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De El Chalten:

 

Do amanhecer de fogo:

18588478449_3e0f11f13d_c.jpgFitz Roy by erico, no Flickr

 

Fitz Roy à noite

23653275962_8ac9841fe2_c.jpgFitz Roy by erico, no Flickr

 

23525349089_e241ba3131_c.jpgEl Chalten by erico, no Flickr

 

Glaciar Huemul

23511573081_c6331617e9_c.jpgGlacial Huemul by erico, no Flickr

 

Ponte no Lago del Desierto.

23297110259_186886afe6_c.jpgLago del Desierto by erico, no Flickr

 

23510023272_67da60871b_c.jpgEl Chalten by erico, no Flickr

 

18976662191_c77bcba00a_c.jpgChorrillo del Salto by erico, no Flickr

 

23862896281_a09508aa6f_c.jpgFitz Roy by erico, no Flickr

 

23642406021_94dd436f1b_c.jpgEl Chalten by erico, no Flickr

 

 

 

Vista da subida à Laguna de Los Tres

23708551796_55876d8043_c.jpgEl Chalten by erico, no Flickr

 

23127739993_2c0b20ac41_c.jpgLaguna de Los Tres by erico, no Flickr

 

23175156653_bd52199727_c.jpgAcampamento Poincenot by erico, no Flickr

  • 2 semanas depois...
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Érico ou outra alma boa,

 

Estou estudando a viabilidade de fazer um roteiro semelhante ao seu no início de maio. Já procurei bastante no fórum acerca de informações sobre essa época, mas ainda não consegui uma resposta mais definitiva. Você, por acaso, quando esteve nesses lugares, conversou com algum local sobre a possibilidade de fazer esses trajetos no final do outono? E você lembra, na época que foi, qual a temperatura extrema que pegou?

 

Abraço !

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Prezado Leonardo Kilian.

Em relação à sua dúvida se em agosto/2016 dá pra fazer todos os passeios que eu fiz, seguem as minhas impressões pessoais, (se alguém que já foi no inverno ver que estou falando alguma besteira, me corrijam).

 

Acredito que Ushuaia seja show de bola em agosto, pois dá pra fazer todos os passeios que eu fiz (Beagle, PNTF, Glaciar Martial e Laguna Esmeralda) e não fiz (Lago Escondido/Fagnano) e mais um pouco, pois existem os passeios próprios do inverno na Patagônia.

Em relação à Laguna Esmeralda, a trilha é muito tranquila para se fazer relativamente ao esforço físico dispensado, mas não é uma trilha bem demarcada como as trilhas de El Chalten. Estávamos em 8 pessoas e algumas vezes surgiram pequenas dúvidas de qual caminho seguir. No inverno, com muita neve, acredito que seja mais complicado e não recomendaria fazer essa trilha a dois. Faça com várias pessoas ou com uma agência ($$$). A Brasileiros em Ushuaia é uma das que organizam essa trilha no inverno e emprestam, se necessário, o uso de grampones (não sei se é esse o nome).

Com muita neve acredito também que talvez não seja possível fazer uma das 4 trilhas do PNTF.

O passeio para ver os pinguins eu não fiz, pois em abril quase todos já tinham ido embora e na época que você vai eles também não estarão lá.

 

Se por um lado Ushuaia em agosto é muito bom, eu não diria o mesmo em relação a El Chalten.

Nesta época do ano, se for para lá, provavelmente só dê para fazer Chorrilo del Salto. As 3 trilhas mais visitadas (Laguna de Los Tres, Laguna Torre e Loma del Plingue), acho difícil rolar por conta da neve.

Outro ponto a ser observado é que no inverno a maior parte da população migra, deixando a cidade quase vazia.

Também a ida/volta para El Chalten pode ser complicada por conta das condições da estrada EL Chalten - El Calafate.

Enfim, o inverno em El Chalten é bruto, rigorosíssimo.

Seguem algumas informações que eu copiei/colei do site elchalten.com:

 

"Durante el invierno austral, es decir desde junio hasta septiembre, el clima Patagónico modera todas las actividades en la zona:

- Bajas temperaturas que pueden descender a 10° o 15° bajo cero durante la noche, o que con frecuencia no suben de 0° durante el día.

- Días cortos con 10 horas de luz solar o menos.

- Nevadas -no demasiado frecuentes- que pueden acumular 40 centímetros en la base de los cerros y aún más en los valles donde se realizan las caminatas.

- Formación de hielo durante varias semanas en prácticamente todos los senderos que pueden dificultar su tránsito.

- Ocasionalmente pueden registrarse tormentas de nieve en toda la región, que pueden dificultar por algunas horas el tránsito vehicular en las rutas

 

Servicios

Debido a lo mencionado arriba, la oferta de los principales servicios turísticos -como ser el alojamiento o dónde comer- se reduce casi por completo y todas las excursiones se suspenden.

El servicio de transporte que diariamente llega desde El Calafate sigue funcionando todos los días aunque se reduce su frecuencia a un solo vehículo diario y sólo abren sus puertas algunos albergues (hostels) o cabañas y las proveedurías."

 

Em relação ao Full Day TDP e o Big Ice que eu fiz em El Calafate, eu não li muito a respeito destes passeios na época do inverno e fico te devendo.

 

Abraço.

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Oi Fred Moura.

Quando viajei fiz reserva pelo booking apenas em Ushuaia, minha primeira parada. No período que você vai, em abril, pode ficar tranqüilo que mesmo não reservando você encontrará hospedagem tanto em Ushuaia, quanto em El Calafate e El Chalten. Pode acontecer de eventualmente você se deparar com um hostel lotado, mas com certeza você encontrará outros no mesmo padrão e faixa de preço.

O Antártica, por exemplo, costuma ter bastante gente. Em janeiro fui fazer a reserva pelo booking e não tinha vagas, quando acabei reservando um outro, acho que o nome era Yakush. Duas semanas depois voltei a consultar o site e dessa vez havia vagas. Cancelei então o Yakush e reservei no Antártica. Já informei no início do relato que gostei bastante do Hostel e acho que só não mencionei que este Hostel nem me cobrou a taxa de serviço que o booking embute no preço, cobraram a tarifa constante no balcão.

Com relação ao booking, acho que mesmo quem não for reservar, é interessante dar uma olhada, pois navegando por ele, dá pra acessar o mapa de qualquer cidade com a localização de vários hostels/hotéis e a faixa de preço de cada um, importante na fase de planejamento para se calcular mais ou menos quanto se gastará com hospedagem.

Outra coisa que eu fiz no meu planejamento e achei interessante, pelo menos na minha opinião, foi, tendo a localização do hostel que eu ficaria, acessar o googlemaps, pois ele abre vários pontos de interesse próximos ao hostel, como supermercados, restaurantes, agências, etc. Isso o que eu falei foi para Ushuaia e El Calafate, pois em El Chalten é pequena e tudo é muito próximo.

Falando em El Chalten, acabei ficando em um que eu não havia planejado ficar, Hostel Los Viajeros, que também tinha bastante gente, mas não ficava lotado. O único que eu vi que estava sempre lotado era um local ao lado do restaurante Ahonikenk. Acho que nem Hostel era, de tão pequeno, não sei se tinha cozinha e outras coisas. Em compensação, tem uma tarifa baixíssima, bem mais baixa que o Los Viajeros, que já era bem barato em relação aos outros da cidade.

Abraço.

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Oi Leo Soares.

A temperatura em maio tende a ser um pouco mais baixa em relação a abril, mas não acredito que haja tanta diferença assim.

Passei bem durante toda a viagem, mas também não tive muito contato com os ventos patagônicos.

Acho que posso relatar uma única vez que senti um desconforto térmico, mas passageiro.

Ocorreu quando acampei no Poincenot. Levei uma barraca e um saco de dormir alugados em Chalten que deram conta do recado.

O problema foi acordar de madrugada com a bexiga cheia. Da saída do saco de dormir até uns 10 minutos depois de entrar novamente nele eu senti bastante frio ::Cold:: (até estabilizar novamente minha temperatura corporal dentro do saco).

Lá no acampamento cavaram um buraco enorme e colocaram uma cabine de banheiro químico em cima. Eu armei a barraca do lado oposto ao local do banheiro e tive que caminhar um pouco mais naquele friozão.

O único contato que tive com os ventos patagõnicos foi no Big Ice.

Acho que foi o dia mais frio que eu peguei, mas também foi tranqüilo, pois o corpo está em movimento. Na parada do lanche, algumas pessoas tiveram um pouco de frio, mas nada significativo.

 

Em relação ao frio, acho que você não deve se preocupar muito, desde que leve toda a vestimenta adequada para o local (gorro, luvas, Fleece e Anorak, eu fui com uma boa jaqueta de fleece e por várias vezes somente ela e uma camiseta eram suficientes). Também fui com uma boa calça impermeável, além de uma calça fleece por baixo.

Falando em vestimenta adequada, teve um caso de uma brasileira que eu conheci em El Calafate e reencontrei na fronteira durante o passeio do Full Day TDP (eu pela Always Glaciars e ela pela South Roud), que estava reclamando do frio, que o veículo dela não tinha calefação e nem banheiro. Eu senti um pouco de pena, pois na volta à noite ela também passaria frio, pois estava com uma calça jeans. Nada contra levar uma calça jeans na Patagônia, mas que levasse outra mais quente por cima.

 

Em relação à El Chalten em maio eu acredito que você vai fazer os passeios tranqüilamente. Não acredito que entre um mês e outro haja tanta diferença no clima.

Se quiser ter 100% de certeza, uma sugestão é entrar em contato com o pessoal de lá. Durante meu planejamento cheguei a mandar e-mails para tirar algumas dúvidas.

Lembro que mandei um para o Patagônia Travellers Hostel (tem um site) e umas 2 ou 3 agências de lá.

Mesmo com meu portunhol tosco, eles entenderam minhas dúvidas e foram legais em dar um retorno.

 

Você não perguntou em relação aos serviços do período, mas aproveitando a sua dúvida em relação às trilhas, segue a minha impressão em relação a estes serviços na época que eu fui, ressaltando que em maio a carência destes tende a aumentar.

- chegando em El Chalten, tive a palestra no centro de visitantes, e queria pegar um mapa das trilhas. Me informaram que só havia disponíveis numa sala dentro da rodoviária. Na rodoviária, no entanto, esta sala estava fechada e informaram que nesta época abria aos turistas somente em determinados dias da semana.

- minha idéia inicial era chegar em El Chalten, alugar uma barraca e ir direto ao Poincenot. No entanto, fui em todos os lugares da cidade e não encontrei uma única barraca para uma pessoa. Só encontrei para duas ou mais pessoas. Como nunca havia acampado na vida e estava meio sedentário, fiquei receoso em pegar uma barraca consideravelmente mais pesada. Acabei adiando o acampamento, me hospedando no hostel mesmo e fui encontrar a barraca somente dois dias depois. A maioria das pessoas fazem um bate/volta no mesmo dia, mas se sua intenção é acampar e não tiver equipamento, não sei se em maio estas lojas estarão abertas (acho que os nomes eram La Tienda na San Martin, Camping alguma coisa também na SM e uma loja grande ao lado da Padaria Lo de Haidee na Calle Lago del Desierto)

- fui no passeio do Lago del Desierto + Glaciar Huemul pela empresa Las Lengas (a única que encontrei que fazia esse transfer) e nesta época só disponibilizaram um único horário, com permanência por somente duas horas, na minha opinião insuficiente para conhecer o local, pois somente a trilha para o glaciar leva 1:30 (I/V). Fiz a trilha e me sobrou pouco tempo para conhecer o Lago. Vi pelos folders que na alta temporada essa empresa disponibiliza 3 horários e provavelmente o tempo de permanência seja mais amplo. Em maio não sei se rola ainda.

- encontrei duas empresas que faziam o transfer para Hosteria del Pilar (Las Lengas, que fica dentro da rodoviária e outra que não me lembro o nome, bem perto da rodoviária, uns 100 metros). Ambas as empresas com dois horários, de manhã e à tarde.

- opção de restaurantes, padarias, mercados e hostels abundante.

- lavanderias (vi umas 3) também abertas, mas não usei, pois achei mais pratico usar os serviços do hostel.

 

Acho que é isso.

Abraço.

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Érico, muito obrigado pelas informações, ajudou muito! Após pegar muita informação por aqui, inclusive dos seus posts, dei uma modificada no roteiro e devo chegar à Ushuaia no dia 12/04. De lá vou subindo por TDP, El Chaltén e Calafate. Acho que nessa época conseguirei fazer a maioria dos trekkings sem riscos de acampamentos fechados (principalmente em TDP).

 

Abraços

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