Membros Geraldo Tavares Postado Julho 19, 2015 Membros Compartilhar Postado Julho 19, 2015 Prezados , retorno ao mochileiros para minha contribuição pelas informações que recebi e que fizeram mais fácil minha passagem pelo paraíso de Fernando de Noronha. Fiquei o período de 9 a 12 de Julho 2015 . Já existe muita informação no site , então a idéia e ratificar e sugerir dicas para o visitante que pretende gastar menos além atualizar preços ; se você quer ficar em uma pousada de R$ 1.000,00/dia este não é o post ideal... Então esse guia é para turistas que não abrem mão de um certo conforto mas pretendem viajar economizando. Passagens : Aqui está boa parte dos gastos , pois se você não vive em Natal ou Recife terá este custo a mais com esses deslocamentos .Estados como São Paulo muitas vezes apresentam promoções que valem á pena , incluindo passagem /hospedagem . Com a economia da Dilma em recessão , acontece o excepcional : Nem sempre compensa comprar com muita antecedência para os trechos Recife/Natal / Fernando de Noronha. Vejam meu exemplo : comprei pela Azul , o trecho Natal- FN em dezembro de 2014 para viajar em Julho de 2015 , e paguei R$ 1069,00 ( com taxas) ; pensei que tinha feito um bom negócio baseado no histórico de preços dos últimos anos , onde se pagava até R$1.200,00. Três meses antes da viagem o preço baixou para R$800,00 , e conversando com um passageiro de última hora fiquei sabendo que ele havia pago R$600,00 , dois dias antes do embarque. Então a dica é monitorar o preço , se encontrar a R$ 800,00 é um ótimo valor para este disputado trecho , considerando que as as aeronaves da Azul são de apenas 48 lugares. Com relação às companhias exista ainda a opção da GOL , saindo de Recife. Em minha viagem aconteceu o cancelamento do voo por motivos "operacionais " , com remarcação para o dia seguinte . A companhia disponibilizou um excelente hotel de frente para o mar + refeição para o pernoite . Mas atenção : fiquei sabendo que não são raros estes cancelamentos , caso isso ocorra solicite ainda no aeroporto a remarcação de seu voo de retorno de FN . Como eu havia reservado uma pousada , solicitei o estorno de uma diária para compensar .Neste caso solicite que 0 gerente ou supervisor da companhia envie um comunicado via email para a agência de FN informando o ocorrido- é a sua garantia! Táxi do aeroporto : Média ? R$ 24,00 a R$ 25 ,00 , não pague mais. Dica : se você comprou algum pacote antecipadamente solicite que a agência faça seus translado até a pousada ( ida e retorno ); é praxe e grátis , mas você tem que solicitar e assim economizar R$ 50,00 em táxi. Taxas de manutenção /preservação : Aqui reside boa parte dos elevados gastos com uma visita á ilha e não há como fugir desta despesa . São cobradas duas taxas : 1ª) Taxa de Preservação ambiental , paga ao Governo de Pernambuco , no valor de R$ 51,40 por dia de permanência . Faça o pagamento on line antes da viagem e fuja de filas no aeroporto de Noronha . No site http://www.noronha.pe.gov.br/ , você faz a simulação e pagamento da taxa que é calculada como uma diária de hotel ( 4 dias são cobradas 3 taxas ). 2ª) Taxa de manutenção : paga ao Instituto Chico Mendes para manutenção da infraestrutura de trilhas e dos Pontos de Apoio ao turista nas diversas praias. Valor : R$ 81,00 para um prazo de até 10 dias. Esta taxa pode ser paga já na Ilha em um quiosque no Parque Flamboyant , onde você recebe o cartão de acesso ; então mesmo que faça o pagamento antecipado terá que retirar o cartão . Me informaram o site http://www.parnanoronha.com.br para o pagamento antecipado , mas não consegui acessá-lo. Então , fazendo as contas, se você vai passar por exemplo 4 dias em FN vai desembolsar só em taxas R$ 234,60 . Pousadas : Aqui existe para todos os Bolsos : Se você estiver esbanjando dinheiro pode ficar em uma pousada luxuosa por R$ 3.400,00 /pessoa/dia . Mas se o seu caso for economizar também neste quesito, aqui ficam as dicas : 1) Pousada da Iris – Opção super- econômica . Bem localizada na Vila dos Remédios ; simples mas o suficiente se você pensar que ficará mais tempo explorando a Ilhas . Quarto duplo ou triplo ( pode até virar um quáduplo ) com frigobar, banheiro, central de ar, mobília , uma assadeira para pão, Tv a cabo e WIFI. Não serve café da manhã mas você pode utilizar a cozinha para fazer seu café . Também não disponibilizam toalhas . Mas o que você quer pagando apenas R$ 70,00 a 80,00 /pessoa/dia ? E um achado em se tratando de FN . Fiquei alguns dias por recomendação de relatos neste site e achei uma ótima opção principalmente porque fica próximo de tudo e a apenas 15 minutos de caminhada ao centro histórico e ás praias do Cachorro, Meio e Conceição . Tem um face onde você pode ver as fotos dos quartos : https://www.facebook.com/people/Iris-Sobrinho/100003784513012 O telefone da proprietária , a simpática Iris Sobrinho é : (81) 3619-1824 e 9801-4035. 2) Pousada Corrente Marítima - Nova, por isso pouco conhecida . É outra opção econômica , coisa rara em FN. Reserve pelos fones : (081) 3619-1252 ,(081) 98894-1508 e (084) 98748-1328 . Os proprietários são a Sra Carla e o Sr Eufrásio , ambos muito atenciosos . O Sr Eufrásio é funcionário da AZUL e me ajudou a recuperar uma mala que eu havia esquecido no aeroporto . A pousada é simples mas com bons quartos com ar, frigobar, banheiro , tv a cabo , sem WIFI mas com um bom café da manhã incluído na diária . Paguei em um quarto triplo R$ 280,00/dia. Ao lado existe um pequeno restaurante, mas fuja dele como quem foge do diabo.. lembra do Bife acebolado a R$ 93,00??? Existe um site que agrega as principais pousadas da Ilha com venda de pacotes e passeios , nele você poderá ter uma idéia dos preços e opções. As pousadas que eu sugeri não aparecem neste site : https://vendas.ilhadenoronha.com.br/pousadasNoronha.php Do mesmo modo ao fazer o preenchimento do cadastro de pagamento da taxa de preservação ambiental você deverá ter atenção , pois essas pousadas independentes não estão relacionadas , escolha a opção “OUTROS “ . Ao entrar no aeroporto você informar o nome da pousada . Passeios : Considero que pelo menos 3 são imperdíveis : ILHA TOUR – passeio que dura o dia todo e termina com o por do sol . Ótima relação de custo benefício, pois você conhecerá 90% das praias e terá uma visão geral da Ilha , podendo se programar para roteiros nos próximos dias. Em média custa R$ 120,00 PASSEIO DE BARCO - Aqui você fará uma passeio pela costa da Ilha vislumbrando paisagens fantásticas e um brinde surreal : a companhia de golfinhos que estão a 2 metros de sua mão.. imperdível !! Em média custa R$110,00 MERGULHO DE BATISMO - Em média é vendido entre R$ 420,00 e R$ 455,00 , o que afugenta muitos pretendentes. Dica : Existe uma alternativa econômica que não está escrito em nenhum roteiro de agências : vá á Praia do Porto e procure o BODÃO e faça o batismo por R$ 250,00 !!!! existem outros mergulhadores autônomos que você pode procurar nesta praia. Não recomendo a compra antecipada pelo site , principalmente se estiver em grupo pois estes preços são negociáveis . Éramos seis e pagamos R$100,00 pelo Ilha tour e R$ 90,00 pelo passeio de barcos .. negocie ! Dica : Na maioria das agência se você fizer um passeio você tem o translado de ida e volta do aeroporto , economize R$ 50,00... mas um detalhe : solicite o serviço pois eles não te oferecerão essa vantagem... Fiz todos os passeios pela COSTA BLUE ( http://www.costabluenoronha.com.br) , fone (081) 3619.1661 / 3619-1134/3619-0039 e recomendo esta agência que é uma das maiores e melhores da Ilha. Mergulho com Snorkel : praticamente em todas as praias você poderá mergulhar com ótima visibilidade , por isso compre pelo menos um conjunto máscara/snorkel para economizar e seja feliz ,ou terá que alugar a cada saída . Os preços : kit ( máscara/snorkel/colete/nadadeira ) a R$ 20,00 / dia ; Máscara com snorkel : R$ 10,00 / dia ; Colete : R$ 5,00 / dia . A menos que você não saiba nadar o colete só é necessário e obrigatório na Praia do Sueste , então se alugar peça somente a máscara e snorkel. Alimentação : outro custo elevado em FN, que tal um Bife acebolado por R$ 93 ,00 ???? Mas mesmo neste item é possível encontrar lugares a preços camaradas , mas são poucas opções .. as dicas : 1- Restaurante do JACARÉ , na Vila dos remédios , cobra R$ 25,00 pelo self service 2- Lojinha da Mãezinha – sim você leu certo, é um estabelecimento que vende de tudo inclusive refeições . Pratos a R$ 20,00 , caldos variando de R$13 a 18,00 . Sugestão : Peça um PF frango guisado – delicioso e com porções generosas além de farto acompanhamento. Localizado na Vila dos remédios . 3- Existe a opção de pequenos restaurantes que vendem pizzas a preços camaradas ; paguei uma deliciosa pizza a R$ 49,00 para três pessoas , um achado.. 4- Restaurante DU MAR – Preços iniciando em R$ 29,00 . Se você quer comer bem pelo menos um vez em FN este é o lugar .Excelente restaurante com piscina e boa infraestrutura .Você pode ligar para (81) 3619-0432 que eles irão apanhar você em qualquer lugar da Ilha para o almoço ou jantar sem custo adicional. Dica : O restaurante fica próximo ao Projeto Tamar ( preservação de tartarugas marinhas ) com interessantes palestras audiovisuais diárias sobre a vida marinha de FN com uma hora de duração, iniciando às 20:00hs . Programe um jantar para um horário antes ou depois da palestra , solicite o traslado do restaurante e economize o táxi além de conhecer o Projeto Tamar ( exposições , loja temática e palestra). Outras dicas para economizar : Alimentação e água ; Compre água e lanches e despache como bagagem . Um litro custa R$ 7,00 em FR ; comprei 10 litros a R$1,49 a unidade e foi uma opção acertada , pois na maioria das praias não existe venda ou é muito caro. Um suco não fica por menos de R$ 9,00 , por isso abuse de caixinhas de sucos , chocolates etc... Snorkel na Praia do Sueste : Ao chegar é oferecido um serviço onde o(s) turista(s) em grupo de 3 são rebocados por um guia para visualizar a vida marinha em especial as tartarugas ... a menos que você não saiba nadar ou tenha alguma dificuldade isso é completamente dispensável. Faça o seguinte : fique próximo a algum grupo que está sendo rebocado e seja feliz com as tartarugas ... Alguns passeios são esquecidos mas são importantes e o melhor – Grátis : Visite o Museu do Memorial Noronhense , com uma exposição que conta a história da Ilha de FN com fotos e objetos . Vocá ainda terá um guia explicando os detalhes. Em seguida vá á fortaleza de Nsa Senhora dos Remédios , que fica ao lado , e tenha uma vista deslumbrante da Ilha Bem, espero ter contribuído com aqueles que sonham em conhecer este paraíso encravado em pleno Oceano Atlântico ; conheço quase todo o Brasil e uma dezena de países , inclusive o Caribe do México, mas devo dizer que Fernando de Noronha é uma experiência única , talvez pelo alto grau de preservação de suas belezas naturais. Não são muitos lugares no mundo onde você pode interagir com golfinhos , tartarugas e a vida marinha em geral. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros MaevAlana Postado Agosto 23, 2015 Membros Compartilhar Postado Agosto 23, 2015 Muitoooo obrigada pelas dicas, se tiver mas alguma manda por e-mail: masado16@hotmail.com Bjs obrigada!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Geraldo Tavares Postado Agosto 30, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Agosto 30, 2015 Oi, Se quiser alguma dica sobre algum assunto específico é só perguntar. bjs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Rafavanny Postado Outubro 29, 2015 Membros Compartilhar Postado Outubro 29, 2015 Oi Geraldo! Gostei muito das suas dicas! Irei com mais 4 amigas em fevereiro ficaremos 7 dias. Já reservamos a pousada, mas não compramos passagem. Sou do Rio e pela comodidade em compatibilizar os horários dos voos estamos pensando em comprar direto o trecho Rio x Noronha - Noronha x Rio. Está caríssimo!!!! R$2300,00 Acha que vale a pena esperar a véspera? Vi o preço como se eu fosse daqui a 2 dias e está uma média de R$2500,00. Obrigada! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Geraldo Tavares Postado Novembro 2, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2015 Prezada , saindo do Rio direto eu acho difícil este preço ser menor à véspera da viagem .Normalmente essas variações pra menos ocorrem nas saídas de Recife e Natal. Este realmente é o trecho mais caro do Brasil . Ano passado quando viajei para Noronha , as viagens internacionais estavam em alta com o dólar mais baixo. Hoje houve uma redução de 40% nas viagens para fora , logo os destinos nacionais se valorizam e as companhias jogam com isso. uma braço , qualquer dúvida retorne Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Geraldo Tavares Postado Novembro 2, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2015 Em tempo : se fizer uma estimativa pelo site decolar verá q Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Geraldo Tavares Postado Novembro 2, 2015 Autor Membros Compartilhar Postado Novembro 2, 2015 Em tempo : se fizer uma estimativa pelo site decolar verá que o trecho Rio- Recife- FN-Recife- Rio em Fevereiro de 2016 , fica em cerc ade R$1.800,00. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Diego da Costa Postado Janeiro 13, 2016 Membros Compartilhar Postado Janeiro 13, 2016 Excelente. Obrigado pela contribuição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Millon Martins da Rocha Postado Janeiro 14, 2016 Membros Compartilhar Postado Janeiro 14, 2016 Fernando de Noronha é caríssimo, estive lá em novembro, não existe opção econômica... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros felizzz Postado Janeiro 19, 2016 Membros Compartilhar Postado Janeiro 19, 2016 Oi Geraldo! Gostei muito das suas dicas! Irei com mais 4 amigas em fevereiro ficaremos 7 dias. Já reservamos a pousada, mas não compramos passagem. Sou do Rio e pela comodidade em compatibilizar os horários dos voos estamos pensando em comprar direto o trecho Rio x Noronha - Noronha x Rio. Está caríssimo!!!! R$2300,00 Acha que vale a pena esperar a véspera? Vi o preço como se eu fosse daqui a 2 dias e está uma média de R$2500,00. Obrigada! Quando eu fui eu comprei o trecho ida e volta Rio x Recife e Recife x Noronha. Muito mais em conta. Paguei 1200 com todas as taxas. E isso que paguei caro, porque tinha visto antes e estava mais barato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.