Membros gabi_gabi Postado Agosto 3, 2015 Membros Postado Agosto 3, 2015 Olá pessoal ! Vou compartilhar com vocês o roteiro da viagem que fiz com meu marido em junho de 2015 para os Lençóis Maranhenses e também uma planilha de custos, para vocês terem algumas referências de valores, lembrando que fomos em baixa temporada...a alta começa em julho e agosto, pois são as férias de verão dos europeus e este é o maior público da região (infelizmente)! 11/06 - Embarque do Rio de Janeiro para São Luís (SLZ) 12/06 - Chegada em SLZ e ida para Barreirinhas 13/06 - Passeio para Vassouras / Mandacaru / Caburé / Atins 14/06 - Passeio para o Canto de Atins 15/06 - Ida para Tutóia 16/06 - Passeio pelo Delta do Parnaíba 17/06 - Ida para Parnaíba / Ida para SLZ 18/06 - Passeio em SLZ 19/06 - Retorno para Rio Fiquem tranquilos que vou dar todos os detalhes de cada dia Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Agosto 5, 2015 Membros Postado Agosto 5, 2015 não esquece de gente srsrsrsrs Citar
Membros gabi_gabi Postado Setembro 4, 2015 Autor Membros Postado Setembro 4, 2015 1º dia - 11/06 Embarcamos às 19:44 no GIG com a GOL; paramos em Brasília e seguimos para SLZ; chegamos por volta das três da manhã e ficamos aguardando o Sr. Paraíba, que contratamos para fazer o transporte de SLZ para Barreirinhas. Este contato peguei no post da Erika que tem várias dicas ! http://www.mochileiros.com/rota-das-emocoes-lencois-maranhenses-delta-das-americas-jericoacoara-e-fortaleza-t100600.html Tem algumas opções de transporte para Barreirinhas e a melhor que encontramos foi essa van, pois já tinha o relato da Erika e também de outras pessoas que já tinham ido. O ônibus sai por volta das cinco da manhã, o taxi é caro...então optamos pela van que foi R$50,00 por pessoa e teríamos a "garantia" de que conseguiríamos chegar ao destino final. Digo isso pois não adianta você ligar com um mês ou uma semana de antecedência para marcar...tem que ligar uns 2 dias antes e avisar que está indo e quantas pessoas são. Pra quem gosta de tudo certinho, essa viagem é um bom desafio, pois ninguém anota nada; é tudo na confiança! Na verdade é uma sprinter e ele sai recolhendo as pessoas que moram em SLZ mas trabalham lá em Barreirinhas. Ele nos buscou no aeroporto por volta de 4 da manhã; quando chegou me ligou e não teve erro. Ele faz esse trajeto todos os dias, então conhece bem a estrada. Fomos na frente com ele, pois quando nos buscou o carro já estava lotado. Contatos: Sr. Paraíba (98) 99164-6555 - R$50,00 por pessoa Sr. Guilherme (98) 99164-7558 - R$60,00 por pessoa A estrada é meio sinistra, com vários caminhões, sem iluminação e mão dupla, então é bom ir com alguém que conheça pra ter mais segurança. Não indico alugar carro pois em Barreirinhas se faz tudo a pé ou de barco... Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Setembro 4, 2015 Membros Postado Setembro 4, 2015 Oi Gabi! Como vc fez, para ir de Atins para Parnaíba? Estou indo semana que vem e essa está sendo minha maior dúvida. Citar
Membros gabi_gabi Postado Setembro 4, 2015 Autor Membros Postado Setembro 4, 2015 (editado) 12/06 - Chegamos em Barreirinhas por volta de oito da manhã e fomos para a pousada, que reservamos pelo booking.com Não curti muito a pousada mas era uma das mais baratas e íamos ficar uma noite só, então resolvemos arriscar. O quarto que nos deram não foi muito legal (acho que por ter reservado pelo site; temos essa impressão dos quartos reservados pelo booking. Alguém mais acha que os quartos são inferiores aos demais?) Pousada Atairu - R$120,00 a diária (tem ar condicionado e chuveiro quente mas o banheiro era horroroso - minúsculo - o café da manhã era razoável e as funcionárias bem simpáticas. Fica bem em frente ao píer, que saem os passeios de barco e da rua que tem os bares e restaurantes). http://www.booking.com/hotel/br/pousada-atairu.pt-br.html?sid=f5111b1f1d50e4ddd11b782a86050f1a;dcid=4;dist=0;group_adults=2;sb_price_type=total;srfid=0b704ef03836a9c75f12bb83b81c5c15fdd27017X1;type=total;ucfs=1& Comentário do meu esposo: O tamanho do banheiro era ridículo, tinha que sentar de lado para fazer as necessidades, pois o espaço entre a privada e a parede era muito pequeno. Após a acomodação, fomos tomar café da manhã numa lanchonete e procurar as agências para ver os preços dos passeios. Fomos na EcoDunas e São Paulo Ecoturismo, recomendadas por alguns mochileiros e por serem as maiores e mais famosas, são as mais caras. Acabamos optando por fazer o passeio para Vassouras / Mandacaru / Caburé (R$70,00 por pessoa) com a Alternativa Turismo, que nos foi recomendada pela pousada que ficaríamos em Atins, pois após o almoço em Caburé, eles nos deixariam lá de graça e o rapaz da pousada estaria nos esperando na praia. Dica :'> se for para Atins após este passeio (senão pode ir de quadriciclo) , não esqueça de perguntar para agência qual o valor para deixa-lo em Atins, pois se tiver que fechar em Caburé, vai pagar uma fortuna e vai ficar mofando lá... Acabamos escolhendo um passeio para a Casa da Farinha, que fica no Rio Preguiças. Pagamos R$35,00 por pessoa para nos levarem e buscarem na casa da farinha em horário combinado, já na casa da farinha pagamos mais R$30,00 pela explicação do guia que é dono da casa. É um passeio bem interessante pois a família que mora lá, tem um local para fazer farinha de mandioca e o guia é muito inteligente, explica e demonstra todo o processo da produção da farinha. As famílias que vivem do cultivo da mandioca utilizam este espaço e deixam cerca de 10% da produção como pagamento pela utilização do espaço. Valeu o passeio cultural Almoçamos por lá e o barco retornou para nos pegar na hora combinada. A tarde fomos para a Lagoa Bonita (R$60,00); pegamos o jeep bandeirantes na porta da agência e seguimos viagem. Se prepare, pois sacode que é uma beleza, os galhos vão batendo no carro e leva quase uma hora para chegar. Temos que descer do jeep para entrar numa balsa, que também segue com o carro e depois seguir viagem. Ficamos com a impressão que as agências não são proprietárias dos bandeirantes, na verdade eles ficam vendendo lugares e próximo a hora de saída dos passeios ligam para os motoristas para alocar os turistas. O guia do passeio é da agência, que por sinal foi bem atencioso. Achei bem zoneado a alocação nos bandeirantes, tanto que tínhamos comprado para a lagoa Azul e no final não tinha como ir, acabamos indo para a Bonita. Dica :'> muito protetor solar, água, chapéu com cordinha para não voar e camisa de proteção UV, óculos de sol, bolsa com fecho. Passe protetor no corpo todo pois como venta muito nesta época, você não sente o sol queimar. A melhor castanha que comemos na viagem foi a que é vendida na lagoa Bonita. Nos arrependemos pois comprarmos um pouco pra petiscar, depois não encontramos mais nada parecido em toda a viagem. O circuito da Lagoa Bonita é de fato bem bonito rs o guia vai explicando algumas coisas, paramos para nadar nas lagoas e depois voltamos para ver o pôr do sol lá da parte inicial. A subida é bem íngreme e pessoas mais idosas ou com dificuldades para caminhar, terão muita dificuldade para subir, pois tem partes que temos que ir segurando na corda que serve de suporte. A noite saímos para jantar e comemos uma pizza num restaurante da Avenida Beira Rio, chamado A Cabana. Nada demais, mas não estava ruim. Editado Setembro 4, 2015 por Visitante Citar
Membros gabi_gabi Postado Setembro 4, 2015 Autor Membros Postado Setembro 4, 2015 Oi Gabi!Como vc fez, para ir de Atins para Parnaíba? Estou indo semana que vem e essa está sendo minha maior dúvida. Olá Maria! De Atins retornamos para Caburé de barco; o cara da pousada que fechou pra gente mas eu tenho o nome do barqueiro, que você pode combinar diretamente e negociar um preço menor. Vou ver e te mando. Em Atins essa é a maior dica...só fechar passeios com quem tem bandeirantes e barco, senão os intermediários ganham por isso e você acaba pagando mais caro. Chegando em Caburé, fomos de quadriciclo* para Paulino Neves e de lá pegamos uma van para Tutóia, pois ficamos nesta cidade alguns dias...e vou te dizer que vale muito a pena!!! Vou terminar de escrever os próximos dias e dar algumas dicas. * O quadriciclo vimos os preços antes e acabamos por fechar com um tal de Gui, mas ele furou com a gente. Combinamos e ele não estava lá. Tem a dica do Sr. Celso; ele é meio mala, mas tem a vantagem de estar lá sempre, pois mora e tem um bar em Caburé. Pagamos R$160,00 por dois quadriciclos, pois queríamos ir guiando; então ele arrumou um outro cara para ir com ele e retornar guiando o segundo quadriciclo. Você vai direto para Parnaíba? Tem que ver então se tem transporte de Paulino Neves pra lá...sinceramente não sei te dizer pois paramos em Tutóia e depois de lá seguimos de ônibus. Qq coisa avise Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Setembro 4, 2015 Membros Postado Setembro 4, 2015 Acho que vou acabar voltando para Barreirinhas e tentar fretar dividir um carro com mais 2 pessoas, pq lá tem bastante gente buscando transporte para Parnaíba ou Jeri. Se eu sair de barco de Atins as 6hs, chego a Barreirinhas as 7h30. De todo modo, se vc achar o tel. do barqueiro me informe que entro em contato com ele. Obrigada! Citar
Membros gabi_gabi Postado Setembro 8, 2015 Autor Membros Postado Setembro 8, 2015 Acho que vou acabar voltando para Barreirinhas e tentar fretar dividir um carro com mais 2 pessoas, pq lá tem bastante gente buscando transporte para Parnaíba ou Jeri. Se eu sair de barco de Atins as 6hs, chego a Barreirinhas as 7h30. De todo modo, se vc achar o tel. do barqueiro me informe que entro em contato com ele. Obrigada! Oi Maria! Você vai sozinha? Talvez valha a pena você checar esta opção quando chegar em Barreirinhas e tbm pensar na opção de ir para Tutóia mesmo e de lá pegar o ônibus que vai pra Parnaíba. Seguem os contatos de transporte em Atins, que tirei de um guia que pegamos lá. Então espero estar atualizado Xico da fia (98) 99608-3166 (barco) Mendez (98) 998832-8787 (barco e toyota) Lucimar (98) 98871-8498 (toyota) Nós fomos até Caburé e de lá pegamos o quadriciclo para Paulino Neves; vale muito a pena pois a paisagem é sensacional!!! Contato do Jhone, que faz o transporte de Paulino Neves para Tutóia de van; você pode perguntar se ele sabe se tem van de Paulino neves pra Parnaíba direto. (98) 98811-5426 - OI (98) 98400-0554 - CLARO Achei um cartão de um taxi de Parnaíba; você pode perguntar se ele faz este trajeto. Deve ser caro... Júnior (86) 99418-8898 Claro / (86) 99958-0604 Citar
Membros gabi_gabi Postado Setembro 8, 2015 Autor Membros Postado Setembro 8, 2015 Dia 13/06 - O passeio com a Alternativa Turismo saiu por volta de dez horas do píer e fomos navegando pelo Rio Preguiças. O guia vai explicando algumas coisas até chegarmos em Vassouras. Nossas malas foram no barco, pois não iríamos retornar para Barreirinhas; de Caburé combinamos com a agência deles nos levarem até Atins. Vassouras é famosa pelos macaquinhos. As pessoas compram bananas para dar para os macacos e eles ficam enlouquecidos, pulando para tentar pegar o máximo que puderem. Não tem muita coisa pra fazer; pode andar nas dunas, tomar banho de rio ou então ficar sentado tomando uma água de coco esperando para seguir viagem (fica lá em torno de 30 a 40 minutos). Dica :'> cuidado com qualquer comida que comprar, pois os macacos atacam e levam embora se você der bobeira. Se for deitar na rede, tenha certeza que não tem nada nos bolsos, pois foi assim que meu marido perdeu o celular e quando percebemos, alguns barcos já tinham ido embora e ninguém achou... Depois seguimos para a comunidade de Mandacaru. Lá tem o famoso Farol que você consegue ter uma vista completa (mais ou menos) dos Lençóis; tem vários artesanatos que são bem mais baratos lá. Após esta parada, seguimos para Caburé, que de um lado é o rio e o outro o mar. Lá você pode alugar o quadriciclo para dar uma volta pela praia ou simplesmente tomar banho de rio e/ou mar. Quando chegar, já escolha o que vai comer e deixe marcado a hora que vai querer almoçar para não perder muito tempo depois. Lá aceita cartão de crédito, pois tem sinal da Vivo! Aproveitamos para pesquisar o preço do quadriciclo pois iríamos para Paulino Neves quando retornássemos de Atins. Estávamos conversando com um dos rapazes e aí chegou um outro senhor, dando outro preço e que morava ali, que era garantido. Achamos ele muito chato e insistente e acabamos fechando com um outro cara, que combinamos de nos encontrar dois dias depois as nove da manhã (R$150,00 para ir com dois quadriciclos até Paulino Neves; nós iríamos guiando um e dois outros guias no outro, para poder trazer de volta o quadriciclo). Encontramos nosso barqueiro que nos levou até Atins, aonde o Paulo da pousada Eco Pousada Filhos do Vento estava nos esperando. http://www.booking.com/hotel/br/eco-pousada-filhos-do-vento.pt-br.html?label=opensearch-plugin;sid=8002e0a0ac28c977f5b54bdbf4145d01;dcid=1;origin=disamb;srhash=2692122086;srpos=1 Pagamos R$144,00 na diária; a pousada é legal, rústica e com umas cabanas que são os quartos. Gostamos da acomodação, apesar de não estar muito limpo. Por ser baixa temporada, só tínhamos nós na pousada, o que foi bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque ficamos conversando e pegando algumas dicas, mas ruim porque não tem tanta oferta de passeio e você acaba fechando com a pousada, que não tem carro e muito menos barco, então o preço é superfaturado Dica :'> para fechar passeios, vá diretamente às pousadas que tem jeep e converse com eles; me lembro de ter visto a Pousada Irmão e Jurará. São as pousadas que tem linha da Vivo e aceitam cartão de crédito e tem wifi. COISA RARA em Atins! Atins é uma cidade rústica, toda de areia e não tem mordomias. Algumas pousadas oferecem mais conforto, mas se for olhar nas críticas todas tem reclamações. A cidade tem luz elétrica há oito anos...e estão para mudar para trifásico este ano ou no próximo, aí vai melhorar pois vai ter ar condicionado rsrsrs porque é quente...mesmo no inverno! Leve uma lanterna, pois a noite não tem muita iluminação nas ruas. A cidade tem uma casa dos pescadores que tem wifi gratuito, pois a maioria das pousadas não tem; só as que possuem Vivo. Então se internet for importante para você, verifique se a pousada oferece. Recebemos recomendação de ir comer pizza na pousada Maresias, pois no sábado é o dia que eles abrem o restaurante na baixa temporada. A pousada é bem bacana e tem um jardim lindo. As pizzas custam em torno de R$45,00 e foi a melhor pizza que já comemos em todas as viagens que fizemos até hoje! Senacional!!! O dono da pousada é italiano e é ele que faz as pizzas; super recomendo este local! A noite fomos até a praia (a pousada tem uma passagem que dá na praia) e fomos ver os plânctons, isto é, fomos chutar a água para que eles ficassem fluorescentes e podermos vê-los. É divertido. Tem que ser bem a noite quando estiver escuro, pois aí você conseguirá ver direitinho. Citar
Membros Igor Maia Postado Setembro 14, 2015 Membros Postado Setembro 14, 2015 Oi Gabi, tudo bem? Esse esquema de fazer passeios com guias e com deslocamentos eu fico meio perdido. Prefiro fazer meus passeios por conta própria, mas nessas regiões sem guias e sem um meio de transporte adequado, é quase impossível. Me tira uma dúvida? Quanto tempo eu devo reservar para Barreirinhas? (pensei em apenas 1 noite) E lá existem vários modelos de pacotes, como diferentes quantidades de dias? :'> :'> :'> E essa sobre sua dica de ir de Tutóia para Parnaíba é bem interessante! :'> :'> :'> Obrigado desde já. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.