Membros JAQUETOR4 Postado Julho 22, 2015 Membros Postado Julho 22, 2015 Alan. Aproveitando a semana de férias escolares e também de aniversários, decidimos conhecer um grande atrativo de nosso estado, localizado no município de Marechal Floriano: O Zoo Park da Montanha – primeiro zoológico do Espírito Santo. Mais uma vez contamos com a presença de nossa companheira de passeios, Yasmim, que assim como a Jaqueline, havia comemorado o aniversário, no dia 14/07 (terça-feira). Saímos de casa lá pelas 11h00min e fomos buscar a Yasmim… Após um papo rápido e piadas sobre termos “ganho na mega-sena” (já que passeamos direto), partimos rumo à região turística de Montanhas Capixabas. Como chegamos em Marechal Floriano no horário de almoço e nossas barrigas já esboçavam aquele ronquinho típico de fome, decidimos parar no centro da cidade para comermos e só depois seguirmos para o Zoo. Após o almoço e uma paradinha na Estação Ferroviária da cidade, partimos… Aqui um ponto importante: o trajeto até o Zoológico pode gerar certa confusão, caso o visitante estiver desatento… Seguindo pela BR-262 alguns minutos após o centro de Marechal Floriano, no km 49, haverá uma placa indicando a entrada em meio a postos de combustível. Dali é só seguir uns 800 metros em uma estradinha estreita, razoavelmente esburacada e logo logo se verá o portal do Zoo. O Zoo Park da Montanha localiza-se no Sítio da Vovó, Estrada do Rio Fundo, Barra do Rio Fundo – Marechal Floriano. Está aberto todos os dias, de 09h00min as 17h00min, com valores que giram em torno de R$30,00 inteira (para adultos) e valor promocional de R$20,00. O Local dispõe, além das atrações óbvias, de lanchonete, área de lazer e pousada. O primeiro Zoológico do Espírito Santo foi inaugurado no segundo semestre de 2012 e aos poucos vai ganhando notoriedade, angariando visitantes e fundos para se melhor estruturar. Aliás, os valores de entrada estão salgadinhos, convenhamos… Quando fomos ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em 2012, pagamos R$5,00 por pessoa. Ok, nosso Zoo está crescendo sem ajuda governamental e patrocínios, segundo indicam, e precisam meter essa facadinha se quiserem se manter e aumentar ainda mais.. rsrs Já planejávamos visitar o Zoo Park há algum tempo, mas sempre aparecia um imprevisto… Minha irmã o visitou por esses dias e nos indicou com muito ânimo. A vontade, então, só aumentou. Como o mês de Julho é repleto de aniversários na família, tínhamos o pretexto perfeito para fazer a bendita visita. Sou suspeito para falar desse tipo de passeio. Os animais são uma de minhas paixões e cresci assistindo inúmeros documentários da National Geographic, imaginando safáris na África e visitas em Zoológicos… Me lembro que certa vez, quando criança, questionei minha mãe sobre visitarmos um Zoo, mas ela negou, dizendo que não havia coisa desse tipo no Espírito Santo. Me disse ainda que, quando eu tinha cerca de 1 aninho, fizemos uma visita no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, sua terra natal. Obviamente, não me recordo, então sempre ficou essa vontade… Agora imagina como me senti, visitando um Zoológico em meu próprio estado… um verdadeiro pinto no lixo.. Confesso que a ideia de um Zoológico sempre me traz uma reflexão a respeito do encarceramento de animais selvagens, o estilo “semi-domesticado”, sobre a qualidade vida que esses levam e de sua utilização como objetos de contemplação humana, em estilo “espetáculo circense”… Obviamente, também penso no outro lado da moeda: Zoológicos podem atuar de maneira relevante na questão da educação ambiental, podendo aproveitar-se do fascínio que muitos de nós temos pelos animais, sobretudo as crianças, para ensinar sobre a questão da preservação e respeito à todas formas de vida. Além disso, muitos dos animais alocados nos Zoos, como no caso do Zoo Park da Montanha, são provenientes de circos, resgatados por órgãos ambientais e não possuem condições de serem soltos na natureza. Recebendo todos os cuidados de profissionais, como tratadores, biólogos e veterinários, possuem mais chances de sobrevivência. Sobre esse assunto, recomendo a leitura desse texto: “É Correto manter animais dentro do Zoológico?”, e também desse: “Zoológicos são prisões”. Enfim, voltando à questão de nossa visita… O local é muito agradável, aconchegante e organizado e com certeza, recomendamos! Você pode seguir uma trilha logo pela direita da portaria e se adentrar num mundo de pássaros… Ali há um viveiro muito interessante. São aves relativamente soltas, cantando, gritando, comendo, desfilando e fazendo as necessidades em visitantes distraídos.. kkk.. Sem dúvidas, trata-se de uma das áreas mais legais do Zoo… A variedade de cores e sons impressiona… …Diversas aves, todas belíssimas e algumas até dóceis. Ali é possível avistar aves exóticas, tucanos, araras, papagaios, pavões, além de jabutis, todos convivendo e embelezando o espaço… No mesmo local, porém cercado por vidros e/ou em espaços próprios, é possível contemplar animais como avestruzes, lhamas, veados e um belíssimo Lobo-Guará (que é fêmea, por sinal), animal típico do Cerrado e ameaçado de extinção. Saindo do viveiro de aves, seguimos em frente… É possível admirar no Zoo um exemplar de Waterbuck, uma espécie de antílope, encontrado sobretudo na África Subsaariana. Mas, ao menos para mim, uma das maiores atrações do Zoo, sem dúvidas, atende pelo nome de Tainá: A Onça-Pintada. A onça-pintada é considerada o maior felino das Américas e um dos maiores do mundo, sendo distribuída pela América Latina, sobretudo no Brasil, em áreas de Mata Atlântica e Floresta Amazônica, mas também aparecendo em regiões abertas, como o Pantanal e Cerrado. Esse belíssimo animal sempre gerou admiração e habitou o imaginário da muitas pessoas – comigo, nem se fala. A representante do Zoo Park da Montanha veio de Manaus, do zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). Por ter participado do 3° filme da série Tainá, em 2011, recebeu esse nome. Com a chegada do tratador, Tainá ficou toda manhosa, deitando, rolando, parecendo um gatinho mesmo… Mas não nos esqueçamos que trata-se de um dos maiores predadores do mundo – ela chegou a ficar em posição de ataque enquanto um garotinho mimado e chato reclamava com a mãe sobre ela não fazer nada demais… Affs… Enfim, foi muito bom saber que o vidro que nos separava era bem resistente.. rsrs. Logo ao lado, é possível encontrar outro felino muito interessante, distribuído em várias regiões da América, mas ameaçado em territórios de Mata Atlântica: a Jaguatirica. Considerado o terceiro maior felino das Américas, atrás apenas da Onça-pintada e da Puma. Saindo dali, subimos uma pequena rampa e já avistamos de longe, meio que ignorando pacas, pequenas aves e outros animais, o imponente rei das selvas: o Leão, batizado de Sansão. Para falar a verdade, antes de entrarmos no Zoo já é possível ouvir os esturros do Leão. A ansiedade para se alcançar o cercado dele acaba ficando ainda maior… Segundo nos contaram e lemos pela internet, Sansão era um Leão resgatado de um circo, oriundo do município de Passa Tempo, região centro-sul de Minas Gerais. É preciso reiterar que de acordo com a Lei estadual 21.159/14, é proibida “a apresentação, a manutenção e a utilização de animais silvestres ou domésticos, nativos ou exóticos, em espetáculos circenses”. De acordo com relatos, ele era mantido em uma jaula muito pequena, o que obviamente é caracterizado como maus tratos. O Zoo Park da Montanha solicitou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) receber o Leão, oferecendo espaço e estrutura apropriada. Quando chegamos ao seu espaço, ele se mostrava bem agitado, dando voltas exageradamente repetidas (movimento que é fruto do treinamento circense). O local também é o mais fedido do parque… Uma catinga de mijo bem forte.. kkk Seguindo em frente, partimos para o espaço dos macacos, que nos receberam com muita curiosidade… O Zoo conta com cerca de 500 animais, de inúmeras espécies e oriundos de diversas partes do mundo. Cada um com sua beleza e importância para o equilíbrio ecológico… Os felinos de grande porte são os que mais impressionam. Não apenas pelo tamanho e beleza, mas por se tratarem de grandes predadores, no qual só poderemos vê-los, assim de perto e com certa segurança, nesse ambiente. O casal de tigres-de-bengala presentes no Zoo são atrações imperdíveis. Grandes, fortes, belíssimos e imponentes. Sua preservação é de extrema importância, uma vez que restam poucos no mundo. Outro animal interessante de ser contemplado é a Harpia. Uma das maiores aves de rapina do mundo, que assusta pelo tamanho e imponência, além de ser muito bela. A visita ao Zoo Park nos proporcionou momentos enriquecedores, não apenas pela contemplação da beleza animal, ou pela constatação óbvia de quão perfeita é a natureza, mas também pela paz e tranquilidade que o local inspira… Vale muito a pena e com certeza pretendemos voltar! Veja mais relatos em: https://estradaseuvou.wordpress.com/seguindo-em-frente/america-do-sul/roteiros/do-atlantico-ao-pacifico-6-paises-em-16-dias/ https://estradaseuvou.wordpress.com/nossa-terra/roteiros/museus-chocolates-trens-e-corpos/ https://estradaseuvou.wordpress.com/nossa-terra/roteiros/rota-do-caparao/ Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.