dá certo... ?

  • 7 meses depois...
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Comprei um Coleman 533, chegou faz uns 5 dias. Estou usando ele com benzina , mas não consigo fazer ele acender direito, tipo estou colocando álcool gel no queimador para conseguir fazer a benzina virar gás e a combustão ficar forte. Alguém tem alguma dica de acendimento prático. Não sei se é a benzina que não passa direito com as bombadas ou se é assim mesmo.

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Comprei um Coleman 533, chegou faz uns 5 dias. Estou usando ele com benzina , mas não consigo fazer ele acender direito, tipo estou colocando álcool gel no queimador para conseguir fazer a benzina virar gás e a combustão ficar forte. Alguém tem alguma dica de acendimento prático. Não sei se é a benzina que não passa direito com as bombadas ou se é assim mesmo.

 

Em vez de usar álcool gel para aquecer o queimador, use benzina. Bombeie, e abra o "registro" para vazar um pouquinho de benzina. Põe fogo na benzina, e espere o aquecimento; é mais rápido e eficiente do que quando se usa álcool para pré aquecer.

 

Obs.: essa "combustão forte" que você menciona, ou, explosão de chama, é causada por aquecimento insuficiente do queimador, permitindo a passagem de benzina em estado líquido através do queimador.

Use benzina para o pré aquecimento, espere o tempo suficente para o aquecimento, antes de abrir o "registro".

Nunca use querosene ou gasolina, por ser combustíveis sujos, que deixam fuligem no tubo de passagem de combustível e no injetor de gás

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